Pesquisar este blog

06 setembro 2020

ACARI-RN: JOVEM DE 19 ANOS É MORTO A TIROS NA COMUNIDADE DE REJADA

Foto: CN Noticias
Segundo informações do blog CN Policia, por volta das 23h10 desse sábado (05) um homicídio foi registrado na comunidade Rajada, município de Acari, no Bar do encontro, tendo como vítima Mateus Henrique Dantas Soares, 19 anos, conhecido por “Mateus Bolinha” que foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu no local.
A Polícia Militar foi acionada via copom para averiguar a informação que no Bar havia acontecido um tiroteio. Durante as diligências um suspeito identificado como Cícero Jaci de Medeiros, 40 anos, residente na localidade foi preso e conduzido para Caicó. Ele é acusado de ter participado do tiroteio.
Mateus Bolinha era velho conhecido da polícia envolvido em ações delituosas na região. Até o momento não a informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil dará continuidade na investigação para descobrir se há outros envolvidos nessa ocorrência.


*CN Polícia

PARNAMIRIM-RN: TRÊS CRIANÇAS FORAM SALVAS EM INCÊNDIO

Foto: CBM
Um incêndio em um apartamento foi registrado na tarde deste sábado 5 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. O fato aconteceu na rua Itamar Franco, no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim, na Grande Natal.
Antes de os bombeiros serem acionados, três crianças que estavam presas dentro do apartamento foram resgatadas pelos moradores da vizinhança.
Ao chegar no local, por volta das 14h, duas guarnições fizeram o trabalho de combate às chamas, que tomou conta de toda a cozinha.
Apesar do susto, ninguém se feriu. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

*AGORA RN

BRASILEIRÃO 2020: CONTINUIDADE DA 8ª RODADA NESTE DOMINGO

A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol que teve início no sábado (05) tem continuidade neste domingo (06).

Jogos de sábado(05/09):
Flamengo 2 x 1 Fortaleza (17h - Maracanã)
Corinthians 2 x 2 Botafogo (19h - Neo Química Arena)
Ceará 0 x 1 Santos (21h - Castelão)

Jogos de domingo(06/09):
Bragantino-SP 1 x 2 Palmeiras
Internacional 2 x 2 Bahia
São Paulo 3 x 1 Fluminense
Vasco 1 x 0 Athlético-PR (18h)
Atlético-GO 1 x 1 Grêmio (19h)
Sport Recife x Goiás (20h30min)
Coritiba x Atlético-MG (20h30min)

DADOS DO CORONAVÍRUS NO RIO GRANDE DO NORTE, NO NORDESTE E NO BRASIL

Veja os dados da Covid-19 (Coronavírus)

No Rio Grande do Norte:
63.288 - Confirmados
26.969 - Suspeitos
38.385 - Recuperados
2.281 - Óbitos

No Nordeste:
1.191.103 - Confirmados
247.918 - Suspeitos
1.049.591 - Recuperados
35.868 - Óbitos

No Brasil:
4.123.000 - Confirmados
1.970.393 - Suspeitos
3.498.999 - Recuperados
126.203 - Óbitos

AGUARDE! BOLSONARO FARÁ PRONUNCIAMENTO EM REDE NACIONAL NESTE DOMINGO

Foto: reprodução/Facebook
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fará, na noite deste domingo (6), pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.
A informação foi publicada pelo próprio Bolsonaro nas redes sociais.
Em comemoração ao dia da independência, hastearemos o Pavilhão Nacional no Palácio da Alvorada às 10:00”, escreveu.
Às 20:00 haverá um pronunciamento do presidente em cadeia nacional”, acrescentou.
O anual desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi cancelado neste ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o presidente organiza um evento no Palácio do Planalto na próxima semana para celebrar o Dia da Independência.

*R7

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


UPANEMA-RN: PESCADORES COMEMORAM AUMENTO DA PRODUÇÃO DE PEIXES DEPOIS DA RECARGA DA BARRAGEM DE UMARI

Pescadores de Upanema comemoram aumento da produção de peixes depois da recarga da barragem de Umari — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca
Os pescadores da colônia Z-52, na barragem de Umari, município de Upanema, região Oeste do estado, conseguiram melhorar a produção de peixes, graças ao bom nível do reservatório. A barragem chegou perto de sangrar em 2020 e está atualmente com 86,4% do volume total que pode armazenar, que é de 292.813.650,00 m³. No início de 2019, a barragem estava com cerca de 30% da capacidade.

A última sangria registrada em Umari aconteceu no ano de 2009. As chuvas deste ano foram responsáveis pela recarga da barragem, que é a terceira maior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Emparn, em 2020 Upanema registrou no acumulado, 1151,1 mm de chuva. Isso representa cerca de 30% a mais de toda chuva registrada em 2019, quando choveu 764 mm. 

Barragem de Umari — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca
O pescador e agricultor Luiz Lopes é um dos beneficiados. Ela conta que até o início do ano de 2020, dava pra ver os galhos secos da vegetação que fica no entorno da barragem. Agora, tudo está coberto pela água do reservatório. A água que hoje molha a cerca da propriedade dele na zona rural do município, é motivo de alegria.

“No ano passado, tava muito longe. Ficava bem lá pra dentro, na faixa de uns 200 metros ou mais, daqui pra chegar onde ela (a água) tava. Graças a Deus esse ano, com o inverno, a gente tá vendo ela bem pertinho! Esse ano tem sido muito bom pra nós. Já pegamos bem muito peixe nela. Tem dado muito peixe, devido o inverno ter sido muito bom. Tudo isso já ajudou a gente”, conta o pescador, Luiz Lopes.

Para agricultores e pescadores, a fartura de água é um sinal de tempos de mais tranquilidade daqui pra frente. Segundo Presidente da Colônia de Pescadores, José Francisco dos Santos, mais conhecido como “Dedé”, quando a barragem chega ao nível em que está hoje, todos se beneficiam.

“Quando ela está assim, o peixe aumenta. Conversei com os pescadores e eles relataram que até agora nesse mês de julho, teve pescador quem em um dia chegou a pegar 101 kg de peixe. Isso mostra que, com a capacidade que ela tá, a produção de peixe é bem mais favorável para o pescador”

Pescadores que em anos anteriores precisavam deixar o município em busca de outros reservatórios com maior volume de água, agora retomam a rotina diária de pesca. “Eu chego aqui lá pelas 6 horas, eu coloco a rede e na faixa das 10 horas eu vou apanhando ela novamente. Sempre eu pego uns peixes. Tilápia, tucunaré...”, conta seu José Alcides, que também é pescador na barragem.

Pela experiência, os pescadores também sabem que nesse período do ano, entre os meses de agosto e outubro, os fortes ventos interferem na pesca. Segundo eles, a água fica mais agitada e os peixes se escondem. Mesmo assim, eles não têm do que reclamar.

“Ela tá cheia, né? Tudo isso é uma felicidade. Fazia muitos anos, acho que uns 11 anos que a gente não via ela com esse total d'água. Foi um ano de fartura! Se não fosse essa doença que tá tendo no mundo, nós 'tava' feliz da vida”, comemora seu Luiz Lopes. 

Luiz Lopes, pescador e agricultor — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca
*Por: Hugo Andrade, Inter TV Costa Branca

FERNANDO HENRIQUE DIZ, QUE REELEIÇÃO FOI UM ERRO

Foto: Caio Guatelli/VEJA
Em artigo publicado no Estadão, Fernando Henrique Cardoso reconheceu que a reeleição, dispositivo criado em 1997 para beneficiar o então presidente, foi “historicamente” um erro.
“Cabe aqui um ‘mea culpa’. Permiti, e por fim aceitei, o instituto da reeleição. Verdade que, ainda no primeiro mandato, fiz um discurso no Itamaraty anunciando que ‘as trevas’ se aproximavam: pediríamos socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Não é desculpa. Sabia, e continuo pensando assim, que um mandato de quatro anos é pouco para ‘fazer algo’. Tinha em mente o que acontece nos Estados Unidos. Visto de hoje, entretanto, imaginar que os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição é ingenuidade (…).
Devo reconhecer que historicamente foi um erro: se quatro anos são insuficientes e seis parecem ser muito tempo, em vez de pedir que no quarto ano o eleitorado dê um voto de tipo ‘plebiscitário’, seria preferível termos um mandato de cinco anos e ponto final.”

*O Antagonista

CORONAVÍRUS: BRASIL CONTA 126 MIL MORTES CAUSADAS PELA COVID-19

Mais 682 pessoas morreram por causa da covid-19 no Brasil, nas últimas 24 horas, conforme registros divulgados neste sábado (5). Com isso, o total de mortos chega a 126.203 desde 27 de março. A taxa de mortalidade é de 59,7 casos a cada 100 mil habitantes. No total, a letalidade é de 3,1%, segundo informações do Ministério da Saúde.
De acordo com a atualização, foram registrados 30,1 mil novos casos da doença. O balanço totaliza 4,123 milhões de infecções pelo novo coronavírus – incidência de 1.962 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo o ministério, 3,296 milhões de pessoas recuperaram a saúde depois da infecção – 80% dos casos.
A Região Sudeste registra um total de 1.420.218 casos de infecção pela covid-19, seguida pela Região Nordeste, com 1.420.218 casos. A Região Norte soma 554.211 casos. No Centro-Oeste, são 461.836 casos. E no Sul, 463.593.
O estado de São Paulo, o mais populoso e com maior número de contaminações, registrou hoje mais 115,1 mil casos, somando 853 mil desde o início da pandemia. Nesse período, foram registradas 31.313 mortes no estado.

FORTALEZA-CE: [VÍDEO] CASARÃO DOS FABRICANTES É ATINGIDO POR INCÊDIO DE GRANDES PROPORÇÕES


O Casarão dos Fabricantes, que começou a pegar fogo na noite deste sábado (5) ,na Avenida Alberto Nepomuceno com a Rua Rufino de Alencar, no Centro de Fortaleza, corre risco de desabar. As informações são do Corpo de Bombeiros do Ceará, que trabalha no local para conter as chamas. Os bombeiros tentam impedir que as chamas atinjam a Catedral de Fortaleza e o Mercado Central, prédios vizinhos ao casarão em chamas.

De acordo com o coronel Cleiton Bezerra, comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, uma parte do prédio apresenta “rachadura significante” e o piso do Casarão, que era todo de madeira, já ficou completamente destruído e com um abismo para o subsolo no interior do edifício. Por conta do risco, nenhum bombeiro pode entrar no local.

“Se a gente observar, lá no canto já tem uma rachadura bastante significante, ele (o prédio) tem subsolo, então o piso que era de madeira já foi embora todo. Se você chegar na proximidade dele tá um grande abismo, o motivo maior pelo qual o bombeiro não pode entrar”, explica o comandante geral da operação.

Conforme o Coronel Cleiton Bezerra, os bombeiros trabalham para evitar que o fogo chegue ao Mercado Central, que fica vizinho, e a uma central de gás. “A gente concentrou as primeiras equipes que chegaram no local a evitar que essas chamas passassem para o Mercado Central […]. O nosso objetivo maior aqui é conter as chamas, restringir as chamas nesse ambiente do Casarão dos Fabricantes e enfrentar, se for o caso, uma madrugada toda no combate, até que a gente consiga debelar esse incêndio”, pontua.

Casarão sofreu perda total
Por conta da intensidade do fogo, o Casarão dos Fabricantes acabou sendo tomado pelas chamas e sofrendo perda total. “Infelizmente o prédio sinistrado já tá totalmente tomado pelas chamas, é perca total”, conta o comandante.

O Casarão dos Fabricantes é uma das edificações mais antigas de Fortaleza. O prédio foi levantado na primeira metade do século XIX e era conhecido como Palacete da Avenida Central. Ele está em processo de tombamento provisório, segundo o anuário do Ceará.

O incêndio
O estabelecimento, que atualmente funcionava como um complexo com quiosques de vendas de roupas e acessórios, começou a pegar fogo por volta das 20h, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.

Aproximadamente 55 bombeiros trabalham no local, cinco carros de combate ao incêndio auxiliam nos trabalhos, além de carros de apoio. Uma empresa de água também está enviando tanques de água para o local.

*Do G1 CE

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

VOCÊ, que é enfermeira, ame os doentes que a procuram e que lhe fora confiados, como se fossem seus próprios irmãos.
Sua missão é grandiosa e sublime, embora difícil e espinhosa.
Não se irrite jamais!
Os enfermos são exigentes, porque sentem mais necessidades de carinho do que as pessoas sadias.
Seu carinho lhes apressará a cura, mais do que qualquer outros remédio.