segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

FELIPE GUERRA-RN: HOMEM É MORTO A TIROS NA AVENIDA MIRA SELVA

A cidade de Felipe Guerra registra nesta noite de segunda-feira (27), um crime de homicídio por disparos de arma de fogo, o crime aconteceu nos trelhes da Avenida Mira Selva.
A vítima foi identificada como Danilo de Bezerra, a Polícia Militar faz o trabalho de isolamento do local do crime, a equipe do ITEP de Mossoró será comunicada do local.
O caso deve ser investgado pela delegacia de Polícia Civil de Apodi.
Aos Familiares, nossos sinceros votos e pesar, descanse em Paz Danilo.


*Informação: Santana Notícia.

APODI-RN: AGRICULTORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PARA PRODUZIREM SEMENTES CRIOULAS

Fotos: Diógenes Nóbrega
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), realiza nesta quinta e sexta-feira (25 e 26 de julho) um curso de formação voltado para a produção agroecológica de sementes crioulas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi.
O curso precede a execução do programa PAA Sementes, que iniciará em 2020 com a aquisição de 50 toneladas de sementes crioulas de milho, feijão, fava, sorgo, arroz vermelho, jerimum e castanha de caju. Trata-se da maior aquisição de sementes crioulas do Brasil até então, que serão distribuídas a cerca de 3 mil famílias de agricultores do Estado.
Durante o curso de formação, os participantes aprenderão mais sobre manejo, colheita e armazenamento das sementes, com foco na agroecologia. O grupo terá a oportunidade de assistir demonstrações práticas de testes de germinação, como escolher o local da produção, preparação da área, controles de doenças e ataque de insetos, além de conhecer aspectos da legislação exigidos no PAA-Sementes.
O PAA Sementes – “Sementes da Tradição” – é uma parceria da Sedraf com a Conab/Mapa, Emater-RN, Uern, Ufersa, ongs, Asa Potiguar, Fetarn, Fetraf, MST, cooperativas, associações e casas comunitárias de sementes crioulas.


*Sedraf-RN.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: Assaltantes trocam tiros com PMs após funcionário de fazenda escapar de arrastão e pedir socorro

Armas apreendidas — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Seis assaltantes trocaram tiros com policiais militares após o funcionário de uma fazenda alvo de arrastão conseguir escapar e pedir socorro. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) na comunidade de Massaranduba, zona rural de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Mesmo com o confronto, os criminosos conseguiram fugir.
De acordo com a polícia, o crime aconteceu durante a manhã, enquanto os funcionários chegavam para trabalhar na propriedade. Bandidos fortemente armados abordaram as pessoas e roubaram uma espingarda, duas motocicletas e um carro, que ainda foi carregado com vários materiais da fazenda.
Um funcionário, entretanto, conseguiu escapar dos assaltantes e conseguiu acionar a polícia. Quando as viaturas da Polícia Militar chegavam ao local se depararam com os suspeitos, que deixavam a fazenda. Houve troca de tiros e perseguição, mas os bandidos conseguiram fugir após abandonar o material roubado. Armas, os três veículos e outros materiais roubados foram recuperados. Durante a manhã, as equipes policiais ainda fizeram buscas na região, mas ninguém foi preso.


*Erivan Morais, do G1 RN.

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 26/01/2020 as 7:00hs de 27/01/2020
No. Postos Existentes: 173 No. Postos sem Contato: 61
No. de Postos com Chuva: 6 No. de Postos sem Chuva: 106

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Ipanguacu(Emater) 7,4
Jose Da Penha(Emater) 2,1

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Extremoz(Emater) 5,1
Ceara Mirim 3,0
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 3,0
Natal 1,4

NATAL-RN: MORREU EX PREFEITO MARCOS FORMIGA AOS 78 ANOS

Morreu, aos 78 anos de idade, neste domingo (26) o economista Marcos César Formiga, que foi prefeito de Natal entre 1983 e 1986, por indicação do então governador José Agripino.
Marcos César formiga vinha lutando contra problemas pulmonares, mas não resistiu nesse domingo.
Ele deixa a viúva Celina, os filhos Marcelo, Daniela e Gabriela Formiga.

MOSSOROENSE MORRE EM QUEDA DE ULTRALEVE EM SP

Acidente matou o mossoroense analista de sistemas Marcelo Mendes Fernandes, de 59 anos.
O analista de sistemas mossoroense Marcelo Mendes Fernandes, de 59 anos, morreu no acidente — Foto: Redes sociais
O padre que pilotava um ultraleve e precisou fazer um pouso forçado em Leme (SP), no fim da tarde de sábado (25), disse que o piloto que estava em outra aeronave voava baixo antes de cair. O analista de sistemas Marcelo Mendes Fernandes, de 59 anos, morreu no acidente.
Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, o padre Sergio Carlos Brasileiro Nato, de 66 anos, contou que voava com um passageiro quando o motor do ultraleve apresentou problemas na parte de carburação.
“Pousei na estrada, só quebrou a roda dianteira. Não deu medo, mas a gente tem que respeitar a máquina. Eu já pousei sem motor pelo menos oito vezes. Faz 25 anos que comecei a voar”, disse Nato. Ele e o outro ocupante da aeronave não se feriram.
O padre disse que nesse momento o outro ultraleve, que era pilotado por Fernandes e que também transportava um passageiro, passou por eles. A aeronave desceu na pista do Aeródromo Municipal Yolanda Penteado e o piloto retornou sozinho para a região onde aconteceu o pouso forçado.
“Era perto da pista, uns 500 metros. Aí ele ficou voando baixo, fez uma curva muito fechada, não teve jeito, caiu de uns 30 metros de altura. Se ele tivesse alto, não teria problema”, relatou o padre.
O padre, que nasceu em Santa Cruz das Palmeiras e atualmente mora na capital paulista, disse que ficou uma semana em Leme para montar uma nova aeronave.
O ultraleve que deu problema no motor pertenceu ao religioso por cinco anos, mas há seis ele vendeu para outra pessoa. No sábado, o atual proprietário sugeriu que ele fizesse um voo para matar saudades, contou o padre.
Reunidos no aeródromo, o padre reencontrou o piloto que morreu no acidente. “Eu conheci ele há uns 25 anos, mas não me lembrava. Começamos a conversar, relembrar nosso passado. Era para eu voar com ele, mas eu optei pelo avião que era meu”, disse o padre.

Padre Sergio Carlos Brasileiro Nato disse que pilota ultraleves há 25 anos — Foto: Reprodução
O acidente 
O acidente aconteceu por volta das 17h30 em um canavial às margens da Estrada Municipal João da Cruz, próximo ao aeródromo. 
De acordo com a polícia, a vítima estava sozinha na aeronave que caiu de bico, cerca de 30 minutos depois que o outro ultraleve fez o pouso forçado a 50 metros do local. 
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ao chegar encontrou o piloto morto. A perícia técnica da Polícia Civil e a Polícia Militar também estiveram no local. 

Investigação 
Segundo a polícia, os motivos da queda são desconhecidos. O caso foi registrado como morte suspeita acidental. 
O corpo do piloto, que era natural de Mossoró (RN) e morava em São Paulo, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Limeira. 
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai contribuir com as informações necessárias para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Ainda segundo a Anac, o piloto vítima do acidente possuía autorização para pilotagem do aparelho. 
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) realizou a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave. 
A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. 
A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.
Ultraleve cai em canavial e mata piloto em Leme — Foto: Redes sociais
Queda de ultraleve mata piloto em Leme — Foto: Redes sociais
*Passando na Hora.

IPANGUAÇU-RN: PRESO EM FLAGRANTE HOMEM CONFESSA QUE MATOU MULHER E ESFAQUEOU O MARIDO DELA POR VINGANÇA

Suspeito foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Macau. Crime aconteceu neste domingo (26) em Ipanguaçu, no interior do estado. 
Uma mulher identificada coo "Maria Coragem" foi morta a facadas e o marido dela esfaqueado por um homem em Ipanguaçu, no interior do estado neste domingo (26). De acordo com a Polícia Militar, o criminoso foi preso em flagrante, confessou o crime e disse que esfaqueou as vítimas por vingança.
Segundo a PM, o homem identificado como Francisco Bento Soares de 47 anos, foi ao local para se vingar do marido da vítima. De acordo com informações da polícia, o criminoso relatou que o homem teria espalhado um boato de que ele teria ateado fogo em uma casa na comunidade e para se vingar invadiu a casa das vítimas e as esfaqueou.
Ainda de acordo com informações da PM, a mulher identificada como Micarla José da Silva morreu no local e o marido dela, mesmo ferido, conseguiu fugir. A Polícia Militar prendeu o suspeito em flagrante na casa do irmão dele.
Segundo a Polícia Militar, ele confessou o crime, foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Macau, na Costa Branca potiguar, e vai responder por homicídio e por tentativa do homicídio.


*Passando na Hora.

SERRA DO MEL-RN: AGRICULTOR É PRESO EM FLAGRANTE ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Hugo César Bezerra Izidro segundo informações do Sgt Valdemir tentou matar José Neto Alves da Cruz a golpes de faca peixeira, ocorrência registrada no final da manhã de ontem, 26 de janeiro.
Segundo informações, depois de uma feirinha que acontece todos os finais de semana na Serra do Mel, as pessoas permanecem tomando suas bebidas nos bares e lanchonetes instaladas no centro da feira livre do município.
Hugo se desentendeu com Zé Neto e tentou matá-lo, com duas cutiladas de faca peixeira. Enquanto Zé Neto era socorrido para o Hospital da Serra, a guarnição da Polícia Militar comanda pelos Cb’s Luiz Carlos e Evaristo prendia Hugo César, já chegando em casa no Conjunto Novo na Serra do Mel.

*O Câmera/Passando na Hora.

CAICÓ-RN: CINCO SUSPEITOS MORTOS EM CONFRONTO COM A PM FORAM IDENTIFICADOS

Identificados os cinco homens mortos em confronto com policiais militares na noite deste domingo, 26, depois de invadirem a casa de um casal no bairro Vila Altiva, setor leste da cidade.

SÃO ELES:
João Felipe Ferreira da Silva, de 20 anos, estudante e natural Jandira/SP. Estava residindo na Rua Joares Garcia de Medeiros, 436, Bairro Nova Caicó.
Wemerson André dos Santos Silva, de 27 anos, pedreiro, natural de Caicó e residente na Rua Ananita de Araújo, 379, Bairro Nova Caicó.
Ronaldo Francisco dos Santos, de 29 anos, borracheiro, natural de Goianinha/RN e residente no Bairro Nova Caicó.
Renan dos Santos Cabral da Nóbrega, de 19 anos, natural de Caicó, desocupado, residente na Rua Luiz Dantas Neto, Bairro Nova Caicó.
Cledinaldo Santos Pereira, de 22 anos, servente de pedreiro e natural de Caicó e residente na Rua Juares Garcia de Mediros.


*Jair Saio.

CAICÓ-RN: Ten. Cel. Costa explica ação da PM que salvou casal em assalto em residência. 05 homens morreram na troca de tiros

O Ten. Cel. Walmary Costa, comandante do 6º BPM de Caicó, explicou à imprensa a ação da Polícia Militar que salvou um casal (reféns) das mãos de cinco bandidos na noite deste domingo na Zona Leste da cidade.
A PM tentou verbalizar para encontrar uma solução pacífica para o drama que vivia o casal, contudo os elementos reagiram atirando nos policiais e nas guarnições, e foram feridos na troca de tiros e morrem em seguida.
Duas Escopetas calibre. 12 foram apreendidos, além de um Revólver. O comandante não descarta a possibilidade de mais armas terem sido usadas no crime. O casal de reféns saiu ileso na troca de tiros.


*Jair Sampaio.

CAICÓ-RN: FAMÍLIA TEVE RESIDÊNCIA INVADIDA, VIROU REFEÉM E POLÍCIA REAGIU

Uma família foi alvo de invasão de residência na noite de domingo, 26, no bairro Vila Altiva, Zona Leste de Caicó.
Houve reação por parte da polícia e os suspeitos foram baleados. Eles foram socorridos. Moradores falam em 5 (cinco) suspeitos alvejados.
As vítimas não foram baleadas, e mesmo assim, socorridos para o hospital. De acordo com vizinhos, as vítimas são um casal.

NATAL-RN: Travesti é assassinada a tiros na Zona Norte

Travesti de 23 anos foi assassinada a tiros no centro clínico do conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Uma travesti foi assassinada a tiros na noite deste sábado (26), por volta das 19h30, na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu no pátio do Centro Clínico do Conjunto Santa Catarina.
A vítima foi baleada atrás de um caminhão que estava estacionado no centro de saúde. A vítima era conhecida como Bruna morreu no local, atingida na barriga. Ela foi identificada oficialmente como Pedro Paulo da Silva Oliveira, de 23 anos, e também tinha o nome "Pepê", por apelido.
Segundo a Guarda Municipal de Natal, pelo menos três tiros foram ouvidos pelo vigia do centro. O profissional afirmou que antes dos disparos, ouviu uma gritaria, mas não conseguiu ver quem atirou.
Pessoas que moram e trabalham na região afirmaram à reportagem da Inter TV Cabugi que o local é um movimentado ponto de prostituição à noite. O centro clínico não tem portão e o acesso ao pátio fica aberto.
O caminhão que estava estacionado próximo ao local tinha câmeras de segurança, mas elas não estavam gravando. Os criminosos ainda teriam tentado danificar o equipamento de filmagem antes de fugir. Ninguém foi preso pelo crime.
No Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), a família da travesti estava abalada e não quis dar entrevista. A mãe e o irmão de Bruna confirmaram que ela fazia programa, mas a motivação do assassinato ainda é desconhecida.
O caso será investigado pela Polícia Civil.


*Erivan Morais, do G1 RN.