Pesquisar este blog

06 novembro 2022

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2022 DA SÉRIE B; PLACAR DA 38ª RODADA E O VASCO SOBE PARA A SÉRIE A

A última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série B. Vasco da Gama vence o Ituano e consegue acesso à série A no Campeonato de 2023.

Placar:
Grêmio 3 x 0 Brusque
Náutico 0 x 1 Ponte Preta
Criciúma 2 x 0 Tombense
Sampaio Corrêa 2 x 1 Londrina
Guarani 1 x Chapecoense
CRB 1 x 2 Bahia
Operário 0 x 3 Novorizontino
Cruzeiro 3 x 2 CSA
Ituano 0 x 1 Vasco da Gama
Vila Nova 0 x 0 Sport Recife

Classificação:

ACARI-RN: Prefeito Fernando Bezerra encerra neste domingo a II Semana da Cultura

Termina neste domingo, em Acari, a II Semana da Cultura, aberta na quinta-feira (3) pelo prefeito Fernando Bezerra, com programações no largo do Museu Histórico e em Gargalheiras.

O evento que tem como tema, "Acari, coração cultural do Seridó", contou com apresentações arrísgicas e culturais, con o 'Encontro de Genealogia', e neste sábado, em Gargalheiras, com o 'Encontro Literário'.

Destaque para a poesia infantil.
A semana da Cultura é organizada pela Prefeitura de Acari, que na gestão do prefeito Fernando Bezerra vem movimentando a cidade e unindo a população com a realização de eventos como este e em datas especiais como o dia das crianças.

A II Semana da Cultura termina neste domingo com a apresentação de "A Sete Palmos do Meu Acary", pelo Grupo de Teatro Xique-Xique.

A apresentação terá início às 20h, no Coreto da Praça Cipriano Pereira.

Durante seis meses o Projeto Trapiá
Semente, nas etapas 'Semear e Regar',
desenvolveu oficinas de interpretação,
bonecaria, direção de arte, figurino e
outros elementos de arte, capacitando
os integrantes do grupo de teatro.

Abaixo registros das programações no Largo do Museu Histórico:

*FONTE: thaisagalvao.com.br

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2022; PLACAR DA 36ª RODADA E A CLASSIFICAÇÃO

O Campeonato Brasileiro de Futebol 2022 está se aproximando do fim.
Já é conhecido o campeão e alguns times ainda tentam se livrarem do rebaixamento. 

Placar:
Santos 1 x 1 Avaí
Fluminense 3 x 1 São Paulo
Bragantino 1 x 4 América-MG
Goiás 1 x o Juventude
Corinthians 1 x 0 Ceará SC
Internacional 2 x 0 Athletico-PR
Fortaleza 1 x 1 Atlético-GO
Coritiba 1 x 0 Flamengo
Cuiabá 1 x 1 Palmeiras
Atlético-MG x Botafogo (Segunda-feira: 20h).

Classificação:

Relatório da ONU aponta que intervalo entre 2015 e 2022 pode se tornar o mais quente da história

O período entre 2015 e 2022 caminha para ser o intervalo de oito mais quente já registrado na história, frente a concentrações cada vez maiores de gases de efeito estufa e calor acumulado, diz o relatório provisório sobre o estado do clima global de 2022, da Organização Meteorológica Mundial (OMM). A entidade é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

O documento, divulgado neste domingo (6), data de abertura da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito, aponta que as concentrações dos principais gases de efeito estufa –dióxido de carbono, metano e óxido nitroso– mais uma vez atingiram níveis recordes em 2021, sendo que o aumento anual da concentração de metano foi o maior já registrado. Além disso, dados das primeiras estações indicam que continuam a aumentar em 2022.

As ondas de calor extremas, secas e inundações devastadoras afetaram milhões e custaram bilhões em 2022, indica o relatório.

No Reino Unido, a temperatura ultrapassou os 40º pela primeira vez. No Paquistão, chuvas recordes levaram 1.700 pessoas à morte e 7,9 milhões foram deslocadas de forma forçada, chegando a 33 milhões de indivíduos afetados. Na África Ocidental, a seca mais longa em 40 anos agravou a situação de insegurança alimentar de quase 20 milhões de pessoas.
Aumento do nível do mar dobrou desde 1993

O relatório aponta que os impactos das mudanças climáticas estão se tornando mais dramáticos. O material informa que a taxa de aumento do nível do mar dobrou desde 1993. Os últimos dois anos e meio sozinhos são responsáveis ​​por 10% do aumento geral do nível do mar desde que as medições por satélite começaram, há quase 30 anos.

Em 2022, a camada de gelo da Groenlândia perdeu massa pelo 26º ano consecutivo e choveu –ao invés de nevar– pela primeira vez no mês de setembro. Na Suíça, 6% do volume das geleiras foi perdido entre 2021 e 2022, de acordo com as medições iniciais.

Há indicações iniciais de derretimento recorde nas geleiras dos Alpes europeus no ano, com perdas médias de espessura entre 3 e mais de 4 metros medidas em todos os Alpes, consideravelmente mais do que no ano recorde anterior, de 2003, segundo o documento.

De acordo com o documento, 2022 será “apenas” o quinto ou sexto ano mais quente –apesar de um raro Lá Niña, que provocou resfriamento, ter contribuído para manter a temperatura relativamente baixa.

Atualmente, a temperatura média global em 2022 é estimada em cerca de 1,15º [1,02º a 1,28°] acima da média pré-industrial (1850-1900), segundo estimativa do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Em comparação, a média de dez anos para o período 2013-2022 é estimada em 1,14º [de 1,02º a 1,27] acima da base pré-industrial. De 2011 a 2020, a média foi de 1,09° acima da registrada entre 1850 e 1900.

O calor do oceano atingiu níveis recordes em 2021 (o último ano avaliado), com a taxa de aquecimento particularmente alta nos últimos 20 anos –os mares armazenam cerca de 90% do calor acumulado das emissões humanas de gases de efeito estufa e 55% da superfície do oceano experimentou pelo menos uma onda de calor marinha em 2022.
População global sente mudanças

As mudanças climáticas têm levado a catástrofe a diversas partes do globo, segundo a OMM. Na África Oriental, as chuvas ficaram abaixo da média em quatro estações chuvosas consecutivas, a mais longa em 40 anos, com indicações de que a estação atual também pode ser seca.

Com a seca persistente e outros fatores agravantes, estima-se que 18,4 a 19,3 milhões de pessoas enfrentaram “crise” alimentar ou níveis piores de insegurança alimentar aguda antes de junho de 2022, diz o relatório. As agências humanitárias alertam que outra temporada abaixo da média provavelmente resultará em colheita fracassada e agravando a insegurança alimentar no Quênia, Somália e Etiópia.

A região da África Austral foi atingida por uma série de ciclones ao longo de dois meses no início do ano, atingindo Madagascar com mais força com chuvas torrenciais e inundações devastadoras. Em setembro, o furacão Ian causou grandes danos e perda de vidas em Cuba e no sudoeste da Flórida, nos Estados Unidos.

Chuvas recordes em julho e agosto levaram a grandes inundações no Paquistão, afetando 33 milhões de pessoas, e ocorridas logo após uma onda de calor extrema em março e abril na Índia e no Paquistão.

A China teve a onda de calor mais extensa e duradoura desde o início dos registros nacionais e o segundo verão mais seco já registrado. O rio Yangtze em Wuhan atingiu seu nível mais baixo registrado em agosto.

Grandes partes da Europa sufocaram em repetidos episódios de calor extremo. O Reino Unido registrou um novo recorde nacional em 19 de julho, quando a temperatura ultrapassou os 40°C pela primeira vez. Isso foi acompanhado por uma seca e incêndios florestais persistentes e prejudiciais. Os rios europeus, incluindo o Reno, o Loire e o Danúbio, caíram para níveis criticamente baixos.

“O clima cada vez mais extremo torna mais importante do que nunca garantir que todos na Terra tenham acesso a alertas precoces que salvam vidas”, diz Petteri Taalas, da OMM.

*Fonte: CNN

Moraes determina que PF ouça Marcos Cintra em 48 horas sobre questionamentos a respeito das urnas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo que a Polícia Federal ouça, em 48 horas, sobre o questionamento que o ex-secretário da Receita Federal fez a respeito da apuração das eleições de 2022.

A decisão de Moraes se deu no âmbito do inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas. O ministro, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu Cintra de publicar, promover, replicar e compartilhar ataques e notícias falsas sobre o processo eleitoral brasileiro, sob pena de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

Na mesma decisão, Moraes também deu prazo de duas horas para que o Twitter bloqueasse a conta de Cintra na plataforma e uma multa diária de R$ 100 mil se a determinação não fosse cumprida. O perfil do candidato a vice-presidente na chapa de Soraya Thronicke (União Brasil) foi suspenso na tarde deste domingo.

Ao acessar o perfil de Cintra na rede social, o usuário se deparava com a seguinte mensagem: “A conta de Marcos Cintra foi suspensa no Brasil em resposta a uma demanda legal”.

Na decisão, Moraes afirma que o ex-secretário da Receita Federal “utiliza as redes sociais para atacar as instituições democráticas, notadamente o Tribunal Superior Eleitoral, bem como o próprio Estado democrático de Direito, o que pode configurar, em análise preliminar, crimes eleitorais”.

De acordo com o ministro, a postagem Cintra impõe a adoção de “medidas que restrinjam a divulgação de conteúdo falso – eminentemente antidemocrático –, em evidente violação à liberdade de expressão”.

Marcos Cintra usou seu perfil no Twitter para, neste sábado (5), questionar o TSE a respeito da apuração das eleições presidenciais de 2022. “Verifiquei os dados do TSE e não vejo explicação para o JB ter zero votos em centenas de urnas. Ex. Roraima, e em São Paulo, como em Franca, Osasco e Guarulhos.”

“Há outras centenas, senão milhares de urnas com votações igualmente improváveis. Curiosamente, não há uma única urna em todo o país onde Bolsonaro tenha 100% dos votos”, escreveu. “Se há suspeita em uma única urna, elas recaem sobre todo o sistema.”

Cintra fez uma sequência de sete tuítes afirmando que dúvidas sobre o sistema eleitoral são legítimas e que ele não acredita que o TSE seja cúmplice de algum esquema fraudulento, embora os cidadãos tenham de exigir esclarecimentos das autoridades.

No Instagram, Cintra se disse “triste” e “preocupado” com a decisão.

“Minha conta do Twitter acaba de ser Retida no Brasil… Um cidadão de bem fazendo perguntas sobre dados oficiais… estou muito triste e preocupado.”

A CNN procurou Cintra e o Twitter e aguarda retorno.

*CNN Brasil

MOSSORÓ-RN: Homem de 52 anos é preso sob suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no Bairro Santo Antônio

Policiais da Força Tática (Ft02) do 2º Batalhão prenderam por volta das 10h10min deste domingo 06 de novemento de 2022, um homem suspeito de tráfico de drogas no Bairro Santo Antônio em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A equipe da FT realizava patrulhamento naquela região, quando recebeu informações que em uma casa na rua João Otacílio de Oliveira, havia movimentação suspeita de pessoas referente a tráfico de drogas.
Os polícias se dirigiram até o local citado e lá foi localizado o senhor Francisco de Assis de Sousa, 53 anos de idade e no ato da abordagem, foi localizado com o mesmo, uma quantidade substancial de Maconha, Crack e Cocaína, dinheiro fracionado e 01 celular de origem duvidosa.

Em ato continuo, os polícias conseguiram encontrar no interior da residência dele, 07 litros de substância conhecida popularmente por loló. Após a apreensão, o material e o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Plantão para procedimentos cabíveis.

*Fim da Linha

Senador Jean Paul explica como Bolsonaro sabotou o orçamento de 2023 ‘para se reeleger’

O senador Jean Paul Prates (PT) usou sua conta no Twitter para explicar como o governo Bolsonaro sabotou o orçamento de 2023, fazendo cortes em serviços essenciais, para compensar gastos eleitorais.
Pelas contas do senador, valia mais a reeleição do que garantir transporte escolar, água potável, construir creches...
Confira as postagens do senador.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

PINHEIRO SISTEMAS ENERGIA SOLAR


APODI-RN: [VÍDEO] CORE RESGATE PROMOVE PROJETO BOMBEIRO MIRIM

O projeto Bombeiro Civil Mirim está na comunidade do sítio Cipó e Adjacência, levando informações, promovendo a cidadania e medidas educativas sociais e preventivas. Uma iniciativa da instituição CORE RESGATE, o projeto já passou por várias comunidades de APODI RN. Uma iniciativa: @mc_estradeirosapodi Contamos com os apoios: @ampccorrego (Vereador JR CARLOS) @jcvereador (UNIÃO DE MECÂNICA APODI) @core_resgate (MOTOCLUB DE RUA) @grujosp @drogariaapodi @uma_apodi (CENTRO DE TREINAMENTO E TREINAMENTO DE EMPRESAS)

NATAL-RN: EXPOTEC VAI DISCUTIR NOVAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DA CIÊNCIA

EXPOTEC
A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) começa nesta segunda-feira (7) e vai ter como tema: "Novas tecnologias, gestão inovadora e o papel da ciência". O evento acontece até sexta-feira (11) no Campus Natal-Central do IFRN.

Ao longo da semana, haverá apresentação de seminários, minicursos, palestras, workshops e muito mais. Na sexta, último dia da atividade, haverá apresentações musicais, como orquestra e banda.

A programação completa está disponível no site https://expotec.cnat.ifrn.edu.br/programacao/.

A diretora de extensão do IFRN, Lúcia Lúcio acredita que a Expotec é o evento mais importante dentro do instituto. "É onde, além de reunirmos ensino, pesquisa e extensão, temos a oportunidade de nos conhecermos enquanto instituição e nos apresentarmos à sociedade realizando as nossas entregas e fazendo entender tudo que fazemos dentro dos nossos projetos, das nossas pesquisas", falou.

Ela reforça ainda que é uma oportunidade de observar os caminhos que devem ser seguidos no futuro.

A edição deste ano vai acontecer de maneira presencial. "Teremos ao longo de todo o evento a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com o esperado encontro dos diversos grupos de pesquisa e áreas de conhecimento do nosso campus", disse o diretor-geral do Campus, professor Jonas Lemos.

Expotec

A Expotec é um evento anual com caráter de divulgação científica. Durante a mostra, alunos e servidores podem apresentar trabalhos na forma de experimento, pôster, apresentação ou outro formato para divulgar resultados de pesquisas, projetos de extensão, experimentos científicos, práticas laboratoriais ou exposição de novos produtos tecnológicos ou serviços.

A atividade visa estimular, ampliar e aprofundar a integração dos diversos grupos e áreas de conhecimento atuantes na instituição, abrindo espaço para troca de experiências, divulgação da produção acadêmica e aprofundamento das discussões internas. Além disso, a exposição objetiva, também, articular ensino, pesquisa e extensão através do encontro com empresas e comunidade em geral.

ITAJÁ-RN: Pescador ganha apostas na vitória de Lula e acaba assassinado; Vítima residia na zona rural de Jucurutu e foi morto com tiro de Cal.12

Um pescador seridoense Savano Bezerra de Araújo Silva, de 37 anos, saiu de casa na sexta-feira, 04, para negociar uma Égua que havia ganhado apostando na vitória de Lula e também para cobrar de outras apostas que haviam ganho com o resultado das eleições.

No início da madrugada deste sábado, 05, Savano foi encontrado morto com tiro de doze no rosto em cima de uma D20, na localidade Pedreira do Mulungu, em Itajá-RN. Savano Bezerra morava no Sítio Pedra de Martins, zona rural de Jucurutu-RN.

O caso foi comunicado pela esposa da vítima na Delegacia de Plantão de Mossoró. O corpo passou por exames de identificação oficial no Instituto Técnico-científico de Perícia, também de Mossoró.

O caso deve ser investigado pela Delegacia de Assu, com apoio da PM de Itajá, que já está no caso.

*Mossoró Hoje

APODI-RN: CANTORIAS DO POETA JANAILSON CARDOSO NO MES DE NOVEMBRO

Na Grande Natal, RN ganha primeiro shopping atacadista e espera gerar até 7 mil empregos

O sistema tributário do Rio Grande do Norte e a geração de até 7 mil empregos foram destaques durante a inauguração do primeiro grande centro atacadista do estado, o Natal Moda Shopping, no município de São Gonçalo do Amarante. A solenidade foi realizada neste sábado (5), com presença de empresários, lojistas e autoridades.

O RN tem regime especial nas operações de saída interna ou interestadual de confecções, com redução da carga tributária do ICMS, estabelecido pelo Decreto 31.286 de fevereiro de 2022. Também simplifica e desburocratiza as operações realizadas por microempreendedores que atuam no comércio varejista de confecções.

Representando a governadora Fátima Bezerra, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, disse que acompanhou a formulação da medida, cujo objetivo é atrair investimentos e gerar empregos, e elogiou o trabalho do secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier. “Acompanhei Cadu, grande tributarista desse Estado. Toda vez que eu levava um novo empreendimento, ele lembrava que um shopping, um hotel, uma fábrica nada mais são do que geração de empregos e impostos para o Estado. Sou testemunha do entusiasmo da governadora com a chegada de novas empresas.”

Acompanhado dos sócios Andreza Brito, Ricardo e Lúcia Rocha, Camilo Brito disse que pretende expandir a experiência e o sucesso do polo de confecções do agreste pernambucano para o Rio Grande do Norte. “A gente sempre teve o sonho de multiplicar essas oportunidades de emprego e renda. Chegamos aqui no RN e constatamos a capacidade produtiva do seu povo, a vocação para o setor têxtil que já se encontra aqui, já que temos grandes empresas e um polo de confecção no sertão dos Seridó que cresce dia a dia. Tudo isso nos fez aportar aqui”, contou, ao agradecer a contribuição daqueles a quem chamou de “outros sonhadores”, os sócios, e ainda o secretário Jaime Calado, que foi prefeito de São Gonçalo do Amarante, o ex-prefeito Paulo Emídio (em memória), o prefeito Eraldo Paiva, Carlos Eduardo Xavier e a governadora Fátima Bezerra.

A primeira lojista, Eduarda Lira, também falou em gratidão e trabalho. “Obrigada por terem acreditado no nosso estado. O shopping vai gerar muitos empregos, vai trazer muita coisa boa”, disse. Empreender não é fácil, mas quando a gente tem garra é meio caminho andado”, reforçou.

O empreendimento conta com 89 lojas e aproximadamente de 800 boxes, com a possibilidade de expansão para 200 lojas e 3 mil boxes para venda em varejo e atacado dos produtos de vestuário e têxtil. Em pleno funcionamento, espera gerar aproximadamente 2.300 empregos diretos e 6 mil indiretos. Com a capacidade máxima de expansão inaugurada, calcula-se a geração de 7 mil empregos diretos e mais 21 mil indiretos na cadeia produtiva da moda (confecções) e em serviços.

*Difusora de Mossoró

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

Não interrompa a manifestação de carinho a uma pessoa querida, só porque os outros o julgam errado.
Consulte sua consciência e não dê ouvidos às vozes da inveja e do ciúme.
O caminho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida, que já é dura por si mesma.
A vida sem afeição é um inferno, um deserto sem oásis.
Conserve seu carinho, dedicando-o às pessoas a quem você ama.