/* <![CDATA[ */ (function (doc

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

CACULÉ-BA: [VÍDEO] Filho vai à lavoura contar ao pai agricultor que passou em Medicina e reação, no sertão da Bahia, comove internautas

Os choros de pai e filho, moradores da pequena cidade de Caculé, no sertão da Bahia, têm emocionado milhares de brasileiros nas redes. Num momento em que o país vive o luto de uma tragédia, como a de Petrópolis (RJ), e o mundo vive o temor de uma guerra, as lágrimas de felicidade de Sandro Lúcio Nascimento Rocha, de 21 anos, serviram para criar uma verdadeira corrente de esperança nas redes, por conta de seu desejo de compartilhar com o pai, agricultor, que ante todos os prognósticos havia conseguido ser aprovado no vestibular para Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na gravação, o rapaz, chamado de Sandrão pelo amigo, adentra ansioso a lavoura onde o pai trabalhava com sua enxada. Acompanhado pelo autor das imagens, ele precisou ainda de um “empurrãozinho” para que, após avistar o pai, seguisse para o abraço recompensador.

“O mais novo estudante de Medicina! Ele passou!”, diz o interlocutor, enquanto o homem parece não acreditar. Não demora para que os dois comecem a chorar copiosamente, enquanto se abraçam com força. A cena edificante, que não tarda em emocionar a quem assiste ao vídeo, é claro, também emocionou os trabalhadores que estavam em volta. A simplicidade do pai resta mais evidenciada que nunca quando, após o breve momento, ele ainda chorando pega seu instrumento de trabalho novamente e volta a cultivar o solo.

Nesta sexta-feira (25), Sandro escreveu sobre o momento, após saber sobre sua aprovação. Ele agradeceu à Deus, a seus professores, que o ajudaram a alcançar o objetivo, mas também falou sobre a base familiar, que se provou valiosa, garantida pelos pais: lavrador e dona de casa.

“Assim como uma casa precisa de uma alvenaria para erguer-se, um lar precisa de um grande homem e de uma grande mulher para suster-se moral e espiritualmente. Eu fui agraciado por ter uma família que, mesmo sem as melhores instruções do mundo, me incentivou a correr atrás dos meus sonhos. Enquanto meu pai, lavrador, labutava na roça, minha mãe segurava a barra nas tarefas domésticas; meu irmão, aos longo de seus 13 anos de idade, sendo o meu xodó e símbolo de irmandade”, escreveu Sandro.

Veja vídeo:

Projeto premiado aos 17 anos

Sandrão, como os amigos chamam, passou para o curso desejado com 738,52 pontos. A pontuação, bem acima da nota de corte da maioria dos cursos, foi suficiente para que ele conseguisse garantir o direito de matricular-se em Medicina na UFBA, no campus Vitória da Conquista (BA), que fica a mais de 200 quilômetros de distância da cidadezinha onde vive hoje.

O rapaz, desde muito novo, sempre se mostrou estudioso, e figura ativa cientificamente. Em 2020, quando ainda estava na escola, com 17 anos, Sandro criou um projeto de economia de água potável utilizando materiais reciclados que foi destacado pelo Ministério da Educação (MEC). Pelo trabalho, ele tirou o segundo lugar na categoria Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista, criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, o estudante também é coordenador regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric).

GUERRA: Tropas russas se aproximam da capital da Ucrânia; Kiev se prepara para invasão iminente

O Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que as forças russas entraram no distrito de Obolon, a alguns quilômetros do centro de Kiev.
O ministério também recomendou que os moradores se protejam em locais fechados.
As autoridades municipais disseram que os moradores devem evitar operações militares ativas em Obolon.
Em uma rede social, o ministério disse ainda que os moradores devem “preparar coquetéis molotov” para deter os invasores.

*Do G1

ESTUDANTES: INSCRIÇÕES DO PROUNI TERMINAM HOJE!

Termina nesta sexta-feira (25) às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para inscrições no Programa Universidade para todos (Prouni) do primeiro semestre de 2022. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a estudantes de baixa renda.

Requisitos
Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.

Este ano, a novidade é que um decreto, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado 0 na redação.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

Técnicos do TCE veem “irregularidades gravíssimas” e pedem reprovação das contas de Carlos Eduardo, o que pode torná-lo inelegível

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendaram que as contas da Prefeitura do Natal dos anos de 2014 e 2015 sejam rejeitadas.

Em dois pareceres obtidos pela reportagem do PORTAL DA 98 FM, os técnicos da Diretoria de Administração Municipal (DAM) do TCE descrevem “irregularidades gravíssimas” e concluem que as duas prestações de contas precisam ser reprovadas.

Se a reprovação das contas se confirmar ao final do processo, o prefeito da época, Carlos Eduardo Alves (PDT), pré-candidato a senador nas eleições de 2022, se torna inelegível.

O caminho até lá, porém, é longo. Depois desse pronunciamento do setor técnico, o ex-gestor é chamado para prestar seus esclarecimentos. Ele pode recorrer do entendimento dos técnicos. Em seguida, o plenário do TCE vai analisar a prestação de contas, podendo seguir ou não o entendimento dos pareceres da DAM. São os conselheiros do plenário que encerram o processo na Corte.

Na sequência, o processo segue para a Câmara Municipal de Natal – que tem a palavra final sobre o assunto e o poder de tornar Carlos Eduardo inelegível.

A Casa pode até derrubar o parecer do Tribunal de Contas, mas, para isso, são necessários os votos de dois terços dos vereadores. Qualquer cenário diferente mantém o entendimento do TCE – que pode ser pela aprovação ou rejeição.

A discussão em torno das prestações de contas de Carlos Eduardo de 2014 e 2015 ganharam força nesta semana depois que a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Natal pediu ao TCE informações sobre o assunto.

O presidente da comissão, vereador Raniere Barbosa (Avante), encaminhou ofício ao Ministério Público junto ao TCE solicitando que fosse apurado por que as contas não foram julgadas até agora.

Em postagem nesta sexta-feira (25) no Twitter, Carlos Eduardo Alves afirmou que está confiante de que o TCE aprovará suas contas e criticou a oposição por levantar a possibilidade de ele ficar inelegível.

“TCE: não existe improbidade, são aspectos técnicos e administrativos que precisam ser esclarecidos. É normal em todas as fases processual de contas, apresentarmos os esclarecimentos e temos a certeza da aprovação final. O resto, são políticos com medo da vontade do povo”, afirmou o ex-prefeito.
Estágio das contas de 2014

O parecer técnico sobre as contas de 2014 foi emitido em dezembro de 2018. No documento de 13 páginas, a Diretoria de Administração Municipal do TCE lista uma série de irregularidades. Até agora, os conselheiros da Corte não se pronunciaram sobre o assunto. O relator é o conselheiro Poti Júnior.

Veja as irregularidades:
Estágio das contas de 2015

Já em relação à prestação de contas de 2015, o parecer dos técnicos do TCE foi emitido em fevereiro deste ano. O relator do processo é o conselheiro Gilberto Jales, que ainda não se manifestou sobre o caso. No documento, os técnicos recomendam que o conselheiro dê voto favorável à reprovação entendendo que há “irregularidades gravíssimas”.

Veja as irregularidades:

*Da 98 FM de Natal

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 2 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (25). São 476.395 casos totalizados, 736 deles confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.038 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN: Currais Novos(1) e Baraúna (1). Na quinta-feira (24), eram 8.027 mortes. Óbitos em investigação são 1.552.

Recuperados são 452.495. Casos suspeitos somam 1.748 e descartados são 903.778. Estimativa de casos em acompanhamento: 15.862.

APODI-RN: CURSINHO PRÓ-IFRN, EDUCAÇÃO COM COMPROMISSO

Aula Inaugural do Cursinho Pró IFRN de Apodi. Educação com compromisso e qualidade. Cursinho PróIFRN de Apodi.
Cursinho PróIFRN de Apodi. Aula inaugural 2022
Recebendo a ilustre visita dos nossos alunos aprovados para esse ano letivo.
Português é com ela, "Cris Morais"! Cursinho Pró IFRN de Apodi.

TOCA TUDO COM MARCOS MORAIS, NA CIDADE FM!!!

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Deputado e secretário de Fátima trocam farpas em rede social

Uma declaração do secretário estadual de gestão de projetos Fernando Mineiro (PT) à Rádio Rural de Mossoró desencadeou uma série de provocações nas redes sociais entre o petista e o deputado federal Beto Rosado (PP).

Os dois travam desde 2018 uma batalha judicial pela vaga de deputado federal e o petista se mantém no mandato graças a uma liminar.

Em entrevista ao jornalista Saulo Vale, Mineiro disse que fez mais por Mossoró que Beto. “Eu desafio ele [Beto] a dizer quem fez mais por Mossoró. Eu tenho o prazer e a honra de dizer que trouxe e viabilizei mais obras para Mossoró que ele. Ele abandonou Mossoró”*, disse Mineiro que está conduzindo as obras do Hospital da Mulher que estão 60% concluídas. “Meu mandato foi tomado pela mão grande, inclusive pelo deputado que não foi eleito aqui de Mossoró [Beto Rosado]. Tive 98 mil votos, sendo 9 mil somente em Mossoró. Cheguei a ser diplomado. Acho que sou o único do Brasil que fui diplomado, mas não empossado. Ele está lá em Brasília votando contra o povo”**, disse o petista em outro trecho da entrevista.

A fala provocou reação de Beto no Twitter. “Um ex-deputado passou uma ideia mentirosa num programa de Rádio em Mossoró. Ele dá provas que ainda não assimilou as regras eleitorais. Num outro desconhecimento chamou-nos a debater quem mais investiu em Mossoró e disse que destinou mais recursos para a cidade. Aceitamos o desafio do ex-deputado e amplio a qualquer outro parlamentar do Estado que tenha destinado mais recursos para Mossoró do que o nosso mandato. Mais de R$ 73 milhões”, respondeu.

Beto ainda disse que os recursos do Hospital da Mulher resultam de ações da gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), sua tia. “O que talvez ele queira se apropriar é o fato da gestão que ele representa estar desenvolvendo ações no Estado com investimentos que se devem exclusivamente ao Programa RN Sustentável, uma conquista da então governadora Rosalba”, lembrou. “O ex-deputado deveria se preocupar com o governo que ele representa, a falta de segurança, o cumprimento do Piso Nacional dos Professores e o caos na saúde, são apenas indicações para que ele possa ocupar seu tempo e não propagar inverdades com motivações eleitoreiras”, provocou.

Na tréplica Mineiro trouxe dados do Portal da Transparência que desmentem a versão de Beto. “Em 2019 foram pagas duas emendas do bolsonarista rosado, no total de R$ 222.269,00; em 2020, foi paga uma de R$ 221.003,00. Em 2021 não foi paga emenda orçamentária dele pra Mossoró, segundo o Portal da Câmara. A soma dá R$ 443.272,00. Cadê os 73 milhões? Orçamento secreto?”, retrucou. “O bolsonarista rosado q não teve votos pra se eleger deputado em 2018 mas ocupa uma vaga na Câmara Federal por meio de uma liminar disse q destinou “mais de 73 milhões” pra Mossoró. Eu pergunto: qual a origem dos recursos? Foram via emendas parlamentares ou via orçamento secreto?”, questionou.

Na última postagem o petista cobrou o detalhamento das emendas e voltou a perguntar se têm origem no orçamento secreto. “Quais os órgãos de Mossoró receberam esses recursos? Onde foram/estão sendo aplicados? Quando foram depositados nas contas dos órgãos? Foram recursos do orçamento secreto?”, desafiou.

Beto não voltou a responder.

*Do Blog do Barreto.

TSE: PROPAGANDA PARTIDÁRIA GRATUITA COMEÇA NO SÁBADO(26)

Começa neste sábado 26 a veiculação da propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão. A veiculação, em âmbito nacional, será das 19h30 às 22h30, às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados, por iniciativa e sob a responsabilidade dos partidos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSOL será o primeiro partido político a veicular propaganda. Nos dias 1º e 10 de março, serão difundidas as propagandas do PDT e do MDB, respectivamente. A íntegra do calendário está disponível no site do TSE.

A divisão do tempo de cada partido foi feita de acordo com o desempenho das siglas nas eleições de 2018. Ao todo, serão 305 minutos de propaganda divididos entre 23 partidos. Legendas como o PT, MDB, PL e PSDB terão acesso ao maior tempo de exposição: 20 minutos e 40 inserções para cada partido.

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!


MOSSORÓ-RN: 30ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - HOMEM É MORTO A TIROS EM VIA PÚBLICA NO BAIRRO BARROCAS E SUSPEITO É PRESO EM FLAGRANTE

Mossoró na região Oeste Potiguar atinge a marca dos trinta assassinatos em 2022. Mais um homicídio foi registrado na cidade. O crime aconteceu por volta das 06h10min desta sexta feira 25 de fevereiro, na Avenida Alberto Maranhão, nas proximidades da antiga Indufal no Bairro Barrocas. A vítima não portava documentos de identificação, mas segundo informações de populares seria a pessoa de Railson da Silva era mais conhecido como "Nego Cão", já com passagem pelo sistema prisional

Ele caminhava em via pública quando sofreu ao menos 10 tiros de pistola calibre 380 e morreu na hora. O suspeito do crime, identificado como João Batista Neto Lopes conhecido como "Netinho Bigode" de 29 anos, foi preso em flagrante. A PM informou que uma viatura estava patrulhando nas imediações, quando os policiais ouviram os disparos e de imediato se deslocaram até o local.

Quando a guarnição chegou, se deparou com um homem com a pistola em punho, na cena do crime. Ao avistar a viatura, tentou fugir de moto e atirou contra os policiais que revidaram. Na troca de tiros, João Batista acabou sendo baleado na perna e socorrido pela guarnição para o Hospital Tarcísio Maia, onde foi entregue a equipe médica de plantão e aparentemente sem risco de morrer.

Os policiais apreenderam a arma usada no crime e a motocicleta do suspeito. João Batista teria dito aos PMs, que o crime teria sido motivado por vingança. Railson teria esfaqueado sua avô há algum tempo atrás e hoje ele acertou as contas com o agressor. Após a perícia o corpo da vítima foi recolhido para exames no IML do ITEP.
Acusado do crime, preso em flagrante após trocar tiros com a PM.

OUTRAS IMAGENS (AQUI)
VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fim da Linha

MUITA EMOÇÃO NO VELÓRIO DE PAULINHA ABELHA; DANIEL DIAU CANTA A MÚSICA PULINHA E EMOCIONA A TODOS

Daniel Diau emociona ao cantar música para Paulinha Abelha em velório

As homenagens para Paulinha Abelha não param. Daniel Diau, integrante do Calcinha Preta, emocionou os fãs da banda e da cantora ao cantar uma música para a amiga durante o velório.

O vídeo mostra as pessoas bastante emocionadas com o momento e Daniel soltando a voz em uma linda melodia em homenagem à Paulinha.

“Ô gente, até eu chorei. Meu deus, tão triste, quando ela era mais nova, ela morava aqui perto de minha casa”, escreveu uma fã

MATÉRIA COMPLETA AQUI

Meteorologia prevê ano de inverno normal no sertão do RN

Apesar de fevereiro não ter correspondido às expectativas, após um janeiro animador, o sertão do Rio Grande do Norte deverá ter um inverno normal este ano, segundo prognóstico elaborado por meteorologistas que participaram da Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro, divulgado nesta quarta-feira (23) em Natal.

Devido à pandemia, a reunião foi realizada de forma virtual, com a participação de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e de todos os núcleos regionais do Nordeste.

Para elaborar a previsão foram utilizados parâmetros de três modelos nacionais – Inmet, CPTEC e Funceme e de outros internacionais, indicando uma condição favorável, que pode melhorar se as águas do Atlântico Norte esfriarem meio grau ao longo dos próximos três meses. “A tendência é de que tenhamos em março, abril e maio uma condição de normalidade na distribuição das chuvas no Rio Grande do Norte, principalmente da região Central em direção ao Leste, e alguma dificuldade na região de Mossoró”, disse o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Gilmar Bristot, na apresentação do prognóstico.

Por regiões, o volume médio de chuvas esperado para os meses de março a maio é de 479,2 milímetros no Oeste, 376,9 na região Central, 343,2 no Agreste e 533,8 na Leste. “Essas chuvas não vão encher, mas poderão amenizar a situação dos reservatórios”, disse Bristot.

“Comparando 2022 com o ano anterior, temos o que celebrar. Enquanto 2021 foi um ano de chuva bem abaixo do normal, 2022 começou com um janeiro chuvoso e a previsão é de um bom inverno. Para tanto, o governo fez seu dever de casa, entregando as sementes para que nossos agricultores e agricultoras possam plantar e ter uma colheita de muita fartura”, comemorou a governadora Fátima Bezerra. Até agora, a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) distribuiu 707 toneladas de sementes. O IBGE prevê uma safra 40% maior do que a colhida no ano passado.

A governadora destacou os investimentos feitos na modernização da infraestrutura de monitoramento climático, que permite orientar os produtores sobre o período mais propício para plantio, assim como a Defesa Civil elaborar planos de contingência para atuar em caso de necessidade, como o que será lançado nesta quinta-feira (24) no Vale do Açu. O Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico, Climático e Agrometeorológico do Rio Grande do Norte foi lançado em dezembro de 2021, com investimentos de R$ 5,9 milhões via Projeto Governo Cidadão.

O secretário estadual da Agricultura, Guilherme Saldanha, está otimista. “A expectativa é que este ano o inverno seja suficiente para que tenhamos lavoura, produção agrícola, pasto para os animais e dê um conforto para os reservatórios. Em 2021, a situação do Agreste e Litoral foi muito ruim, foram as regiões mais afetadas pela seca. Com a previsão de chuvas dentro da normalidade e até acima do normal para 2022 esperamos que haja um impacto favorável em todas as regiões do estado.”

Chuvas
O novo sistema de monitoramento da Emparn registrou em janeiro chuvas 160% acima da média esperada para o mês. Foi o janeiro mais chuvoso dos últimos 18 anos no Rio Grande do Norte e também o melhor em termos de distribuição geográfica. Dos 10 municípios com maior volume de chuvas acumulado entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro/2022, oito são de microrregiões diferentes.

Em relação a anos anteriores, a situação das reservas hídricas é relativamente confortável. Os três maiores reservatórios do Estado – Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Umari – acumulam atualmente 1,47 bilhão de metros cúbicos de água, ou 45% da capacidade total. Em fase final de construção, a Barragem Oiticica encheu nas primeiras chuvas do ano. Está com 15 milhões de m³, que é a capacidade provisória (a total é de 590 milhões), jorrando a água que chega da transposição para a Barragem Armando Ribeiro. A Lagoa do Bonfim, de onde é captada água para alimentar o sistema adutor Monsenhor Expedito, está com 44,6% da capacidade.

De acordo com levantamento da Caern, apenas dois dos 167 municípios potiguares estão com o abastecimento, via água encanada, em colapso parcial. São eles: Paraná, na microrregião de Pau dos Ferros, e Serra do Mel, na microrregião de Mossoró.

Também participaram da apresentação do prognóstico do inverno de 2022, o vice-governador Antenor Roberto, secretários estaduais – João Maria Cavalcanti (Semarh), Marcelo Júnior (adjunto da SAPE) -; presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão; diretor-presidente da Instituto de Gestão de Águas, Auricélio Costa; coordenador da Defesa Civil, coronel Carvalho. E mais: Werner Farkatt, diretor técnico do Idema; Frank Souza, diretor administrativo da Emater; Alexandre Chaves, representante da Anorc.

Situação do Inverno no RN

2012 seco
2013 seco
2014 seco
2015 seco
2016 seco
2017 seco
2018 normal
2019 normal
2020 chuvoso
2021 seco

Chuvas esperadas
Março a maio no RN

Oeste: 479,2
Central: 376,9
Agreste: 343,2
Leste: 533,8
Média estadual: 433,2

Onde mais choveu
Período: 01/01 a 23/02/22
Em milímetros

Campo Grande (Médio Oeste): 386,7
Martins (Umarizal): 368,1
Ipanguaçu (Vale do Açu): 353,8
Guamaré (Macau): 345,2
Janduís (Médio Oeste):334,6
Timbaúba dos Batistas (Seridó Ocidental): 330,8
São Fernando (Seridó Oriental): 327,9
José da Penha (Pau dos Ferros): 306,8
Alexandria (Pau dos Ferros): 306,6
Bento Fernandes (Baixa Verde): 300,2

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: 124ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - Jovem de 20 anos, é encontrado morto com marcas de tiros no Sítio Rincão

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou o primeiro homicídio do mês de outubro de 2022. Um jovem de 20 anos, ...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA