Pesquisar este blog

22 julho 2023

PAU DOS FERROS-RN: CORPO DE BOMBEIROS É ACIONADO PARA INCÊNDIO EM HOSPITAL REGIONAL

Minutos atrás, uma fumaça branca invadiu os corredores do hospital Regional de Pau dos Ferros. O que fez ser acionado o Corpo de Bombeiros, para conter um possível princípio de incêndio.
O fato provocou correria e pânico entre os pacientes e funcionários daquele unidade de saúde e pessoas que estavam na área externa do local.
Estamos tentando levantar maiores informações.

ATUALIZANDO
O incidente teria iniciado no Centro Cirúrgico e a fumaça espalhou pelos corredores. No momento, ainda não se tem informações mais concretas.
Torcemos para que a situação seja sanada e que não haja vítimas.

*Fonte: RN POLÍTICA EM DIA

PARNAMIRIM-RN: BANDIDOS FURTAM CARRO DO COMANDANTE DO CPRE DO RN

Criminosos furtaram o veículo do Comandante do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Castelo Branco, uma caminhonete L200 Triton.
O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (21), por volta das 20h na Avenida Ayrton Senna, em Parnamirim, em frente ao anexo esportivo de uma escola da região.
De acordo com as informações repassadas pelo Coronel Castelo Branco, os criminosos agiram quebrando o vidro lateral do veículo e realizando uma ligação direta para efetuar o furto.
O Comandante informou ainda que o caso foi imediatamente registrado pelas autoridades competentes, estando já cadastrado nos sistemas da Polícia Militar, Polícia Civil e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), mas até o momento, o veículo ainda não foi recuperado, e nenhum suspeito foi detido.

*Portal da Tropical/Márcio Melo

DOMINGO TEM MISSA DE CELEBRAÇÃO SACERDOTAL DE PADRE FLÁVIO NA CATEDRAL DE SANTA LUZIA

A Catedral de Santa Luzia de Mossoró promove no próximo domingo (23) uma celebração eucarística pelo aniversário sacerdotal de 29 anos de ordenação do padre Flávio Augusto Forte Melo.

Será às 19h.

Padre Flávio é vigário-geral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, pároco da Catedral, presidente da Fundação Santa Luzia e vice-diretor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: Jovem é morta a tiros um dia antes do aniversário

Uma jovem foi morta a tiros em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na noite desta sexta (21), um dia antes do seu aniversário de 19 anos. A vítima foi identificada como Thalia Stefanny do Nascimento Silva.
De acordo com a Polícia Militar, três homens em um carro abordaram Thalia na Rua Taxista Francisco Marques. Os criminosos tentaram obrigar a vítima a entrar no veículo. Ela reagiu, resistiu e eles atiraram. Ainda segundo a PM, a vítima foi atingida com pelo menos dois tiros na cabeça.
A Polícia Civil vai investigar a motivação do crime. De acordo com a PM, o homicídio tem características de execução.

*Do G1 RN

ITAÚ-RN: VEÍCULO É ENCONTRADO TOTALMENTE DESTRUIDO PELO FOGO NA BR-405

Imagem Ilustrativa
Um veículo tipo Amarok foi encontrado às margens da BR-405 entre os municípios de Itaú e Taboleiro Grande-RN totalmente destruído pelo fogo.
Informações colhidas pela redação do Blog, dão conta de que, não foi encontrado pessoas dentro do veículo e nem sobre as causas que levaram o mesmo a ser consumido pelas chamas.
Não há maiores informações sobre o ocorrido.
O Caso aconteceu na noite/madrugada de sexta-feira, dia 21 de Julho de 2023.
A PRF esteve no local e recolheu os resto do veículo até sua sede em Mossoró.

*Por Márcio Melo

NATAL-RN: HOMEM MORRE DE CHOQUE ELÉTRICO AO TENTAR FURTAR FIO DE POSTE DA COSERN

Um homem morreu nas primeiras horas da manhã deste sábado (22), vítima de uma descarga elétrica. Ele tentava furtar fios de um poste na avenida Antônio Basílio, quando sofreu o choque.
Segundo informações do repórter Jeferson Nascimento, do SOS Policial, o homem ainda não identificado chegou a ficar “grudado” no poste a Cosern precisou desligar a energia da região para removerem o corpo.
Populares explicaram que o homem era morador de rua e usuário de drogas. Em Natal, é difícil encontrar uma rua que não tenha fios pendurados, resultados da ação de bandidos.

HOE TEM BREGÃO DA 87!!!!


Projeto de Lula prevê prisão por até 40 anos para quem “atentar” contra vida de ministros do STF ou presidente

O Governo Federal lançou nesta sexta-feira (21) um pacote de projetos de leis enviado ao Congresso que inclui o endurecimento de penas a quem “atentar” contra o Estado Democrático de Direito. As propostas foram articuladas pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, e batizadas de “Pacote da Democracia”.

Um dos projetos de leis enviados ao Congresso quer aumentar a pena para quem cometer crimes contra o Estado Democrático de Direito. Isso envolve aumentar de 6 para 12 anos, o que transformaria em pena de prisão em regime fechado, a punição para quem organizar ou liderar movimentos antidemocráticos.

Se aprovado, o projeto de lei também vai aumentar de 8 para 20 anos a pena de prisão para quem financiar movimentos antidemocráticos. O financiamento dos ataques golpistas em 8 de janeiro é uma das principais dificuldades no combate aos criminosos envolvidos na depredação das sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário em Brasília.

A proposta aumenta também de 6 para 12 anos a punição para quem atentar contra a integridade física e a liberdade do presidente da República, do vice-presidente, do presidente do Senado Federal, do presidente da Câmara dos Deputados, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República (PGR).

A medida é lançada uma semana depois do ministro Alexandre de Moraes, do STF, alegar ter sido hostilizado no Aeroporto de Roma, na Itália, em episódio no qual seu filho de 27 anos teria sido agredido fisicamente.

Ainda ao tratar de crimes contra essas autoridades acima, o projeto aumenta a pena de 20 para 40 anos de prisão para quem atentar contra a vida desse grupo de autoridades, se for caracterizado que havia finalidade de alterar a ordem constitucional democrática.

Na apresentação dessas medidas, o governo federal disse que os ataques golpistas de 8 de janeiro “demonstraram que o tratamento penal aos crimes contra o Estado Democrático de Direito precisa ser mais severo a fim de que sejam assegurados o livre exercício dos Poderes e das instituições democráticas, o funcionamento regular dos serviços públicos essenciais e a própria soberania nacional”.

O governo argumenta ainda que esse endurecimento penal reforça o “caráter preventivo” das leis e reafirma “a existência e eficiência do direito penal brasileiro”.

*98 FM de Natal

Caso Eliel Júnior: Justiça decide que acusados do assassinato contra o advogado serão julgados em Natal

A Defesa dos acusados de matarem o advogado Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, formada pelos advogados, Stênio Alves, Carlos Dantas, Algacimar Gurgel e Donatelli Samantha conseguiu’ na justiça o desaforamento (transferência), de julgamento do caso.

A decisão saiu nesta sexta feira 21 de julho de 2023, após votação pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Com a decisão do TJRN, os acusados, Ialamy Gonzaga, o “Junior Preto”, Josemberg Alexandre da Silva, conhecido por “Beberg” e Francisco de Assis Ferreira da Silva, o “Nenem”, serão julgados em Natal capital Potiguar.

Os advogados de defesa, entraram com pedido de transferência do julgamento, alegando que, diante da enorme repercussão que teve o caso, a sociedade mossoroense está motivada a condenar os três acusados do crime, pedido este que foi atendido pelo Pleno do Tribunal de Justiça. A data do julgamento ainda não foi definida.

O juiz da primeira vara criminal da Comarca de Mossoró, Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, já havia se pronunciado através de nota, favorável ao desaforamento (transferência) do juri popular dos acusados do assassinato do advogado Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, morto em via pública com vários disparos de arma de fogo, crime ocorrido em maio de 2022, no Bairro Boa Vista em Mossoró.

No parecer, o juiz afirmava existir animosidade e relatos de ameaça envolvendo o caso. “Pela experiência deste juiz nesta Comarca, não tenho a menor dúvida de que a imparcialidade dos jurados estará comprometida se o julgamento for realizado na Comaraca de Mossoró” disse o magistrado.

Síntese da Decisão:

O Tribunal, a unanimidade, em consonância com o parecer do Ministério Público, julgou procedente o pedido, determinando o desaforamento do julgamento da Ação Penal nº 0807992-86.2022.8.20.5106 da Comarca de Mossoró para a de Natal, nos termos do voto do Relator. Foi lido o acórdão e aprovado. Os votos dos Desembargadores Amaury Moura Sobrinho e Vivaldo Pinheiro foram computados de acordo com o art. 165-C, § 2º, do RI/TJRN.

*Fim da Linha

CONVITE DE CANTORIA!!!!!

MEC abre 6 mil vagas no ensino superior para estudantes estrangeiros

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), está com mais de 6 mil vagas abertas no processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto.

O PEC-G é um instrumento de cooperação educacional, que oferece a estrangeiros com idade mínima de 18 anos, com ensino médio completo e proficiência em língua portuguesa, a oportunidade de realizarem a graduação completa, de forma gratuita, em instituições brasileiras de educação superior. Trata-se de um dos programas de mobilidade acadêmica mais antigo do Brasil, em vigor desde 1965, e também um dos mais abrangentes internacionalmente.   

Para esta edição, as vagas serão distribuídas em 342 cursos de graduação, em 102 instituições de educação superior de todas as regiões do país. Os estudantes serão selecionados para iniciar os cursos em 2024.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada junto a uma representação diplomática ou consular brasileira de um dos países participantes do programa, conforme listado no Edital nº 5/2023. Ao todo, são 69 países conveniados com o programa, sendo a maior parte da África (29) e da América Latina e Caribe (25). Estrangeiros de alguns países da Europa, da Ásia e da Oceania também podem ser inscrever. O resultado preliminar da seleção deve ser divulgado a partir do dia 30 de outubro.

Uma comissão de seleção instituída pelo MEC, composta por servidores e docentes de instituições federais e de ensino, será responsável pela análise do histórico escolar e demais documentos exigidos para a candidatura.

Agência Brasil

IBGE prorroga prazo de inscrições para concurso com 173 vagas temporárias para o RN

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até o domingo (23) o prazo para inscrições no concurso público nacional que oferece 173 vagas temporárias para o Rio Grande do Norte. O prazo anterior encerraria na quarta (19).

São 155 vagas para agente de pesquisas e mapeamentos e 18 para supervisor de coleta e qualidade no estado. Há reserva de vagas para pessoas pretas e pardas e pessoas com deficiência.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A taxa de inscrição é de R$ 42,20 para as duas funções.

Os salários para os cargos são:R$ 1.387,50 para agente de pesquisas e mapeamentos (nível médio completo); e
R$ 3.100,00 para supervisor de coleta e qualidade (nível médio completo + carteira de habilitação pelo menos na categoria B).
Há ainda benefícios como auxílio-alimentação (de R$ 658,00), auxílio-transporte e auxílio pré-escolar.

A previsão de duração do contrato é de 1 ano, podendo ser prorrogado por mais dois. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias para as duas funções.

Provas
As provas, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas no dia 17 de setembro – com duração de 3h30. O resultado final dos processos seletivos está previsto para 23 de outubro.

Para o cargo de surpervisor de coleta e qualidade, as provas são de: Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Administração e Situações Gerenciais e Geografia.

Para agente de pesquisas e mapeamentos: questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia.

Vagas em todo o Brasil
Ao todo, no Brasil, são oferecidas 7.548 vagas, sendo 6.742 para agentes de pesquisas e mapeamentos e 806 para supervisor de coleta e qualidade.

*Por G1 RN