/* <![CDATA[ */ (function (doc

domingo, 4 de abril de 2021

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 7 MORTES E 574 NOVOS CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo 4. Foram mais 574 casos confirmados, totalizando 199.644.
Até sexta-feira 2, eram 199.070 infectados. Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.629 no total, sendo sete mortes registradas nas últimas 24h: 

Almiro Afonso (01);

Mossoró (02);

Assu (01);

Pendências (01);

Parnamirim (01); e 

Riachuelo (01).
A Sesap ainda registrou outros seis óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais. Óbitos em investigação são 902. Casos suspeitos somam 50.428 e descartados 416.877. Recuperados são 142.776. 

*Agora RN 

ASSU-RN: JOVEM DE 20 ANOS MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO QUANDO TOMAVA BANHO EM AÇUDE

O afogamento registrado na manhã deste domingo, 04 de abril de 2021, na comunidade do Mendubim, zona rural de Assú, teve como vítima um jovem de 20 anos, residente no bairro Dom Elizeu, trata-se de Athos Paulo do Nascimento, de 20 anos, que residia na Rua Dr. Adalberto Amorim.

Segundo o senhor o pai da vítima, seu filho estava na casa dos avós da namorada, na comunidade, e por volta das 09h resolveu tomar banho no açude com a namorada. Durante o banho, provavelmente Athos teria passado mal e se afogou. Um amigo dele percebeu e tentou salvá-lo, não conseguindo.

O mesmo amigo, conseguiu chamar um pescador que mora no outro lado do açude, que veio até o local do afogamento e mergulhou duas vezes, na segunda vez encontrou Athos desacordado.

O jovem foi retirado das águas e feito os procedimentos de primeiros socorros, porém o jovem já estava sem vida. O pescador que encontrou Athos, disse que o local tem aproximadamente 2,30 de profundidade e provavelmente Athos tenha sofrido um mal súbito.

Os amigos do jovem esteve no local para prestar condolências ao pai, que permaneceu no local até a chegada da equipe do ITEP de Mossoró, além da polícia militar e civil.

O pai de Athos, disse que recebeu a notícia do falecimento do filho quando estava trabalhando, na feira livre de Assu, no Centro de nossa cidade.

ASSU-RN: EX CANDIDATO A VEREADRO EM PARAÚ É ASSASSINADO NA RN-233

Um crime de homicídio aconteceu na manhã deste domingo, 04 de abril de 2021 na cidade de Assu, no Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi o ex candidato a vereador nas eleições de 2016, na cidade de Paraú, Lavosier.

Segundo informações obtidas pela reportagem, Lavosier, estava em um veículo a caminho de um sitio próximo a Paraú, quando foi perseguido por elementos armados em uma motocicleta, provavelmente uma faizer. 

Durante a perseguição, os elementos efetuaram os disparos contra à vítima, que foi atingida e socorrida para a UPA do Alto São Francisco, em Assú, mas já chegou sem vida.

Policiais militares fazem diligências tentando localizar os autores da ação criminosa contra Lavosier, que sofreu uma tentativa de homicídio com sua esposa, no dia 14 de Março, quando estava em seu veículo acompanhado de sua mulher, que também foi alvejada no dia do atentado. Na época do fato, Lavosier chegou a dirigir seu veículo até a UPA, onde foi atendido e sua mulher também.

A polícia civil quem vai investigar o caso e saber se o crime contra Lavosier, tem ligação com o atentado que ele sofreu no dia 14.

*Assu Notícia

APODI-RN: TEVE CHUVA NO SÁBADO DE ALELUIA

No início da noite de "Sábado de Aleluia", 03 de abril de 2021 caiu uma boa chuva na cidade de Apodi-RN e região. 

No bairro Bacurau: 26 milímetros;

Na rua 7 de Setembro: 35 milímetros;

Em Caraúbas-RN: 30,6 milímetros.

APODI-RN: POLÍCIA PRENDE DUAS MULHERES CONHECIDAS COMO "RAINHAS DO TRÁFICO"

A polícia militar de Apodi, através da rádio patrulha composta pelo Sargentos Ivanildo, Torres e Sd Mascarenhas prendeu em flagrante delito na manhã de sábado (03) duas mulheres conhecidas pela polícia como "Rainhas do Tráfico". As mulheres foram identificadas como sendo Jessica Erinete Sales, 27 anos e Janaína Vieira da Silva, 45 anos, ambas residente na rua Vereador Dionísio de Morais, na Baixa do CAIC.

As duas mulheres chegavam em Apodi, após terem ido até a cidade de Mossoró, onde foram visitar Iago da Silva que se encontra preso na penitenciária de Mossoró. Iago da Silva é filho de Janaína Vieira e foi preso recentemente acusado de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

As "Rainhas do Tráfico" após avistar a viatura de polícia demonstraram nervosismos, os policiais ao notarem, realizaram a abordagem nas duas mulheres, e ao averiguar a bolsa das duas, encontraram meio quilo de maconha prensada, três pedras de Crack, duas porções de cocaína, além de um celular Samgung sem nota fiscal.

Segundo a polícia militar as duas mulheres aproveitaram a viagem até a cidade de Mossoró para trazerem drogas e não deixar o comércio ilícito parar no município de Apodi.

Após a constatação do ilícito a polícia deu voz de prisão para as duas mulheres e conduziram juntamente com toda droga e material apreendido e apresentou na delegacia de plantão de Mossoró, onde está sendo lavrado o auto de prisão em flagrante.

*Do Radar Apodiense 

PAU DOS FERROS-RN: POLÍCIA MILITAR APREENDE NOVE MOTOCICLETAS NO SERROTE JATOBÁ

Na noite da sexta-feira (03), a Polícia Militar recebeu uma denuncia de que no Serrote do Jatobá vários motociclistas estariam andando em alta velocidade e empinando suas motocicletas.
Policiais militares do GTO subiram o Serrote do Jabobá, mas lá de cima, quando foram avistados, os motociclistas abandonaram as motocicletas e saíram correndo quebrando mato nos peitos, tropeçando em pedras e espinhos. Segundo a polícia, o grupo que correu é conhecido por empinar motocicleta e se intitulam de "Galera do Grau".
Na carreira, a "Galera do Grau" deixou as motocicletas para trás, e o GTO, juntamente com a equipe do 4 DPRE, apreenderam e levaram para a delegacia.
Durante o dia de hoje, os proprietários das motocicletas, em sua maioria jovens, compareceram para prestar esclarecimentos, acompanhados de advogados e famílias, e ao final tiveram suas motocicletas devolvidas, mas vão responder pelo crime de dano material, por terem supostamente cortado a cerca de uma fazenda nas proximidades do local.
Existe em Pau dos Ferros e em toda a região, um grupo de jovens que admira e pratica manobras arriscadas em um pneu, mas isso é proibido por lei em vias urbana e rural. Segundo um dos participantes da "Galera do Grau", o grupo tem tentado se reunir com o poder público para tentar pleitear um espaço amplo que possa ser usado para praticar manobras arriscadas.
Para um popular, esses jovens precisam aprender a respeitar as vias públicas e, principalmente, os seus vizinhos, porque além de empinar eles fazem muito barulho acelerando as motocicletas.

*Grupo Cidadão 190

NATAL-RN: CRIMINOSO MORRE DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO EM PET SHOP NA ZONA NORTE

Um homem foi morto a tiros após render clientes e funcionários em tentativa de assalto a um pet shop na Avenida Tomaz Landim, no bairro do Igapó, na Zona Norte de Natal. O autor dos disparos fugiu e não foi identificado. 

Dois criminosos chegaram em uma moto ao pet shop no meio da tarde deste sábado (3). Um deles desceu com capacete, entrou na loja e anunciou o assalto. As vítimas contaram que o assaltante chegou a justificar o motivo de cometer o crime. "Ele disse que a casa tinha alagado (choveu muito em Natal pela manhã) e que estava em busca de dinheiro", falou uma testemunha. 

Segundo a Polícia Militar, as vítimas chegaram a ficar trancadas em um cômodo da loja, quando um dos clientes reagiu e atirou em direção ao assaltante, que não resistiu aos ferimentos. "Quando me abaixei e levantei, não vi mais nada. Só escutei os tiros e ele estava estirado no chão. A gente não sabe quem atirou. A loja estava cheia de clientes", disse a testemunha. 

O criminoso que pilotava a moto fugiu ao perceber que o comparsa foi atingido dentro do pet shop. Também havia uma cápsula na calçada da loja. A PM fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O cliente que reagiu também saiu do local antes da chegada da polícia. 

"A pessoa que fez os disparos com arma de fogo não foi localizada, desapareceu do local, ninguém sabe, ninguém viu", disse um policial que não se identificou. 

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

*Do G1 RN 

MOSSORÓ-RN: 36ª MORTE VIOLENTA EM 2021 - HOMEM É MORTO E MULHER BALEADA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio no início da noite deste 03 de abril de 2021, no Bairro Santo Antônio em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações, durante o ataque a tiros um homem identificado como Antônio Carleno Queiroz, 48 anos que era dono do espetinho morreu no local.
Segundo informações da polícia, houve uma discussão entre "Carleno" e outra pessoa que saiu e minutos depois voltou armado já atirando contra a vítima, houve uma troca de tiros e o dono do espetinho levou a pior.
A Polícia Militar encontrou a arma que estava com Carleno com 05 munições deflagradas, e recebeu informações que vítima e acusado já tinham uma rixa antiga, e sempre que se encontravam entravam em discussão.
Uma mulher que se encontrava no local acabou sendo alvejada por bala perdida, e foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.
A PM isola o local aguardando a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).

*Passando na Hora

CAMPO GRANDE-RN: BANDIDOS ARMADOS REALIZAM ARRASTÃO EM FAZENDA NA ZONA RURAL

Local onde aconteceu o arrastão.

Na noite deste sábado, 03 de Abril, por volta das 19:40hs foi registrado um verdadeiro arrastão em uma fazenda na zona rural de Campo Grande/RN.

De acordo com as informações, cerca de cinco elementos armados chegaram em uma fazenda localizada entre Campo Grande e Triunfo Potiguar e realizaram um verdadeiro arrastão.

Os elementos roubaram celulares, carteiras com dinheiro, joias e alguns pertences das vítimas.

Na fazenda que pertence a um médico bastante conhecido na região, estavam sua família e alguns amigos.

A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências na região, mas até o momento sem êxito.

Quem tiver qualquer informação que leve até os elementos, ligar imediatamente para a Polícia Militar através do número (84) 9 9916-9597. 


*CG na Mídia

Nova regra da cadeirinha nos veículos e aumento dos pontos da CNH entram em vigor dia 12

Foto: Freepik

A partir do dia 12 deste mês entra em vigor uma nova versão da “lei da cadeirinha”. Entre outras coisas ela prevê que crianças com até 10 anos de idade e que tenham menos de 1,45 devem, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro e usar os dispositivos de elevação de altura, as famosas cadeirinhas. 

Essa é apenas uma das mais de 50 mudanças previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e que também entram em vigor no próximo dia 12. Além das novas regras da “lei da cadeirinha”, as medidas ampliam o limite de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), altera prazos de documentação de habilitação e permite que algumas multas de trânsito leves e médias sejam convertidas em advertência. 

Atualmente todos os menores de 10 anos são obrigados a serem transportados nos bancos traseiros dos veículos com cinto de segurança. Para aqueles com até 7,5, há a exigência dos assentos de elevação, definidos pela sua idade e peso. 

A nova regra que entrará em vigor no dia 12 prevê que também seja levado em consideração a altura da criança. Com isso, somente aquelas com altura igual ou superior a 1,45 m estão dispensadas do uso do assento elevatório, mesmo que tenham idade inferior a 7,5 anos. 

O uso do assento é necessário para que o cinto de segurança possa passar pelas partes corretas do corpo, tais como quadril, centro do peito e ombro. 

Ao mesmo tempo em que elogia a alteração, dizendo que ela vai em direção da vida, o médico Flávio Adura, diretor científico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), diz que ela ainda carece de aperfeiçoamento. 

A opinião se dá pelas exceções à medida, que estão detalhadas no artigo 3º da nova revolução e foram mantidas tal qual a resolução original, em 2008. Trata-se do trecho da norma que permite às crianças serem transportadas no banco dianteiro dos veículos, mesmo que contem com menos de 10 anos de idade e não tenham 1,45m de altura. Isso poderá ser feito quando o veículo possuir apenas dois bancos, como no caso dos modelos Saveiro, Strada e Smart, por exemplo. 

“Do nosso ponto de vista melhorou bastante, mas ainda precisa ser aperfeiçoada”, afirmou Adura. 

Outra exceção é quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro. Com isso, uma criança, independente da idade, poderá ser levada no banco da frente, o do passageiro. 

Uma outra exceção se dá quando o carro vier de fábrica com apenas cintos de dois pontos (subabdominais) nos bancos traseiros. Todas essas liberações foram mantidas para atender a pais donos de veículos fabricados antes de 1998, quando ainda não havia a exigência de que todos os veículos saíssem de fábrica com cinto de três pontos. 

Em teoria, seria melhor que todas as crianças fossem transportadas no banco traseiro apenas. “Quando uma mãe me pergunta se pode levar o filho no banco dianteiro, eu digo que sim, a legislação permite, porém, pela segurança não”, afirma Adura. 

E isso pode ser explicado pelos números. Segundo Adura, estatísticas dão conta de que a sobrevida de uma criança que está em um banco traseiro é 70% superior em relação a quem é transportado no banco da frente do veículo. 

Além dessas exceções que já existiam, foram criadas mais duas: a que permite qualquer criança acima de 1,45m de altura ser levada no banco da frente, independente da idade, e a que permite o transporte de crianças com idade superior a 4 anos e inferior a 7 anos no banco traseiro de carros que possuírem apenas cintos de dois pontos. Neste caso, a norma cita que não deve ser utilizado nenhum dispositivo de assento de elevação. 

“Inventaram uma maneira de permitir que a criança fosse transportada totalmente fora das regras científicas. Porém, neste caso, realmente não pode ter o assento, que não ficará preso. Numa frenagem, a criança pode até ser enforcada. Essa resolução está um pouco confusa”, afirmou Adura. 

O termo “lei da cadeirinha” está entre aspas por não se tratar de uma lei, mas sim uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que, amparada no CTB, acaba tendo força de lei. Essa nova resolução é a de número 819, publicada no dia de 17 de março deste ano, que substitui outras seis resoluções sobre o mesmo tema. A primeira “lei da cadeirinha” foi criada por meio da resolução 277 de 28 de maio de 2008. 

A nova norma dá nova redação aos artigos 64 e 65 do Código, o que trata do transporte de crianças. 

Essa alteração de levar em conta a altura da criança já é adotada em países europeus desde o ano de 2006. 

Uma outra norma constante no pacote de alterações do Código altera o enunciado do inciso 5 do artigo 244 da lei de trânsito. A nova redação impede que crianças menores de 10 anos sejam transportadas em veículos de duas rodas motorizados. A norma atual proíbe apenas crianças menores de 7 anos de idade. 

A multa para quem desrespeitar permanece a mesma: trata-se de infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e o condutor tem a sua CNH suspensa e o veículo ficará retido.  

*Agora SP/Jota Belmont

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!


NUNCA se irrite!

Se a condução custa a chegar, tenha paciência.

Se o vizinho o incomoda, suporte-o.

Sua irritação não pode melhorar as coisas e...faz mal a seu fígado.

A irritação causa mais sofrimentos a nós que aos outros, ao passo que a paciência é um bálsamo, sempre pronto a suavizar as feridas próprias alheias.

Professor Luis Carlos Noronha pode ser o 1º apodiense eleito para deputado estadual do RN

O professor Luís Carlos tem os apoios do ex-prefeito Pinheiro e de Kelps em Apodi Por participar de uma nominata de pequenos numa partido pe...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA