Pesquisar este blog

17 junho 2023

De olho em 2024 em Apodi, o empresário Gyliard Oliveira fez visita à família, com presença do ex-prefeito Simão Nogueira e do vereador Júnior Carlos

Nesta última sexta-feira (16), o empresário Gyliard Oliveira, líder político do PSD , visitou um grupo de lideranças que compõe o bloco de Oposição do município. A conversa aconteceu com o vereador Junior Carlos, com o empresário Mundinho do Casado, com Professor Sales e com o ex-prefeito Simão Nogueira, que receberam no final da tarde de ontem, o jovem empresário. O objetivo da conversa era trocar ideias sobre o pleito eleitoral de 2024. 

Segundo Gyliard, é importante ouvir lideranças como Simão Nogueira, por quem tem um grande respeito, e de quem o bloco vermelho nutre grande prestígio, por ter sido responsável por grandes obras no município durante seu mandato como prefeito de Apodi, e de um parlamentar que tem muito serviço prestado ao município como é o caso de Júnior Carlos.

O Edil, que ocupa uma cadeira no poder Legislativo de Apodi desde o ano de 2008, que também é um dos nomes indicados para a disputa eleitoral ao poder Executivo no bloco de oposição pelo PSB, também participou da conversa. 

O projeto político do bloco oposicionista tem ganhado cada vez mais força e, através do diálogo entre as lideranças, uma empreitada assumida por Gyliard, é possível claramente perceber o nível de organização e solidez que o bloco vem assumindo nos últimos meses, o que para muitos representa um projeto com reais chances de vitória em 2024.

A possível união entre Júnior Carlos e Gyliard Oliveira representa o surgimento de uma força impactante no cenário político de Apodi. 

O jovem empresário tem levantado essa bandeira e tem se encontrado semanalmente com famílias e lideranças importantes a fim de construir um projeto viável, como é o caso da família dos Casados, tradicionalmente do bloco vermelho, com quem Gyliard esteve na tarde de ontem.

"A conversa foi muito proveitosa, trocamos ideias e é assim que deve ser, ouvindo as lideranças e a população. Eu acredito no projeto que é construído com base no diálogo, ouvindo especialmente aqueles que têm experiência", afirmou Junior Carlos.

Idema abre processo seletivo com 57 vagas para pesquisadores no RN; veja oportunidades

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) abriu um processo seletivo com 57 vagas para contratação de profissionais técnicos de nível superior (veja as vagas mais abaixo).

As inscrições começaram nesta sexta-feira (16) e vão até a terça (20) pelo site da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (Funcitern). As bolsas são de R$ 2,5 mil e o trabalho será desenvolvido por 2 anos.

Os selecionados vão atuar como pesquisadores-bolsistas junto ao projeto técnico científico de desenvolvimento institucional e inovação na gestão do Idema.

A primeira fase do processo seletivo corresponde à análise curricular, seguida de entrevista. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 26 de julho, e será publicado no Diário Oficial do RN e nos sites da Funcitern e do Idema.

O projeto é para executar as atividades de educação ambiental, gerir unidades de conservação da natureza, contribuir no desenvolvimento de estudos e projetos ambientais para o Estado, monitorar os recursos ambientais, apoiar a fiscalização ambiental, fazer apoio ao licenciamento ambiental, e assegurar a proteção da Zona Costeira, dos biomas Caatinga e Mata Atlântica, das Áreas de Preservação Permanente e dos corpos hídricos.

Há vagas para:
  • Administração Pública
  • Agronomia
  • Ciências Climáticas
  • Contabilidade
  • Design
  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental
  • Direito Tributário
  • Economia Ambiental e Ecológica
  • Educação Ambiental e Artística
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Geografia
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Políticas Públicas
  • Gestão Documental
  • Jornalismo
  • Logística
  • Planejamento Urbanístico e Ambiental
  • Publicidade
  • Serviço Social

APODI-RN: ESCRITOR "WENDELL MORAIS" ESCREVE BIOGRAFIA DE RAIMUNDA DIÓGENES

Wendell Morais escreve a Biografia de Raimunda Diógenes e fará lançamento com autógrafos no dia 20 de junho, às 19 horas no adro da Igreja Matriz de Apodi.
Uma homenagem à catequista e legionária apodiense, mulher de muita fé da Igreja Católica.

POLÍTICA: Jair Renan se filia ao PL para ser candidato a vereador em Santa Catarina

O PL vai aumentar a presença da família Bolsonaro na sigla. O presidente do partido, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta sexta (16) ao jornal O Estado de S. Paulo que o partido vai filiar Jair Renan Bolsonaro, filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A ideia é que ele concorra à vaga de vereador em Balneário Camboriú em 2024. A disputa será um trampolim para depois sair a deputado federal em 2026.

Com a decisão, o ex-presidente terá filhos com carreiras políticas em três estados diferentes. Eduardo Bolsonaro (PL) é deputado federal por São Paulo. Flávio Bolsonaro é senador (PL) pelo Rio de Janeiro.

O clã Bolsonaro passará a ter força ainda maior no partido. Além do ex-presidente e seus três filhos, o comando do PL Mulher já é da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Outro filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro é vereador na cidade do Rio de Janeiro, mas pelo Republicanos.

Jair Renan já está “morando” em Santa Catarina e trabalha como assessor do senador Jorge Seif (PL). O prefeito de Balneário Camboriú já discutiu, no último dia 11, com Valdemar Costa Neto os planos para o futuro político do filho 04 do ex-presidente.

Santa Catarina é um dos maiores redutos bolsonaristas do país. Bolsonaro conseguiu quase 70% dos votos no Estado, onde também conseguiu eleger o governador Jorginho Mello (PL) e o senador Jorge Seif.

*98 FM de Natal

MOSSORÓ-RN: MULHERES SAO PRESAS PELA FORÇA TÁTICA COM 27 CELULARES FURTADOS NO MCJ

Na madrugada deste sábado, 17 de Junho de 2023, a Polícia Militar através da Força Tática do 2° BPM conseguiu recuperar 27 celulares furtados do Mossoró Cidade Junina.
Tudo começou quando os policiais realizavam patrulhamento por volta das 03h00min, nas proximidades da Estação da Artes, quando foram informados por uma vítima de furto.
De posse das informações necessárias, foi iniciado rastreamento do aparelho que se encontrava em movimento na BR-304, nas proximidades do conjunto Wilson Rosado.
Após realizar patrulhamento na região, foi identificado o veículo do tipo Fiat Siena de cor prata de placa PMJ7364, da cidade Sobral - CE, abastecendo no posto de combustível.
Após realizar abordagem as duas mulheres que se encontravam no interior do veículo, foram encontrados 27 aparelhos furtados, inclusive no momento da recuperação, os celulares estavam tocando ao mesmo tempo.
A PM informou, que Silvani da Silva Souza e Francisca das Chagas Aprígio da Silva, foram conduzidas a Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.

*Passando na Hora

É HOJE!!!! GRANDE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRREGO!!!!!

ASSU-RN: MORRE EX-PREFEITO, "JOSÉ MARIA" OU "ZEBRINHA"

Morreu na noite de sexta-feira, 16 de Junho de 2023 o ex-prefeito de Assú, José Maria de Macedo Medeiros, conhecido como ‘Zebrinha’. Zé Maria estava hospitalizado na cidade de Mossoró. Ele foi prefeito de Assú por dois mandatos.
Ele é pai da vereadora de Assú Karielle Medeiros, primo do atual prefeito de Assú Dr. Gustavo Soares e do deputado estadual George Soares, que lamentaram sua partida nas redes sociais.
O velório acontece a partir das 9h, na Câmara Municipal dos Vereadores. O sepultamento será às 16h, no Cemitério São Vicente de Paula, em Assú.

Governo federal anuncia 4,4 mil vagas em concursos públicos neste ano

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou nesta sexta-feira (16), a autorização para a realização de novos concursos públicos no governo federal. Ao todo, serão criadas 4.436 vagas, para preencher os quadros de 20 órgãos federais.

As vagas devem ser publicadas em edição extra do "Diário Oficial da União", ainda nesta sexta. A expectativa é que o impacto orçamentário anual seja de R$ 735 milhões.

Em coletiva à imprensa, a ministra disse acreditar que, com uma “força-tarefa” dos ministérios, será possível nomear os aprovados nos concursos ainda este ano.

Enquanto Esther fazia o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para “cobrar” por mais cargos nas áreas de meio ambiente e assistência social, que devem ser transversais — quando o concurso vai preencher vagas em mais de um ministério.

“Eu expliquei pra ele que no caso do Meio Ambiente tanto ICMBio e Ibama têm concurso em vigor. E no caso das áreas sociais é o próximo que vai sair, com um quantitativo maior até do que o quantitativa das demais carreiras transversais. Falei pra ele que a gente vai soltar, provavelmente, na semana que vem”, disse.

Veja os ministérios e órgãos contemplados:

Ministério da Agricultura: 440
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 80
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra): 742
Ministério da Educação: 220
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): 50
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): 50
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): 100
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): 160
Ministério das Relações Exteriores: 100
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): 120
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): 100
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): 100
Agência Nacional de Mineração (ANM): 24
Ministério de Minas e Energia: 30
Analista de infraestrutura: 300
Analista em Tecnologia da Informação: 300
Auditor-Fiscal do Trabalho: 900
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 50
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam): 50
Ministério da Saúde: 220
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): 300

Para a decisão de abertura de novas vagas, o governo afirma que levou em consideração alguns critérios:

Tempo desde o último edital de concurso público
Proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados no órgão
Proporção de aposentadorias, nos próximos 5 anos, em relação ao total de vagas ocupadas
Perdas identificadas com base na ocupação máxima
Análise da estrutura do órgão, se houve mudança relevante, ou ampliação de atribuições
Nível de impacto imediato dos serviços para a população
Importância do órgão para as políticas prioritárias do governo, com a visão de futuro

Desde o início da gestão, alguns órgãos federais já haviam sido autorizados a realizar concursos públicos.

Entre eles, estão: IBGE, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério de Minas e Energia.

Vagas permanentes autorizadas desde 2020

2023 - 5.880
2022 - 1.699
2021 - 1.188
2020 - 3.000

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação

Vagas temporárias criadas desde 2020

2023 - 8.141
2022 - 0
2021 - 421.488 (414.352 apenas para realização do Censo)
2020 - 27.120

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação

Nomeações no INSS

Nesta semana, o Ministério da Gestão e da Inovação também autorizou a nomeação de mil candidatos aprovados no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizado em 2022. A autorização foi publicada no "Diário Oficial da União" de segunda-feira (12).

Conforme a portaria, assinada pela ministra na última quarta-feira (7), as nomeações estão previstas para mil vagas, de nível intermediário, no cargo de Técnico do Seguro Social.

Nomeações ocorridas desde 2020

2023 - 1.052
2022 - 3.625
2021 - 2.231
2020 - 813

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação

Veja os concursos autorizados já autorizados antes do anúncio desta sexta:

IBGE

Vagas: 8.141
Cargos: agente de pesquisas e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, agente de pesquisa por telefone, agente censitário de mapeamento, codificador e supervisor de pesquisa
Escolaridade: nível médio e superior
Edital: deve ser publicado em até 6 meses

Ministério das Relações Exteriores

Vagas: 30
Cargos: diplomata
Escolaridade: nível superior

Ministério da Ciência e Tecnologia

Vagas: 814
Cargos: ciência e tecnologia, pesquisadores e tecnologista
Escolaridade: nível superior
Edital: deve ser publicado em até 6 meses

Ministério do Meio Ambiente

Vagas: 98
Cargos: analista ambiental
Escolaridade: nível superior
Edital: deve ser publicado em até 6 meses

Fundação Nacional dos Povos indígenas (Funai)

Vagas: 502
Cargos: agente em Indigenismo, administrador, antropólogo, arquiteto, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, estatístico, geografo, indigenista especializado, psicólogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais, técnico em comunicação social
Escolaridade: nível médio e superior
Edital: deve ser publicado em até 6 meses

*Por Vinícius Cassela, G1 - Brasília

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

VOCÊ, que é mãe, lembre-se de que o seu exemplo é a lição mais forte para seu filho.
Não discuta com seu marido diante das crianças.
Não critique o pai diante dos filhos.
Não fale mal dele.
Nunca o diminua com desprezo.
O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.
Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesma gerou.