Pesquisar este blog

20 novembro 2022

APODI-RN: NOTA FALECIMENTO

É com tristeza que noticiamos o falecimento de seu Janiel, 94 anos, morador do Distrito de Córrego, ocorrido na tarde deste domingo, 20 de novembro de 2022.
Aos familiares, estendemos nossos votos de pesar!

POSSE: Lula poderá receber do povo a faixa de presidente

Quem vai entregar a faixa de presidente ao eleito Lula no dia primeiro de janeiro?
O quase ex Bolsonaro já disse que não passa a faixa.
O quase ex-vice Hamilton Mourão já disse que esse não é papel de vice.
A equipe de Lula já sabe quem vai botar a faixa no presidente: o povo.

Leia notas da coluna Painel, na Folha deste domingo:

AMOSTRA 
A equipe que prepara a cerimônia de posse na transição de governo avalia escolher um grupo de brasileiros representativos para passar a faixa presidencial a Lula, já que o presidente Jair Bolsonaro (PL) dá sinais de que não fará o gesto em janeiro.

POVO 
Bolsonaro chegou a cogitar sair do país para não entregar a peça ao sucessor, como mostrou o Painel. Diante disso, auxiliares de Lula discutem escolher pessoas "comuns" que representem a diversidade do povo brasileiro para, em conjunto, entregarem a faixa. Quem coordena os trabalhos é a futura primeira-dama, a socióloga Rosângela Silva, a Janja.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

BODÓ-RN: Adolescente de 17 anos morre após sofrer choque elétrico ao usar celular que carregava na tomada

Uma adolescente de 17 anos morreu após sofrer um choque elétrico com um celular que carregava a bateria conectado à tomada neste sábado (19). O caso aconteceu na cidade de Bodó, na Região Seridó do RN. A vítima foi identificada como Maria Ingrid Beatriz da Silva, de 17 anos.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou a causa da morte como choque elétrico. O corpo foi levado para a sede de Caicó para análise e devolvido à família neste domingo (20)

De acordo com a prima da vítima, Maria Suzanny, a adolescente de 17 anos estava na casa da avó e deixou o celular carregando enquanto ia tomar banho. Já depois de se arrumar, ela pegou o celular, que ainda estava conectado à tomada.

Maria Ingrid Beatriz foi socorrida por amigos e familiares para um posto de saúde em Bodó e logo em seguida encaminhada para uma unidade de saúde de Cerro Corá, mas não resistiu.

A jovem vai ser velada neste domingo (20), às 18h, em Bodó, onde em seguida será enterrada.

CAICÓ-RN: Chuva causa transtornos e alaga ruas na cidade

A chuva que caiu entre a noite deste sábado (19) e a madrugada de domingo (20) causou transtornos e alagou ruas na cidade de Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas no município atingiram até 74 milímetros neste período.

Essa maior marca foi registrada no Centro de Caicó. Moradores da localidade compartilharam vídeos em que mostram o alagamento das ruas no trecho.
Chuva causou transtornos em Caicó

Na região de Nova Caicó, a estação pluviométrica do Cemaden apontou o acúmulo de chuvas de até 70 milímetros.

De acordo com o Cemaden, as chuvas começaram por volta das 22h, atingindo a maior intensidade por volta das 23h, quando, apenas nessa hora, registrou 55 milímetros de acúmulo de água. As chuvas entraram pela madrugada.
Uma área no trecho do cemitério público da cidade também alagou. Uma imagem feita por moradores também registrou um motoboy passando pela localidade em meio à forte chuva e o alagamento.

*Do G1 RN

HOJE TEM CANTORIA COM OS POETAS JANAILSON CARDOSO E ALVACI TAVARES NO DISTRITO DO CÓRREGO

LIVES: Ex-mulher de Valdemar Costa Neto, que ajudou a levá-lo para a cadeia, diz que vai derrubar o PL, chama Bolsonaro de ‘vagabundo’ e fala em relação de primeira-dama com seu ex

Apaixonado por Bolsonaro como um dia foi por Lula, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, está louco para voltar para a cadeia e pelo mesmo caminho: denunciado pela ex-mulher, a ex-socialite brasileira Maria Christina Mendes Caldeira, que foi responsável por um depoimento bombástico à CPI dos Correios, que fez Valdemar ser condenado a mais de 7 anos de prisão.

Após pouco mais de 2 anos preso, Vademar conseguiu indulto do STF e está livre.

Maria Christina que denunciava ameaças do ex-marido, foi morar em Miami com direito a proteção do Governo americano.

É nos Estados Unidos onde ela segue denunciando o marido.

Trabalhando como Uber em Miami, e prestes a se mudar para Washington DC, “a capital do mundo” como ela diz em lives que tem feito na internet.

Apoiadora de Lula nas eleições de 2022, mesmo já tendo denunciado o então ex-presidente, a ex-socialite se espatifou ao ouvir o ex-marido declarar que vai questionar o resultado das urnas.

“Questionar a democracia”, foi o que disse Maria Christina, que em lives transmitidas ao vivo no final desta semana, disse que Valdemar “não aprendeu nada” com a condenação e a prisão.

E ela levantou um assunto polêmico: o recebimento de dinheiro internacional pelo PL, o que é vedado.

Ela relembra que o ex-marido recebeu dinheiro de propina do governo de Taiwan e ela tem todos os documentos.

Uma rotina da uber americana: nos 3 anos em que conviveu com o presidente do PL como marido e mulher, guardou tudo e anotou tudo. O que fez Valdemar ir para a cadeia e que poderá fazer o PL deixar de existir, afirma Caldeira, lembrando que, em isso acontecendo, o ex-marido perderá o fundo partidário que sempre lhe sustentou.

As duas lives abaixo são imperdíveis.

Na segunda, inclusive, ela diz que depois de “sua administração”, referindo-se ao casamento com Valdemar, a atual primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, foi “peguete” de Valdemar.

A uber americana não está para brincadeira e Valdemar sabe disso.

Assistam!

Neste primeiro vídeo, além de denunciar o ex-marido, Maria Christina critica o presidente Jair Bolsonaro que está há quase um mês sem trabalhar. “Sentado no sofá picotando papel”, diz, referindo-se à suposta destruição de provas.

“Um mês sem trabalhar. Vagabundo”.

Ela critica a parcela hipócrita do eleitorado bolsonarista que sonega apartamento de milhões, mas diz que não vota em político ladrão. E diz que vai encontrar um suposto apartamento do ministro Ciro Nogueira nos Estados Unidos.
Nesse outro vídeo, a ex de Valdemar critica o papel do ex-marido contra a democracia.

“O mais grave é você contestar a democracia. O primeiro turno você não contesta”, diz a ex de Valdemar nesse outro vídeo onde também fala do dinheiro recebido ilegamente pelo ex-marido do governo de Taiwan.

“Eu acho que está na hora desse PL ser cassado”, diz, citando nomes de membros da executiva do partido que ele tem “no bolso”.

Na live ela lembra de ações ‘criminosas’ de quando o ex-marido foi prefeito de Mogi das Cruzes (SP).

“Você está pronto pra ir pra cadeia de novo? Não acredito”.

Ela fala de um ‘passado sujo’ do ex-marido: “porto de Santos, aeroporto, tráfico de drogas”…

E fala da possível relação da atual de Bolsonaro com seu ex.

“Perdeu Mané”, diz Maria Christina, repetindo o bordão do ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, o mesmo que deu o indulto a Valdemar, garantindo sua liberdade.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

MOSSORÓ-RN: 143ªMORTE VIOLENTA EM 2022 - COMERCIANTE VÍTIMA DE DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO ASSENTAMENTO PAULO FREIRE MORRE NO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA

Mossoró registra mais um homicídio a tiros e eleva para 143 o número de assassinatos no ano na cidade. O crime aconteceu na noite deste sábado 19 de novembro de 2022, no Projeto de Assentamento Paulo Freira, localizado as margens da BR-304 saída de Mossoró para Natal.

A vítima foi Everton Carlos Nogueira, conhecido como “Vertinho” de 28 anos de idade, que residia no Bairro Sumeré, onde mantinha o pequeno comércio.
 De acordo com a polícia, a vítima foi baleado em uma residência no Assentamento e ainda chegou a ser socorrido por populares, mas não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime e a polícia ainda desconhece a autoria do delito. O corpo dele foi removido do necrotério do HRTM e encaminhado para o Instituto Médico Legal do ITEP, onde será examinado e depois liberado para os familiares. A 10ª Delegacia de Homicídios de Mossoró vai investigar o caso.

*Fim da Linha

CAICÓ-RN: Assessora Jurídica da Prefeitura morre aos 43 anos vítima de infarto

Faleceu na noite deste sábado (19), a advogada e assessora jurídica da Prefeitura de Caicó (RN), DAYHANNE GREYCE DELFINO FREIRE, de 43 anos.
Familiares disseram que ela estava em casa quando se sentiu mal. O esposo a levou para o Hospital Regional do Seridó, mas, não resistiu morrendo já na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Ela era natural de Natal.
O prefeito Dr. Tadeu emitiu nota de pesar e decretou luto oficial de três dias. Segue a nota:
Ainda consternados com esta triste notícia, comunicamos com o mais profundo pesar o falecimento de nossa Assessora Jurídica Dayhanne Greyce.
Agradecemos a Deus a oportunidade que tivemos de conviver com esse ser humano extraordinário, com relevantes serviços prestados.
Nesse momento de dor, nos solidarizamos e desejamos os nossos sinceros sentimentos a todos os familiares, colegas de trabalho e amigos.
Decretamos Luto Oficial no Município por três dias.
Dr. Tadeu e Toinho Santiago
Prefeitura Municipal de Caicó

ENEM 2022: SEGUNDA ETAPA DE PROVAS TERÁ OPERAÇÃO PARA REFORÇAR SEGURANÇA

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com a atuação das forças de segurança pública federais em todo o país. As provas serão realizadas neste domingo (20). Na primeira etapa do Enem 2022 houve 57 ocorrências policiais, 32 prisões e 20 incidentes, e foram realizadas 1.822 escoltas de malotes de provas.

A operação envolve a participação integrada dos órgãos responsáveis pela realização, logística, transporte e segurança das provas, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Consórcio Aplicador; e das instituições de segurança pública a quem cabe o policiamento dos locais de prova, do transporte e guarda dos exames, a investigação de possíveis fraudes e o patrulhamento das vias de acesso às escolas, entre outros pontos.

Entre as instituições envolvidas estão a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério da Defesa (MD), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), as Secretarias de Segurança Pública – Polícias Militar e Civil, Corpos de Bombeiros Militares, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Guardas Municipais, além de concessionárias de energia, água e telefonia.
Como será

A Operação Enem 2022 abrange a aplicação de provas dos dias 13 e 20 de novembro, além da que ocorre nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023, para os candidatos privados de liberdade (PPL) e para aqueles que, por algum motivo justificável, não puderem realizar as provas nas datas oficiais ou possuem decisão judicial para reaplicação do exame.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Enem 2022 envolve a atuação integrada de aproximadamente 70 mil profissionais dos órgãos e agências participantes nos 26 estados e no Distrito Federal. Aproximadamente 7,7 mil viaturas das forças de segurança pública são empregadas na operação.

O trabalho é monitorado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do Ministério da Justiça, em Brasília. Nos estados, o monitoramento é feito dos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais (Cicces) ou de estruturas similares.
Participação

Dados preliminares do Inep indicam a participação de 2.490.880 no primeiro dia de aplicação do exame, no dia 13 de novembro. O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital). Entre os presentes, 2.458.504 realizaram as provas em papel, e 32.376 em computador.

Os participantes fizeram provas de linguagem, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Neste domingo, será a vez dos candidatos resolverem questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Fonte: Agência Brasil/98 FM de Natal

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

TUDO tem sua hora própria.
"O próprio céu tem horário para as trevas e para a luz".
Aprenda com a natureza!
Se em certas horas precisamos receber, não se esqueça de que, noutras horas, temos obrigação de dar.
Ajude, depois, mas sem querer substituir-sea que você ajuda.
Cada um precisa caminhar com seus próprios pés, para aprender a viver.
Saiba distinguir o momento oportuno de dar e de receber.