Pesquisar este blog

26 janeiro 2024

Motociclista é arremessado em calçada após ser atingido por carreta em Natal; vídeo

Na manhã de sexta-feira 26, ocorreu um acidente entre uma motocicleta e uma carreta no cruzamento da avenida Coronel Estevam (Avenida 09) com a avenida Amintas Barros, no bairro Dix-Sept Rosado, zona Oeste de Natal. O condutor da moto foi arremessado até a calçada, resultando em ferimentos nos braços e nas pernas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro, e agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) coordenaram o trânsito, que apresentou lentidão.

A colisão ocorreu quando a carreta, na Avenida 09, sentido Cidade da Esperança, fazia uma conversão à esquerda para acessar a avenida Amintas Barros, colidindo com a moto que seguia no mesmo sentido. O fluxo de trânsito melhorou após a remoção da carreta do local do impacto.
*Com informações do Portal da Tropical

MOSSORÓ/RN: HOMEM ASSASSINADO DENTRO DE PRÉDIO ABANDONADO É IDENTIFICADO NO ITEP

O homem morto a tiros dentro de um prédio abandonado, as margens da BR 304 no Bairro Santo Antônio, nesta quinta feira (25) foi identificado no Itep.
Trata-se de João Paulo Oliveira Ferreira, 44 anos, natural de Fortaleza no estado do Ceará. Familiares compareceram nesta sexta feira (26) ao Itep em Mossoró e com documentos reconheceram o corpo.
Com a identificação oficial, o corpo de João Paulo foi liberado para a família que veio de Fortaleza. DHPP vai investigar o crime.

*Fim da Linha

Polícia Civil registra aumento de quase 200% em prisões por homicídios no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta segunda-feira (22), o balanço anual das ações realizadas em combate aos crimes de homicídio praticados no estado do RN. Com base nos dados, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) alcançou um índice expressivo em relação às investigações realizadas durante o ano de 2023, sendo responsável pelas prisões de 133 suspeitos de crimes contra a vida.

De acordo com o comparativo, em 2022, foram registradas 46 prisões da DHPP. Já em 2023, a Divisão atingiu o índice de 133 prisões, resultando em um aumento de 189.13%. “As estatísticas apresentadas são importantes para análise e avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da DHPP, bem como para a organização e estabelecimento de metas para o ano de 2024”, disse o diretor da DHPP, delegado Márcio Lemos.

A Polícia Civil do RN também registrou uma diminuição considerável no passivo de 50,62%, somando todas as 14 unidades da DHPP. A estatística também apontou os municípios com mais destaques, são eles: Natal, com 80%; Macaíba, com 60,24%; e Mossoró, com 49,81%.

A redução dos inquéritos que estão em tramitação se deu principalmente após a construção de novas delegacias da Divisão de Homicídios, ampliação das equipes de Plantões que fazem as investigações preliminares nos locais de crime, criação de núcleos de policiamento e investigação, além do incremento do efetivo. Em 2023, a DHPP instaurou 412 inquéritos e concluiu 2.084 inquéritos. Hoje, o Rio Grande do Norte tem 14 delegacias da DHPP, sendo 13 na Grande Natal e uma unidade em Mossoró.

*SECOMS/Difusora de Mossoró

CAMPEONATO CARIOCA 2024: PLACAR DE MAIS UMA RODADA

A terceira rodada do Campeonato Carioca de Futebol começou ontem, quarta feira(24).
Veja o placar:
Quarta feira(24)
Bangu 2 x 3 Nova Iguaçu
Portuguesa-RJ 1 x 0 Sampaio Corrêa
Boa Vista 1 x 0 Botafogo
Quinta feira(25)
Vasco da Gama 2 x 0 Madureira
Audax Rio 0 x 1 Fluminense

CONVITE DE CANTORIA

Mais uma vez Rogério Marinho ‘pede a cabeça’ do ministro Alexandre de Moraes

O senador Rogério Marinho não se cansa de defender os bolsonaristas envolvidos nos ataques aos poderes do fatídico 8 de janeiro.

Para Rogério, todo mundo está errado, menos os envolvidos no movimento que terminou com a destruição do patrimônio público no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.

Para o senador que representa o bolsonarismo no Rio Grande do Norte, o mais errado nessa história toda é o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Tanto que na quarta-feira, acompanhado do vice de Bolsonaro, o hoje senador Hamilton Mourão, Rogério foi pedir ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o afastamento de Alexandre de Moraes dos casos que envolvem o 8 de Janeiro.

Não é a primeira vez que Rogério pede a cabeça de Alexandre de Moraes. A primeira foi quando ele defendeu, de público, o impeachment do ministro.

Foi patético ver o senador quase chorar ao lado do deputado Carlos Jordy (PL/RJ), líder da oposição, defendendo medidas do Congresso contra o judiciário depois que Jordy foi alvo de busca e apreensão em uma operação da Polícia Federal, como envolvido em movimentos que culminaram com o 8 de janeiro.

Chorando, Jordy falou em "medo do justiçamento", dizendo que não era medo por ele, mas pelo que está acontecendo no Brasil.

Um discurso que não cabe quando a turma que estava ao redor dele, como a deputada atiradora Carla Zambelli e o ex-primeiro-filho Flávio Bolsonaro, defendeu e continua defendendo o tal "justiçamento", a partir de um vídeo periciado por um participante dos ataques no 8 de janeiro, em parceria com a filha dele, pedindo o tal 'justiçamento' para o Padre Júlio Lancelloti.

Olhe a marmota, dizendo que os "inquéritos tem que acabar", como quem defende o impedimento de investigações. A deles, porque investigar os adversários, inclusive com escutas ilegais...essa turma aí adora.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

IPVA 2024: CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS

DIOCESE DE MOSSORÓ PRESENTE NO NORDESTE DE LITURGIA

Vinte pessoas da Diocese de Mossoró estão, no Crato (CE), participando da 26° do Nordestão de Liturgia, que começou dia 20 e se estende até o dia 28 deste mês.
O curso é de extensão com reconhecimento da CNBB e tem três etapas: aulas expositivas e vivências celebrativas.
Momento rico e de muito aprendizado para os participantes do norte e nordeste.

Detento é executado com gás nitrogênio em prisão nos EUA, marcando 1º uso do novo método no país

O Alabama executou na noite de quinta-feira (25) Kenneth Smith, o primeiro preso no corredor da morte conhecido por morrer por gás nitrogênio, marcando o surgimento de um método de execução totalmente novo nos Estados Unidos que, segundo especialistas, pode levar à dor excessiva ou mesmo à tortura.

Smith, que foi condenado à morte por seu papel em um assassinato de aluguel em 1988, sobreviveu à tentativa inicial do estado de executá-lo por injeção letal em 2022. Na quinta-feira anterior, a Suprema Corte dos EUA negou seu apelo de última hora para suspender a execução, depois de recusar o mesmo pedido na quarta-feira.

A hora da morte de Smith foi às 20h25, horário local, segundo anunciaram as autoridades. Em entrevista coletiva após a execução, o comissário do Departamento de Correções do Alabama, John Hamm, disse que o nitrogênio funcionou por cerca de 15 minutos.

Num relatório conjunto, testemunhas da mídia disseram que Smith fez uma longa declaração antes de morrer, dizendo: “Esta noite, o Alabama fez com que a humanidade desse um passo para trás” e acrescentando: “Estou saindo com amor, paz e luz, obrigado por me apoiar, amo todos vocês.”

Smith pareceu consciente por “vários minutos de execução” e, durante dois minutos depois disso, “tremeu e se contorceu em uma maca”, de acordo com o relato de uma testemunha.

Isso foi seguido por vários minutos de respiração profunda antes de sua respiração começar a desacelerar “até não ser mais perceptível pelas testemunhas da mídia”.

Quando questionado na coletiva de imprensa sobre o tremor de Smith durante o início da execução, Hamm disse que Smith parecia estar prendendo a respiração “o máximo que pôde” e também pode ter “lutado contra suas restrições”.

“Houve algum movimento involuntário e alguma respiração agonizante, então tudo isso era esperado e está nos efeitos colaterais que vimos e pesquisamos sobre a hipóxia por nitrogênio”, acrescentou Hamm.

“Portanto, nada estava fora do comum do que esperávamos.” A respiração agonal é geralmente descrita como uma espécie de respiração ofegante observada em pessoas que estão morrendo.

Outra testemunha, o conselheiro espiritual de Smith, que já havia expressado preocupação de que o método pudesse ser desumano, descreveu a morte em termos mais explícitos, dizendo que foi “a coisa mais horrível que já vi”.

Smith, usando uma máscara através da qual o nitrogênio era administrado, teve convulsões quando o gás foi ligado, “subiu na maca” repetidamente e ofegou, disse o reverendo Jeff Hood.

“Um mal inacreditável foi desencadeado esta noite”, disse Hood.

Um dos filhos da vítima, Elizabeth Sennett, disse que a morte de Smith trouxe justiça para sua mãe.

“Não aconteceu nada aqui hoje que possa trazer a mamãe de volta. Nada”, disse Mike Sennett em entrevista coletiva. “Estamos felizes por este dia ter acabado. Todas as três pessoas envolvidas neste caso anos atrás, nós as perdoamos.”

“Kenneth Smith tomou algumas decisões erradas há 35 anos e sua dívida foi paga esta noite”, disse ele.

Num comunicado, a equipa jurídica de Smith disse estar “profundamente entristecida” pela sua morte, acrescentando que ele descobriu e “praticou sinceramente a sua fé”, ficou sóbrio e ajudou outros reclusos a alcançarem a sobriedade, e obteve um diploma de associado.

“Nada pode desfazer as trágicas consequências das ações pelas quais ele foi condenado, incluindo a dor da família e dos amigos de Sennett. A vida de Kenny, no entanto, deve ser considerada em todo o seu contexto”, acrescenta o comunicado.

Pouco se sabe sobre como o método de execução, conhecido como hipóxia por nitrogênio, foi realizado porque o protocolo publicado pelo estado contém redações que os especialistas dizem proteger os principais detalhes do escrutínio público.

O estado, nos autos do tribunal, indicou que as redações foram feitas para manter a segurança e acredita que a morte por gás nitrogênio é “talvez o método de execução mais humano alguma vez concebido”.

Mas Smith e sua equipe estavam céticos. “Os olhos do mundo estão voltados para este apocalipse moral iminente”, disseram o preso e seu conselheiro espiritual, Hood, ao meio-dia de quinta-feira em um comunicado conjunto. “Nossa oração é para que as pessoas não virem a cabeça. Simplesmente não podemos normalizar o sufocamento do outro.”

Os filhos de Elizabeth Sennett disseram à CNN na quinta-feira que sentiram que era hora de a sentença de Smith ser executada, acrescentando que acreditavam que sua mãe foi esquecida por causa do novo método de execução.

“Parece que grande parte do foco hoje está em Smith e seu processo de nitrogênio, seja lá o que for”, disse Mike Sennett. “E isso meio que nos chateou um pouco.”

“O que está acontecendo ofusca o que realmente aconteceu”, disse seu irmão, Chuck Sennett. “Ele tem que pagar o preço pelo que fez à nossa mãe”, que deve ser lembrada “como uma mulher amorosa e atenciosa”. Os dois irmãos tinham 20 anos quando sua mãe foi morta.

Antes de sua execução, Smith aceitou uma refeição final de bife, fricassé e ovos, segundo informações divulgadas pelo Departamento de Correções do Alabama.

*Fonte: CNN/98 FM de Natal

Valdemar diz que “sonho de Alexandre de Moraes é ser candidato a presidente da República

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, comparou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ao senador Sergio Moro e disse segundo a coluna de Bela Megale, do O Globo, que “o sonho” do magistrado é ser presidente da República.

O mandachuva do partido de Jair Bolsonaro (PL), que no passado já tentou armisticio com o ministro do Supremo, decidiu elevar o tom.

Ele (Alexandre de Moraes) quer se mostrar, quer ser candidato a presidente. É o caminho do Moro. O camarada aparece na televisão, nos jornais e enlouquece. A soberba ataca e você não percebe. É o que ele quer. Não tenha dúvida. Quem imaginava que o Moro seria candidato e iria largar a carreira dele? Ninguém – disse Valdemar à coluna. O presidente do PL afirmou ainda que Moraes “sonha” em concorrer ao Palácio do Planalto.

As declarações foram dadas após uma operação da Polícia Federal ser deflagrada contra o deputado federal e pré-candidato do PL à prefeitura do Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem, m autorização de Moraes.

Ramagem foi alvo da investigação da PF que mira a atuação de uma suposta “organização criminosa” na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O inquérito aponta que um grupo da agência monitorou, de maneira ilegal, uma série de autoridades, ao longo da gestão de Alexandre Ramagem na chefia do órgão.

*Jair Sampaio