domingo, 19 de abril de 2020

APODI-RN: NOVO BOLETIM DO CORONAVÍRUS EM NOSSA CIDADE

Mais um Boletim do Novo Coronavírus (COVID-19) em Apodi. 
Até hoje, 19 de abril de 2020 são 22 notificações, sendo 8 suspeitos, 7 descartados e 7 confirmados. 
Dos pacientes confirmados, 5 estão curados, 1 em tratamento e tivemos 1 óbito. Devemos seguir todos juntos contra a pandemia.
#FiqueEmCasa

RN tem 561 casos e 26 mortes por coronavírus; 45 novos casos e 2 óbitos registrados nas últimas 24h

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) atualizou os dados do coronavírus no RN neste domingo (19), divulgando novo boletim epidemiológico.
Ao todo, são 561 casos confirmados de coronavírus no RN, ontem eram 516.
O RN agora tem 26 mortes provocadas pelo Covid-19. Duas a mais que o número divulgado no boletim de ontem.
O número de suspeitos era 2.171 ontem e agora está em 2.146.
A quantidade de casos descartados é de 2.480, no sábado (18), era 2.363.
No total, segundo a Sesap, 124 pacientes já se recuperaram do coronavírus no estado.

Sem máscara e com apoio do Exército, bolsonaro tosse várias vezes durante discurso para multidão desprotegida em Brasília


Enquanto pelo Brasil afora bolsonaristas se mobilizaram, mas dentro de carros, num movimento pelo fim da quarentena e a reabertura do comércio e volta ao trabalho, em Brasília, jair bolsonaro foi para a frente da sede do Exército onde o movimento foi outro.

Manifestantes pediram intervenção militar.

“Nós não queremos negociar nada. Nós queremos ação pelo Brasil”, disse bolsonaro num discurso vago, sem consistência, e sem nenhum cuidado.

Enquanto a pandemia assusta o mundo, bolsonaro estimulava uma multidão sem máscaras e com pessoas coladas umas às outras, gritando e emitindo as tais gotículas tão combatidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde por transmitirem o vírus Covid-19.

A multidão bolsonarista também protestou contra as medidas de isolamento social decretada pelos Estados e também contra o Congresso Nacional.

O Brasil tem mais de 37 mil casos de coronavírus confirmados e até agora mais de 2.300 pessoas morreram.

E o próprio Exército, que está fazendo um levantamento das vagas de cemitério em estados como o Rio de Janeiro, prevendo que muito mais gente pode morrer por coronavírus, promove o evento irresponsável.

Detalhe da participação de Bolsonaro: ele tossiu várias vezes e até acenou para sua equipe para terminar o evento.

Tossindo bastante e sem máscara, bolsonaro saiu sob gritos de mito, acompanhado de assessores que estavam do seu ladinho, acompanhando a fala e a tosse, também sem máscara.

Confira o vídeo e reflita: qual país do mundo está fazendo isso?


*Thaisa Galvão

Presidente eleito do STF critica movimento com apoio de bolsonaro e diz que “ditaduras vem com violência contra adversários”

Eleito presidente do Supremo Tribunal Federal na quinta-feira (16), com posse marcada para maio, o ministro Luís Roberto Barroso, que vai substituir a atual presidente Rosa Weber, criticou o movimento em favor da volta do regime militar ocorrido neste domingo, na frente da sede do Exército, em Brasília.
O movimento contou com apoio de Jair Bolsonaro.
Eis as postagens do ministro:

*Thaisa Galvão

Protesto pelo fim da quarentena em Natal é marcado por hino nacional na frente do quartel do Exército e pessoas sem máscara fora dos carros

Vamos em frente

*Thaisa Galvão

APODI-RN: 19 DE ABRIL, É DIA DO ÍNDIO!!!!

Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi 19/4/220 de Abril.
Parabéns Lúcia Tavares, por sustentar a bandeira do nosso marco histórico! Viva o Índio!!!

MARACANAÚ-CE: Raio derruba estátua de 15 metros do padroeiro do Ceará

Estátua de 15 metros em Maracanaú é destroída por raio — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
A estátua de São José em Maracanaú, na Grande Fortaleza, foi destruída na manhã deste sábado (18) em decorrência de um raio, segundo a prefeitura do município. O santo é padroeiro do Ceará e também do município.
Com 15 metros de altura, a estátua ficava em frente à Igreja Matriz, na Praça da Estação, e havia sido reformada pela última vez em 2019, de acordo com a prefeitura.
Vídeos gravados por moradores mostram que a estrutura se partiu e apenas a base de sustentação e a parte traseira da estátua se mantiveram de pé.
A administração municipal informou que em breve pretende dar início ao processo de reconstrução da imagem.
Cidades da Grande Fortaleza tiveram a segunda noite seguida de forte chuva acompanhada de raios e trovões. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará teve chuva de até 120 milímetros neste sábado.
A previsão é de mais chuva na Grande Fortaleza durante o domingo, conforme o órgão.

Raio destrói estátua de 15 metros do padroeiro do Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

*Do G1 CE

NATAL-RN: HOMEM É ESPANCADO ATÉ A MORTE NA ZONA NORTE

Um homem ainda não identificado foi espancado por pelo menos outros dois até a morte, na madrugada deste sábado (18), segundo informou a Polícia Militar. O caso aconteceu na Rua do Pastoril, no bairro Lagoa Azul, e foi registrado por volta das 4h. Ninguém foi preso.
Após chegar ao local, os policiais militares receberam informação de que a vítima seria um homem suspeito de cometer estupro. Porém, os policiais não tiveram a mais informações sobre este possível crime, como quem seria a vítima.
Um denunciante anônimo afirmou à polícia que três homens estavam brigando no meio da rua. Após a briga, um ficou no chão, aparentemente desacordado. Quando os policiais chegaram ao local, constataram a morte.
De acordo com a PM, a vítima foi linchada por outros dois e não resistiu aos ferimentos. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que ainda não identificou a vítima oficialmente, mas registrou a causa da morte como "espancamento". O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Nenhum suspeito foi preso.


*Do G1 RN.

Bolsonaro provoca aglomeração ao discursar em Brasília neste domingo

No discurso, Bolsonaro disse que 'o que tinha de velho ficou para trás'
O presidente Jair Bolsonaro provocou uma aglomeração ao discursar de improviso para uma multidão em Brasília, na tarde deste domingo (19). O presidente se dirigiu a centenas de manifestantes que se concentravam em frente ao Quartel General do Exército, no Plano Piloto da Capital Federal, pedindo intervenção militar e o fechamento do Congresso Nacional.

No discurso, Bolsonaro disse que "o que tinha de velho ficou para trás". Temos um novo Brasil pela frente. Patriotas têm que acreditar e fazer sua parte para colocar o Brasil no destaque que ele merece. E acabar com essa patifaria. É o povo no poder. Para garantir a nossa democracia e aquilo que há de mais sagrado em nós, que é a nossa liberdade. Esses políticos têm que entender que estão submissos à vontade do povo brasileiro", afirmou o presidente.

Bolsonaro vem acumulando desgastes com o Congresso e governadores de todo o País por conta do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Assim que o presidente chegou ao local, cerca de 200 militares do Exército fizeram um cordão de isolamento. Bolsonaro subiu em uma caminhonete e discursou.

"Eu estou aqui porque acredito em vocês, vocês estão aqui porque acreditam no Brasil. Nós não iremos negociar nada", disse, enquanto a multidão pedia o fechamento do Congresso Nacional, a volta do AI-5 e as Forças Armadas nas ruas.

O AI-5 foi o Ato Institucional mais duro instituído pela repressão militar nos anos de chumbo, em 13 de dezembro de 1968, ao revogar direitos fundamentais e delegar ao presidente da República o direito de cassar mandatos de parlamentares, intervir nos municípios e Estados. Também suspendeu quaisquer garantias constitucionais, como o direito a habeas corpus, e instalou a censura nos meios de comunicação. A partir da medida, a repressão do regime militar recrudesceu.

Bolsonaro teve que interromper suas falas três vezes porque tossia muito. O presidente permaneceu próximo aos manifestantes por cerca de 15 minutos, e cumprimentou alguns apoiadores, contrariando orientações de distanciamento social defendidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A maior parte dos apoiadores não usava máscaras de proteção.

Distanciamento
Antes de falar com os manifestantes, o presidente voltou a defender a flexibilização do distanciamento social. "A continuar com o fecha geral não está difícil de saber o que nos espera", escreveu o presidente em sua conta pessoal no Twitter.

Bolsonaro publicou no Twitter a manchete da edição deste domingo do jornal O Estado de S.Paulo, que informou que 91 milhões de brasileiros - o equivalente a 58% da população adulta do País - deixaram de pagar neste mês pelo menos uma das contas referentes ao consumo de março. Como comparação, no mês anterior, antes dos impactos da quarentena, eram 59 milhões (37%) com contas atrasadas - houve, portanto, um salto de 54% no período.

Bolsonaro também almoçou neste domingo na casa do filho e deputado federal, Eduardo Bolsonaro. De lá, o presidente seguiu para o Quartel General do Exército, no Plano Piloto de Brasília, onde uma multidão o esperava.


*Agora RN

MOSSORÓ-RN: Família agradece e comunica retorno da adolescente Pâmela para casa

A família da adolescente Pâmela agradece a colaboração de quem ajudou e informa que Paminha, já está em casa. Graças a Deus, tudo resolvido

VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

PM ACABA COM FESTA COM 70 PESSOAS NO LITORAL DO RN E PRENDE ORGANIZADOR POR DESCUMPRIR DECRETO DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

PM apreendeu um paredão na festa — Foto: PMRN/Divulgação
Um homem foi preso por organizar uma festa com cerca de 70 pessoas na Praia de Pipa, litoral sul do Rio Grande do Norte. Os policiais militares de Tibau do Sul receberam diversas denúncias de moradores que reclamavam de um forte barulho causado pela festa que estava ocorrendo em um clube, na noite de sábado (18).
No local, os PMs constataram a presença de pessoas ingerindo bebidas alcoólicas e tomando banho em uma piscina. Os policiais também apreenderam um carro com um paredão de som. O responsável pela festa, que também era o dono do clube, foi autuado pela Polícia Civil.
Ele assinou um Termo Circunstanciado de Conduta (TCO) e foi liberado. Por descumprimento ao decreto estadual que estabelece normas para evitar a propagação da Covid-19, ele responderá pelo artigo 268 do Código Penal, que sanciona com multa e detenção aqueles que infringirem determinação do poder público destinada a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa.
Cerca de 70 pessoas estavam aglomeradas no local, segundo a PM — Foto: PMRN/Divulgação
*VNT

MOSSORÓ-RN: Família desesperada reclama o desaparecimento de menina de 14 anos

Por volta das 23h30min de sábado(18), uma família que reside na zona norte de Mossoró, sentiu falta de uma das três filhas do casal, a jovem Pâmela Safira de Oliveira Machado, 14 anos, ela saiu de casa levando suas roupas em uma sacola de supermercado, deixando apenas um bilhete.
Procurados pela mãe da jovem Pâmela, divulgamos com muita tristeza seu desaparecimento.
Seus pais estão em desespero a sua procura, no bilhete a menina de apenas 14 anos, faz algumas declarações para família e diz que não adianta tentar procurar ela em Mossoró.
A família já procurou os meios legais para tentar achar a menina e pede que se alguém sabe onde Pâmela estar, ou a viu em algum lugar, que informe as autoridades ou ligue para 84 8761-8933.
Para Pâmela fica o apelo de sua mãe, que volte logo para casa. Nas redes sociais alguns parentes e amigos estão compartilhando fotos e fazendo apelo para que "Paminha" como carinhosamente é chamada a jovem, volte para casa.

Nota do Blog: Pâmela é filha de um casal amigo de nossa família e isso nos deixa muito apreensivos com a situação e também fazemos esse apelo, Pâmela, se você ler essa postagem, volte para casa, seus pais estão aflitos e existem outras maneiras de resolver seus problemas.
VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA


*O Câmera.

MOSSORÓ-RN: 54º HOMICÍDIO EM 2020 - Suplente de vereador Genildo da Barrinha baleado no último dia 9 morre no Hospital Tarcísio Maia

O suplente de vereador e líder comunitário Genildo Epifânio de Oliveira, "Genildo da Barrinha" de 58 anos de idade morreu no início da manhã deste domingo 19 de abril de 2020, vítima de disparos de arma de fogo.
Ele estava internado no Hospital Tarcísio Maia desde o último dia 9 quando foi baleado na Comunidade da Barrinha onde morava com a família. Genildo estava com outras pessoas no interior de uma casa de jogo, quando foi surpreendido por dois homens que chegaram de moto, entraram no imóvel e começaram a atirar. (Relembre)
Na ocasião um adolescente de 16 anos, foi atingido com um tiro no pescoço e morreu após ser socorrido para o hospital Tarcísio Maia. Já Genildo foi alvejado com 2 tiros na região torácica e também socorrido por populares para o HRTM, onde ficou internado até este domingo.
De acordo com informações, Genildo da Barrinha apresentou uma piora no seu quadro clínico, nas últimas horas e ele acabou não resistindo e morreu na unidade hospitalar. O corpo será encaminhado por uma funerária, para o Instituto Médico legal do Itep onde será examinado e depois liberado para os familiares.
Genildo Epifânio de Oliveira, foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais, chegando a segunda suplência do legislativo mossoroense. Ele era líder comunitário na Barrinha, zona rural de Mossoró.
Até o momento, não há informações sobre motivação e autoria do atentado, que culminou com um duplo homicídio. A Polícia Civil, que investiga o caso, ainda não esclareceu, quem seria o alvo dos atiradores, se Genildo da Barrinha ou o adolescente que morreu minutos após o atentado. Com mais um homicídio, a cidade de Mossoró, chega aos 54 assassinatos em 2020.


*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: 53º HOMICÍDIO EM 2020 - DONO DE MERCEARIA É MORTO A TIROS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

A cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na tarde deste sábado, 18 de abril de 2020, o décimo segundo homicídio do mês e o quinquagésimo terceiro (53º) do ano.
O crime aconteceu por volta das 16h40min na Rua Nicácia Costa de Araújo, ao lado da Creche Tereza Neo no Bairro Santo Antônio, onde foi vítima o preso de justiça do regime aberto, Jair Fernandes da Silva, 35 anos de idade.
Jair Fernandes, era dono de uma mercearia e foi executado com mais de 10 tiros de pistola .40 ao lado do seu estabelecimento comercial. A Polícia recebeu informações de que a vítima estava na calçada de seu comércio, quando foi surpreendida por elementos que chegaram em um carro de cor escura e um dos ocupantes do veículo já desceu atirando .
Segundo a perita criminal Emanuella Pinheiro, ao menos 18 perfurações de tiros entre entradas e saídas foram visualizadas no corpo da vítima, que ainda tentou correr, mas não teve qualquer chance de escapar e acabou sendo executado em via pública. No local a perícia recolheu 9 cápsulas de pistola.
Ainda não há informações sobre a motivação e autoria do crime. A Polícia Civil que esteve no local, acompanhando o trabalho da perícia, recebeu informações de familiares, que Jair Fernandes da Silva, já havia sido condenado a cumprir pena por crime de roubo (artigo 157) e que havia saído do regime para o aberto em agosto de 2019. No momento ele estava só assinando o livro de presença da justiça.
Após os trabalhos da perícia no local do crime, o corpo da vítima foi recolhido e encaminhado para exames no Instituto Médico legal (IML) do Itep e depois será liberado para os familiares. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró.


VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA


*Fonte: Fim da Linha 

GUAMARÉ-RN: MOTOCICLISTA É ENCONTRADO MORTO NA ESTRADA DO ÓLEO

A moto de placa NNZ 1674 com licenciamento na cidade de Macaíba/RN
Por volta das 13hs, deste sábado, 18 de abril de 2020, um homem foi encontrado morto na estrada do óleo, estrada que liga a cidade de Guamaré
A nossa reportagem conversou com o Sgt Moura e segundo informações o corpo foi identificado; trata-se de Luiz Miguel de Oliveira Silva, 31 anos, de Baixa do Meio, em Guamaré. Uma moto caída nas proximidades e um cartucho de espingarda calibre 12, o que leva a crer que se trata de um crime de homicídio.
O corpo encontra-se em cima da pista de rolamentos, estrada do óleo que liga a cidade de Guamaré, mais precisamente entre as comunidades de Marcileza e Mulungum, na zona rural da cidade de Pendências/RN.


*Focoelho.com

Coronavírus: Lula diz que Bolsonaro está levando país para o 'matadouro'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está levando o Brasil para um "matadouro" em meio à pandemia do novo coronavírus.
Em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", Lula disse que o Brasil pode repetir cenas vistas no Equador, onde as famílias tiveram de abandonar corpos de vítimas da covid-19 nas ruas por falta de vagas em hospitais e em cemitérios....
 

*Uol/JBelmont

BRASÍLIA: Congresso vê afronta em ataques de Bolsonaro a Maia

Câmara e Senado reagiram à fala do presidente da República em entrevista a TV
O ataque de Jair Bolsonaro ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), provocou uma reação suprapartidária em defesa do Congresso Nacional. Em entrevista à CNN Brasil na quinta-feira, Bolsonaro acusou Maia de conduzir "o Brasil para o caos" e de "conspirar" contra o governo. Recebida como uma agressão ao Legislativo, a fala aprofundou o desgaste entre Palácio Planalto e parlamentares. Além disso, contribuiu para uma resposta imediata: o Senado desistiu de votar nesta sexta-feira uma minirreforma trabalhista proposta pela equipe econômica. Trata-se da Medida Provisória do contrato Verde e Amarelo, que perde validade na segunda-feira caso não haja deliberação pelos senadores.

*JBelmont

MOSSORÓ-RN: DUAS PESSOAS COM FERIMENTOS PROVOCADOS POR ARMA DE FOGO DÃO ENTRADA NO HRTM

A Polícia Militar, registrou duas tentativas de homicídios por arma de fogo, nas últimas 6 horas, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. As vítimas deram entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia. A Primeira vítima, João Rodrigues de Souza, 32 anos da idade, foi baleado no final da noite de sexta feira 17 de abril, nas proximidades da Praça do Livro no Bairro Santo Antônio.
Informações da PM, são de que a vítima estava em uma Lanchonete na Avenida Rio Branco, quando recebeu disparos de arma de fogo, efetuado por um desconhecido que chegou a pé no local e depois fugiu. A vítima foi levada por uma ambulância de Suporte Avançado (Alfa) do Samu para o HRTM. A Polícia não informou sobre a motivação do atentado.
A Segunda vítima, Denilson Paulo de Souza de 20 anos de idade chegou no hospital no início da manhã por meios próprios apresentando uma perfuração de tiro na região do abdômen. De acordo com informações, o paciente após receber atendimento evadiu-se da unidade, sem receber alta hospitalar.
A Polícia Militar recebeu informações de que um indivíduo teria sido baleado quando tentava invadir uma casa para roubar, na comunidade rural de melancias na zona rural de Mossoró. A Ocorrência foi registrada por volta das 03h00min desta madrugada de sábado (18), quando elementos, tentavam praticar assaltos naquela comunidade e um popular teria reagido atirando nos criminosos.
Informações que na estrada por onde eles fugiram havia muitas marcas de sangue. Não há confirmação até o momento se o paciente baleado, que fugiu do hospital está relacionado com essa ocorrência da zona rural.


*Passando na Hora.

CONCURSO PÚBLICO: MARINHA ABRE VAGAS PARA HOMENS E MULHERES COM NÍVEL MÉDIO

A Marinha do Brasil abriu novo edital de concurso público. O objetivo é a contratação de profissionais para a Escola Naval em 2020 (CPAEN/2020). Estão sendo oferecidas 22 vagas, sendo 10 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino.
O curso é gratuito e tem duração de quatro anos, sob regime de internato, em Angra dos Reis/RJ. Durante o curso, o aspirante receberá remuneração de R$ 1.574,12, sendo R$ 1.334 relativos ao soldo militar, R$ 173,42 de adicional militar e R$ 66,70 de adicional de compensação por disponibilidade militar. Além disso, será proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.de
As inscrições podem ser feitas de 20 de abril a 10 de maio, pelo site da Marinha. A taxa de inscrição custa R$ 65.
Para concorrer é necessário ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2021; ter concluído, com aproveitamento ou estar em fase de conclusão, do 3º ano do ensino médio; além de altura mínima de 1,54m e a máxima de 2,00m.
A seleção será composta, a partir da segunda quinzena de agosto de 2020, por prova escrita objetiva de matemática e inglês; prova escrita objetiva de física e português; redação; verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso; avaliação psicológica; verificação de documentos e procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração; e período de adaptação.
Os Cursos ministrados na Escola Naval (EN), denominados “Cursos de Graduação da Escola Naval”, são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM).

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: HOMEM SOFRE ESPANCAMENTO EM TENTATIVA DE ASSALTO

Na noite deste sábado 18, um homem foi espancado após sofrer uma tentativa de assalto no centro de São José de Mipibu.
Segundo populares, o senhor de 64 anos, identificado pelo nome de João, conversava com um casal na Travessa 7 de Setembro, quando o homem e a mulher tentaram subtrair seus pertences.
A vítima reagiu e acabou agredida com telhas, provocando ferimentos na cabeça.
Ainda segundo testemunhas o casal só parou as agressões após moradores da região intervirem na ação criminosa.
“Eles estavam quase matando o coitado, aí eu corri pra socorrer o senhor, que já estava bastante machucado,” disse um morador que prefere o anonimato.
A vítima foi socorrida por uma unidade do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, e em seguida conduzida à UPA do Pau Brasil, enquanto que os criminosos fugiram do local sem ser identificados.
 

*Jair Sampaio