Pesquisar este blog

17 maio 2023

PAU DOS FERROS-RN: GTO ESTOURA CATIVEIRO E RESGATA REFÉM

Na madrugada desta quarta-feira (17), por volta das 02h30, uma equipe do grupo tático operacional(GTO) fazia seu patrulhamento de rotina pelo bairro Manoel Deodato, em Pau dos Ferros, quando se deparou com uma movimentação atípica em uma residência.
Ao se aproximar os policiais escutaram gritos de pedido socorro que vinha do interior da casa, de pronto o GTO fez uma entrada tática e os militares conseguiram resgatar uma pessoa que estava sendo feita refém naquele local, bem como, prenderam dois indivíduos suspeitos.
A vítima foi levada ao HRCCA e os suspeitos foram presos.

*Fonte: Nosso Paraná/João Moacir

UERN: Revista acadêmica Lampiar lança sua segunda edição

A revista acadêmica Lampiar realizou, na noite desta terça-feira, 16 de maio, o lançamento de sua segunda edição. Com a temática central Identidades, os trabalhos acadêmicos e artísticos publicados pela revista têm como título principal “Existo eu, Resistimos nós”. O encontro foi realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) e contou com a participação do cacique da Aldeia Katu, Luiz Katu, do grupo de teatro Nuarte (IFRN) e da exposição de arte estudantil.

A presidente da Lampiar, Lorena Maria, destacou que a segunda edição “representa a continuidade e força da revista”. Para ela, as produções acadêmicas e artísticas estão dando visibilidade a Uern e a comunidade externa. “Em mais um ano, a revista Lampiar se mostrou ativa para o mundo”, comentou.

A reitora Cicília Maia, ressaltou a importância da temática, enfatizando que a revista traz o protagonismo estudantil para a universidade. “A revista da segunda edição congrega diferentes níveis de graduação e pós-graduação. E, ainda, a integração com outros campi e a oportunidade de toda nossa universidade de submeter seus artigos”, completa.

O pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, em sua fala, destacou o papel da revista na sociedade, frisando a universidade como espaço de ensino e vivência “O trabalho realizado pela revista vai impulsionar mais alunos a participarem”, disse. Sobre o tema, Edras comentou: “Falar de identidade é falar sobre aproximação e pertencimento”.

Abner Praxedes, chefe do setor de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, enfatizou que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) está disponível para ajudar os estudantes. “É uma satisfação estar aqui porque sou egresso dessa universidade. E venho reforçar que a Prae está aberta aos estudantes para contribuir com projetos como a Lampiar”, frisou.

O indígena Luiz Katu, convidado para discursar sobre o tema abordado nesta edição, agradeceu à Lampiar pelo convite. Destacando que a revista traz sensibilidade e olhar transformador. “Não me senti objeto de estudo, me senti com equidade”, comentou.

O cacique destacou que a inserção de indígenas nos vários espaços da sociedade é uma forma de reparação histórica e de quebrar paradigmas. “Nossa causa é um modo de viver e resistir”, disse.

A segunda edição da revista busca aliar trabalhos científicos e artísticos, possibilitando uma visão plural do meio acadêmico, valorizando as inúmeras formas de manifestação dos saberes, das culturas e das artes.

“Trazendo o protagonismo estudantil majoritariamente na criação e execução da Lampiar, a edição se aproxima ainda mais da comunidade interna e externa, trazendo pesquisa, ensino e extensão”, comentou ainda Lorena Maria. Acesse a Revista Lampiar por meio deste link.

*Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo

APODI-RN: VEREADOR JÚNIOR CARLOS RECEBE VISITTA DE ERIBALDO NOBRE

VEREDOR JÚNIOR CARLOS
: Hoje (17/05), recebemos a visita do amigo Eribaldo Nobre, Presidente da Associação de Proteção aos Animais de APODI/RN - APA.
Conversamos um pouco sobre a situação dos animais de rua do nosso município, como também, sobre o trabalho desenvolvido pela associação em nossa cidade. De antemão, entregamos um ofício, onde destinamos 12.000 mil reais, que serão utilizados para ajudar no custeio da Associação.
Quero aqui parabenizar a APA, como também as demais Associações, que vem lutando diariamente por
melhorias para os animais de rua. Estamos juntos! 🔖🐶🐾🐈🐈‍⬛

#compromissocomopovo
#emendas
#causaanimais

Sergio Moro: Entenda o processo que pode levar à cassação de ex-juiz da Lava Jato

A cassação da candidatura (e consequentemente do mandato) do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (16) acendeu um alerta para a situação de seu colega de trabalho da Operação Lava Jato, o senador Sérgio Moro (União Brasil).

Tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) um pedido de cassação contra Moro baseado em supostas irregularidades nos gastos de campanha e a prática de caixa 2 nas eleições do ano passado.

O pedido de cassação contra Moro foi aberto pelo diretório paranaense do Partido Liberal, mesma sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) corre sob sigilo, mas o jornal O Estado de S. Paulo apurou que o PL aponta irregularidades no financiamento da campanha ao Senado.

No início de novembro de 2022, o TRE-PR abriu prazo para que Moro e seus suplentes, Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, todos do União Brasil, prestassem esclarecimentos sobre os gastos de campanha considerados irregulares pelo órgão. Entre as inconsistências apontadas, estavam o descumprimento quanto à entrega dos relatórios financeiros de campanha no prazo, o recebimento de recursos de origem não identificada, a omissão de receitas e gastos eleitorais, doações não incluídas da prestação parcial de contas e doações recebidas após as eleições.

Nesse espaço de tempo entre o pedido de esclarecimentos do TRE-PR e o posicionamento de Moro, o PL-PR protocolou a Aije. A iniciativa da sigla se deu poucos meses depois de o senador ter declarado publicamente apoio à candidatura de reeleição de Bolsonaro, inclusive acompanhado o então candidato em debates televisivos do segundo turno da eleição presidencial.

Internamente, a esperança do PL era de que a legenda conseguiria alijar o ex-juiz do Senado e ficar com a sua vaga. Moro foi eleito com 33,82% dos votos, em uma disputa apertada com o segundo colocado, o deputado federal Paulo Martins (PL), que alcançou 29,12% dos votos.

Dados do TSE indicam que Moro gastou pouco mais de R$ 5,1 milhões na campanha.

*98 FM de Natal

PARNAMIRIM-RN: Ônibus do transporte público fica destruído após pegar fogo

Um ônibus do transporte público ficou destruído após pegar fogo na manhã desta quarta-feira (17) em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. Ninguém ficou ferido, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
O incidente aconteceu por volta das 9h em uma veículo da Linha C. Passageiros relataram que perceberam a fumaça e o fogo tomar conta do ônibus quando ele passava pelo bairro Santa Tereza.
Os passageiros e o motorista conseguiram sair do veículo e as chamas aumentaram em seguida, chamando a atenção de quem passava.
Moradores de um residencial próximo ao local do incêndio também se assustaram com a intensidade do fogo. O trecho é conhecido como Reta do Flamboyant.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas rapidamente. Testemunhas acreditam que o fogo teve início por uma pane elétrica no veículo.

*Do G1 RN

Roubo de veículos tem redução de quase 20% em Natal

O primeiro quadrimestre de 2023 apresentou redução na quantidade de veículos roubados em Natal. No comparativo com o mesmo período de 2022, a queda foi de 19,8%.
Em números absolutos, foram registrados 383 roubos de veículos nos primeiros quatro meses de 2022 ba capital potiguar, contra 307 ocorrências registradas entre 1° de janeiro e 30 de abril deste ano, ou seja, 76 crimes a menos.
Os dados apresentados foram contabilizados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

*Mês a mês*

Abaixo, a redução do total de roubos de veículos em Natal mês a mês:

Janeiro 2022: 120
Janeiro 2023: 95

Fevereiro 2022: 83
Fevereiro 2023: 60

Março 2022: 79
Março 2023: 73

Abril 2022: 101
Abril 2023: 79

Tchau querido: postagem do ex-deputado Eduardo Cunha, preso na lava jato, ao saber da cassação de Dallagnol

Durou pouco a festa do ex-procurador da República, símbolo da lava jato e terror dos envolvidos...Deltan Dallagnol.
E a galera da lava jato não perdeu tempo.
Em seu twitter, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, preso e condenado em vários processos, soltou um "tchau querido".

*FONTE: thaisagalvao.com.br

COPA DO BRASIL: PRIMEIRA PARTIDA DAS OITAVAS DE FINAL, CLÁSSICO FLU-FLA TERMINOU NO EMPATE SEM GOL

Quem esteve no estádio do Maracanã na noite desta terça-feira (16) acompanhou um grande jogo de futebol entre Fluminense e Flamengo, válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Apesar do placar final em 0 a 0, os espectadores testemunharam um primeiro tempo de claro domínio do Rubro-Negro e uma etapa final na qual o Tricolor se desdobrou no gramado para segurar a igualdade até o apito final mesmo estando com um homem a menos, após a expulsão de Felipe Melo logo após o intervalo.

Desta forma, o classificado para as quartas de final da competição será definido apenas no dia 1º de julho, quando as equipes voltam a medir forças no Maracanã, agora com mando de campo do Flamengo. As informações são da Agência Brasil.

Operação Cordyceps: Receita Federal investiga esquema de extração e comercialização irregular de minérios em cidade do Seridó

A Receita Federal (RFB) e a Polícia Federal deflagraram hoje (17) em Parelhas (RN), a Operação Cordyceps, com o objetivo de combater a extração e venda irregular de minérios, a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro.

Com a Operação Cordyceps os órgãos participantes apuram os indícios encontrados durante as investigações de extração de minérios sem autorização legal, bem como a aquisição de minérios extraídos irregularmente por pequenos produtores locais, que são então beneficiados e comercializados com empresas nacionais e do exterior.

Há indícios de crime contra a ordem tributária, pela contabilização irregular dos minérios adquiridos em pequenas propriedades e sonegação fiscal, e de crime ambiental, pela extração ocorrer em áreas de proteção permanente.
São cumpridos 06 (seis) mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas empresas investigadas. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do RIO GRANDE DO NORTE e PARAÍBA.

O nome da operação, CORDYCEPS, refere-se a um fungo que se apodera do controle de alguns insetos e os faz agirem em seu interesse. Do mesmo modo, os investigados se utilizam de pequenos produtores locais para explorar irregularmente minérios, que são então beneficiados e comercializados pelas empresas.

*Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal)/Jair Sampaio

PARANÁ: POR UNANIMIDADE DELTAN DALLAGNOL TEM MANDATO CASSADO PELO TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu na noite desta terça-feira (16) o registro de candidatura e cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Os votos recebidos pelo então candidato serão destinados ao seu partido.
A decisão deve ser cumprida imediatamente, mas o deputado ainda poderá apresentar recurso ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas já sem a ocupação do mandato.
Todos os ministros seguiram a posição do relator, ministro Benedito Gonçalves, que considerou que Deltan pediu exoneração do cargo de procurador para evitar uma eventual punição administrativa, que poderia torná-lo inelegível. Seguiram Gonçalves o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e os ministros Cármen Lúcia, Carlos Horbach, Nunes Marques, Raul Araújo e Sérgio Banhos.
A decisão foi baseada na Lei da Ficha Limpa, que determina que são inelegíveis por oito anos os magistrados e membros do Ministério Público que “tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar”.

*Difusora de Mossoró

MPF abre processo seletivo para estágio em Direito e História

Inscrições já estão abertas e seguem até 18h do dia 26 de maio
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Norte lançou um edital de processo seletivo com oportunidades nas áreas de Direito (graduação e pós-graduação), para formação de cadastro de reserva; e História (graduação), na qual são ofertadas três vagas. O prazo limite para a conclusão de todas as etapas da inscrição se encerra às 18h do dia 26 de maio.

A ficha de pré-inscrição, assim como o edital completo, está disponível no site da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (https://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2023). Após o seu preenchimento, o candidato só será considerado efetivamente inscrito quando enviar, dentro do prazo, um arquivo único e digitalizado (PDF) contendo documento de identidade com foto, CPF, declaração de matrícula expedida há no máximo 30 dias e o termo de consentimento para tratamento de dados pessoais.

O envio deve ser realizado através de e-mail (PRRN-EstagioNatal@mpf.mp.br para os postulantes às vagas e cadastro de reserva de Natal, Ceará-Mirim e Caicó e PRRN-EstagioMossoro@mpf.mp.br para os de Mossoró, Assu e Pau dos Ferros).

Requisitos – Ainda na inscrição, os candidatos de História devem enviar uma versão do histórico em que conste o período cursado atualmente. No entanto, para ambas as graduações, a exigência de que o estudante esteja cursando, pelo menos, o 3º período (em cursos com duração inferior a 10 semestres) ou o 4º período (para as formações com 10 ou mais semestres) se refere ao momento da contratação. No caso dos pós-graduandos em Direito, é obrigatório já estar matriculado em um curso de pós-graduação da área, com carga horária de pelo menos 360 horas e reconhecido pelo MEC.

Os pretendentes que desejam participar através dos sistemas de cotas raciais (negros) e de minorias étnico-raciais (populações indígenas, povos e comunidades tradicionais) devem preencher declarações específicas. Para as pessoas com deficiência, que possuem uma reserva de 10% das vagas, se exige a apresentação de laudo original ou cópia autenticada, expedido no prazo máximo de 90 dias antes do término das inscrições, indicando a espécie, o grau e o código correspondente da CID da deficiência.

Para todas as vagas, podem se inscrever somente estudantes das instituições de ensino que possuem convênio com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (UFRN, Ufersa, IFRN, Uern, UnP, Estácio, Fatern, FAL, UNI-RN, Unirb e Faculdade Católica do Rio Grande do Norte).

Próximas etapas – No dia 1º de junho, a página oficial do processo seletivo irá divulgar a listagem dos candidatos que tiveram as suas inscrições confirmadas. A data prevista para a realização das provas é 18 de junho, um domingo. O local do certame será divulgado na quarta-feira anterior (14), sempre pelo endereço eletrônico do MPF no RN.

O acesso ao local das provas será permitido somente até 8h45, sendo obrigatória a apresentação de documento oficial de identidade. O candidato deve portar ainda caneta esferográfica azul ou preta. Serão concedidas três horas para a realização das provas. Os exames objetivos da área de Direito (graduação e pós-graduação) preveem 40 questões. Na avaliação de História, serão 20.

Para o curso de Direito, graduandos e pós-graduandos realizarão no mesmo dia a prova discursiva. Ela consistirá na elaboração de dissertação, análise e interpretação e/ou elaboração de peça ou texto jurídico. Além dos conhecimentos na área, serão aferidas as capacidades de expressão na modalidade escrita, coerência textual e correção gramatical e ortográfica.

Os conteúdos programáticos e mais detalhes sobre o processo e também sobre as regras de classificação e aprovação estão discriminados no edital. Os convocados terão direito ao recebimento de bolsa no valor de R$ 976 para os cursos de graduação, e de R$ 1.952 para o de pós-graduação, além de auxílio para transporte de R$ 11 por cada dia estagiado presencialmente. A jornada semanal é de 20 horas.

https://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mpf-abre-processo-seletivo-para-estagio-em-direito-e-historia-1