Pesquisar este blog

10 agosto 2023

BRASIL: Cid fez 99 tentativas para acessar email da Presidência após gestão Lula desativá-lo

O tenente-coronel Mauro Cid, um dos principais auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tentou acessar seu email funcional mesmo após o governo Lula (PT) bloquear a conta.

Planilha entregue pela Casa Civil à CPI do 8 de janeiro, obtida pela Folha, mostra 99 tentativas de acesso após 15 de março, quando o login de Cid foi bloqueado. O último registro é de 17 de março, às 11h16.

O governo Lula também informou à comissão que o email funcional de Cid foi acessado mais de 500 vezes em 2023, quando Bolsonaro já havia deixado a Presidência.

O documento da Casa Civil mostra que o usuário maurocbc (iniciais de Mauro César Barbosa Cid) teve 99 tentativas frustradas em três dias pelo mesmo motivo: “Conta desativada, expirada ou bloqueada”.

Saiba mais:

*Folha de São Paulo/BG

Programa Ser Mulher da LBV abre vagas para atendimento gratuito emocional a vítimas de violência doméstica no RN

As inscrições podem ser feitas de qualquer parte do Brasil e o acompanhamento é on-line

Mais de 18,6 milhões de mulheres foram agredidas no Brasil, em 2022, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha. Por dia, esse número representa um estádio lotado. Uma média de 50 mil vítimas sofrendo algum tipo de violência todos os dias.

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) intensifica seu atendimento psicológico on-line, gratuito para pessoas do gênero feminino, a partir dos 12 anos, a ação faz parte do programa Ser Mulher que tem o objetivo de oportunizar apoio emocional, melhora da autoestima, autoconhecimento e empoderamento a meninas e mulheres, apoiando-as no enfrentamento e no rompimento dos ciclos de violência e na ressignificação das experiências vividas.

A iniciativa é destinada a vítimas de violência doméstica, de gênero e dos diferentes tipos de discriminação, sexismo e violação dos direitos humanos.

*Como se inscrever no programa*

As inscrições podem ser feitas de qualquer parte do Brasil pelo WhatsApp (11) 99996-6557. Na sequência, é feito o primeiro contato, para o preenchimento da ficha de interesse; após essa etapa, o caso é analisado, e ocorre o atendimento para o agendamento da entrevista psicológica, que é realizada por chamada de vídeo, em formato individual.
Para outras informações, acesse www.lbv.org.br/programa-ser-mulher.

Siga o perfil nas redes sociais @LBVBrasil e acompanhe o trabalho de proteção à mulher.

MOSSORÓ-RN: 57ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA NO BAIRRO PAREDÕES

Após 23 dias de calmaria em relação a assassinatos, a cidade de Mossoró na região Oeste Potiguar, volta a registrar homicídio.

O crime aconteceu na tarde desta quinta feira 10 de agosto de 2023, na Rua Marechal Floriano, conhecida como Rua das Carnaubas no Bairro Paredões.

A vítima, que segundo a Polícia Civil, seria a pessoa de Valterlan Vitor de 22 anos, pedalava de bicicleta, quando foi perseguido por uma dupla de moto sem capacete que se aproximou e começou a atirar em sua direção.

O jovem tentou escapar da morte e aproveitando que uma casa estava com o portão aberto entrou no imovel, mas foi perseguido e executado no interior da residência.

Testemunhas informaram á polícia que o jovem morava na Rua Anatalia de Melo Alves no mesmo bairro e que tinha saído de casa há poucos minutos.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime, bem como os autores do assassinato. Mossoró chega aos 57 homicidios em 2023. A DHPP vai investigar o caso. 

*Fim da Linha

SÃO RAFAEL-RN: SUSPEITO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Na noite de quarta-feira, 09 de agosto de 2023, a Policia Militar por meio da composição da VTR/B1020 do Destacamento de Policia da Cidade de São Rafael no inteiro do Estado do Rio Grande do Norte, foi acionado via telefone com informação denuncia que um individuo de camiseta preta estaria mostrando arma de fogo a uma criança na Praça de Esporte localizada na Rua José Bernardo de Oliveira, nas proximidades da Unidade Básica de Saúde – UBS do Bairro Soledade II, os militares se dirigiram ao local informado, lá chegando os militares tentaram realizar os procedimentos de abordagem com revista pessoal no suspeito, o mesmo desobedeceu e empreendeu fuga correndo com a mão na cintura para a arma de fogo não cair.
O Sargento que comandava a VTR/B1020 começou uma perseguição ao suspeito a pé e o condutor da guarnição policial na viatura, o individuo adentrou num terreno baldio sem iluminação e efetuou disparos de arma de fogo em direção ao sargento e na viatura da polícia, os militares revidaram a injusta agressão atirando no individuo, alvejando o mesmo, que foi socorrido pela própria policia até o Hospital da Cidade de São Rafael, onde recebeu os primeiros atendimentos médico, posteriormente já identificado como sendo: LUAN ALMEIDA FRANÇA, 23 anos, foi transferido numa ambulância para o Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró, mais não resistiu e veio a óbito no caminho.
No local os militares localizaram e apreenderam 01 pistola calibre 9 milímetro, municiada com algumas capsulas deflagradas, os procedimentos e apreensão da arma foram realizados pela 4ª equipe da Delegacia de Policia Civil da Cidade de Mossoró.

*Fonte: 4DZ Patrulha

Indicado de Fátima assume diretoria técnico-comercial da Codern

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) informa que o seu Conselho de Administração (Consad), em reunião realizada nesta quarta-feira, por unanimidade, elegeu Paulo Henrique Macedo, para o cargo de Diretor Técnico-Comercial da Companhia, sendo empossado no mesmo dia.

A indicação foi da governadora Fátima Bezerra (PT) junto ao governo federal.

Paulo Henrique é Advogado e possui larga experiência de gestão, tendo sido Secretário Estadual de Reforma Agrária, Coordenador Geral dos Planos de regional de desenvolvimento sustentável de Mossoró e Assu e Assessor da Direção de Tecnologias do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER .

Recentemente atuou como assessor parlamentar do então senador Jean Paul Prates, hoje presidente da Petrobras.

O novo Diretor Técnico-Comercial teve o nome aprovado pelo Ministério da Casa Civil da Presidência da República e pela Comissão de Elegibilidade da CODERN, atendendo a todos os requisitos exigidos.

*Saulo Vale

SÃO FRANCISCO DO OESTE-RN: HOMEM É EXECUTADO A TIROS EM CASA NA NOITE DE QUARTA-FEIRA

Um crime de homicídio foi registrado na noite de quarta-feira, 09 de agosto de 2023 na cidade de São Francisco do Oeste, no interior do Estado do Rio grande do Norte.
A vítima identificada por Ítalo Conrado, que foi alvejado a tiros em sua residência, não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito no local.
Os criminosos fugiram com sentindo ignorado.
A Polícia Militar isolou o local, acionando o ITEP para a remoção do corpo e em seguida liberar para o seu sepultamento.

*Por Márcio Melo

EXTREMOZ-RN: Suspeito de matar e enterrar mulher no quintal de casa em Natal é preso por policial à paisana

O homem suspeito de matar e enterrar uma mulher no quintal de uma casa foi preso na tarde desta quarta-feira (09), na cidade de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal. Ele foi detido por um policial à paisana.

Após a prisão, o homem foi conduzido para a Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHHP), em Natal.

O corpo da mulher foi localizado no início da tarde dessa terça-feira (08), após uma denúncia apontar um forte odor no imóvel. A ação foi realizada pela Polícia Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros e do Itep. O caso aconteceu no loteamento Vale Dourado, na zona Norte de Natal.

Segundo a Polícia Civil, ele estava em liberdade há cerca de quatro meses. O homem foi preso por outro feminicídio, cometido em 2014.

*Fonte: Portal da Tropical

INTERNACIONAL: [VÍDEO] Candidato à Presidência do Equador é assassinado a tiros na capital do país

O candidato à Presidência do Equador Fernando Villavicencio, do Movimento Construir, foi assassinado nesta quarta-feira, em Quito, capital do país. Ele deixava um comício político realizado no Anderson College, quando foi baleado várias vezes.

O Ministério do Interior e, posteriormente, o presidente Guillermo Lasso confirmaram o homicídio por meio de comunicados nas redes sociais.

“Indignado e chocado com o assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio. Minha solidariedade e condolências à esposa e filhas. Pela sua memória e pela sua luta, garanto-vos que este crime não ficará impune”, comentou Lasso, em seu perfil na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.

Após a confirmação da morte, os principais candidatos à Presidência anunciaram a interrupção das suas atividades eleitorais.

Lasso informou que o Gabinete de Segurança da Presidência da República fará reunião extraordinária. Também devem participar a presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Diana Atamaint; a Procuradora-Geral do Estado, Diana Salazar e o Presidente da Corte Nacional de Justiça, Iván Saquicela.

Logo após o ocorrido, imagens mostrando o momento do ataque começaram a circular nas redes sociais. Em um dos vídeos Villavicencio aparece deixando o Anderson College e se dirigindo a um carro, acompanhado de sua comitiva e apoiadores, quando se ouvem tiros e um grande tumulto toma conta do local.

CONFIRA ABAIXO:

Eleições

Villavicencio era um dos principais candidatos à Presidência do Equador. Nas pesquisas de opinião, ele oscilava entre a segunda e a quinta colocação. As avaliações de tendências eleitorais do país é deficiente em comparação a outros países sul-americanos como Argentina, Uruguai e Brasil, que possuem institutos com maior índices de acerto.

Em junho, segundo o Centro de Estratégico Latinoamericano de Geopolítica (Celag), Villavicencio estava em quarto lugar, com 8% das intenções de voto, atrás de Luisa González, do partido Revolução Cidadã (30%), Otto Sonnenholzner, da aliança “Vamos Agir” (13%) e Yaku Pérez, da coligação “Claro que é possível” (11%).

Em 20 de julho, a Cedatos, empresa de pesquisa aprovada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, apontou que Villavicencio estava em segundo, com 13,2%, atrás apenas de Gonzáles (26,6%) e à frente de Pérez (12,5%) e Sonnenholzner (7,5%).

O pleito acontece no próximo dia 20, de forma antecipada, depois que o presidente Lasso decretou a chamada “morte cruzada”, que decretou a dissolução da Assembleia Nacional e reduziu o tempo de seu próprio mandato.

*Fonte: CNN/98 FM de Natal

STF aprova orçamento de 2024 com reajuste do salário de ministros para R$ 44 mil

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a proposta de orçamento de 2024 para a Corte. O projeto, que será enviado ao Congresso, prevê um valor de R$ 897.877.951 – que representa um aumento de 5,4% em relação ao orçamento de 2023.

A proposta foi aprovada em sessão administrativa virtual na terça-feira (8) e inclui o aumento de remuneração dos ministros, que hoje é de R$ 41,6 mil e passará a ser de R$ 44 mil a partir de fevereiro de 2024.

Em dezembro do ano passado, o Congresso aprovou um aumento escalonado de 18%, parcelado ao longo de três anos. Em 2025, esse valor sobe para R$ 46,3 mil.

Do total aprovado para o orçamento do ano que vem, R$ 590 milhões são referentes às despesas com a remuneração e benefícios concedidos aos servidores. Outros R$247 milhões são para pagar despesas discricionárias, como o pagamento de empresas terceirizadas e investimentos.

Por fim, R$ 60 milhões são para encargos sociais da folha de pagamento.

*CNN Brasil