Pesquisar este blog

15 dezembro 2022

MOSSORÓ-RN: 160ª MORTE DE FORMA VIOLENTA EM 2022 - JOVEM BALEADO NO BAIRRO PAREDÕES MORRE NO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA

A violência homicida está sem controle em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Na noite desta quinta feira, 15 de dezembro de 2022, as estatísticas de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) aumentaram com o registro de mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo.

Um jovem menor de idade, baleado no Bairro Paredões, não resistiu a gravidade dos ferimentos e foi a óbito no Hospital Tarcísio Maia, pra onde foi socorrido pela ambulância Alfa do SAMU. O jovem identificado como Kauan Alves, 16 anos, sofreu múltiplos disparos de arma de fogo, no tórax e na cabeça e morreu na sala de cirurgia daquela unidade hospitalar.

A Polícia Militar que atendeu a ocorrência, recebeu informações de que o jovem residia no Bairro Alto da Conceição, mas não soube informar o que ele estaria fazendo na Rua Anatália de Melo Alves, no Bairro paredões onde foi baleado. Até o momento não há informações sobre a motivação do crime.

O corpo de Kauan será encaminhado por uma funerária para o Instituto de Medicina Legal do ITEP, onde passará por exames de necrópsia e em seguida será liberado para sua família. Mossoró chega aos 160 homicídios no ano de 2022. A 10ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime.

*Fim da Linha

“Desde que entrei na vida pública, nunca vi nada parecido", diz Alckmin sobre descalabro encontrado pela equipe de transição na gestão Bolsonaro

Para quem não entende de gestão e chama Jair Bolsonaro de "melhor presidente".
As palavras abaixo são do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, ao fim do trabalho que ele coordenou junto a grupos temáticos na equipe de transição:
"Desde que entrei na vida pública, nunca vi nada parecido".
“A impressão que se tinha é de que não havia gestão e que tudo era decidido aleatoriamente".
“Há documentos desaparecidos, há apagões de dados que sempre existiram em governos anteriores e há rombos financeiros inexplicáveis".
“Nem isso dá para saber, simplesmente não existe registro de nada".
Questionado se a questão deve ser tratada como corrupção, Alckmin respondeu:
“Os dados dão a entender que o governo Bolsonaro aconteceu na Idade da Pedra em que não havia palavras ou números".
“Há sistemas governamentais que não são abastecidos desde 2020 e ninguém tem explicação".
"A verdade é que o governo Lula não tem como saber o que precisa ser feito com base nos indicadores porque eles não existem. A política pública terá que ser criada do zero”.
“Tudo terá que ser feito no feeling e, possivelmente, haverá muitos erros por culpa da falta de dados".
“O desempenho do governo Bolsonaro foi tão ruim que qualquer trabalho mais ou menos será melhor. Não é difícil superá-lo".

Fonte: IG Último Segundo

*Do Blog - Diante do descalabro encontrado, certeza que os próximos anos serão de muito incômodo na vida de quem navegou no barco de Bolsonaro. Processos de improbidade deverão surgir aos montes.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

MOSSORÓ-RN: 159ª MORTE DE FORMA VIOLENTA EM 2022 - FILHO MORRE E PAI FICA FERIDO DURANTE ASSALTO NO SÍTIO MULUNGUZINHO

Mais um assassinato a tiros foi registrado em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. Desta vez o crime aconteceu por volta das 19h40min desta quarta feira 14 de dezembro de 2022, no Sítio Mulugunzinho, zona rural do município. Segundo informações repassadas pelo fiscal de operações do 12º Batalhão, sargento Renixon, que foi ao local, cerca de três criminosos invadiram um casa, balearam o pai e mataram o filho.

Os bandidos chegaram a pé, arrombaram a porta da casa e quando entraram no imóvel anunciaram o assalto. Eles queriam dinheiro e armas e reviraram a casa. O dono da casa foi espancado e baleado. O filho dele Lindomar Pereira Basílio, de 31 anos de idade ao ver o pai sendo espancado, partiu para cima dos criminosos e acabou sendo morto com vários tiros.

Antônio Lúcio Basílio Nogueira de 58 anos de idade, dono da casa, recebeu atendimento do SAMU e depois foi conduzido ao Hospital Tarcísio Maia. Após a ação criminosa, os bandidos fugiram levando o carro da família. Minutos depois, quando chegavam em Mossoró, os criminosos foram perseguidos pela Polícia Militar, abandonaram o veículo e fugiram pelo matagal. Dentro do carro os policiais encontraram uma espingarda calibre 12 com munições. O veículo e a arma foram apresentados na delegacia da Polícia Civil de plantão.

Já o corpo de Lindomar foi recolhido e encaminhado ao IML do ITEP, onde passará por exames de necropsias e em seguida será liberado para os familiares. O Delegado Teixeira Junior, com a equipe da Delegacia de Plantão, acompanhou o trabalho da pericia e disse que a princípio a Polícia Civil trabalha com a hipótese de homicídio. Ele disse ainda que não descarta a hipótese de latrocínio, mas que essa possibilidade é muito remota e só será definida durante as investigações.

*Fim da Linha

EXTREMOZ-RN: Jovem esfaqueada na barriga durante assalto descobriu gravidez após o crime; lâmina ficou a dois centímetros do bebê

Um assalto em Extremoz, na Grande Natal, no último mês de outubro, que terminou com uma jovem de 20 anos esfaqueada, por pouco não teve uma segunda vítima. A mulher não sabia, mas estava grávida e a lâmina da faca ficou a 2 centímetros da criança.

A vítima, que pediu para não ser identificada, descobriu que estava grávida após a cirurgia para a retirada da faca. Um teste feito no dia seguinte confirmou o quadro de uma gestação, à época, de cinco meses.

"Foi muito desesperador. Além de você passar por uma coisa dessa, você descobrir que tem uma vida dentro de você e que a facada poderia ter sido fatal, é uma coisa surreal", revelou a jovem, que desmaiou quando recebeu a notícia.

A gravidez é considerada de alto risco. A mãe reclama de dores constantes, principalmente ao dormir e quando o bebê se mexe, mas fala que isso tudo "faz parte". Mãe e filho - um menino - são acompanhados pelo Instituto Anita Garibaldi, em Macaíba, também na Grande Natal.

O enxoval ainda está sendo montado e a família vive à espera da chegada da criança. A jovem, que mora com a mãe, diz que não pode mais trabalhar para ajudar nas despesas de casa.

"Tem sido difícil. Estou impossibilitada de fazer muitas coisas, até pra trabalhar está difícil, não consigo mais fazer meus bicos", revelou.

A vítima terá de esperar dois anos para ter o útero completamente regenerado. Por isso, o parto da gestação atual vai ter que ser por meio de cirurgia cesárea.

O crime

O assalto que terminou com o esfaqueamento ocorreu no último dia 10 de outubro, no bairro Jardim dos Pampas, em Extremoz. A jovem voltava de um mercadinho e foi abordada por um criminoso em uma moto.

O bandido anunciou o assalto e a vítima afirmou que não tinha nada. Sem acreditar na versão, o criminoso desferiu um golpe de faca na barriga da vítima.

A jovem precisou ir até em casa, com a faca na barriga, para pedir ajuda. A mãe da vítima, de 39 anos, descreveu como foi que recebeu a notícia.

SÁBADO TEM BREGÃO DA 87!!!!

SÃO RAFAEL-RN: Homem de 63 anos morre vítima de acidente de trânsito na RN-118

Uma colisão traseira envolvendo um carro de passeio do tipo Gol e uma carreta carregada de combustíveis , ocorrida no final da tarde desta quarta feira 14 de dezembro de 2022, ocasionou a morte do condutor do veículo menor.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Joais Epaminondas de Carvalho, de 63 anos, conduzia seu veículo pela rodovia estadual RN 118 no município de São Rafael quando se envolveu no sinistro.

Joais, que era natural de São Miguel/RN e residia em Itajá/RN teria batido na traseira do caminhão que seguia no mesmo sentido. Com o impacto o Gol desceu a ribanceira e ficou literalmente destruído. O motorista morreu preso as ferragens e seu corpo foi retirado pelo Corpo de Bombeiros de Assu.

A equipe do ITEP unidade de Caicó, realizou os procedimentos de perícia no local e recolheu o corpo da vítima para exames necroscópicos em sua unidade. As causas do acidente fatal ainda não foram divulgadas. A Polícia Civil vai investigar o sinistro.

*Fim da Linha

Lula convida Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, convidou no início da semana o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) para ser o futuro ministro da Educação.

Ao mesmo tempo, a ideia de Lula é ter a atual governadora do estado Izolda Cela como secretária nacional de Educação Básica.

Camilo deverá dar uma resposta a Lula nestes próximos dias.

Inicialmente o nome de Izolda era cotado para assumir a Educação. É que Lula quer aproveitar a força de senadores eleitos aliados dentro do Congresso, uma vez que muitos bolsonaristas também conquistaram mandatos de deputados e senadores.

Mas Lula decidiu abrir exceção para alguns nomes, como é o caso de Camilo Santana. Outra exceção até o momento foi a do senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), já anunciado para a pasta da Justiça.

Minas e Energia

Além disso, Lula já sinalizou que Renan Filho (MDB-AL) deve ser o ministro de Minas e Energia, uma pasta historicamente comandada pelo MDB do Senado. Saíram de lá, por exemplo, os ex-ministros Edson Lobão e Eduardo Braga.

O convite para Renan Filho ainda não foi formalizado. Lula aguarda para a próxima semana a definição das pastas consideradas políticas, que são aquelas que vão servir para compor a governabilidade.

Para esses ministérios, serão indicados políticos do MDB, União Brasil e PSD, tanto da Câmara quanto do Senado.

A indicação é que o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) pode ficar com a Infraestrutura.

*G1

MOSSORÓ-RN: TÉCNICO DE REDES DA EMPRESA TELECAB MORRE AO SOFRER DESCARGA ELÉTRICA ENQUANTO INSTALAVA INTERNETE EM UMA EMPRESA DA CIDADE

O técnico de redes de internet da empresa Telecab, Diocélio de Lima Pinto, 33 anos, natural de Apodi/RN, morreu vítima de choque elétrico, no final da tarde desta quarta feira 14 de dezembro de 2022, em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Civil, a vítima instalava uma rede de internet em uma empresa, localizada na BR-304, saída para Fortaleza/CE, quando recebeu a descarga elétrica.

No momento em que realizava o serviço de instalação, o técnico teria batido em um fio da rede eletrica de alta tensão. Ao ser atingido pela eletricidade, Diocélio caiu e não resistiu. O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados para o local.

A Perícia do ITEP realizou o trabalho pericial e constatou que o que ocasionou a morte do técnico de redes foi a descarga elétrica. O corpo de Diocélio de Lima Pinto foi recolhido e encaminhado ao IML, onde será examinado e deverá ser liberado para sua família nesta quinta feira (15).

*Fim da Linha

COLUNA DO RN: A despedida dos infortúnios

Já estão em clima de despedida os Deputados Estaduais do RN que não tiveram seu mandato renovado
Os deputados estaduais do RN que não conseguiram a reeleição nas eleições 2022 usaram seus discursos no plenário da Assembleia Legislativa com um certo tom de despedida.
Não é pra menos, esta se aproximando a hora de entregar cadeira, se despedir do plenário e não se sabe quando os mesmos voltarão a serem vistos pelo povo novamente. Esse mundo da política é muito volátil, hoje você é estrela, amanhã é um nome batido e esquecido pelo povo, só basta perder o mandato.
Jacó Jácome (PSD) e Manoel da Cunha Neto (PSB), o Souza como é mais conhecido, discursaram no plenário da Casa com tom de adeus. Afirmam que deixam o Legislativo com o sentimento de dever cumprido.
Fazendo uma retrospectiva, Jacó tentou se eleger depulado federal, mas não obteve sucesso, já Souza nem tentar, ele tentou, e acabou por não disputar às eleições de 2 de outubro. Assim os 2 saem e já estão preparados e se despedindo.

*Coluna assinada pelo Jornalista Rállyson Nunes - DRT - 2233/RN

PINHEIRO SISTEMAS ELÉTRICOS


Criança de 8 anos morre atropelada na Grande Natal; motorista era um policial militar

Uma criança de 8 anos morreu após ser atropelada nesta quarta-feira (14) na rua Pedro Matos, em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. O menino foi identificado como Samuel Thiago Morais Silva.

Segundo informações de familiares, a criança estava atravessando a rua para ir para uma área nas proximidades de um ginásio quando o atropelamento aconteceu.

Após o acidente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o menino morreu ainda no local. As equipes médicas tentaram a reanimação por cerca de 40 minutos.

O motorista responsável pelo atropelamento é um policial militar. Ele se apresentou à delegacia. A Polícia Civil deve investigar o caso para apurar as circunstâncias do acidente.

A rua onde aconteceu a morte é bastante movimentada, principalmente durante o dia. A via dá acesso à BR-226, que corta o município de Macaíba.

*98 FM de Natal

Moraes determina operação contra suspeitos de financiar atos antidemocráticos

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (15), operação contra manifestantes suspeitos de financiar protestos antidemocráticos no país após o resultado das eleições. São 81 mandados de busca e apreensão realizados em oito unidades da Federação.

Agentes cumprem os mandados autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Os mandados são cumpridos contra pessoas físicas e jurídicas identificadas pelas forças federais e locais de Segurança Pública como financiadores dos atos antidemocráticos nas rodovias brasileiras.

Desde o fim do segundo turno das eleições, manifestantes contrários ao resultado têm realizado atos antidemocráticos e estão acampados em frente a quarteis das Forças Armadas em diversas cidades do país. Houve também bloqueio de rodovias e, na última segunda-feira (12), parte do grupo colocou fogo em ônibus e carros e depredou uma delegacia em Brasília.

No início de novembro, rodovias foram bloqueadas em todo o país. Na época, Moraes determinou a “imediata desobstrução” das rodovias bloqueadas pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícias Militares dos estados.

O magistrado também determinou o bloqueio das contas bancárias de 43 empresários suspeitos de financiar atos contra o resultado da eleição presidencial e ordenou a prisão do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, em caso de descumprimento da ordem de desbloqueio das rodovias.

*R7/Jair Sampaio

Sem reajuste do ICMS, municípios do RN podem perder R$ 197 milhões em 2 anos

Municípios do Rio Grande do Norte podem deixar de arrecadar, nos próximos dois anos, R$ 196,9 milhões, caso não seja aprovado na Assembleia Legislativa o reajuste da alíquota de ICMS proposto pelo Governo do Estado.

Os cálculos, divulgados pelo jornal Agora RN e confirmados pelo PORTAL DA 98 FM, são da Secretaria Estadual de Tributação (SET) e consideram que as prefeituras têm direito a 25% de tudo o que o Estado arrecada com o principal imposto estadual. Apesar do prejuízo projetado, a Federação dos Municípios (Femurn) ainda não se pronunciou sobre o projeto.

A maior perda seria da Prefeitura do Natal, que sozinha deixaria de arrecadar R$ 35,5 milhões em receitas de ICMS em 2023 e 2024. Depois, vêm Mossoró, com prejuízo de R$ 17,6 milhões, e Guamaré, com menos R$ 15,2 milhões. Parnamirim deixaria de receber R$ 12,5 milhões.

De acordo com o Governo do Estado, o aumento da alíquota de ICMS é necessário para compensar perdas de arrecadação provocadas pela diminuição do imposto sobre combustíveis, energia e telecomunicações, no meio deste ano. No Rio Grande do Norte, o ICMS sobre combustíveis, por exemplo, teve de cair de 29% para 18%.

A proposta, enviada à Assembleia Legislativa no início da semana, prevê a elevação da chamada alíquota modal dos atuais 18% para 20%, em 2023. Em 2024, a alíquota cairia para 19%. Em 2025, voltaria ao patamar atual, de 18%. O governo espera, nos dois anos, conseguir que o Governo Federal passe a compensar as perdas.

A elevação da alíquota do ICMS foi sugerida aos estados pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). O órgão divulgou um estado apontando que, para compensar parcialmente as perdas de arrecadação provocadas pela redução do ICMS, os estados teriam de subir o imposto para não ter serviços públicos prejudicados.

Para compensar o aumento do imposto que seria aprovado para combustíveis, energia e comunicações, o projeto que está na Assembleia Legislativa prevê, ainda, uma desoneração de impostos sobre itens da cesta básica, caindo dos atuais 18% para 7%.
Lista com as 20 maiores perdas dos municípios, sem reajuste do ICMS – Foto: Reprodução
Perdas de receitas

Segundo a Secretaria Estadual de Tributação, o Estado perdeu, de agosto a novembro, R$ 266,6 milhões em receitas dos três setores mais atingidos, em relação ao mesmo período do ano passado. Já em valores corrigidos pela inflação, essa perda é de R$ 343,8 milhões.

O recolhimento total do ICMS encerrou outubro com uma marca histórica para o ano: queda nominal de 6%, em relação ao mesmo mês de 2021.
CCJ aprova proposta

Nesta quarta-feira (15), o projeto passou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (CCJ), por 5 votos a 1. A aprovação ocorreu em sessão extraordinária da comissão, já que os trabalhos do ano já haviam encerrado.

Apenas o deputado estadual de oposição Subtenente Eliabe (Solidariedade) votou contra o projeto. O presidente da CCJ, deputado George Soares (PV), e os colegas Francisco do PT, Souza Neto (PSB), Vivaldo Costa (PV) e Ubaldo Fernandes (PSDB) votaram favoravelmente.

Antes de ir a plenário, o projeto ainda terá de ser analisado pela Comissão de Finanças, que tem como presidente o deputado de oposição Tomba Farias (PSDB).

*98 FM de Natal