quinta-feira, 16 de abril de 2020

MACAÍBA-RN: GRÁVIDA DE SETE MESES É MORTA A TIROS DENTRO DE CASA

Luzia Beatriz tinha 18 anos e estava grávida de sete meses — Foto: Arquivo pessoal
Uma jovem de 18 anos que estava grávida de sete meses foi morta a tiros dentro da própria casa na noite desta quinta-feira (16) no distrito de Mangabeira, que fica no município de Macaíba, na Grande Natal. Luzia Beatriz de Lima Silva e o bebê morreram ainda no local.
O caso aconteceu na rua Geraldo da Silva, na comunidade Manoel Dias. De acordo com o delegado Cidorgeton Pinheiro, da Delegacia de Polícia Civil de Macaíba, o criminoso entrou na casa e efetuou quatro disparos na cabeça e um no ombro da jovem. Os tiros foram de uma arma calibre 38.
Ele explicou que vizinhos chamaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) porque o feto se mexeu bastante após Beatriz ter sido baleada. "As pessoas acionaram o Samu com objetivo de salvar a vida do feto", falou.
De acordo com o delegado, ela morava com a mãe, que é empregada doméstica e só aparecia em casa nos fins de semana.
A Delegacia de Macaíba vai investigar o crime. "Estamos colhendo quem seria o companheiro, as amizades, e o grupo social dela, para sabermos se há envolvimento com o crime. Assim a gente vai poder desenvolver uma investigação de forma mais apurada", explicou.

Crime aconteceu nesta noite em Mangabeira, Macaíba — Foto: Sérgio Henrique Santos

*Do G1 RN/Passando na Hora 

MOSSORÓ-RN: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PLANALTO 13 DE MAIO

Nickson Rafael Rosa de Menezes, 23 anos de idade, deu entrada na noite desta quinta feria 16 de abril de 2020, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Alto de São Manoel, ferido por arma de fogo.
Ele foi alvejado no cruzamento na rua Manoel Cirilo com a Martins Junior, no Planalto 13 de maio, por elementos que chegaram no local em um carro de cor escura. A vítima foi atingida na perna e braço, e um tiro de raspão no peito.
Ele foi socorrido por populares para a UPA, e em seguida foi transferido para o HRTM por uma equipe BRAVO do SAMU com supostas fratura de fêmur. A vítima está consciente e seu estado de saúde é considerado estável.


*Passando na Hora 

CONTAGEM DO CORONAVÍRUS NO ESTADO, NO BRASIL E NO MUNDO


Demissão de Mandetta provoca panelaços contra Bolsonaro em diferentes pontos do país

Reprodução-RBA
A demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde provocou panelaços nesta quinta-feira (16) em diferentes pontos do país.

Em São Paulo, houve protestos na área central da cidade, nos bairros da Bela Vista, Consolação, Jardins e Santa Cecília. Em Pinheiros (zona oeste), moradores também fizeram panelaços.

Em Laranjeiras, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, também houve manifestações contra a demissão.

Mandetta foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro, após um longo processo de embate entre eles diante das ações de combate ao novo coronavírus.

O presidente convidou o oncologista Nelson Teich para assumir o lugar de Mandetta.

Mandetta confirmou sua demissão por meio de sua conta no Twitter.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.

Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu.

“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, completou.

*Folha de São Paulo/BG

Mandetta anuncia em rede social que foi demitido por Bolsonaro do Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, durante entrevista na última sexta-feira (3) — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quinta-feira (16) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social.
"Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar", escreveu Mandetta.
"Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país", prosseguiu.
Após as mensagens, Mandetta afirmou à jornalista da GloboNews e do G1 Andréia Sadi que o substituto dele no cargo será o oncologista Nelson Teich (veja detalhes abaixo):


Ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta desde o início do governo, em janeiro de 2019, e ganhou maior visibilidade com a crise provocada pelo novo coronavírus. Na tarde desta quinta, Mandetta foi chamado ao Planalto para uma última reunião com Jair Bolsonaro.

Nas últimas semanas, contudo, Bolsonaro e Mandetta tiveram divergências públicas em razão das estratégias para conter a velocidade do contágio da Covid-19, doença provocada pelo vírus.

Em entrevista ao Fantástico, no domingo (12), Mandetta disse que a população não sabe "se escuta o presidente ou o ministro" da Saúde em relação a medidas.

Em coletiva nesta quarta (15), no Palácio do Planalto, o então ministro da Saúde disse que era claro o "descompasso" entre a pasta e as orientações do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Mandetta, pessoas cotadas para a sucessão no cargo chegaram a ligar para ele em busca de aconselhamento.

Na entrevista, o ministro também disse que a equipe montada por ele e empossada em 2019 trabalharia em conjunto, e ajudaria na transição para evitar uma ruptura na política contra a Covid-19.

O último dia

Na manhã desta quinta, Mandetta participou de um seminário virtual sobre o enfrentamento ao coronavírus. Durante o papo, afirmou que a perspectiva era de que a mudança no comando do ministério acontecesse "hoje, no mais tardar amanhã".

No mesmo horário, o presidente Jair Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto o oncologista Nelson Teich. O médico, que atua em São Paulo, desembarcou em Brasília como o principal cotado para assumir o Ministério da Saúde.

Quem é Nelson Teich, o mais cotado para substituir Mandetta no Ministério da Saúde

Em artigo recente sobre a pandemia, Teich se mostrou a favor do isolamento horizontal, como Mandetta. Ele também afirmou, também em texto nas redes sociais que o enfrentamento da crise não pode levar em conta apenas fatores econômicos ou apenas fatores sanitários.

Até a publicação desta reportagem, nem a reunião com Bolsonaro nem a nomeação de Teich para o cargo tinham sido oficializadas pelo Palácio do Planalto.
 
*Do G1 Brasília

MOSSORÓ-RN: MÉDICO É O SÉTIMO ÓBITO COM COVID-19

Dr Élio - vítima da Covid-19
O cirurgião plástico Élio César Marson é a sétima pessoa a ir a óbito provocado pela covid-19 em Mossoró. Ele estava internado desde o dia 1º de abril apresentando complicações.
O médico tinha 52 anos e estava internado no Hospital Wilson Rosado. Ele era cardíaco, com obesidade e diabetes.
No Rio Grande do Norte são 21 óbitos por covid-19 sendo um terço deles em Mossoró, cidade com maior número de fatalidades no Estado.


*Informação: Blog do Barreto

Rio Grande do Norte lidera taxa de mortes de policiais no país

PM foi morto a tiros no bairro Bom Pastor, em Natal, em abril de 2009 — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
Com 1,3 morte a cada mil policiais, o Rio Grande do Norte lidera, junto com Tocantins, a taxa de mortalidade entre policiais militares e civis no país, de acordo com dados de 2019 levantados pelo Monitor da Violência, do G1. Isso ocorreu mesmo com a redução, em mais da metade, dos crimes fatais contra os agentes de segurança do estado em relação ao ano anterior - passando de 25 para 12 - queda de 52%.

Por outro lado, o estado também registrou aumento do número de pessoas mortas em confronto com a polícia, de 134 em 2018 para 165 no ano passado. Um avanço de 23%. Nesse caso, a taxa de letalidade por 100 mil habitantes é de 4,7 - a sexta maior do país - atrás do Amapá (15,1), Rio de Janeiro (10,5), Sergipe (7,2), Pará (7) e Bahia (4,8).

Os dados potiguares refletem parcialmente o que aconteceu em todo o Brasil ao longo do ano passado: diminuição em mais da metade da morte de policiais (-51% no pais) e aumento do número de pessoas mortas pela polícia. A diferença é que o crescimento nacional, nesta última comparação, foi de apenas 1,5%, enquanto o estado passou de 20%.

Em todo o Brasil, 5.804 pessoas foram mortas por policiais no ano passado. No mesmo período, 159 policiais foram assassinados. O levantamento feito pelo G1 tem como base os dados oficiais de 25 estados e do Distrito Federal, através de pedidos para as assessorias das secretarias de segurança pública dos estados e via Lei de Acesso à Informação. Apenas Goiás se recusa a passar os números.

Policiais mortos fora de serviço
Todos os 12 policiais assassinados no Rio Grande do Norte, ao longo do ano passado, estavam fora de serviço - ou seja - de folga, sem farda. No país, cerca de 70% dos agentes de segurança foram mortos também nessas condições.

É o caso do sargento da PM Gilmar Ferreira Barbosa, de 52 anos, cujo assassinato completou um ano no último dia 9 de abril. Ele saia da casa dos pais, idosos, no bairro Bom Pastor, em Natal, quando foi abordado por criminosos e foi morto a tiros dentro do imóvel. Gilmar era lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar.

Outro caso é o do sargento Adailton Cristiano Silva, de 43 anos, morto a tiros durante um assalto na região de Vera Cruz, município da Grande Natal. O crime aconteceu em setembro de 2019. De acordo com a PM, ele voltava do dia de trabalho no 11º BPM. O sargento foi executado assim que os criminosos perceberam que ele era policial.

 
*VNT

CONTAGEM DO CORONAVÍRUS NO ESTADO, NO BRASIL E NO MUNDO


BRASÍLIA: ONCOLOGISTA NELSON TEICH CHEGA PARA SE REUNIR COM BOLSONARO E PODE SUBSTITUIR MANDETTA NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O oncologista Nelson Teich, cotado para assumir o Ministério da Saúde no lugar do atual ministro, Luiz Henrique Mandetta, chegou a Brasília na manhã desta quinta-feira (16). Ele tem uma reunião marcada com o presidente Jair Bolsonaro.
Teich não quis responder perguntas ao desembarcar no aeroporto de Brasília.
Em meio à crise da pandemia do coronavírus, a relação entre Bolsonaro e Mandetta se desgastou. Uma das principais discordâncias entre o ministro e o presidente é sobre o isolamento da população como estratégia para conter o avanço do vírus.
Mandetta é favorável ao chamado isolamento horizontal (para todas as pessoas). Bolsonaro defende medidas mais brandas, como o isolamento vertical (apenas para aqueles do grupo de risco).
Em artigo recente sobre a pandemia, Teich se mostrou a favor do isolamento horizontal, como Mandetta.
“Diante da falta de informações detalhadas e completas do comportamento, da morbidade e da letalidade da Covid-19, e com a possibilidade do Sistema de Saúde não ser capaz de absorver a demanda crescente de pacientes, a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento”, escreveu ele no dia 3 de abril.
Teich vai conversar com Bolsonaro sobre pontos que considera fundamentais para o combate ao coronavírus. Um deles é a testagem em massa da população.

Perfil
Oncologista, Nelson Luiz Sperle Teich é do Rio de Janeiro e, nos anos 1990, foi responsável pela fundação Grupo COI (Centro de Oncologia Integrado) onde atuou até 2018. Hoje, segundo seu perfil em uma rede social, atua como consultor em saúde.
De setembro do ano passado até janeiro deste ano, prestou orientações ao Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde.

*Do G1

[VÍDEO] DEPUTADO HERMANO MORAIS ESTÁ COM COVID-19

Após uma bateria de exames que constatou dengue, um novo exame descartou o primeiro diagnóstico e positivou para Covid-19 para o deputado estadual Hermano Morais(PSB).
“Graças a Deus, de forma leve. Sigo em casa e, desde já, agradeço o carinho de todos”, disse o parlamentar.

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 15/04/2020 as 7:00hs de 16/04/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 68
No. de Postos com Chuva: 34 No. de Postos sem Chuva: 72

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Mossoro(Prefeitura) 19,2
Major Sales(Prefeitura) 13,5
Grossos 12,0
Tibau(Prefeitura) 8,0
Areia Branca(Emater) 5,9
Ipanguacu(Emater) 4,7

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Florania(Sitio Jucuri) 18,5
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 8,5
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 5,0
Angicos(Prefeitura) 1,4

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Vera Cruz(Emater) 51,3
Monte Alegre(Emater) 34,0
Ielmo Marinho(Prefeitura) 28,5
Bom Jesus(Particular) 18,4
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.) 15,0
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 10,9
Sao Pedro(Emater) 8,5
Parazinho(Emater - Ex-particular) 7,9
Santo Antonio(Emater) 7,6
Serrinha(Emater) 7,5
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 7,0
Joao Camara(Centro Saude) 5,9
Tangara(Emater) 5,3
Boa Saude(Emater) 5,2
Rui Barbosa(Emater) 4,0
Sitio Novo(Prefeitura) 1,5

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 42,8
Goianinha(Emater) 37,2
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 28,1
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 25,0
Ceara Mirim 25,0
Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 15,0
Natal 10,0
Montanhas(Prefeitura) 4,3

RN divulga resultado de processo seletivo e convoca 888 profissionais da saúde em combate ao coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o resultado do processo seletivo que vai contratar 888 profissionais da saúde temporariamente, dentro do plano de contingência de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte.
Para cobrir as vagas foram selecionadas 2.500 pessoas dentre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, técnicos de enfermagem e de radiologia, higienista hospitalar e maqueiros. Os convocados que não constarem na primeira seleção do edital irão compor um cadastro de reserva.
O resultado a análise curricular do processo seletivo simplificado foi publicado na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE). Os profissionais vão reforçar o sistema de saúde pública do Rio Grande do Norte durante o período de combate à pandemia da Covid-19.
As chamadas serão feitas imediatamente por ordem de prioridade do plano de contingência. Eles serão contratados pelo período de seis meses e atuarão em quatro regiões de saúde do Estado, ampliando a assistência hospitalar e o processo de abertura de leitos de UCI e UTI planejados para atender pacientes com a doença.

Os nomes dos selecionados e outros detalhes podem ser consultados aqui.


*Do G1 RN

Você conversa e o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né?', diz Mandetta sobre saída do governo

Fico até encontrarem uma pessoa para assumir meu lugar — afirmou o ministro
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou em entrevista à revista Veja que ficará no cargo apenas até o presidente Jair Bolsonaroencontrar um substituto para o comando da pasta.

Ele descartou a possibilidade de ficar por mais tempo na função por estar cansado de tentar convencer o governo da linha a ser adotada no combate ao coronavírus.

— São 60 dias nessa batalha. Isso cansa! (...) 60 dias tendo de medir palavras. Você conversa hoje, a pessoa entende, diz que concorda, depois muda de ideia e fala tudo diferente. Você vai, conversa, parece que está tudo acertado e, em seguida, o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né? Já ajudamos bastante - afirmou.

Secretário fica na Saúde: 'Vamos trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos', diz Mandetta

Mandetta disse não saber se será alterada a política de enfrentamento liderada por ele, que tem o isolamento social como um dos nortes, mas afirmou que "o vírus não negocia com ninguém", citando a mudança de postura do presidente norte-americano, Donald Trump, que relutou a apoiar políticas de restrição de circulação de pessoas.

O ministro descartou a possibilidade de ser secretário de Saúde em Goiás, para onde teria sido convidado pelo governador Ronaldo Caiado, de quem é amigo, dizendo que pode ajudar "informalmente".

Crise: Em reunião com ministros, Bolsonaro ressalta que seu comando deve ser seguido, e Mandetta se cala

Questionado sobre disputar o governo de seu estado, Mato Grosso do Sul, disse que muita coisa pode acontecer até 2022. E prometeu ajudar quem foi escolhido para seu lugar no ministério:

— Nós vamos ajudar quem entrar, se quiser nossa ajuda. A gente tem compromisso com o país. Aqui é tudo marinheiro antigo, não tem principiante, ninguém vai torcer contra.

Questionado sobre disputar o governo de seu estado, Mato Grosso do Sul, disse que muita coisa pode acontecer até 2022. E prometeu ajudar quem foi escolhido para seu lugar no ministério:

— Nós vamos ajudar quem entrar, se quiser nossa ajuda. A gente tem compromisso com o país. Aqui é tudo marinheiro antigo, não tem principiante, ninguém vai torcer contra.

*globo.com/JBelmont

NATAL-RN: Capitão do Exército é baleado e tem arma roubada durante assalto

Um capitão do Exército Brasileiro foi baleado durante um assalto, na manhã desta quinta-feira (16), no bairro de Lagoa Seca, Zona Leste de Natal. A vítima foi abordada por criminosos quando estava chegando em casa. Ele havia saído para fazer compras e teve a arma roubada.
O homem foi atingido com um tiro no abdômen e foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele está internado no pronto-socorro Clóvis Sarinho e seu estado é considerado estável, segundo a PM que atendeu a ocorrência e acompanha o capitão. A polícia faz buscas na região para tentar localizar e prender os suspeitos. Todas as informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da Polícia Militar.

CARAÚBAS-RN: Delegacia de Homicídios de Mossoró cumpre mandado de prisão na Cadeia Pública

Policiais Civis da Delegacia de Homicídios de Mossoró, especializada coordenada pelos delegados Leonardo Germano e Ana Laura, se deslocaram nesta quarta feira 15 de abril de 2020, até a Cadeia Pública Pública de Caraúbas na região Oeste do RN, com a finalidade de dar cumprimento a uma mandado de prisão, expedido pela justiça em desfavor de Bruno Ferreira de Souza, o "Bruno Parati" 31 anos de idade.
Bruno, que já está custodiado naquela unidade prisional desde outubro de 2019, quando foi preso em uma operação de combate ao tráfico de drogas da Denarc em Mossoró, é acusado de ter matado a tiros, Ana Mariana Oliveira da Silva, que tinha 20 anos de idade, crime ocorrido no dia 05 de outubro do ano passado no Conjunto Maria Odete Rosado em Mossoró.
A investigação do crime, na época conduzida pelo então delegado da DHM, Rafael Arraes, concluiu que Bruno Ferreira de Souza foi o autor dos disparos que mataram a vítima. Com a conclusão do inquérito, este foi remetido à justiça com pedido de medidas cautelares e nesta terça feira (14) o judiciário expediu o mandado de prisão contra o acusado do crime.
Como o acusado já estava preso, os policiais da DHM foram até a cadeia Pública de Caraúbas, apenas para dar ciência ao interno sobre a decisão da justiça em seu desfavor. O Dr. Leonardo Germano, atual delegado da homicídios de Mossoró, informou que o crime que vitimou fatalmente Ana Mariana, está elucidado.


*Fim da Linha

Estados Unidos tiveram nesta quarta 2.482 mortes e líderes empresariais frearam planos para abrir a economia

Os Estados Unidos tiveram ontem 2.482 mortes por Covid-19, o maior número até agora.
Os líderes empresariais consultados por Donald Trump frearam seus planos para abrir a economia, dizendo que antes disso é preciso multiplicar o volume de testes.

*O ANTAGONISTA

APODI-RN: COEVAP AGRADECE PELA DOAÇÃO DE ALIMENTOS

A COEVAP - Comunidade Evangélica Apodiense foi uma das instituições que recebeu alimentos do XandAvião para doação a famílias carentes do município de Apodi. Os alimentos foram distribuídos com mais de 8 Igrejas evangélicas de Apodi que ficarão com a responsabilidade de repassar os alimentos a famílias necessitadas. Serão mais de 50 famílias beneficiadas. A COEVAP agradece a XandAvião, a Secretaria de Assistência Social de Apodi, e a todos os envolvidos. Deus abençoe. Pastor Arcleudson Ramalho, presidente da COEVAP.

MOSSORÓ-RN: 51º HOMICÍDIO EM 2020 - Homem de 34 anos é assassinado a tiros dentro de lanchonete na Comunidade da Maísa

A Comunidade da Maísa, na zona rural de Mossoró, na região Oeste Potiguar, registrou na noite desta quarta feira, 15 de abril de 2020, o quarto homicídio no ano. Um homem identificado como, Wandenilson Ferreira de 34 anos, natural de Mossoró, foi morto com cerca de cinco tiros, dentro de uma lanchonete localizada ao lado da Escola Estadual daquela comunidade.
A Polícia Militar, foi acionada para o local e recebeu informações de testemunhas, que a vítima estava sentada na calçada da lanchonete conversando com uma pessoa, quando dois homens, vestindo jaquetas pretas e usando capacetes preto, chegaram de moto, o garupa desceu e começou a atirar em sua direção.
Wandenilson tentando escapar da morte, correu para dentro da lanchonete, mas sem êxito. O mesmo foi perseguido e executado no interior do estabelecimento comercial. A Polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação e quem seriam os autores do crime. O delegado de plantão da Polícia Civil, Dr. Alex Wagner, esteve no local, acompanhando o trabalho da equipe do Itep e dando início as investigações.
O delegado falou com a reportagem do Blog Fim da Linha e disse que a Polícia Civil já tem algumas informações que poderão ajudar a elucidar o crime, mas por enquanto preferiu não adiantar nada para não atrapalhar as investigações. A vítima não tinha passagem pela polícia.


*Fonte: Fim da Linha

Iniciada a distribuição dos kits da merenda escolar na rede estadual

As famílias dos estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino começaram a receber, desde a última semana, kits com gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar das escolas estaduais. No total, 24.130 kits foram entregues. Com uma distribuição que chegou a todas as regiões do RN, a ação coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) faz parte do conjunto de medidas do Governo do RN para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os kits foram entregues pelas equipes das próprias unidades de ensino, respeitando todas as orientações dos órgãos de Saúde e seguindo normativas fixadas pela Educação do RN, em articulação com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Neste primeiro momento, os estoques alimentícios disponíveis nos depósitos das escolas foram organizados em kits e distribuídos para as famílias dos alunos com maior vulnerabilidade social. “Cada escola fez seu kit e milhares de kits de alimentos foram entregues aos nossos estudantes. Nos próximos dias estaremos ampliando a entrega da merenda, seja por meio dos kits ou vales, para que essa ação chegue a mais famílias”, explica Getúlio Marques, titular da SEEC.

As escolas operacionalizaram todo o processo de entrega, que passou pela higienização dos itens, formação dos kits, embalagem e protocolos de entrega. “Nesse último, reforçamos os cuidados para evitar aglomerações, como criar escalas da entrega, orientar o uso de álcool em gel e máscaras para as equipes escolares e realizar uma entrega que tivesse o menor contato possível entre as pessoas”, pontua Socorro Queiroz, subcoordenadora de Assistência ao Educando (SUASE), setor responsável pela alimentação escolar no âmbito da SEEC e ligada a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE). As entregas foram acompanhadas pelos gestores escolares e pelas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC) e de Alimentação Escolar (DRAE).

AMPLIAÇÃO
Nesta semana, a SEEC deve finalizar negociação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. A pasta busca que os recursos destinados à compra da alimentação sejam disponibilizados por meio de contas digitais, sem haver a necessidade de os pais irem às escolas buscarem os kits, mantendo o isolamento social.

“O Governo do RN tem uma mensagem fundamental: fique em casa. Diante a isso, estamos dialogando com o FNDE, e solicitando apoio do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública Estadual, para que os recursos da merenda sejam entregues diretamente às famílias. Essa ideia também é defendida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Seja por meio do Cadastro Único, para as famílias beneficiárias do Bolsa Família, ou por meios digitais, mas vamos encontrar o caminho possível”, destaca Getúlio Marques.


*SEEC/ASSECOM

AREIA BRANCA-RN: POLÍCIA CIVIL PRENDE CINCO PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Policiais Civis da Delegacia de Areia Branca, sob o comando do delegado Renato Oliveira, prenderam no final da tarde desta quarta-feira 15 de Abril de 2020, cinco pessoas, sendo quatro homens e uma mulher, suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e porte ilegal de arma e fogo, naquela cidade.
De acordo com o delegado, seus policiais resolveram abordar um veículo que estava em atitude suspeita, na entrada cidade. durante uma minuciosa averiguação no interior do carro, os policiais encontraram uma certa quantidade de maconha e uma arma de fogo. A equipe acompanhou os suspeitos até uma residência a qual os suspeitos disseram que estavam nesse imóvel.
Na casa foi encontrada mais uma arma de fogo e mais droga. Diante da situação, os suspeitos receberam voz de prisão, sendo eles encaminhados a presença do Dr. Renato Oliveira para os procedimentos cabíveis. Foram presos Lucas Mateus da Silva, Jeferson Bruno Marques dos Santos, José Leonardo de Lima Junior, Jackson Batista Silva de Souza e Raires Maria pinheiro leite.
Os cinco foram autuados em flagrante por crimes de tráfico de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Após os procedimentos, os flagranteados foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão a disposição da justiça. Ainda de acordo com a autoridade policial, outros suspeitos conseguiram fugir da ação policial.


*Fonte: Fim da Linha