Pesquisar este blog

18 novembro 2022

Moraes intima prefeito de Natal a esclarecer suposta omissão em desbloqueio de vias

Adriano Machado/Reuters
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o prefeito de Natal (RN), Álvaro Costa Dias (PSDB-RN), a se manifestar após o Ministério Público estadual afirmar que o político está descumprindo as ordens de desbloquear as vias da cidade onde ocorrem manifestações.

O MPRN disse ao Supremo que os manifestantes bloquearam a Avenida Hermes da Fonseca desde que foi divulgado o resultado do segundo turno das eleições presidenciais.

“Intime-se, com urgência, inclusive por meios eletrônicos, o Prefeito de Natal/RN, sobre a manifestação apresentada nos autos pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, para que, em 48 horas apresente as medidas concretas tomadas pela municipalidade, sob pena de responsabilidade”, disse Moraes no despacho.

*CNN Brasil

COPA DO MUNDO 2022 COMEÇA NO DOMINGO

A abertura está prevista para começar às 12h (de Brasília) do dia 20 de novembro. Tradicionalmente, o evento ocorre antes da primeira partida da Copa do Mundo. A princípio, ocorreria no dia 21 de novembro, mas a organização do torneio mudou para o dia 20 de novembro, junto com o duelo entre Catar e Equador.

Local
O estádio Al Bayt será o palco da abertura da Copa do Mundo. Ao todo, o estádio sediará oito partidas da competição: seis na fase de grupos, um jogo das oitavas de final e um jogo das semifinais. Ele fica a 40 quilômetros de Doha, na cidade de Al Khor.

Onde assistir
A TV Globo, o GloboPlay, o Sportv e o ge transmitem ao vivo a cerimônia de abertura da Copa do Mundo. A narração será de Luís Roberto.

Atrações
Até o momento, não há muitos detalhes sobre as atrações confirmadas. Dois nomes estão certos: o cantor sul-coreano Jung Kook, do grupo de k-pop BTS, e o rapper Lil Baby, responsável por uma das músicas da trilha sonora da Copa do Mundo.
Outros nomes especulados são o grupo de rap Black Eyed Peas e os cantores Robbie Williams e Nora Fatehi.
Em 2018, na Rússia, a cerimônia também teve números de dança e discursos dos presidentes da Fifa, Gianni Infantino, e da Rússia, Vladimir Putin.

*Informações do ge

PAU DOS FERROS-RN: PREFEITURA VAI REALIZAR CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura de Pau dos Ferros, principal cidade do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, vai realizar concurso público para suprir e ampliar vagas no quadro geral de cargos efetivos. A prefeita Marianna Almeida (PSD) encaminhou projeto à Câmara Municipal, com pedido de autorização para realização do processo seletivo.

A prefeita afirma que o concurso se justifica em razão da carência nos quadros de servidores, especialmente nas áreas da saúde e educação, “haja vista o caráter contínuo da prestação de serviços públicos, bem como em razão do número de contratados temporariamente, o que evidencia o interesse público e a necessidade de contratação.”

De acordo com o Projeto do Executivo, serão criados 23 cargos de provimento efetivo, e ampliados em 58 o número de vagas de outros cargos existentes.

O concurso será conduzido pela Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperv/UFRN). A previsão é que o edital seja lançado nos próximos dias, logo após a aprovação do projeto pelos vereadores.

Cargos

De acordo com o projeto, ficam criados 23 cargos e o provimento efetivo ampliado em 58 vagas de outros cargos já existente. Os cargos contemplam professores, pedagogos, assistentes sociais, advogados, contadores, técnicos administrativos, entre outros cargos de ensino médio.

O projeto registra que o provimento dos cargos efetivos levará em conta a aprovação em concurso público de provas e títulos. Os candidatos que não comprovarem que satisfazem as condições dispostas no Edital de Concurso, uma vez identificados, poderão ser eliminados do concurso a qualquer tempo, declarado sem efeito o seu ato de nomeação.

No preenchimento das vagas será obedecida a ordem de classificação, sendo realizada a convocação de acordo com o interesse e necessidade da Administração Pública, cabendo à gestão municipal decidir acerca da oportunidade e conveniência das nomeações, respeitando-se a disponibilidade financeira orçamentária.

*Jornal de Fato

AMANHÃ TEM PROGRAMA "ALÔ EDUCAÇÃO" NA CIDADE FM!!!!

Amanhã, 19 de novembro tem programa "ALÔ EDUCAÇÃO" com apresentação do Professor Roberland e a participação dos Professores: Esp. Jerfeson - Matemática, Me. Kaio Cézar - Química, Ma. Hortência - Biologia e Me. Pedro Bandeira - Física.
Haverá muitas dicas para as provas do ENEM, que serão aplicadas no domingo(20).
Sábado, a partir das 11 horas, na Cidade FM. A Rádio de Apodi!!!!

NATAL-RN: Homem é morto e outro fica ferido após atentado a tiros em frente a lanchonete na Zona Oeste da Capital

Um homem morreu e outro ficou ferido após um atentado a tiros que aconteceu em frente a uma lanchonete no bairro Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste de Natal, na noite de quinta-feira (17).
Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que uma das vítimas estava dentro de um carro e a outra, do lado de fora, quando criminosos armados se aproximaram em outro veículo e começaram a atirar.
O caso aconteceu na Rua Marcos Falcão, próximo ao cruzamento com a Rua dos Caicós (conhecida como Avenida 7).
Ainda de acordo com a PM, um dos homens atingidos pelos disparos foi socorrido com vida pela própria população ao Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da cidade.
No local do crime, a equipe encontrou um homem sem vida dentro do veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionado ao local, mas confirmou o óbito da vítima.
Até a manhã desta sexta-feira (18) o corpo estava na sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), ainda sem a identificação oficial.
O g1 procurou a Polícia Civil, mas não recebeu informações sobre o crime até a última atualização desta matéria.

*Do G1 RN

CONVITE DE CANTORIA! É AMANHÃ!!!!!

Grande cantoria no Sítio Lagoa Amarela, nas imediações do Sítio Córrego, em Apodi-RN.
Venham prestigiar um espetáculo da arte do improviso autêntico.
Próximo sábado dia 19/11.

APODI-RN: HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO É PRESO NO BAIRRO GARILÂNDIA

A Polícia Militar de Apodi prendeu na manhã desta sexta-feira (18), um homem foragido da justiça. O homem com mandato de prisão em aberto estava em circulação pelo município de Apodi.

Segundo informações repassadas, por volta das 9h:20min de hoje, uma guarnição da Rádio Patrulha composta pelos Sargentos Túlio e Hélio e pela Sd Eduarda, se encontrava em patrulhamento no bairro da Garilândia, quando se depararam com a pessoa de Weliabio Morais Costa, 26 anos, conhecido por Gaguinho de Urânia.

Durante a abordagem os policiais puxaram a ficha criminal do homem abordado e foi constatado um mandado de prisão em aberto contra o mesmo.

Com o mandado de prisão em aberto, o homem foi conduzido até a delegacia de Apodi e em seguida para o CDP, onde ficará a disposição da justiça.

*Fonte: Radar RN

Moraes avalia que prisão especial para pessoas com curso superior é inconstitucional e vota para acabar com privilégio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (18) para derrubar a previsão de prisão especial para quem tiver diploma de curso superior antes da condenação definitiva.

Moraes é relator de uma ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2015 que questiona o benefício previsto no Código de Processo Penal. A procuradoria defende que a norma viola a Constituição, ferindo os princípios da dignidade humana e da isonomia.

Os ministros julgam a ação no plenário virtual, quando os votos são inseridos no sistema eletrônico da Corte e não há debates. A prisão especial prevista em lei não tem características específicas para as celas – consiste apenas em ficar em local distinto dos presos comuns.

No voto apresentado, Moraes concorda que a norma é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. O ministro afirmou que não há justificativa para manter um benefício que, segundo ele, transmite a ideia de que presos comuns não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado.

“A norma impugnada não protege uma categoria de pessoas fragilizadas e merecedoras de tutela, pelo contrário, ela favorece aqueles que já são favorecidos por sua posição socioeconômica. Embora a atual realidade brasileira já desautorize a associação entre bacharelado e prestígio político, fato é que a obtenção de título acadêmico ainda é algo inacessível para a maioria da população brasileira”, diz Moraes.

“A extensão da prisão especial a essas pessoas caracteriza verdadeiro privilégio que, em última análise, materializa a desigualdade social e o viés seletivo do direito penal, e malfere preceito fundamental da Constituição que assegura a igualdade entre todos na lei e perante a lei”, escreveu.

*98 FM de Natal

PINHEIRO SISTEMAS ELÉTRICOS


GROSSOS-RN: CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO MORTO BOIANDO EM AREA DE SALINAS NO MUNICÍPIO

O corpo de um homem até o momento sem identificação oficial, foi encontrado, na noite de quinta feira 17 de novembro de 2022, boiando em uma áreade salinas, próximo de um viveiro de camarão, na cidade de Grossos na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.
Segundo as informações da equipe pericial o corpo já estava em avançado estado de decomposição e não foi possível identificar marcas de violência. Para retirada do cadáver do local, foi necessário a ação do Corpo de Bombeiros. O corpo foi removido pelo ITEP para exame necroscópico que pode confirmar a causa da morte e a identificação da vítima.
Familiares de Aldízio Augusto da Silva, que esta desaparecido há cerca de 15 dias estiveram ao local e suspeitaram de que seja ele mesmo. Diante da situação do corpo, não foi possível a identificação e isso só será possível através de exames.

*Fim da Linha

Governo Bolsonaro furou teto em quase 800 bilhões e mercado não gritou

O governo Bolsonaro furou o teto de gastos em R$ 794,9 bilhões (de acordo com FGV IBRE) de 2019 a 2022.
E o mercado não reagiu.
O dólar não subiu, a bolsa não caiu.
O presidente eleito Lula justifica o combate à fome registrado no mapa da fome da ONU para tentar furar o teto em pouco mais de R$ 180 bilhões.
O mercado grita horrores.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

APODI-RN: CANTORIAS DO POETA JANAILSON CARDOSO NO MES DE NOVEMBRO

MOSSORÓ-RN: 142ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - FLANELINHA COM PASSAGENS PELA POLÍCIA É MORTO NO BAIRRO SANTO ANTONIO

Mossoró registra mais um assassinato, elevando para 142 o número de homicídios na cidade em 2022. O crime aconteceu por volta das 02h00min desta sexta feira 18 de novembro na Rua Pedro Velho, nas imediações do Vuco Vuco no Bairro Santo Antônio. A vítima foi o flanelinha, Jeff Duarte Fernandes de Amorim, conhecido como “Boera”, que completaria 36 anos neste sábado (19).

Moradores da localidade relataram para a polícia, que ouviram cerca de oito disparos de arma de fogo, por volta das 02h00min, mas ninguém saiu fora para ver o que tinha acontecido. Na manhã de hoje, por volta das 05h00min, o corpo foi visualizado em via pública e chamara a PM, que isolou o local até a chegada do ITEP e da Polícia Civil.

Boera como era mais conhecido, tinha passagens pelo Sitema Prisional, por crimes de furto e posse ilegal de arma de fogo. Ele atuava como flanelinha na área do Vuco Vuco. A perícia contabilizou seis perfurações de tiros pelo corpo da vítima. O calibre da arma usada no crime, segundo a perita Emanuela Pinheiro é compatível com 380. Cápsulas do mesmo calibre foram recolhidas do local, pela equipe pericialO corpo de Jeff Duarte foi recolhido após a perícia e encaminhado para exames de newcropsia no IML do ITEP unidade local. A 10º Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime. Até o momento a polícia desconhece a motivação e a autoria do assassinato.
VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA
*Fim da Linha

Tire suas dúvidas sobre o segundo dia de provas do Enem, que ocorre neste domingo (20)

Neste domingo (20), será aplicada em todo o país a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir das 13h30. Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h. Os candidatos resolverão as questões de matemática e de ciências da natureza, que englobam química, física e biologia. Ao todo, serão 90 questões objetivas. A primeira prova foi aplicada no último domingo (13).

Para não ter imprevistos e estar bem preparado para a prova é importante estar atento aos horários, locais de prova e saber o que pode e o que não pode ser feito durante a prova.

É importante que o estudante inscrito no Enem 2022 acesse a Página do Participante para ter em mãos o Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser impresso.

Este documento possui informações fundamentais para o candidato, como o seu número de inscrição no Enem, a hora e o local de prova, o idioma da prova de língua estrangeira e, quando for o caso, informações sobre atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Os horários do Enem têm como base na hora oficial de Brasília. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e se fecham às 13 horas. As provas começarão a ser aplicadas às 13h30. O horário máximo para o término da prova e entrega do cartão de respostas é 18h30.

Vale lembrar que mesmo que o candidato já tenha finalizado a prova, ele só poderá sair do local a partir das 15h30. Somente os estudantes que saírem após as 18 horas poderão levar consigo o caderno de questões da prova.

No caso de o candidato estar com covid-19, ele deve acessar a Página do Participante e solicitar a reaplicação do exame; pacientes positivados não devem comparecer à prova.

O que levar e o que não levar?

Por conta da transmissão do coronavírus, o uso de máscara nos locais de prova é obrigatório.

O candidato deverá portar algum documento oficial com foto, seja ele físico ou digital. Entre eles estão o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e o e-Título.

O estudante pode levar consigo uma garrafa de água e lanches para consumir durante a prova. São proibidos bebidas alcoólicas e cigarros.

A caneta usada deve ser esferográfica de tubo transparente e de tinta preta. Não serão permitidas canetas azuis e coloridas, assim como também lápis e borracha.

Também é proibido o uso de boné, viseira, chapéu e gorro, óculos escuros e relógios. Entretanto, não há nenhuma regra sobre o uso de vestimentas.

Aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, calculadoras, gravadores e fones de ouvido, assim como anotações, livros e apostilas também são proibidos.

Se o participante portar qualquer um destes itens será orientado pelo fiscal e deverá guardar os pertences em um plástico vedado, que só poderá ser aberto ao final da prova. Mochilas também devem ficar em um local reservado para esse fim.

*Brasil de Fato

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

COLOQUE Deus, conscientemente, em tudo o que faz, em todos os seus problemas.
E verificará que seus sofrimentos se transformarão em experiência e aprendizado.
Coloque Deus em todos os seus pensamentos, e sua vida se transformará num hino de alegria e louvor, porque as dores se esvairão como as trevas, que desaparecem aos primeiros clarões das luzes da aurora...