Pesquisar este blog

22 março 2023

ALEXANDRIA-RN: EX-VEREADOR É ASSASSINADO DENTRO DE CARRO NO ALTO OESTE POTIGUAR

O ex-vereador de Alexandria, Evaristo Mesquita de Figueiredo, conhecido como “Mesquita”, Foi assassinado no final da manhã desta quarta feira 22 de março de 2023, na localidade de Carnaubal, entre os municípios de Antônio Martins e Alexandria na região do Alto Oeste Potiguar.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima trafegava em seu veículo, quando sofreu a emboscada. Mesquita sofreu vários tiros e morreu antes da chegada do socorro médico.
Ainda não há informação sobre motivação e autoria do crime. A Polícia Civil de Alexandria vai investigar o caso. O corpo do ex-vereador foi removido, após a perícia e levado para exames no ITEP unidade de Pau dos Ferros.

*Fim da Linha

[VÍDEO] Michelle Bolsonaro foge de perguntas sobre joias

Na festa de posse como presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro fugiu das perguntas sobre as joias milionárias da Arábia Saudita, que entraram no Brasil como presente para ela quando primeira-dama, mas que foram retidas depois que fiscais da Receita Federal descobriram que elas estavam camufladas na mochila de um auxiliar do governo para driblar o imposto.
"Sabe qual é a joia prioritária desse dia? São as mulheres que inspiram e que fazem acontecer”, respondeu uma sem noção presidente do PL Mulher, que saiu cantando para não responder às perguntas dos jornalistas.


*FONTE: thaisagalvao.com.br

Na festa do PL Mulher, o horror dos homens do PL contra as mulheres

Na festa do PL Mulher, que empossou Michelle Bolsonaro como presidente, os homens tiveram mais voz.

Apenas Michelle e a ex-presidente Soraya Santos (RJ) discursaram contra os peonunciamentos de 5 homens: Jair Bolsonaro, em vídeo e com direito a choro (ôhhh), mais Valdemar Costa Neto, presidente do PL; Magno Malta; Altineu Côrtes, líder do PL na Câmara; e Jorginho Mello, governador de Santa Catarina.

E o PL voltou a mostrar seu lado constrangedor com o discurso transfóbico de Malta, tentando ser fofo ao explicar que mulheres são mais fortes do que homens.
"Mas tem uma coisa que as faz assim: mulher nasceu com uma peça a mais. Os ho- mens são mais fracos porque têm essa peça a menos e nunca vão ter, nem com cirurgia nem querendo nem com ideologia. Mulher tem útero. Homens nunca terão”, vociferou o orador sem oratória.

Mas tá pensando que a falta de respeito com mulheres parou aí no evento do PL?

O deputado Nikolas Ferreira, que no dia da mulher usou uma peruca loira e agrediu mulheres em plena sessão solene no 8 de março, foi chamado ao palco sob aplausos...das mulheres do PL.

Foi aí que Eduardo Bolsonaro tirou o microfone das mãos de Valdemar e recitou: “Deputado Nikolas vai definir agora o que é uma mulher”. Pra completar, Valdemar completou:? “Muito boa", reforçando o total desprezo por mulheres. As do PL aplaudiram, que horror.

*Com informações da Folha.
*FONTE: thaisagalvao.com.br

CONVITE!😃🎧 87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, TÁ NA RÁDIO DE APODI!

Logo mais o FORROZÃO DA 87, o programa mais forrozeiro da região. Preparamos o melhor de cada artista do gênero pra agitar a sua tarde.
Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️

▶️ https://bit.ly/3yrNi2x

▶️www.radiocidadefmapodi.com.br

Ataques no Rio Grande do Norte chegam a 300 em oito dias, diz governo

Chegou a 300 o número de ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte ao longo de oito dias, entre o dia 14 de março e esta terça-feira (21). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do RN na manhã desta quarta-feira (22).

Ao menos oito casos foram registrados pelas autoridades ao longo da terça (21). São ataques a prédios públicos, comércios e veículos, comandados por uma facção criminosa, segundo a polícia. O governo admite que os números ainda podem mudar a depender das investigações.

Segundo os dados do governo, o número de ataques diminuiu dia após dia entre 14 de março, quando foram registradas 105 ocorrências, e o último domingo (19), quando aconteceram 7 ataques.

Porém, na segunda-feira (20), houve aumento de pelo menos um caso em relação ao dia anterior, totalizando oito ataques. O mesmo número foi registrado na terça (21).

Levantamento do g1 aponta que 56 cidades potiguares tiveram pelo menos um ataque desde o início das ações criminosas.

Segundo a polícia, 168 suspeitos foram presos desde o início dos ataques. Além disso, 42 armas de fogo, 139 artefatos explosivos, 31 galões de combustíveis, 14 motos e 2 carros foram apreendidos.

Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (22) prendeu 13 suspeitos de integrarem a facção Sindicato do Crime, apontada como responsável pelos ataques.
Nono dia de ataques

Um ônibus e um carro de passeio foram incendiados na madrugada desta quarta-feira (22), nono dia de ataques criminosos orquestrados por uma facção criminosa no Rio Grande do Norte. O caso aconteceu em Canguaretama, distante 70km de Natal. A noite também teve ataques na capital, além de cidades da região metropolitana e do interior do estado.

Os veículos queimados em Canguaretama estavam em uma garagem particular e eram utilizados para fazer o transporte da população da zona rural ao centro da cidade. Várias explosões foram ouvidas na região.

Segundo a polícia, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas um caminhão pipa de uma fábrica localizada perto de onde aconteceu o incêndio foi usado pela população para apagar as chamas. Não há informações sobre feridos.

Outro caso na madrugada ocorreu por volta da meia-noite em Caraúbas, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Militar, criminosos tentaram incendiar a Unidade Básica de Saúde Sebastião Ferreira de Oliveira, no bairro Alto São Severino. Os policiais que atenderam à ocorrência acreditam que o fogo não se propagou por causa da chuva e do solo úmido no local.
Em Areia Branca, no Oeste potiguar, criminosos atiraram contra o prédio da Câmara Municipal. O crime foi registrado por volta das 23h30 de terça (21). Segundo a Polícia Militar, foram escutados 6 disparos de arma de fogo. Pelo menos três tiros atingiram a vidraça da porta do prédio.
Em Parnamirim, na região metropolitana, criminosos abordaram um ônibus de transporte alternativo, durante a noite, mandaram motorista e cerca de 30 passageiros descerem e incendiaram o veículo no bairro Rosa dos Ventos. O incêndio deixou casas da rua sem energia elétrica.

Em Natal, uma van de transporte escolar foi incendiada no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste, também durante a noite. Antes do ataques, moradores da região ouviram barulho de tiros.

Além da motorista, o veículo estava ocupado por alunos do bairro que voltavam de uma escola. Eles foram abordados pelos bandidos e tirados do carro, antes do incêndio criminoso. Livros usados pelos estudantes foram queimados.
O fogo também danificou o relógio de abastecimento de água de uma casa localizada em frente ao local do incêndio.

*Do G1 RN

APODI-RN: [VÍDEO] VEREADOR ALEXANDRE BEVENUTO CRITICOU O MAU PLANEJMENTO E DEMORA DA PREFEITURA SOBRE A OBRA DO CEMITÉRIO PÚBLICO

O vereador Alexandre Bevenuto (SEM PARTIDO), criticou o mau planejamento e demora da prefeitura sobre a obra do cemitério público de Apodi.

URGENTE: PF acaba de prender criminosos que planejavam sequestrar e matar senador Sergio Moro

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação que investiga grupo suspeito de planejar matar e sequestrar autoridades, segundo o ministro da Justiça, Flavio Dino. Senador Sergio Moro (União Brasil) afirmou, por meio de sua assessoria, que era um dos alvos do grupo criminoso.

Os nomes dos alvos não foram divulgados até a última atualização desta reportagem. De acordo com a PF, são cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em São Paulo, Paraná – onde estão os principais alvos – Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Além de homicídio, os suspeitos pretendiam sequestrar autoridades públicas, segundo a PF. Os policiais identificaram ainda que os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou a operação e confirmou que as vítimas seriam um senador e um promotor de Justiça (veja publicação acima). “Hoje a Polícia Federal está realizando prisões e buscas contra essa quadrilha”, afirmou.

Por meio de uma rede social, Moro afirmou que vai fazer um pronunciamento sobre ser alvo de ameaças de um grupo criminoso.

“Sobre os planos de retaliação contra minha pessoa, minha família e outros agentes públicos, farei um pronunciamento à tarde na tribuna do senado. Por ora, agradeço a PF, PM/PR, Polícias legislativas do Senado e da Câmara, PM/SP, MPE/SP, e aos seus dirigentes pelo apoio e trabalho realizado”, cita a postagem.

*https://atrombetanews.com.br/

CURSINHO PRÓ IFRN DE APODI

Cursinho Pró IFRN de Apodi
Ser FEDERAL começa aqui!
Aula de português com Cris Morais.
Aula de Matemática com Givanilson Caetano.

Operação Sentinela: Forças de segurança atuam em ação conjunta contra facção que promove ataques criminosos no RN

Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PM), da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) e da Força Nacional (FN) combate a atuação da organização criminosa que, desde a semana passada, vem promovendo atos criminosos em todo o Estado.

A operação Sentinela cumpriu 13 mandados de prisão e outros 26, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau. Dois homens foram presos em flagrante na ação. Houve apreensão de armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro vivo. Cinco mandados de prisão não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados, totalizando 18 prisões já decretadas na operação Sentinela. Essas pessoas já são consideradas foragidas de Justiça.

Todos os mandados foram direcionados a pessoas suspeitas de integrarem o Sindicato do Crime do RN (SDC), organização criminosa vinculada aos ataques à sociedade potiguar na última semana. Entre as 13 pessoas presas, uma é mulher. Dentro da facção, elas são conhecidas como “cunhadas” – mulheres de faccionados que acabam integrando a organização criminosa.

A operação Sentinela contou com a participação de três promotores de Justiça, 16 servidores do MPRN, 60 policiais federais, 31 policiais rodoviários federais, 96 policiais militares e 24 policiais penais. Dois helicópteros das forças de segurança do RN prestaram apoio à ação.
A maioria dos presos já tem condenação por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e homicídios, sendo que alguns deles cumpriam pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleiras eletrônicas. Já foi apurado que alguns dos presos na ação desta quarta violaram o sistema de monitoramento eletrônico, coincidentemente antes e durante ataques registrados nos últimos dias.

Para os investigadores, não existem dúvidas sobre o poder de mobilização das centenas de membros da organização criminosa. A sensação de terror sentido e presenciado pelos potiguares nos últimos dias, decorrente dos ataques criminosos perpetrados contra instituições públicas e privadas e contra agentes de segurança pública, retrata bem tal panorama.

As investigações que resultaram na deflagração da operação apontam que as pessoas presas na ação desta quarta são lideranças da organização criminosa em liberdade que exercem ou exerceram funções relevantes para a facção.

As pessoas presas na operação Sentinela são investigadas por constituírem e integrarem organização criminosa, o que tem pena prevista de reclusão de 3 a 8 anos. As penas delas, caso condenadas, podem ser aumentadas até a metade por usarem arma de fogo; agravada para as pessoas que forem identificadas como líderes sobre os demais faccionados; e ainda ampliada pela conexão com outras organizações criminosas.

A operação Sentinela tem por objetivo retirar das ruas lideranças criminosas, o que pode levar, pelo menos neste momento, à descontinuidade dos ataques e à posterior responsabilização dos autores dos crimes.

O material apreendido será avaliado pelo MPRN. Os presos na operação já foram encaminhados ao sistema prisional potiguar. O MPRN ainda apura o envolvimento de outras pessoas com os crimes cometidos nos últimos dias.

*Fonte: 98 FM de Natal

BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA - INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ATÉ 06h00 DO DIA 22/03/2023

150 suspeitos presos* (sendo 6 adolescentes, 15 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas)

41 armas de fogo apreendidas
5 simulacros de arma de fogo apreendidos
139 artefatos explosivos apreendidos
31 galões de combustíveis apreendidos
14 motos apreendidas
2 carros apreendidos
Dinheiro apreendido
Drogas apreendidas
Munições apreendidas
Produtos de furto recuperados

*Dos 150 suspeitos presos, 18 foram na Operação Normandia

IFRN participa da reunião do comitê gestor territorial da bovinocultura do leite do território sertão Apodi

O Comitê Gestor da Bovinocultura de Leite do Território do Sertão Apodi, realizou a primeira reunião presencial após a pandemia, no dia 14/03/2023, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas através do programa de desenvolvimento territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste (BNB).

O PRODETER é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, do fortalecimento e da elevação da competitividade das atividades econômicas da região, com o fortalecimento das cadeias produtivas, a incorporação de inovações tecnológicas em atividades produtivas, a potencialização da cooperação, a participação dos agentes institucionais e econômicos no processo de desenvolvimento local e territorial e o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

A reunião teve como objetivo avaliar as ações da cadeia produtiva da Bovinocultura de Leite no Território. Os seguintes assuntos constaram da pauta da reunião:

• Reflexão e Avaliação da Metodologia PRODETER no Território Sertão do Apodi;

• Integração das Instituições de Desenvolvimento que compõem o Território Sertão do Apodi;

• Atualização dos integrantes do CGT com as funções no referido grupo de trabalho;

• Avaliação, monitoramento e reprogramação do PAT atual;

• Escolha de uma nova atividade e abertura de um bom novo PAT para a nova atividade.

• Publicações em Mídias Sociais;

• Inovação e Difusão tecnológica.

A reunião foi bastante participativa, pelos integrantes do comitê Territorial, que é composto por 10 Municípios integrantes do plano, além de instituições, parceiras, como o IFRN, SENAR, SEBRAE, EMATER, sindicatos dos trabalhadores rurais e secretárias municipais de agricultura e de desenvolvimento econômico.

Para o representante do banco do nordeste, João Cavalcante Feitosa, agente de desenvolvimento, a avaliação das ações realizadas pela metodologia do programa foi importante para conseguir resultado promissores, enaltecendo que o plano de ação territorial é uma ferramenta de monitoramento e avaliação para conseguir objetivos específicos para cadeia produtiva do leite na região sertão do Apodi.

Entre os assuntos tratados durante a reunião foi a escolha de uma nova atividade econômica com potencial para região Sertão Apodi, os representantes escolheram a apicultura como atividade para a elaboração e construção de um plano de ação territorial, sendo eleitos provisoriamente para o comitê gestor territorial da apicultura o servidor do IFRN campus Apodi Thiago Azevedo (presidente), O Analista de negócios na Sebrae Lecy Gadelha (vise presidente) e o secretário de agricultura do município de Caraúbas Elionaldo Benevides (secretário).