Pesquisar este blog

17 novembro 2023

NOTA DE FALECIMENTO

É com tristeza que noticiamos o falecimento de Francisco Moreira de Souza, mais conhecido por Titico Souza, ocorrido na tarde desta sexta feira(17) no Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi/RN.
Titico Souza vinha lutando pela vida há muito tempo, foi internado no hospital de Apodi no último sábado e hoje ele faleceu.
As nossas condolências a todos os familiares e amigos.
Titico, descanse em paz!

Estudantes do IFRN desenvolvem projeto de reciclagem e concorrem a prêmio nacional de sustentabilidade; veja como votar

Um projeto de reciclagem desenvolvido por estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus São Paulo do Potengi está concorrendo a um prêmio nacional de sustentabilidade em um concurso realizado pela Samsung. A votação popular acontece de forma online até o dia 26 de novembro - clique aqui para votar.

Mais de 2,3 mil projetos se inscreveram na 10ª edição do Solve For Tomorrow, da Samsung, que selecionou as 10 melhores iniciativas que visam resolver problemáticas locais por meio de ações desenvolvidas por escolas públicas, entre eles, o “SPP sustentável: reciclando o Potengi”, realizado pela unidade federal no Rio Grande do Norte.

“Recebemos com muita alegria a seleção do nosso projeto entre as 10 melhores equipes do Brasil na competição, principalmente por se tratar de uma iniciativa voltada para resolução de problemáticas locais”, afirmou Neuber Araújo, professor do Campus e coordenador do projeto.

O resultado dos vencedores do prêmio, principal programa da multinacional na América Latina, será divulgado dois dias depois do prazo final para votação, em 28 de novembro. No Brasil, é realizado anualmente desde 2014 e tem abrangência nacional, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A proposta do projeto indica que em alguns municípios do RN ainda não existem tecnologias para o tratamento adequado, exceto Natal e Extremoz, e que estes resíduos são destinados como entulhos ou depositados em pontos clandestinos nas imediações das cidades.

O projeto

“SPP sustentável: reciclando o Potengi” é o único representante do Rio Grande do Norte entre os selecionais na premiação. Ele consiste em criar uma unidade compacta para reciclagem de resíduos da construção civil no instituto, unindo empreendedorismo e inovação, a partir de um modelo de negócio.

A justificativa para elaboração do projeto vem da necessidade de criar soluções técnicas e ambientalmente corretas que proporcionem o correto gerenciamento desses resíduos. A ideia da iniciativa é criar unidades de processamento onde resíduos poderão ser coletados, tratados, transformados em agregados e disponibilizados para a reutilização em outros serviços.

O projeto foi desenvolvido por quatro alunos do Curso Técnico Integrado em Edificações do IFRN, campus São Paulo do Potengi: Sidney Lima; Shirley Williane; Marcos Rafael; e Kayky Leandro, sendo supervisionado pelo professor Neuber Araújo.
“Poder estar entre as 10 equipes semifinalistas da Solve for Tomorrow é uma responsabilidade significativa e honrosa. Para mim e minha equipe, essa oportunidade é um privilégio que exige responsabilidade e dedicação para cumprir as expectativas e o propósito da iniciativa”, disse o estudante Sidney Lima.

*Do G1 RN

APODIENSE MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA SERRA DO PEREIRO, ESTADO DO CEARÁ

O apodiense conhecido Hessinho de Antônio, morador do Sítio Soledade no município de Apodi na região Oeste do Rio Grande do Norte, morreu vítima de um acidente de trânsito, nesta quinta feira 16 de novembro de 2023, na conhecida Serra do Pereiro no estado do Ceará.
Segundo informações, a vítima conduzia um Caçambão, quando perdeu o controle do volante virando o veículo por várias vezes. Hessinho ficou preso as ferragens e acabou não resistindo e indo a óbito antes da chegada do socorro médico.
O corpo do apodiense, foi recolhido, após a perícia e encaminhado para o Núcleo de Perícia Forense da região Centro Sul do município de Iguatú/CE.
Após ser examinado foi liberado para os familiares, que foram até aquela cidade cereanse, para o translado do cadáver. Não há informações sobre as causas do acidente fatal.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: POLICIA CIVIL POR MEIO DA DEFUR PRENDE EMPRESÁRIO POR RECEPTAÇÃO.

DEFUR EM AÇÃO

Na quinta-feira, 15 de novembro de 2023, a equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos “DEFUR” de Mossoró no Oeste Potiguar, após um trabalho de investigação de um boletim de concorrência registrado por furto de 40 tubos de canos de uma empresa, chegou à outra empresa do ramo metalúrgico, onde se encontrava os tubos de canos furados avaliados em 16 mil reais.
O empresário foi detido e conduzido com o material e apresentado ao Delegado Pauto Tores, que após a oitiva autuado o empresário por receptação, no artigo 180 do CPB, arbitrou fiança de cinco salários mínimos, foi cumprido o pagamento e o autuado responderá o processo em liberdade.

*4DZ Patrulha

FACUC COMEÇA HOJE!!!


MOSSORÓ-RN: Polícia Militar encontra moto com características da usada em tentativa de latrocínio no Vingt Rosado

A VTR 1211 do 12º Batalhão de Polícia Militar, comandada pelo sargento Lindemberg, localizou e apreendeu, nesta quinta feira 16 de novembro. uma moto Bros de cor preta, com as mesmas características da usada em uma tentativa de assalto, ocorrida na última terça feira dia 14 de novembro no Conjunto Vingt Rosado em Mossoró.

Um casal tentou fugir do criminoso assaltante e este atirou contra contra as vítimas que foram feridas pelo disparo. (Ver). Após recebeu informações anônimas de que por trás do hospital da mulher teria uma moto escondida em um matagal a equipe do sargento Lindemberg foi ao local e conseguiu recuperar a motocicleta.

O veículo só foi encontrado após uma longa procura e estava bem escondido dentro de um córrego. A Bros, de cor preta e placa OJR 1B26, foi encaminhada pela guarnição para a Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos (DEPROV), para os procedimentos cabíveis.

*Fim da Linha

TIBAU-RN: Criminosos invadem casa, fazem família de refém e promovem um verdadeiro arrastão

Uma família viveu momentos de tensão e medo ao ficar mais seis horas de refém de bandidos. O caso aconteceu na noite da última terçafeira 14 de novembro de 2023 na cidade praia de Tibau distante 42 quilômetros de Mossoró, na Costa Branca do Rio Grande Norte.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 18h00min, cerca de quatro criminosos armados invadiram uma residência na Rua Governador Tarcísio Maia, às margens da RN-013 e praticaram um verdadeiro arrastão.

Os bandidos levaram vários objetos da casa, como fritadeira, uma forrageira, dois celulares, um tablet, uma lavadora de carro e ferramentas. Eles também levaram cerca de 150 quilos de camarão, além de um veículo Montana de placas OKC-1110, além de fios da Cosern.

As vítimas relataram para a polícia que, após a meia noite e trinta minutos, já da quarta feira (15) os criminosos saíram da residência, deixando as vítimas amarradas. O homem e a mulher só conseguiram se soltar e pediram ajuda por volta das 02h00min.

A Polícia Militar foi acionada e fez buscas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi preso. A ocorrência será investigada pela 44ª Delegacia de Polícia Civil, que atende Tibau e Grossos, e tem a frente o delegado Luis Fernando.

*Fim da Linha

PAU DOS FERROS E MAIS CINCO CIDADES DO RN PODEM AGENDAR INSTALAÇÃO GRATUITA DE PARABÓLICAS DIGITAIS

Famílias de mais seis cidades do Rio Grande do Norte já podem se cadastrar para receber a nova parabólica digital. A Siga Antenado iniciou o agendamento para a instalação dos kits gratuitos nos municípios de Água Nova, Encanto, Francisco Dantas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e São Francisco do Oeste. Cerca de 3 mil famílias podem ser beneficiadas. Para agendar, é preciso atender a alguns requisitos: fazer parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas convencionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV. Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Todo o processo, que vai do agendamento até a instalação do kit na residência, é gratuito. Para saber se tem direito à nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com os canais de comunicação da Siga Antenado, que são o número 0800 729 2404 ou o site sigaantenado.com.br. Será necessário informar no momento do atendimento o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social).

A Siga Antenado é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel e responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais.

As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna ou TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisam fazer a troca.

A nova parabólica digital traz muitas vantagens: oferece melhor qualidade de imagem e de som e traz mais de 80 canais, todos gratuitos, com programação regional.

*Grupo Cidadão 190