Pesquisar este blog

02 dezembro 2022

APODI-RN: PDRE DIOGO SERÁ TRANSFERIDO PARA A PARÓQUIA DE ITAÚ

Um padre missionário, carismático e gentil, que em pouco tempo, conquistou os corações do povo da paróquia de Apodi. Dom Mariano reconhece seu trabalho missionário junto ao povo e, dará uma paróquia para padre Diogo ser o pároco administrador.
A Igreja Diocesana cumpre a sua missão por meio da harmoniosa cooperação entre presbíteros e Bispo no serviço ao povo de Deus; a dinamização da pastoral passa pela alternância dos párocos, administradores e vigários paroquiais.
Somos servidores da Diocese formada por um conjunto de paróquias e comunidades, que sempre espera o gesto de obediência ao mandato de Jesus: ‘Ide e evangelizai…” diz o padre.
Apodi sentirá muito sua falta meu querido amigo.

APODI-RN: PEREGRINAÇÃO DOS DEVOTOS DE SANTA LUZIA DO SÍTIO PONTA II

16ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
# Lediane de Romerito;
# Jucineide de Eliézio;
# Eliete de Sander;
# Edilma de Chico Preto.

17ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
# Delegado;
# Magda.
18ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
# Dona Nilza.
19ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
# Lucinda e Ronaldo na nossa residência.
20ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
# Maria de careca.
21ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
# Leandra de Gilvan.

Prestação de contas de Terezinha Maia é reprovada pelo TRE

A deputada estadual eleita Terezinha Maia (PL) teve sua prestação de contas de campanha reprovada em relatório da Comissão de Análise de Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo o parecer, existem inconsistências determinantes em cinco pontos do balancete apresentado pela então candidata.

De acordo com o relatório, foi apontada a extrapolação do limite de 20% de gastos com aluguel de veículos em relação ao total dos gastos de campanha contratados, infringindo o que dispõe o art. 42, II, da Resolução TSE nº 23.607/2019.

Outro ponto do documento foi o registro de receitas registradas na prestação de contas, sem a identificação dos respectivos créditos na movimentação financeira demonstrada nos extratos bancários. Também foram detectados lançamentos nos extratos bancários sem registros na prestação de contas.

Ao todo, o relatório considera que existem irregularidades em cinco itens da prestação de contas da deputada eleita. A Comissão do TRE sugere a reprovação das contas uma vez que as inconsistências comprometem a confiabilidade do que foi informado por Terezinha.

“Diante do resultado dos exames técnicos empreendidos, restaram inconsistências conforme reportado nos itens 3.1, 5.1, 5.2, 5.3 e 5.8, que, analisadas no conjunto das contas apresentadas, comprometem a sua confiabilidade e regularidade como um todo, razão pela qual opina-se pela Desaprovação das contas, com fundamento no art. 74, III, da Resolução TSE nº 23.607/2019”, destaca o relatório

O relatório esmiúça todas as diversas situações irregulares presentes na prestação de contas de Terezinha Maia. Para ter acesso ao relatório completo basta clicar AQUI

*Blog do Barreto

Comissão do TRE se manifesta pela desaprovação das contas da campanha de Mineiro. Deputado eleito responde

Segundo informações da jornalista Alessandra Bernardo do Portal Diário do RN, uma comissão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indicou a desaprovação das contas de campanha do deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT).

De acordo com relatório da Comissão de Análise do Tribunal, que é assinado pela analista de contas Lindaci de Albuquerque, foram constatadas irregularidades na prestação de contas e foi determinada a devolução de mais de R$ 78,6 mil aos cofres públicos.

“A decisão foi baseada no artigo 74, III, da Resolução nº 23.607/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao constatar falhas que, analisadas em conjunto, comprometem a integralidade e confiabilidade das contas”, conforme o TRE.

O parecer técnico diz que foram identificadas notas fiscais constando na base de dados da Justiça Eleitoral, mas não declaradas na prestação de contas analisadas, o que representa omissão de gastos eleitorais infringindo o artigo 53, I, g, da Resolução do TSE, que diz que a prestação de contas, ainda que não haja movimentação de recursos financeiros ou estimáveis em dinheiro, deve ser composta por informações de receitas e despesas, especificadas.

O documento traz outras irregularidades constatadas na prestação feita por Mineiro, como “transferência de recursos do Fundo Eleitoral do candidato, autodeclarado pardo, para candidatos autodeclarados brancos, sem a indicação de benefício para a campanha do então candidato, contrariando a norma do TSE”, ou seja, desvio de finalidade e devolução dos valores ao Tesouro Nacional. O TRE afirmou que Mineiro não apresentou prova de material gráfico impresso ou vídeo.

Outro ponto desvelado pelo documento seria a contratação direta de pessoal para serviços de programação visual e propaganda móvel, sem a comprovação individualizada dos empregados subcontratados.

“As notas fiscais referentes aos pagamentos efetuados ao fornecedor Eugênio Igor Sá de Oliveira também não foram registradas junto ao Portal Directa da Prefeitura de Natal. A Comissão chegou a notificar o fornecedor citado para se manifestar sobre as notas, mas não teve nenhuma resposta deste. Diante disso, o TRE/RN entende que há indícios de irregularidade relacionado às notas fi scais e sugere que o fato seja comunicadoao Ministério Público Eleitoral (MPE), para as providências cabíveis”.

Deputado eleito falou sobre relatório

Por meio de nota, a assessoria de Fernando Mineiro comentou o relatório do TRE e apresentou justificativa para alguns dos pontos citados pela decisão.

Segundo a assessoria, todos os documentos que deveriam ter sido apresentados pela campanha foram devidamente anexados, e a responsabilidade pelos documentos faltosos na prestação de contas é das empresas que foram contratadas.

“Mineiro contratou, pagou e recebeu os serviços, demonstrando no processo, mas a empresa não se desincumbiu do seu ônus de juntar documentos complementares requeridos pela comissão. A campanha apresentou os documentos de que tinha posse, mas não pode se responsabilizar pelas atitudes da empresa, em não atender diligências da Comissão Técnica do TRE”, atesta a nota.

Outro ponto citado pelo deputado foi a transferência de recursos de candidatos pardos para candidatos brancos. “Quanto as transferências realizadas para candidatos autodeclarados brancos, se deram para atividades conjuntas, como já declarado no processo de contas, não cabendo devolução” afirma a nota.

Confira a nota da assessoria de Mineiro íntegra

Nota da Assessoria do Deputado Federal Eleito Fernando Mineiro (PT)

A Comissão de Análise de Contas Eleitorais do TRE RN, que atua de forma criteriosa, numa análise objetiva da prestação de contas do Deputado Fernando Mineiro, entendeu que algumas despesas não mereciam ser acolhidas, relativas a contratação de empresa que ofereceu serviços de panfletagem, sugerindo devolução de parte dos valores. Mineiro contratou, pagou e recebeu os serviços, demonstrando no processo, mas a empresa não se desincumbiu do seu ônus de juntar documentos complementares requeridos pela comissão.

A campanha apresentou os documentos de que tinha posse, mas não pode se responsabilizar pelas atitudes da empresa, em não atender diligências da Comissão Técnica do TRE.

Quanto as transferências realizadas para candidatos autodeclarados brancos, se deram para atividades conjuntas, como já declarado no processo de contas, não cabendo devolução.

O jurídico da campanha está atento e acompanhando o processo, demonstrando a total legalidade no emprego dos recursos públicos do fundo eleitoral.

*Blog do Barreto

LOTAÇÃO DE APODI PARA O CANINDÉ-CE

Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro. Retorno no dia 25 passando pela praia de Tibau. Valor da passagem: 140 reais.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.
Pode ligar: (84) 9 9135-3403.

APODI-RN: COMEÇA AMANHÃ(3) A FSTA DE SANTA LUZIA, PADROEIRA DO SÍTIO PONTA II

COLUNA DO RN: O Ministério do Desenvolvimento Regional tem afinidade com pessoas do RN

Uma vez no comando foi Rogério Marinho, e agora, o deputado federal potiguar Rafael Motta, é convocado a fazer parte da equipe de transição da pasta.
O Ministério do Desenvolvimento Regional tende a ter um comando do RN. O ex-ministro Rogério Marinho, agora senador eleito, é do território potiguar e comandou durante o governo Bolsonaro.
E agora, durante os dias de trabalho da equipe de transição do presidente eleito Lula, a bola da vez é o Rafael Motta do PSB, que vai para equipe técnica do MDR, que já está concluindo os trabalhos. O dia de ontem foi de orgulho para o deputado federal, distribuiu sua foto com Lula e Alckmin em toda a impressa para anunciar a sua nomeação.
É certo que a indicação não garante ao parlamentar a sua cadeira de ministro, mas que é um bom caminho, inclusive que agrada a governadora Fátima Bezerra, isso é.
Um outro fator a ser pontuado é que a equipe de transição está sugerindo que o Ministério do Desenvolvimento Regional seja dividido em 2 e dê origem aos ministérios das Cidades e da Integração Nacional.
“A ideia é voltar um pouco a estrutura como era”, disse o Camilo Santana (PT-CE). Só lembrar que o Ministério da integração Nacional e Cidades funcionavam como ministérios separados nos governos petistas.

*Autor: Jornalista Rállyson Nunes - DRT - 2233/RN

CARAÚBAS-RN: HOMEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA RN-117

Um homem morreu na manhã desta sexta-feira (2), em um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um carro na zona rural de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte.
O acidente aconteceu na RN-117, nas dimensões da entrada dos poços da Caern que abastece a cidade de Caraúbas. A Polícia Militar foi acionada e quando chegou no local o condutor da motocicleta que foi identificada até o momento como Damião Paulo Freitas, já estava em óbito.
O motorista do veículo não evadiu-se do local e aguardou a chegada da Policia Militar.
A Polícia Militar acionou a Polícia Rodoviária Estadual e tentou entrar em contato com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para fazer os procedimentos no local e remover o corpo para a sede do órgão, porém, os dois contatos não estavam funcionando, o jeito foi entrar em contato com um funcionário do ITEP que é da cidade de Caraúbas para acionar o órgão.

*Informação: Icém Caraúbas

SÃO FRANCISCO DO OESTE-RN: ACIDENTE ENTRE CARRETA E CAMINHÃO É REGISTRADO NA BR-405

Um acidente entre dois carros grandes, tipo carreta e caminhão foi registrado na BR-405, na curva da Aroeira, próxima a cidade de São Francisco do Oeste.
Informações colhidas pelo blog dão conta, que os dois veículos chegaram a colidir de lado dentro da curva, interditando assim o trânsito na BR.
O acidente graças a Deus não deixou vítimas fatais e nem feridos gravemente. Apenas danos materiais.

CONVITE DE CANTORIA!!!!

ANGICOS-RN: MULHER MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE QUANDO RETORNAVA DE AFONSO BEZERRA

Um acidente vitimou uma jovem mulher que trabalhava em uma agência bancária e morava na cidade de Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte. O acidente aconteceu no final da tarde com o inicio da noite de quarta-feira, 30 de novembro de 2022. A jovem Mayara, estava de moto, retornando para Angicos, pela estrada de Afonso Bezerra, quando foi colhida por um veículo de cor e modelo não identificado, que se evadiu do local, logo após o acidente.

A jovem ficou inconsciente, caída no canteiro da pista, sem ter nenhum socorro por perto. Segundo relatos, minutos depois do ocorrido, mesmo com fortes dores pelo corpo, Mayara conseguiu pegar o celular e ligar para o marido, que mora em Afonso Bezerra, e comunicou ter sofrido um acidente, e estava com fortes dores, precisando ser socorrida.

Rapidamente, o marido da vítima foi até o local e ainda a encontrou com vida, sendo ela socorrida para o hospital de Angicos. As lesões externas e internas, causaram a morte da jovem, que faleceu após ter sido socorrida.

Enquanto o motorista causador do acidente, não há pistas de quem tenha sido. O sepultamento da jovem Mayara, aconteceu na tarde de quinta-feira 01 de dezembro de 2022.

*Fonte: Assu Notícia

PF faz a maior operação da história contra uso ilegal de mercúrio

A Polícia Federal e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fazem, na manhã desta quinta-feira (1º) uma operação para combater crimes contra o meio ambiente, comércio ilegal de mercúrio, organização e associação criminosa, receptação, contrabando, falsidade documental e lavagem de dinheiro, em sete estados.

Os crimes investigados estão relacionados ao contrabando e acobertamento de mercúrio, produto destinado ao abastecimento de garimpos em estados da Amazônia Legal (Mato Grosso, Rondônia e Pará). A Operação Hermes é a maior ação de desarticulação de uso ilegal de mercúrio da história.

Entre as medidas judiciais em cumprimento pela Polícia Federal, determinadas pela Primeira Vara Federal em Campinas, estão: cinco mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária (até cinco dias) e 49 mandados de busca em municípios nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia, incluindo casas, sedes de empresas, depósitos e áreas de mineração.

Além dos mandados, foram determinados o sequestro e indisponibilidade de bens dos investigados em valor superior a R$ 1,1 bilhão, correspondente ao cálculo do prejuízo causado aos cofres públicos.

A operação inclui ainda a fiscalização de áreas de mineração pelo Ibama, com a possibilidade de aplicação de multas, suspensão de atividades e embargos, assim como a apuração de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a importação e comércio de mercúrio, recicladoras de resíduos e mineradoras de ouro com sede em municípios nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Pará.

O principal objetivo é eliminar um esquema criminoso de fraudes no CTF (Cadastro Técnico Federal), que é o sistema de controle de importação e comércio de mercúrio metálico, sob responsabilidade do órgão.

O cadastro prevê que toda a comercialização e uso de mercúrio metálico no Brasil ocorra em cumprimento à legislação. O controle de mercúrio é instrumento de proteção ambiental e defesa da saúde pública, uma vez que seu mau uso pode contaminar rios e comprometer animais, peixes e humanos. Trata-se de elemento tóxico que pode causar danos irreversíveis, inclusive no sistema nervoso central, e levar à morte.

Como o Brasil não extrai a substância da natureza, sua origem está na importação ou reciclagem de resíduos como lâmpadas e materiais odontológicos.

Com a origem legal, os proprietários têm direito a lançar seus créditos em quilogramas no sistema de controle de mercúrio do CTF e realizar vendas a empresas licenciadas pelos órgãos ambientais estaduais.

As fraudes identificadas e investigadas têm como modus operandi o lançamento de dados falsos no sistema e a partir daí a comercialização de créditos virtuais fictícios que acobertam vendas e transporte de mercúrio real sem origem legal.

A investigação aponta para indícios de mais de 2 toneladas de mercúrio comercializadas criminosamente em detrimento dos sistemas de controle do Ibama. A expectativa, no final, é que mais de 5 toneladas de créditos de mercúrio sem origem sejam eliminados do cadastro.

O nome da operação, Hermes (Hg), faz alusão ao nome do deus grego equivalente ao deus Mercúrio para os romanos, enquanto (Hg) é referência ao nome do elemento na tabela periódica.

O objetivo é atuar em diversas frentes para combater o elemento químico mercúrio, principalmente por meio do controle e fiscalização da comercialização, importação e exportação desse produto e do acordo de cooperação técnica celebrado entre a Polícia Federal e Ibama.

*R7/Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO perca de vista sua filiação divina.
Deus é pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus filhos.
Todas as criaturas são irmãs.
As diferenças raciais e religiosas são apenas de superfície.
Olhe para todos como templos vivos da divindade, e ame a Deus através do amor às criaturas, procurando servi-lo, servindo ao seu próximo com amor e dedicação.