Pesquisar este blog

18 junho 2021

[VÍDEO] HELICÓPTERO POTIGUAR 1 TRANSPORTA VACINAS E MEDICAMENTOS PARA O INTERIOR DO RN

O Potiguar 1, helicóptero do Governo do Estado à disposição das forças de segurança pública, decolou na tarde desta sexta-feira (18) para sua primeira missão oficial após retornar da manutenção obrigatória de 144 meses. A aeronave saiu por volta das 15h do campo de futebol do Centro Administrativo do Estado, transportando 5734 doses de vacinas contra o coronavírus e medicamentos para as cidades de Mossoró e Pau dos Ferros.
“Sabemos da importância de acelerarmos a vacinação dos potiguares, e no que depender da nossa gestão, não mediremos esforços. Exatamente por isso, determinamos ao nosso secretário Araújo que usássemos o helicóptero para levar as vacinas à região mais distante, o Oeste. Até porque já estavam sem vacinar em Mossoró por falta de vacina. Temos pressa! Queremos essas vacinas o mais cedo possível à disposição dos municípios”, disse a governadora, professora Fátima Bezerra.
“A professora Fátima Bezerra nos confiou mais esta missão, que é garantir que a população que reside nas regiões mais distantes possa ter o benefício da vacina o mais rápido possível. Para isso, estamos utilizando toda a estrutura que dispomos neste momento. A saúde pública, a vida das pessoas, são o mais importante neste momento”, destacou o titular da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo Silva.
A primeira parada do Potiguar 1 será em Pau dos Ferros, prevista para acontecer por volta das 16h30. Lá, serão entregues 388 doses dos imunizantes. Para Pau dos Ferros também estão sendo levadas quatro caixas contendo medicamentos diversos, que são destinados aos internos do presídio localizado no município. Em Mossoró, com previsão de chegada por volta de 17h20, serão entregues 5364 doses dos imunizantes.
Após descarregar o lote de vacinas e remédio em ambas as cidades, o Potiguar 1 permanece em Mossoró, onde os policiais do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAR) irão pernoitar. A aeronave volta a Natal na manhã deste sábado (19), e já fica de prontidão para a execução de ações de segurança pública.
Nesta sexta (18), o RN recebeu um lote com 62.810 imunizantes, sendo 38.610 da Pfizer e 24.200 da Coronavac/Butantan.
Primeira missão
Nestes últimos dias, o Potiguar 1 sobrevoou áreas de presídios e fez algumas ações de treinamento e instrução. Na terça-feira (15), inclusive, foi acionado e deu apoio aéreo à Polícia Militar, logo após o roubo de malotes em um supermercado da cidade. Porém, o transporte de vacinas contra a Covid para Mossoró e Pau dos Ferros é a primeira missão oficial da aeronave após seu retorno ao Rio Grande do Norte. O helicóptero voltou a Natal na semana passada, após dois anos em manutenção obrigatória na capital cearense.   

O Potiguar 1 

O helicóptero Potiguar 1 é uma aeronave modelo Eurocopter Ecureuil ou Esquilo. Aeronave do tipo leve, foi desenvolvida pela Aérospatiale, hoje Airbus Helicopters, sendo montada no Brasil pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibras). Possui autonomia de voo de 662 km. Atinge velocidade máxima de 289 km/h, pesa 1,2 tonelada e tem 11 metros de comprimento, com capacidade para até seis pessoas, sendo dois tripulantes e quatro passageiros.
Estando em plena atividade, o helicóptero faz voos diários, com incursões sobre Natal, cidades da região metropolitana, área litorânea e interior do estado. Além de auxiliar na fiscalização contra possíveis roubos e captura de criminosos foragidos, a aeronave também é utilizada para sobrevoos em áreas de presídios, salvamento de pessoas no mar ou em situação de risco, em meio a áreas de vegetação densa e de difícil acesso.
Comumente, também é utilizada em salvamentos aeromédicos, como transporte de pacientes ou para a transferência mais rápida a unidades de saúde distantes.


*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: PM RECUPERA MOTO TOMADA DE ASSALTO NO BELO HORIZONTE. BANDIDOS ABANDONARAM E LEVARAM OUTRA

A Polícia Militar do 2°BPM(Batalhão de Polícia Militar), recuperou na manhã desta sexta feira 18 de junho de 2021, na Avenida Rio Branco, bairro Belo Horizonte, uma moto que teria sido roubada minutos antes. Eles tomaram outra moto no local, e abandonaram outra com queixa de roubo. 

Inclusive no local a segunda vitima estava justamente aguardando a PM para informar que a dele foi levada e a outra abandonada. O Veículo foi apresentado na Delegacia para os procedimentos cabíveis.


*Passando na Hora

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


Polícia localiza Lázaro Barbosa, o “serial killer do DF”, que consegue fugir novamente

A equipe de buscas que está atrás de Lázaro Barbosa, apontado como serial killer responsável por uma chacina em Ceilândia, conseguiu localizá-lo nesta quinta-feira (17) com o auxílio de cães farejadores, mas o suspeito acabou fugindo pela mata. 

Em coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, afirmou que acredita que Lázaro está ferido. O suspeito foi encontrado em Mirassol (GO) se passando por morador de rua. Ao ver a polícia, correu para a mata e houve troca de tiros no local. 

“Cão farejador achou pano ensanguentado, pode ser até um ferimento grave. Ele tentou acertar um dos cachorros, policiais visualizaram e revidaram. Ele entrou em uma vala e depois, provavelmente, na água, e os policiais perderam o rastro dele”, disse o secretário durante coletiva.

*BG

PORTO DO MAGUE-RN: PREFEITO "SAEL" É AFASTADO POR SUSPEITAS DE FRAUDES

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta sexta-feira (18) a operação Terceiro Mandamento. O objetivo é apurar fraudes em contratos da Prefeitura de Porto do Mangue. O prefeito Hipoliton Sael Holanda Melo e o gerente contábil do Município, Elizeu Dantas de Melo Neto, foram afastados de seus cargos. 

A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto do Mangue, Mossoró, Parnamirim e Macaíba. Ao todo, 9 promotores de Justiça, 20 servidores do MPRN e 56 policiais militares participaram da ação. 

As investigações sobre o suposto esquema fraudulento foram iniciadas em 2020. A suspeita é que uma empresa do ramo de comércio de materiais de construção, de nome fantasia “Deus é Amor”, estaria sendo utilizada pelo prefeito, pelo gerente contábil e por outras pessoas cometimento de fraudes. Desde 2018, essa empresa de material de construção foi contratada por pelo menos 8 ocasiões pela Prefeitura, recebendo a quantia de R$ 2.342.005,67 a título de remuneração decorrente dos contratos públicos firmados. 

As suspeitas de fraudes ganham força quando se observa o local se situa o estabelecimento da empresa: uma casa simples com um improvisado letreiro “Material de Construção Deus é amor”. 

As investigações do MPRN apontam para a suspeita da existência de um grupo criminoso, gerido pela alta cúpula da Administração Municipal, voltado à utilização de empresa de fachada para o firmamento de vultosos contratos com o Município de Porto do Mangue. 

Além disso, o prefeito e gerente contábil do Município de Porto do Mangue têm conseguido prejudicar/retardar as investigações. Isso porque reiteradamente se recusam a fornecer os documentos requisitados, relativos aos contratos sob suspeita – fatos que, em si mesmos, podem inclusive configurar crime. 

Além do afastamento de seus cargos, Hipoliton Sael Holanda Melo e Elizeu Dantas de Melo Neto foram proibidos pelo Tribunal de Justiça de entrar ou permanecer, ainda que para visitação, nas dependências da sede do Poder Executivo Municipal de Porto do Mangue, bem como quaisquer órgãos ou secretarias municipais situadas em prédios diversos. 

Também foi determinada a suspensão das atividades da empresa de material de construção Deus é Amor e de todos os contratos firmados pela empresa com o Município de Porto do Mangue. Da mesma forma, o Município está proibido de fazer qualquer pagamento à essa empresa. 

O vice-prefeito deverá ser intimado para tomar posse no cargo de prefeito em até 48 horas ou comunicar, no mesmo prazo, sua renúncia ou outra causa de impedimento legalmente prevista.  

*MPRN

18 DE JUNHO, DIA DO QUÍMICO!!

O Dia do Químico é comemorado em 18 de junho.

A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades.
Origem do Dia do Químico 

O Dia do Químico é celebrado no dia 18 de junho, pois foi nessa data que o antigo presidente, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei n° 2.800/1956, também conhecida por "Lei Mater dos Químicos", que criou os Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamentava a profissão. 

Para tornar-se um Químico, o estudante pode optar por vários cursos superiores como: engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia de plásticos, química industrial, química (bacharelado e/ou licenciatura). 

É preciso gostar muito de matemática, análise de dados, pesquisa e ter capacidade de administrar informações a fim de transformar elementos em produtos.  

Químicos Brasileiros  

Apesar do país não ter forte tradição acadêmica e científica, nem por isso o Brasil deixou de ter bons profissionais na área. Abaixo, destacamos alguns:

  • Horácio Macedo (1925-1999)
  • Maurício Oscar da Rocha e Silva (1910-1983)
  • Otto Gottlieb (1920-2011)
  • Isaías Raw (1927)

Mensagens para o Dia do Químico  

  • Homenageamos esse versátil profissional que atua sem sabermos em nossas vidas. Desde os alimentos que consumimos aos carros que dirigimos. Seu trabalho é fundamental para a evolução da humanidade. Parabéns!
  • A abrangência da química é ilimitada, podendo estar em muitos outros ramos desde a Arte, que usa verniz, solvente, pigmentos em seus trabalhos, e o Direito, na Química Forense. Por trás disso há um profissional gabaritado. Parabéns!

NATAL-RN: HOMEM TROCA TIROS COM A POLÍCIA, FAZ FAMÍLIA DE PM REFÉM, MAS ACABA PRESO

Um homem de 27 anos foi preso na noite desta quinta-feira (17) após troca de tiros com policiais no bairro das Rocas, em Natal. Durante a fuga a pé, ele chegou a invadir uma casa e fazer a mulher e a filha de um policial militar reféns. Após mais de uma hora de negociação, o suspeito se entregou. 

Os moradores da região ficaram assustados com a intensa troca de tiros. Vídeos com o som dos disparos circularam nas redes sociais. 

De acordo com o agente Meira Lima, da Polícia Rodoviária Federal, o homem preso era suspeito de integrar uma quadrilha e estar de posse de uma arma pertencente a um policial federal, tomada de assalto recentemente. Após efetuar a prisão de três homens, mais cedo, uma equipe da PRF recebeu informações de que o suspeito havia adquirido a arma do PF e realizou diligências para localizá-lo. 

"Ao chegarmos ao local para averiguar a situação, ele fugiu. Quebrou a tornozeleira (eletrônica), subiu o telhado de uma casa. Nós fizemos o certo, ele atirou contra os nossos policiais", falou o agente. 

Durante a fuga, ele fez uma família de um policial militar refém. O PM não estava em casa. "A negociação durou mais de uma hora. O advogado dele (do suspeito) chegou com a família, mas conseguimos negociar e todo mundo saiu ileso", contou o agente. 

A arma utilizada pelo criminoso não havia sido encontrada até 20h. A Polícia Civil vai investigar o caso. 

*Do G1 RN

APODI-RN: CASA PARA VENDER NO BAIRRO BETEL

Vende-se uma casa na rua Vereador Eudócio Magno, 167 (Rua do Peba).

Interessado, falar com Baixeiro na rua Manoel João Dantas, 584, Baixa da Alegria. Telefone: (84) 9 9135-3403.

Preço da casa: R$ 38.000,00 (Trinta e oito mil reais).

PORTO DO MANGUE-RN: INDIVÍDUO É PRESO PELA PM PORTANDO ARMA DE FOGO

A VTR 1225 composta pelo 1°SGT Miguel, AL SGT Rogério e o CB Aristoteri, se encontrava em patrulhamento por volta das 17:30h, desta quinta feira 17 de junho de 2021, entre a comunidade de Rio Doce e Logradouro na cidade de Porto do Mangue RN.
Ao abordar o elemento identificado como Gabriel da Silva Brito natural de Macau/RN, foi encontrado um revolver calibre 38 com seis munições intactas e uma motocicleta Honda 150 FAN ESI preta de placa NOC 5647, além de documentos, cartões e um aparelho celular.
A ocorrência foi conduzida a DP de plantão Mossoró, onde foi feito o flagrante de porte ilegal.

*Passando na Hora

FILME POTIGUAR CONCORRE À PALMA DE OURO NO FESTIVAL DE CANNES

Um filme potiguar concorre pela primeira vez à Palma de Ouro no Festival de Cannes, integrando a Seleção Oficial de Curtas-Metragens da edição de 2021."Sideral", novo trabalho do diretor Carlos Segundo em parceria com a Casa da Praia Filmes, é um dos dois representantes brasileiros na competição oficial de um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.

Filmado nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim, "Sideral" é uma ficção que se desenvolve no futuro, em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na Base Aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos.

"Sideral é um filme que passeia de forma sutil por diferentes temas, podendo ainda ser considerada uma obra tragicômica. O filme transita entre os campos poético e realista, conseguindo com isso convergir elementos técnicos e estéticos de uma forma muito singular. É uma obra que só poderia ter sido realizada aqui no Rio Grande do Norte", conta Carlos Segundo, que é professor titular no curso de Audiovisual da UFRN.

Com produção brasileira de Mariana Hardi e Pedro Fiuza, através da Casa da Praia Filmes, "Sideral" é um filme genuinamente natalense com equipe e elenco de profissionais potiguares, estrelado por Priscilla Vilela e Enio Cavalcante.

"É um orgulho imenso sermos selecionados no mais importante festival de cinema do mundo, produzindo com recursos locais, além de equipe técnica e artística formada por pessoas que já trabalham no mercado do audiovisual potiguar e que têm construído suas carreiras aqui. É um atestado do nosso potencial, capacidade e sustentabilidade", conta Mariana.

Para Pedro Fiuza, a indicação do filme à Palma de Ouro também é um marco histórico e uma chance de reflexão sobre investimentos em arte e cultura: "Em meio a uma pandemia e frente a várias crises, foi possível realizar o filme, evidenciando a importância da Lei Aldir Blanc e do investimento em cultura no país. Isso nos mostra que o Rio Grande do Norte e o Brasil têm toda a qualidade profissional e artística e que, se reconhecidos por políticas públicas e pela sociedade, também serão reconhecidos internacionalmente. Estamos fazendo história com essa seleção inédita para o RN, mas nossa obra não tem fronteiras artísticas e por isso podemos dizer que também somos o Brasil todo em Cannes".

O Festival de Cannes acontece entre os dias 6 e 17 de julho de 2021, no Palais des Festival, na cidade de Cannes, na França.