/* <![CDATA[ */ (function (doc

sexta-feira, 6 de maio de 2022

APODI-RN: A ESTRADA DO SÍTIO JATOBÁ FOI RASPADA

Depois de mostrarmos várias vezes como e encontrava a estrada de acesso ao sítio Jatobá, fizeram uma raspagem e brevemente devem anunciar que a estrada foi recuperada. A estrada estava prejudicando a escoação de água mineral, pois existem duas fontes que geram empregos para os filhos de Apodi.
A estrada da região da areia, fizeram a mesma coisa, uma raspagem e já falaram que a estrada foi recuperada.
No nosso entendimento, a recuperação da estrada acontece, quando se coloca material e espalha e não uma raspagem.

APODI-RN: ALTO DO PARQUE DE VAQUEJADAS CONTINUA ABANDONADO PELO PDER PÚBLICO MUNICIPAL

Passando hoje pelo alto do Parque de Vaquejadas em Apodi, percebemos que o local continua abandonado pelo poder público municipal. 
A Prefeitura Municipal de Apodi bem que poderia dá uma melhorada e oferecer uma melhor condição de tráfego. Mas infelizmente o local está complicado para se trafegar e a gestão nada faz. Falam que a culpa é das chuvas, mas o local vem sofrendo desde o ano passado.
Os motoristas, os motoqueiros e até os pedestres têm dificuldades para andarem pelo local. Poderia ser um local para encurtar caminhos, mas infelizmente a Prefeitura não cuida em resolver o problema.

AMANHÃ TEM BREGÃO DA 87!!!!!

Kelps vai percorrer o RN usando uma casa sobre rodas

O deputado estadual Kelps Lima começou a percorrer o Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 6, a bordo de um motorhome, um ônibus adaptado para funcionar também como moradia sobre rodas.
O parlamentar planeja 100 dos 167 municípios potiguares nos próximos 30 dias. Até domingo, 8, Kelps deverá visitar as cidades de Riachuelo, Assu, Ipanguaçu, Triunfo Potiguar, Upanema, Apodi e Martins.
O uso de um motorhome não é inédito em campanhas eleitorais no Rio Grande do Norte. O recurso foi utilizado pelo então governador Robinson Faria na campanha de 2014.

*Do BG

FINECAP 2022: Confira a programação do evento que ocorre em 02,03 e 04 de Setembro em Pau dos Ferros

Antes mesmo do lançamento oficial da programação da FINECAP 2022, que ocorrerá hoje (06), às 19:30h, na Praça de Eventos do município, pipocou em grupos de WhatsApp, imagens do banner oficial do evento.
Confira na imagem acima, a programação completa do evento.
– Vale lembrar, que, mesmo confirmado as bandas da FINECAP 2022, ainda é inédito a programação do São João da Princesinha, que será divulgada no mesmo evento.

PARNAMIRIM-RN: Jovem de 14 anos cai do 8º andar de prédio em Nova Parnamirim

Uma adolescente caiu de um apartamento no 8° andar do condomínio Stillo, localizado na Av. Abel Cabral, em Nova Parnamirim, na manhã desta sexta-feira (6).
Segundo as primeiras informações, a jovem tem 14 anos. Equipes da Polícia Civil e do Itep estão no local.

RN registra 17 mil novos eleitores com idades entre 16 e 17 anos de janeiro a abril

Nos quatro primeiros meses de 2022, o Rio Grande do Norte ganhou 17.374 novos eleitores com idades entre 16 e 17 anos, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ⁣
Até abril deste ano, o Rio Grande do Norte contabilizou 31.947 jovens nessa faixa etária aptos a votar nas Eleições de 2022. A participação desse público nas eleições não é obrigatória.
Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o número representa aumento de 2.687 jovens se comparado ao mesmo período de 2020, ano em que aconteceram as últimas eleições.
Apesar do aumento de jovens eleitores, os 31,9 mil eleitores menores de idade são apenas 29,5% da população com essa faixa etária no Rio Grande do Norte, segundo o IBGE. A estimativa do órgão é que haja 107.978 potiguares com 16 ou 17 anos.
“A Justiça Eleitoral fez um grande esforço chamando os jovens a participar das Eleições 2022. No âmbito do TRE-RN, a Escola Judiciária Eleitoral vem desenvolvendo de forma muito efetiva o Projeto Eleitor do Futuro, que permite uma completa imersão do jovem no ambiente eleitoral, estimulando o debate e fomentando temáticas como a maior presença feminina e a valorização da participação de todos no processo democrático”, disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.
Ainda de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral potiguar, esse não é o quantitativo final para as Eleições 2022. Isso porque os cartórios eleitorais do Rio Grande do Norte, assim como de todo o país, estão analisando os requerimentos solicitados até 4 de maio - último dia para o cadastro eleitoral antes do pleito de 2022.

Cadastro Eleitoral

Desde a quinta-feira (5), não são mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE está fechado para as eleições de outubro. ⁣
De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.⁣

*Do G1 RN

APODI-RN: CLIENTES DO BRADESCO SENDO HUMILHADOS NO MEIO DO SOL

Uma vergonha! Os aposentados e pensionistas estão enfrentando dificuldades na agência do Bradesco em Apodi.

As pessoas formam filas nas calçadas e a fila não sai do canto. Uma verdadeira humilhação para os clientes.

AREIA BRANCA-RN: POPULAR É MORTO A TIROS NA MADRUGDA DE HOJE

Um crime de homicídio foi registrado na madrugada de sexta feira 06 de Maio de 2022, na cidade de Areia Branca no Rio Grande do Norte.
Segundo informações, a vítima foi identificada como Isaias Rodrigues dos Santos, de 52 anos de idade, que segundo informações, era usuário de drogas, foi encontrado por populares caído em via pública.
Testemunhas ouviram um disparos de arma de fogo e dois homens em uma motocicleta saindo do local.
A Polícia Militar foi acionada como também uma equipe do Samu que realizou atendimento mas Isaias já estava em óbito.
A Polícia Civil e equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Perícia foram até a cidade de Areia Branca onde foi realizada a perícia e remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.
O perito encontrou um perfuração na cabeça do mesmo que pode ter sido provocado por uma pedra e não descarta a perfuração por arma de fogo.

*O Câmera

Carlos Eduardo é criticado após dizer que “prefeitos estão com os bolsos estufados de dinheiro”

Seis entidades que representam prefeitos do Rio Grande do Norte soltaram uma nota nesta quinta-feira (5) em repúdio a declarações do pré-candidato a senador Carlos Eduardo Alves (PDT), ex-prefeito de Natal por quatro mandatos.

No texto elaborado em conjunto, as associações criticam o pedetista por ter dito que “os prefeitos estão com os bolsos estufados de dinheiro”.

A fala de Carlos Eduardo aconteceu no último dia 22 de abril, durante uma entrevista à rádio Rural FM de Caicó. O trecho, contudo, viralizou apenas nesta quarta-feira (4).

“Os prefeitos estão com os bolsos estufados de dinheiro. O povo está liso, desempregado e com fome. Mas os prefeitos estão com os bolsos estudados de dinheiro. Esse dinheiro é nosso, é seu. É de todos nós. E a gente não sabe quanto foi nem para onde vai. Essa é que é a verdade”, afirmou o ex-prefeito de Natal.

Carlos Eduardo criticou, ainda, a destinação para os municípios do que chamou de “emendas eleitoreiras” por parlamentares potiguares.

“Eu não quero anular o esforço de deputados. Mas denunciar esse estado de coisas, essa deformação. Enquanto isso, a saúde vai de mal a pior. A educação vai de mal a pior. E as emendas eleitoreiras estão aí soltas nas mãos dos prefeitos, para fazer o que quiser e bem entender”, destacou Carlos Eduardo.

Resposta
Em nota, as entidades criticam Carlos Eduardo por tentar “jogar a população contra os gestores públicos municipais”. “Carlos Eduardo Alves deveria ser conhecedor dos problemas que uma Prefeitura enfrenta, por já ter sido prefeito de Natal por 4 vezes. Mas, talvez por nunca ter sido filiado à Femurn durante suas gestões em Natal, não sabe da luta do movimento municipalista. A verdade é que os municípios possuem sérias dificuldades para cumprir com seus compromissos e atender aos anseios da população”, afirma o texto.

Que acrescenta: “É inaceitável que o ex-gestor critique o envio de emendas e recursos financeiros para as cidades potiguares. As palavras de Carlos Eduardo Alves merecem o repúdio de quem se dedica a melhorar a vida de seus munícipes”.

Ainda segundo a nota, “a destinação de recursos não é para ‘os bolsos dos prefeitos’, mas para as prefeituras de todo o País, que são devidamente fiscalizadas pelos órgãos competentes”.

A nota é endossada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e pelas associações dos municípios da Microrregião do Seridó Ocidental (AMSO), do Litoral Agreste Potiguar (Amlap), do Seridó (AMS), do Oeste Potiguar (Amop) e da Região Central do Vale do Assu (Amcevale).

*98FM de Natal

CONVITE MISSA DE 7º DIA!


PATU-RN: Polícia Civil cumpre mandado de prisão definitiva contra homem acusado de homicídio

Policiais civis da 71ª Delegacia de Polícia Civil (Patu) deram cumprimento, nesta quinta-feira 05 de maio de 2022, a um mandado de prisão definitiva, decorrente de sentença condenatória, em desfavor de Rivanildo Ferreira de Paiva Moura, mais conhecido como “Boy Doido”, 50 anos.
Ele, condenado pela prática do crime de homicídio e foi detido no Centro de Patu. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

*Fim da Linha

VÍDEO: “Prefeitos estão com bolsos estufados de dinheiro por emendas eleitoreiras”, diz Carlos Eduardo

Em entrevista ao programa Cidade Alerta, da Rádio Rural FM de Caicó, no último final de semana, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, afirmou que os prefeitos estão “com os bolsos estufados de dinheiro enquanto o povo tá liso.”. O político se referiu a emendas destinadas aos chefes do Executivo municipal pelo governo federal, em troca de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com Carlos Eduardo, “o governo Bolsonaro é um projeto meramente eleitoreito e de aliança com o que pior tem nesse país, que é o Centrão.”

O ex-prefeito continua: “Você não sabe, os prefeitos estão com os bolsos estufados de dinheiro, o povo tá liso, o povo tá desempregado e com fome, mas os prefeitos estão com os bolsos estufados, só que esse dinheiro é nosso […] e a gente não sabe quanto foi, nem pra onde vai.”

Assista:


https://www.instagram.com/tv/CdLTb6WgCWa/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Carlos Eduardo chama essa atitude do governo federal de “deformação” e conclui: “enquanto a saúde vai de mal a pior, a educação vai de mal a pior, as emendas eleitoreiras estão ai, soltas nas mãos dos prefeitos para fazerem o que quiser”.

*Fonte: Portal Grande Ponto

Professores que trabalharam na rede estadual do RN entre 1998 e 2007 poderão receber mais de R$167 milhões em atrasados do Fundef

Os professores que atuaram na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte entre os anos de 1998 e 2007 ganharam na justiça o direito de receber 60% dos quase R$ 280 milhões (R$ 279.681.075,37) repassados pelo Governo Federal através de precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) ao Governo do Estado, através de uma ação da Justiça.

A decisão que destina parte dos precatórios ao pagamento de professores é recente e foi publicada nesta quinta (28). Além dos profissionais que continuam na ativa, pensionistas e aposentados que atuaram no período também farão parte do rateio. Ainda não há um levantamento de quantos professores seriam beneficiados, nem de quanto cada um receberia.

O repasse dos R$ 279.681.075,37 já foi feito ao Governo do Estado, segundo a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), mas o pagamento ainda será negociado porque o Governo do Estado planejava usar o dinheiro para construir 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional do Rio Grande do Norte (IERN’s), escolas da rede estadual de ensino com um padrão de qualidade semelhante aos atuais Institutos Federais (IFRN’s).

Para o projeto, o Governo do Estado calculava aplicar R$ 400 milhões, sendo R$ 280 milhões dos precatórios e R$ 120 milhões de recursos próprios. Como o Estado ainda tem direito a recorrer da decisão para usar o dinheiro na construção dos Institutos, a direção do Sinte/ RN já adiantou que prefere negociar com Estado uma forma de receber esse pagamento para apressar o processo e evitar uma maior demora da causa na justiça.

“Foi o próprio Sinte que estimulou o Estado e municípios para que entrassem na Justiça para reaver esse dinheiro. Todos os municípios têm direito a um percentual em cima desse valor. Nísia Floresta, por exemplo, entrou com ação na justiça, ganhou e já fez o rateio. Já a prefeitura de Natal negligenciou a questão e o Sinte não tem acesso à informação de como está a questão na capital”, detalha Fátima Cardoso.

Pela legislação, os recursos do Fundef são carimbados e há um percentual que, obrigatoriamente, tem que ser usado para pagamento dos profissionais da educação. No entendimento da direção do Sinte/ RN, como o dinheiro não veio, os professores não receberam o que lhes era de direito à época.

VERBA DE PRECATÓRIOS

Desde 1998, quando foi criado o Fundef, o Governo Federal ficava em dívida com estados e municípios. A ação que resultou nos recursos para o RN foi iniciada em 2003 e durou 18 anos. O valor repassado ao estado é resultado de um acordo do “incontroverso”, mas o Estado ainda luta para receber outra parcela referente ao “controverso”, pontos aos quais não se chegou a um acordo. Pelos cálculos do Governo do RN, a União ainda deve um total de R$ 1,5 bilhão.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

SEJA humilde.
A vaidade é o pior dos defeitos, porque engana a nós mesmos.
Por mais que seja sábio, há sempre alguém mais sábio que você.
Por mais forte que seja, haverá alguém mais forte.
Portanto, seja humilde.
Envaidecer-se de que?
A vaidade nos faz perder o sentido das proporções, e acabamos caindo no ridículo, porque nos enganamos a nós mesmos.

MACAÍBA-RN: Homem morre e mulher fica ferida após atentado a tiros em estrada de terra

Um homem morreu e sua companheira ficou ferida após um atentado a tiros que aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) em Macaíba, na Grande...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA