Pesquisar este blog

23 agosto 2023

APODI-RN: [VÍDEOS] VEREADOR ÂNGELO DE DAGMAR COMEÇA A ATUAR COMO OPOSIÇÃO

Ângelo de Dagmar: A verdade sobre a obra do açougue de Apodi, hoje, dia 23 de agosto de 2023. Assistam e tirem suas próprias conclusões.
Ângelo de Dagmar e Carlinhos de Dandão: Os vereadores estiveram visitando nesta segunda-feira (21) a Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres, no distrito de Córrego.

A escola encontra-se em reforma e os parlamentares constataram não existir a placa com as informações oficiais referentes a obra de reforma.

“A obra encontra-se em andamento mas a placa informando à população o valor da obra não se encontra na frente” frisou Ângelo de Dagmar.

A placa é exigida por lei e deve conter todas as informações da obra, como valor, empresa executora, prazo de entrega, entre outras.

“Quinta-feira na sessão vamos fazer uma indicação pedindo ao prefeito que coloque a placa do valor da obra” destacou Carlinhos de Dandão.

[ROMPEU?]: Vereador Ângelo de Dagmar de saída do grupo prefeito Alan de Apodi

Após ser visto em obras inacabadas da cidade de Apodi, o vereador Ângelo de Dagmar (SDD) é dado como certo na oposição ao prefeito Alan Silveira (MDB).
Corre nos corredores da Câmara Municipal, que o próprio vereador já comunicou ao Prefeito sua saída do grupo de situação.
E pelo andar da carruagem seu moço, serão dias difíceis para Alan, que até então estava em voo de cruzeiro.
Ângelo já gravou vídeo na obra da Escola de Córrego, ao lado do vereador de oposição Carlinhos de Dandão (PSB) e hoje pela manhã estava na obra inacabada do açougue público.

*Portal: https://www.apodiagora.com.br/

[VÍDEO] Se Faustão viesse para o RN, poderia ser o 1º da fila, diz médica potiguar que faz transplante de coração

Internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma insuficiência cardíaca, o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, poderia ser o primeiro da fila para receber um transplante de coração caso se mudasse para o Rio Grande do Norte. A avaliação é da médica Lorena Marques, que é coordenadora do setor de transplantes do Hospital Rio Grande – a única unidade habilitada a fazer transplante de coração no Estado.

Em entrevista à 98 FM nesta quarta-feira (23), Lorena Marques explicou que a fila de transplantes de coração, apesar de ser controlada pelo Ministério da Saúde, é regionalizada, porque o órgão não pode ficar mais de 6 horas fora do corpo.

A médica registra que, desde que os transplantes de coração foram retomados no RN, em 2022, todas as doações foram provenientes de pacientes que morreram no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Os órgãos foram transferidos para Natal. Do ano passado para cá, foram 5 pacientes transplantados – todas as cirurgias ocorreram com sucesso e as pessoas estão bem.

No RN, atualmente há apenas 1 pessoa na fila de espera por transplante. Por questões de sigilo médico, o perfil do paciente não pode ser divulgado. Mas a médica explica que a fila não é apenas cronológica. Pacientes com insuficiência cardíaca que estão sob medicação ou com suporte mecânico de circulação, caso de Faustão, têm prioridade sobre os demais.

“(A fila) tem que ser estadual. A gente tem um limite de tempo da doação. O receptor tem que estar próximo, porque a gente tem uma janela de 4 a 6 horas entre retirar o coração do doador e implantar no receptor. Se eu estou muito longe de onde vai ser o transplante, não posso ficar naquela fila”, destacou a médica.

Atualmente, o apresentador está na fila de transplante de São Paulo, que tem 180 pessoas. Entre janeiro e julho deste ano, foram realizados 75 transplantes do tipo no estado paulista.

Lorena Marques destaca que Faustão teria prioridade no Rio Grande do Norte porque, além da insuficiência cardíaca grave, ele está fazendo hemodiálise, usa medicamentos e está em ambiente hospitalar.

“Se ele viesse morar aqui, sim (poderia integrar a fila do RN). Ele tendo prioridade, talvez até o primeiro”, enfatizou a médica.

Ela ressalta, porém, que o Rio Grande do Norte tem limitações para realizar transplantes porque o número de doações é reduzido. Além disso, é preciso que o doador do órgão preencha critérios, como ter características equivalentes às do receptor – por exemplo, o coração de uma criança não serve para um adulto. É preciso também que a morte do doador seja encefálica e que não tenha relação com doenças do coração nem com infecções generalizadas, entre outros critérios.
Como é feita a cirurgia do transplante?

A médica coordenadora do setor de transplantes do Hospital Rio Grande conta que o procedimento é complexo e que exige sincronia entre várias equipes médicas. Ela diz que, em função de o coração não aguentar ficar mais de 6 horas fora do corpo, a retirada do órgão do doador que morreu precisa acontecer simultaneamente à preparação do paciente que será o receptor.

“Enquanto está havendo a captação, o procedimento para implante do receptor já tem que estar acontecendo. O tempo de isquemia aumenta a chance de ter alguma repercussão ou disfunção do órgão no receptor. A gente corre contra o tempo para que a janela seja a menor possível. Nos últimos transplantes, todos os doadores foram de Mossoró, do Tarcísio Maia. Quando a equipe de captação entrava em cirurgia, já ia entrando em contato com a gente dizendo ‘a gente está aqui nesse ponto da cirurgia’. O paciente receptor já está anestesiado, aí é que começa a cirurgia”, enfatiza a médica.
Veja vídeo:

Processo de doação e transplante

Para ser doador de órgãos basta expressar em vida aos seus familiares esse desejo, não sendo necessário nenhum documento oficial.

As famílias de possíveis doadores são assistidas por equipes especializadas que orientam como proceder para permitir a doação de órgãos. Esse processo ocorre da seguinte forma: quando é fechado o protocolo de morte encefálica, detectando a morte do paciente, a equipe especializada do hospital procura sua família para comunicar o acontecimento e conversar sobre a possibilidade da doação de órgãos, indagando sobre o desejo e a permissão de doar. Em seguida, a família assina um documento, dando a permissão para que a doação aconteça.

Logo após essas etapas, uma equipe captadora, composta por cirurgiões, irá avaliar o paciente e proceder com a captação dos órgãos. Esses órgãos são encaminhados para o Serviço Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, no qual são inseridos em uma lista para classificar quem receberá os órgãos doados.

Quanto a essa lista, após avaliação pelo médico especialista credenciado no SNT, o paciente é inserido em uma lista única de espera, e fica no aguardo para a indicação de realização do procedimento. Ao ser inscrito, o paciente recebe um número, chamado Registro Geral da Central de Transplantes (RGCT), com o qual pode consultar sua posição na lista de espera, por meio do site: https://snt.saude.gov.br/.

Trata-se de um processo complexo, do qual participam três diferentes equipes de profissionais: aquela encarregada de realizar o diagnóstico de morte encefálica, a equipe de captação e a de transplante, garantindo assim a imparcialidade dos procedimentos.

*98 FM de Natal

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SUA luz deve brilhar de dentro para fora.
Procure manifestar a todos a luz interior que vibra em você, através de seus atos e de otimismo.
Seja você mesmo sua própria luz, iluminando a todos com suas palavras de conforto e incentivo, com seu sorriso de entusiasmo e de encorajamento, com seu exemplo de fé e otimismo.