quinta-feira, 30 de julho de 2020

RN COM RESERVAS HÍDRICAS DE 55% DA CAPACIDADE ATÉ O MÊS DE JULHO

Já a barragem Marechal Dutra, conhecida também como Gargalheiras, localizada em Acari, está com 31,74% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. — Foto: Heráclito Patrício/Igarn
O monitoramento feito pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) nos 47 reservatórios com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos apontou que as reservas hídricas do Estado estão com 55,55% da capacidade total.

Os dados mostram que as reservas somam 2.431.342.926 m³, enquanto a capacidade total do Estado é de 4.376.444.842 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual com 2,37 bilhões de metros cúbicos, está com 1.533.987.376 m³, percentualmente 64,64% da capacidade total. No mesmo dia 30 de julho de 2019, o reservatório estava com 786.152.000 m³, que correspondiam a 32,76% da sua capacidade.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, com capacidade para 599.712.000 m³, está acumulando 207.261.960 m³, que correspondem a 34,56% do volume total do reservatório. No mesmo período de 2019 o manancial estava com 144.150.181 m³, que percentualmente, correspondiam a 24,04% do seu volume total.

A barragem Umari, localizada em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, está reservando 262.344.229 m³, em termos percentuais, 89,59% do volume máximo. No final de julho de 2019 o manancial estava com 112.365.178 m³, percentualmente, 38,37% da sua capacidade.

O açude Itans, localizado em Caicó, está com 10.499.227 m³, que correspondem a 13,84% do seu volume máximo que é de 75.839.349 m³. Neste mesmo período do ano passado o açude estava com 1.314.500 m³, correspondentes a 1,61% da sua capacidade.

Já a barragem Marechal Dutra, conhecida também como Gargalheiras, localizada em Acari, está com 14.098.283 m³, que correspondem a 31,74% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. No mesmo período de julho do ano passado o reservatório acumulava 238.595 m³, correspondentes a 0,54% da sua capacidade.

Segundo o diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa, as reservas hídricas atingidas durante a quadra chuvosa deste ano possibilitam tranquilidade para chegar ao próximo ano atendendo às necessidades de usos múltiplos.

“A quantidade de reserva hídrica acumulada durante este inverno foi a melhor dos últimos 8 anos, o que nos possibilita acreditar que conseguiremos atender às diversas demandas pelo uso da água, tanto para as populações, quanto para o agronegócio, agricultura familiar, pecuária, indústria, enfim, todos os usos com mais tranquilidade realizando uma boa gestão e consigamos chegar à próxima quadra chuvosa de 2021 em condições melhores do que entramos nessa e com um novo ciclo de chuvas dentro do normal possamos continuar a recuperação das nossas reservas”.

Ele ressalta ainda a necessidade da população evitar o desperdício de água. “Ressaltamos ainda a necessidade do uso consciente da água, que naturalmente, com esse período de pandemia, já tem seu consumo aumentado, para que possamos manter o maior quantidade de água, pelo maior tempo permissível nas nossas reservas hídricas”, disse Auricélio Costa.

Situação das lagoas
  • A Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está atualmente com 100% da sua capacidade que é de 11.019.525 m³.
  • A Lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 10.682.573 m³, percentualmente, 96,46% da sua capacidade total que é de 11.074.800 m³.
  • A Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, está com 46.178.708 m³, correspondentes a 54,8% da sua capacidade total de acumulação que é de 84.268.200 m³.
*Do G1 RN

Luiz di Souza será homenageado com Título de Doutor Honoris Causa da UERN

UERN - O professor Luiz di Souza, primeira vítima fatal da Covid 19 no Rio Grande do Norte, será homenageado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Título Honorífico “Doutor Honoris Causa“. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Universitário (Consuni) realizada nesta terça-feira (28), através da Plataforma Google Meet.

Durante mais de 20 anos, o professor Luiz Di Souza dedicou-se ao ensino superior na UERN, contribuindo com a graduação, iniciação científica, extensão e pós-graduação. Entre seus projetos, destaca-se o grupo Fanáticos da Química, que utiliza a linguagem lúdica na popularização da Ciência.

Luiz Di Souza era lotado no Departamento de Química e fazia parte do corpo efetivo do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UERN). Tinha graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1987), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorado em catalise bioquímica pela EEL-USP.

O professor Luiz Di Souza faleceu no dia 28 de março de 2020, aos 61 anos, sendo a primeira vítima de Covid-19 registrada no Rio Grande do Norte.

A indicação para a homenagem partiu do Gabinete da Reitoria. Em sua defesa, o reitor Pedro Fernandes destacou a dedicação de Luiz à Universidade, à Ciência e a seus alunos. “Luiz foi um gigante. Sua vaidade era publicar, trabalhar, ensinar, ajudar e orientar seus alunos. Já fazia experimentos e publicava suas pesquisas em uma época em que não tínhamos um só reagente. Seu trabalho extrapolou a Universidade, que rende suas homenagens a este grande educador”, afirmou o reitor em meio à emoção da votação do nome do professor para a concessão do título.

O diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Lima Júnior, também foi tomado pela emoção, assim como outros professores e técnicos administrativos que conviveram com o professor Luiz di Souza. Para Lima, uma homenagem cheia de simbolismo neste ano, marcado pela tragédia da pandemia do novo coronavírus. “O professor Luiz tem um histórico impactante tanto na pesquisa, como no ensino à arte, no seu papel como professor e como pessoa. Ele tinha sido indicado em várias categorias, por outras unidades, e os colegas reconheceram a necessidade e a importância de homenageá-lo neste ano. Ficamos muito felizes e emocionados com esta homenagem”, afirmou.

Além do Título de Doutor Honoris Causa, o Consuni também deliberou sobre os demais títulos e diploma que serão entregues na Assembleia Universitária dos 52 anos da UERN, prevista para o dia 28 de setembro. Serão homenageados:

  • Francinilda Honorato dos Santos, com o Diploma do Mérito Administrativo – Proposição da Faculdade de Educação;
  • Paulo Afonso Linhares, com o Título de Professor Emérito – Proposição da Faculdade de Direito;
  • José Bezerra de Assis, com o Título de Professor Honoris Causa – Proposição do Campus Avançado de Patu.

NATAL-RN: CARRO DA PM BATE EM ÔNIBUS DURANTE PERSEGUIÇÃO, FICA DESTRUÍDO E SUSPEITOS CONSEGUEM FUGIR

Carro da PM ficou com frente destruída após bater em ônibus durante perseguição policial em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um carro do 1º Batalhão da Polícia Militar que estava em perseguição a suspeitos bateu em um ônibus e ficou com a parte dianteira completamente destruída. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (29) no cruzamento da Avenida Presidente José Bento (Avenida 3) e a Rua dos Canindés (Avenida 6), no bairro Alecrim, Zona Leste da capital potiguar. Ninguém ficou ferido.
Três militares perseguiam suspeitos em uma motocicleta possivelmente roubada. Eles receberam denúncias que a dupla estava praticando assaltos no bairro Alecrim. Durante a ação, a moto cruzou o sinal vermelho.
O policial que dirigia a viatura disse que freou, mas a roda traseira travou e a viatura bateu violentamente no ônibus, que tinha cerca de 40 passageiros.
Com a batida, os bandidos na moto conseguiram fugir da perseguição e não foram mais localizados.
Viaturas de outras áreas estiveram no local e agentes da Secretaria de Trânsito foram chamados para registrar a ocorrência. Um reboque também foi acionado para retirar o carro da PM do meio do cruzamento. 


*Do G1 RN

PARNAMIRIM-RN: HOMEM É BALEADO E MORRE EM CONFRONTO COM A PM

Viaturas do Batalhão de Choque da PM após operação em Parnamirim, RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um homem morreu após um confronto entre policiais militares e suspeitos de integrarem uma facção criminosa na noite desta quarta-feira (29) em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. O tiroteio aconteceu na região conhecida como Mar da Galileia, no bairro Passagem de Areia.
Quatro carros com equipes do Batalhão de Policiamento de Choque faziam uma operação chamada "saturação" na comunidade e no condomínio Nova Vida. A área é considerada "crítica" pelos policias, por ter vários pontos de consumos de drogas. Segundo os militares, uma facção criminosa estaria se preparando para invadir a área dominada por outra.
Ao entrar na comunidade, os militares se depararam com homens armados, que atiraram contra as viaturas. Os policiais revidaram. Um dos suspeitos ficou ferido no confronto. Ele foi socorrido pelos próprios policiais, mas, segundo agentes, não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Deoclécio Marques. 

Arma apreendida com suspeito que morreu em confronto com policiais militares em Parnamirim — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Com o suspeito, foi apreendido um revólver calibre 38, com duas cápsulas deflagradas. Na arma apreendida, ainda havia quatro balas "picotadas", que falharam, segundo os policiais. Nenhum militar se feriu na ação.
Os outros suspeitos conseguiram fugir. O caso foi registrado na Central de Flagrantes da Polícia Civil.


*Do G1 RN

LAJES-RN: Enxame de abelhas invade cabine, motorista perde controle e vira caminhão na BR-304 no RN

Motorista perdeu controle de caminhão após enxame de abelhas invadir cabine, segundo a PRF. Caso acontece na BR-304, no RN — Foto: PRF/Divulgação
Um enxame de abelhas invadiu a cabine de um caminhão e provocou um acidente na BR-304, próximo ao município de Lajes, na região central do Rio Grande do Norte, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (30). Ninguém ficou ferido.
Ainda de acordo com as informações da PRF, com a invasão das abelhas no caminhão, o motorista perdeu controle do veículo e acabou virando na estrada. A carga levada pelo caminhão articulado não foi informada.
No início da tarde desta quinta-feira (30), o veículo já havia sido tirado da pista e colocado no acostamento.

*G1 RN

PARAÚ/TRIÚNFO POTIGUAR-RN: MOTORISTA PERDE CONTROLE DE CAMINHÃO E CAPOTA NA RN-233

Na tarde desta quinta-feira, 30/07, foi registrado um acidente tipo capotamento na RN-233 entre as cidades de Paraú e Triunfo Potiguar/RN.
De acordo com as informações, o motorista perdeu o controle do caminhão e desceu o barranco, vindo a capotar.
Este mesmo caminhão já se envolveu em acidente na cidade de Campo Grande e também em outros locais.
Graças a Deus ninguém saiu ferido.


*CG na Mídia

AREIA BRANCA-RN: [VÍDEO] GRANDE TUBARÃO FOI CAPTURADO NA COSTA DE PONTA DO MEL

Um grande tubarão de aproximadamente três metros de comprimento, de uma especie não informada foi capturado na manhã desta quarta feira 29 de julho de 2020, próximo da Costa de Ponta do Mel no município de Areia Branca no Rio Grande do Norte.
O que mais impressiona nas imagens, alem do tamanho do tubarão é o fato dele ter sido capturado por um pescador artesanal, conhecido como Alagoano em um pequeno bote que leva o nome de bonitinho.


*Passando na Hora

RÚSSIA: VACINA CONTRA COVID-19 SERÁ APROVADA EM DUAS SEMANAS

A Rússia deve ter uma vacina aprovada contra Covid-19 até 10 de agosto, afirmaram fontes em Moscou ao correspondente da CNN Internacional Matthew Chance.
Os próprios cientistas estariam se voluntariando para testar a imunização. Alexander Ginsburg, diretor do projeto, confirmou ter injetado a vacina em si mesmo.
A vacina foi criada pelo Instituto Gameleya, baseado em Moscou. De acordo com as autoridades, o país espera produzir até 200 milhões de doses até o fim do ano —dessas, 30 milhões seriam exclusivas para a Rússia.
Ainda não foram divulgados dados de segurança ou eficácia.
Essa vacina estaria na segunda das três fases de testes clínicos. Os pesquisadores almejam concluir essa etapa em 3 de agosto e conduzir a terceira fase em conjunto com a vacinação de profissionais da saúde.
As autoridades russas disseram que o desenvolvimento está acelerado por conta da severidade da transmissão local, uma vez que o país ultrapassou 800 mil casos confirmados.


*Fonte: CNN Brasil

MOSSORÓ-RN: Criminosos em carro roubado se confrontam com a Polícia Militar, mas conseguem fugir

Policiais da VTR TOR 04 do Segundo Distrito de Polícia Rodoviária Estadual( 2°DPRE), interceptaram na noite de quarta feira 29 de julho, um veículo tipo ônix de cor branca, que havia sido roubado no início da semana na cidade de Campo Grande, região Oeste Potiguar. O veículo era ocupado por quatro assaltantes, que tinham acabado de praticar um arrastão na Comunidade de Juremal, zona rural de Baraúnas.
Após a ação criminosa, os bandidos fugiram para Mossoró. A Central de Operações (CIOSP) ao tomar conhecido do ocorrido acionou várias viaturas do teatro de operações para fechar um cerco aos criminosos, onde os policiais rodoviários se depararam com os mesmos já em Mossoró, nas imediações do condomínio Quintas do Lago na região doConjunto Abolição III

Os bandidos não obedeceram a ordem de parada dada pelo policiais do trânsito, dando-se início a uma perseguição e troca de tiros. O grupo criminoso abandonou o veículo com o material roubado do arrastão e evadiu-se pelo matagal. A Polícia conseguiu recuperar o carro, que ficou bastante avariado e todos os objetos roubados em Juremal. A Ocorrência foi encaminhada à delegacia de plantão da Polícia Civil para os devidos procedimentos.


*Fim da Linha 

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

“Não se escravize às opiniões da leviandade ou da ignorância”
Não importa o que os outros pensam ou dizem de nós.
O que verdadeiramente importa é que realmente somos.
Tenha sua consciência tranqüila, mesmo que seja condenado.
Não se esqueça de que Jesus foi condenado, e Herodes foi o vencedor momentâneo.
Mas responda qual dos dois foi verdadeiramente vencedor?