Pesquisar este blog

12 abril 2022

APODI-RN: POR QUE PUBLICAR FOTOS DAS ESTADAS ESBURACADAS?

Ouvindo comentários, sobre as nossas postagens mostrando a situação em que se encontram algumas estradas esburacadas no município de Apodi. 
A pessoa disse que é desnecessária a publicação de fotos, porque estamos no período chuvoso. 
A nossa intenção é mostrar, como estão as condições de tráfego, nas estradas vicinais, que as estradas poderiam ser cuidadas no período que não chove, mas o município não faz e usa a desculpa, que no período chuvoso não tem como fazer. 
Estamos fazendo as cobranças do cidadão, que não tem como falar.
O exemplo, é alto do parque de vaquejadas, que começou a se estragar, no final do período chuvoso de 2021. Postamos aqui várias vezes, e a gestão municipal não se importou e não fez. Agora, está quase intrafegável, oferecendo perigos de acidentes e o prefeito diz que não é possível fazer, devido as chuvas.
O Blog do Erivan Morais é o único de Apodi, que mostra a situação das estradas. A TCM mostrou a buraqueira da RN-233, trecho entre Apodi e Caraúbas, mas não mostra o descaso, que existe na rua Joel do Amaral, rua da própria emissora e no prolongamento, na estrada de acesso às fontes de água mineral (sítio Jatobá). Isso tudo, porque a prefeitura tem um contrato com a emissora, onde paga para divulgar apenas as maquiagens de cidade.
No sítio Jatobá, os moradores estão pagando a taxa de iluminação pública, mas não tem luzes nos postes. Também temos mostrado aqui, mas a Prefeitura não responde às cobranças dos moradores. 
Outra coisa, que ficamos sabendo é, que a Prefeitura está retirando as luminárias da cidade, substituindo por lâmpadas de led e levando para as comunidades rurais. As comunidades rurais merecem a lâmpada de led também. Porque vão pagar. O valor que é pago pelos moradores das comunidades rurais é o mesmo da cidade.
Estamos mostrando a realidade. E a população é quem está reclamando.

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] CARRETA BI TREM TOMBA APÓS EMPRESA DAR COMANDO NO RASTREADOR E BLOQUEAR VEÍCULO ERRADO

Uma carreta Bitrem, tombou na manhã desta terça feira 12 de abril de 2022, na BR 304, no Sítio Hipólito saída para Natal, na Zona Rural de Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com informações, o motorista identificado como José ValderPedro de Pontes, 55 anos, que trafegava sentido Mossoró/Natal passou mal no momento do acidente e foi socorrido para o HRTM (Hospital Regional Tarcísio Maia), com um corte na cabeça.
Segundo relatou o motorista no hospital que graças a Deus está passando bem, o mesmo fez uma entrega em Mossoró e em seguida seguiu para a capital do estado.
A empresa, onde o mesmo presta serviço, recebeu informações de um problema em um veículo, só que ao invés de bloquear o veículo com problema, enviou o comando de forma errada a carreta que ele conduzia.
Imediatamente após o bloqueio, a carreta parou de funcionar travando a direção, fato que o levou a perder o controle do veículo vindo a tombar.
A PRF foi acionada para o local, para controlar o fluxo e evitar outros acidentes.

*Passando na Hora

CAMPO GRANDE/UPANEMA-RN: VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR-110 NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E VEIO A ÓBITO

Uma das vítimas do acidente ocorrido na tarde desta terça-feira, 12/04, por volta das 12:50hs, na BR-110, entre as cidades de Upanema e Campo Grande/RN veio a óbito.
A vítima identificada por Antônio Braz dos Santos, 65 anos, residente em Jardin do Seridó, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito quando estava sendo encaminhado para Mossoró.
A outra vítima do acidente não teve hematomas e passa bem.

*CG na Mídia

Pesquisa da Emparn identifica 25.306 espelhos d'água no Rio Grande do Norte

O RN possui 25.306 espelhos d´água- entre açudes, aterro barragens e lagoas (corpos hídricos). Esse dado é fruto da pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) no período de 2019 a 2022. A quantidade de espelhos d´água identificados pela EMPARN é 11 (onze) vezes mais do que o último levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SERHID) em 1998, que foi de 2.254 corpos hídricos. Em termos de área ocupada pelos espelhos d´água (bacia hidráulica), 93,47% dos corpos hídricos tem área (bacia hidráulica) menor que cinco hectares.

“A pesquisa visa contribuir com a atualização dos corpos hídricos no sentido de subsidiar a construção de uma política estadual de recursos hídricos como também nas atividades de planejamento dos instrumentos da política estadual de recursos hídricos, onde a unidade de planejamento são as bacias hidrográficas”, disse o pesquisador da Emparn que coordenou os trabalhos, Nelson Césio Fernandes Santos.

O levantamento utilizou imagens do satélite Sentinel-2a/2b e as bandas 2, 3, 4 e 8 do ano de 2019, que permitem maior definição quanto a diferenciação das superfícies de água e os demais elementos da superfície terrestre.

“Diversos fatores como a resolução e gratuidade das imagens de satélites; a frequência com que passa pelo mesmo local; os softwares de geoprocessamento; a tecnologia da informação e a velocidade de processamento de dados e imagens, contribuíram para uma melhor precisão na identificação dos corpos hídricos”, disse Nelson.
Resultados
Entre os principais resultados obtidos, a pesquisa mostrou que a bacia Piancó-Piranhas-Açu é a que tem a maior quantidade de corpos hídricos com 10.446 espelhos d´água, equivalente a 41,28% do total identificado, seguido da bacia Apodi-Mossoró com 8.546 espelhos d´água, o que equivale a 33,77% do total. “Apesar da bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu ter a maior quantidade de açudes, a mesma não tem o maior percentual com área alagada que é de 1,96%, ficando em primeiro lugar a bacia hidrográfica Faixa Litorânea Leste de Escoamento Difusa 16-2, com 7,42% e na média o Estado tem 1,18% de área alagada”, analisou o pesquisador.

De acordo com a pesquisa, o município de Caicó, é o que tem a maior quantidade de espelhos d´água com 1.018 seguido pelos municípios de Santana do Matos, Currais Novos, Jucurutu, Caraúbas e Mossoró, com 944, 823, 706, 636 e 596, respectivamente.

Já com relação ao percentual de área territorial ocupada com recursos hídricos, o município de Assu com 7,28% é o primeiro lugar, seguido por Maxaranguape (4,76%), Tibau (4,36%), São João do Sabugi (4,18%) e Campo Grande (4,14%). “Os municípios de Parazinho e Senador Georgino Avelino no ano de 2019 não apresentaram nenhum corpo hídrico”, comentou Nelson.

Os dados dos corpos hídricos levantados neste estudo mostram a importância da atualização dos corpos hídricos para a política estadual de recursos hídricos como também nas atividades de planejamento dos Instrumentos da política estadual de recursos hídricos, ainda na área de recursos hídricos essa pesquisa se aplica no planejamento da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Outra demanda importante que essa pesquisa identificou é no planejamento das ações municipais quanto ao uso do solo e dos recursos hídricos. Até o final do primeiro semestre a Emparn irá publicar o detalhamento dos resultados em um novo boletim de pesquisa.

Sobre o pesquisador:

Nelson Césio Fernandes Santos é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN.

*Difusora de Mossoró

CAMPO GRANDE/UPANEMA-RN: MOTORISTA PERDE CONTROLE DE CARRO E CAPOTA NA BR-110

Na tarde desta terça-feira, 12/04, por volta das 12:50hs, foi registrado um grave acidente na BR-110, entre as cidades de Upanema e Campo Grande/RN.
De acordo com as informações, o motorista de uma strada estava em alta velocidade, quando na Curva das proximidades da Fazenda de Manoel Cidô perdeu o controle do veículo, desceu um barranco e capotou várias vezes.
No veículo iam duas pessoas, uma não teve nenhum hematoma, já a outra ficou presa nas ferragens e logo em seguida foi socorrida para o Hospital Municipal de Upanema.
A Polícia Militar de Campo Grande foi acionada, porém chegando ao local não tinha ninguém.
Não tivemos identificação das vítimas.
*CG na Mídia

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!


Polícia Civil investiga suspeito por exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsa identidade em Ielmo Marinho no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, divulgou, nesta segunda-feira 11 de abril, novas informações sobre o caso de um suspeito de praticar os crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsa identidade no município de Ielmo Marinho. O caso permanece em investigação, inclusive para chegar à identidade e à naturalidade do suspeito.
Segundo depoimentos, a suspeita de falsidade ideológica teria sido levantada após a compra de medicamentos de um paciente com assinatura de um registro médico cancelado. A partir disso, o caso foi levado para o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CRM-RN), que realizou a fiscalização junto à gestão municipal de Ielmo Marinho, que tomou conhecimento da situação.
De acordo com o município, o serviço prestado por médicos plantonistas era terceirizado e a empresa contratante não possuía conhecimento acerca da posse do falso médico nos plantões.
A Polícia Civil informa que as diligências estão em andamento e solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, que possam auxiliar na identificação e, posterior, localização do suspeito.

*Assecom PC/RN/Fim da Linha

Walter, Garibaldi e Jean posam para foto com Lula durante jantar em Brasília que discutiu chapa PT/MDB no RN

Jantar ocorreu na casa do ex-senador Eunício Oliveira - Foto: Ricardo Stuckert / PT
O deputado federal Walter Alves, presidente estadual do MDB, e o ex-senador Garibaldi Alves Filho, presidente de honra do partido no Rio Grande do Norte, participaram de um jantar na noite desta segunda-feira (11) em Brasília que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O senador Jean Paul Prates (PT-RN) também participou do encontro, que ocorreu na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE).

A conversa foi registrada em duas fotos. Na primeira, estão Walter, Garibaldi, Jean, Lula, o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE). Na segunda, Walter e Garibaldi posaram sozinhos com o ex-presidente.

Durante o jantar, que contou ainda com a presença de outros senadores da oposição ao governo Jair Bolsonaro, foi discutida a possibilidade de o MDB apoiar Lula já no 1º turno da eleição presidencial, e mais especificamente a aliança entre as duas legendas no Rio Grande do Norte. O encontro dos emedebistas com Lula foi organizado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos coordenadores da pré-campanha do petista à Presidência.

Segundo apurou a reportagem do PORTAL DA 98 FM, o ex-presidente Lula deu as “bênçãos” para que o deputado Walter Alves seja vice na chapa à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). O anúncio formal, contudo, será feito depois, pela própria governadora. A foto, contudo, indica que a aliança está praticamente selada.
Ex-presidente Lula posa para foto com Walter Alves e Garibaldi em Brasília – Foto: Ricardo Stuckert / PT
Ao blog da jornalista Daniela Freire, Garibaldi afirmou que o assunto principal do jantar foi a “a sucessão no RN”.

O ex-senador acrescentou que o anúncio da chapa, caso confirmada, deverá ser feito exclusivamente por Fátima Bezerra. “Estamos ainda conversando. Há um apelo para que concluído o processo só venha a ser anunciado aí pela governadora. Mas está caminhando bem”, disse ele à jornalista.

O deputado Walter Alves postou a foto nas redes sociais na manhã desta terça (12). “Ontem à noite, jantar na residência do senador @Eunicio que reuniu lideranças do MDB e o presidente @LulaOficial”, resumiu.

*Fonte: 98 FM de Natal

EXTREMOZ-RN: PRESIDIÁRIO MORRE APÓS AGREDIR A ESPOSA E TROCAR TIROS COM A POLÍCIA

Um homem identificado como Railson Fernandes de Souza, morreu em confronto com policiais militares, na noite dessa segunda-feira (11), no centro da cidade de Extremoz, região metropolitana de Natal. O indivíduo era presidiário do regime semiaberto e estava mantendo a esposa em cárcere privado.
De acordo com a polícia Railson ainda chegou a ameaçar a companheira e agredi-la antes da chegada de uma guarnição que foi recebida a tiros. O presidiário tinha retirado a tornozeleira eletrônica e após ser atingido durante o confronto ainda foi levado para o hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos.

CORONAVÍRUS: RN volta a registrar óbito após 10 dias consecutivos sem mortes por Covid-19

Em boletim divulgado na manhã de hoje (12), pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), o Estado tem um novo registro de óbito por Covid na capital potiguar.
O registro acontece após a secretaria ter divulgado e celebrado ontem a marca de 10 dias consecutivos sem novas mortes registradas em decorrência do vírus no Rio Grande do Norte, além da baixa ocupação dos leitos críticos – abaixo de 9%.
No boletim divulgado hoje, o número de casos confirmados e notificados para a Covid nas últimas 24h também aumentou, foram 260 casos e ontem era de 52.
A Sesap reforça a importância de completar o quadro vacinal.

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


Redes caem matando em Eduardo Bolsonaro após crítica de Huck

No domingo, 10, enquanto apresentava seu programa, Luciano Huck fez questão de reservar um momento para prestar solidariedade à Miriam Leitão.

Na última semana, a jornalista foi atacada por Eduardo Bolsonaro, que debochou das torturas que ela sofreu durante a ditadura militar e insinuou que poderia se tratar de uma invenção. “Ainda com pena da cobra”, escreveu o 03 em seu perfil do Twitter, referindo-se ao episódio em que Miriam foi colocada nua em um quarto escuro junto com uma jiboia.

Sem citar o filho do presidente, Huck expressou sua revolta com o caso. “Miriam Leitão essa semana foi covardemente atacada nas redes, uma mulher que foi torturada grávida e tem gente que tem coragem de debochar”, disse.
Eduardo, então, respondeu à “indireta” nesta segunda-feira, 11, e chamou o global de “insensível”. A reação do público, no entanto, não foi como deputado esperava. Em vez de receber as típicas mensagens de apoio de seu “clã” virtual, os comentários questionam o envolvimento de Eduardo com uma emenda suspeita de fraude.

*Blog da Cidadania

Reservas hídricas estaduais somam 42% da sua capacidade; Itans está com 2,44% da sua capacidade total

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (11), indica, que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 1.856.039.937 m³, percentualmente, 42,40% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No relatório divulgado no dia 04 de abril, as reservas hídricas acumulavam 1.822.928.995 m³, equivalentes a 41,65% da sua capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.215.250.684 m³, correspondentes a 51,21% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Na última segunda-feira, o manancial estava com 1.193.807.767 m³, equivalentes a 50,31% da sua capacidade total.

O segundo maior manancial do RN, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 217.694.160 m³, percentualmente, 36,3% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 04 de abril, o reservatório estava com 215.955.460 m³, correspondentes a 36,01% da sua capacidade.

A barragem Umari, localizada em Upanema, recebeu águas das últimas chuvas e acumula 173.876.156 m³, equivalentes a 59,38% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No último relatório divulgado, o manancial estava com 169.433.405 m³, percentualmente, 57,86% da sua capacidade total.

O açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, foi o reservatório que teve maior aumento percentual de volume nos últimos dias, acumula 5.942.897 m³, correspondentes a 39,57% da sua capacidade total, que é de 15.017.379 m³. No dia 04 de abril, ele estava com 4.650.837 m³, equivalentes a 30,97% da sua capacidade total.

Outro manancial que vem recebendo bom aporte hídrico é o açude Morcego, localizado em Campo Grande. O reservatório acumula 3.161.358 m³, percentualmente, 47,13% da sua capacidade total, que é de 6.708.331 m³. Na última segunda-feira, ele estava com 2.580.026 m³, equivalentes a 38,46% da sua capacidade.

Atualmente, dois reservatórios monitorados pelo Igarn permanecem com 100% da sua capacidade, são eles: o açude público de Encanto e o açude Beldroega, localizado em Paraú.

Os mananciais monitorados que estão com mais de 80% da sua capacidade, são: Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 87,33%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 86%; Flechas, localizado em José da Penha, com 92,09%; e o açude público de Marcelino Vieira, com 96,36%.

Os açudes que continuam com volumes abaixo dos 10% da sua capacidade, são: Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,43%; Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 1,9%; Itans, localizado em Caicó, com 2,44%; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, com 3,73%; Dourado, localizado em Currais Novos, com 4,36%; Caldeirão de Parelhas, com 6,69%; Japi II, localizado em São José do Campestre, com 7,01%; Brejo, localizado em Olho-d’Água do Borges, com 8,73%; e Marechal Dutra (Gargalheiras), localizado em Acari, com 9,52%.