Pesquisar este blog

12 novembro 2023

DOE SANGUE, DOE VIDA!!

PF identifica suspeitos de vazar provas do primeiro dia do Enem

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Do Portal Agora RN: 
A equipe destacada para fazer a segurança durante a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já identificou oito pessoas que vazaram o caderno de questões da primeira prova, realizada no último dia 5. A informação foi divulgada neste domingo 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração do exame.

De acordo com o Inep, fotografias que mostram as perguntas que constavam da prova foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do instituto, que acionaram a Polícia Federal para apurar o caso. A corporação concluiu que não há informação sobre postagem de conteúdo da prova antes do início do teste.

A PF já colheu depoimentos das pessoas que cometeram as irregularidades nos municípios de Caruaru (PE), Natal, Cornélio Procópio (PR) e Brasília. Além disso, as investigações prosseguem no Rio Grande do Sul e no Ceará.

“A operação também apreendeu materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens”, acrescentou o Inep, em nota.

Segurança
O esquema de segurança em torno do Enem abrange desde o armazenamento das provas até a distribuição dos malotes que, eventualmente, também são acompanhados por autoridades do MEC. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, fica responsável por fazer a articulação das instituições participantes de operações nacionais ou regionais.

Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 é feito pelas forças de segurança, por suas respectivas secretarias de segurança pública ou estruturas similares. Cada órgão atua dentro da sua atribuição legal.

Vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) tem a atribuição de promover a integração das instituições participantes de operações nacionais ou regionais. Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 é feito pelas forças de segurança, por suas respectivas secretarias de segurança pública ou estruturas similares. Cada órgão atua dentro da sua atribuição legal.

No início da tarde de hoje, o ministro da Educação, Camilo Santana, compareceu, por volta de meio-dia, à sede do Inep, para acompanhar o andamento da aplicação das provas e a atuação de técnicos do instituto, onde encontrou o presidente da autarquia, Manuel Palácios.

“Todos os malotes já estão nos locais de prova e daqui a pouco, às 12h, os portões estarão abertos. Desejo uma ótima prova a todas e todos!”, escreveu o ministro, em sua conta na rede social X.

BRASILEIRÃO 2023: PLACAR DA 34ª RODADA E A CLASSIFICAÇÃO

Começou a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2023. Flamengo empatou com o Fluminense em 1 a 1. O Palmeiras venceu o Internacional por 3 a 0 e assumiu a liderança. Na reta final do Campeonato continua o acirramento entre Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Bragantino e Flamengo. Tudo embolado! 
Placar:
Sábado
Coritiba 1 x 0 Cruzeiro
Flamengo 1 x 1 Fluminense
Palmeiras 3 x 0 Internacional
Domingo
Bragantino 2 x 2 Botafogo
Grêmio 0 x 1 Corínthians
Santos 0 x 0 São Paulo
Vasco da Gama 2 x 1 América-MG
Atlético-MG 2 x 1 Goiás
Bahia 1 x 1 Athletico-PR
Cuiabá 2 x 1 Fortaleza
Classificação:

PORTO DO MANGUE-RN: ATAQUE A TIROS DEIXA UM JOVEM E UMA CRIANÇA BALEADOS

Ataque violento em Campo Society: Criminosos encapuzados e armados invadem o local, disparando contra Arthur de Cleofe, possivelmente o alvo.
Duas vítimas confirmadas, incluindo um menino de 5 anos atingido por bala perdida.
Ambos transferidos para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. A Polícia Militar de Porto do Mangue escoltou a ambulância. 
A motivação do ataque ainda é desconhecida.
A Polícia Civil iniciará a investigação do caso, com relatos não confirmados de uma terceira vítima baleada.

*Difusora de Mossoró

CARAÚBAS-RN: JOVEM DE 20 ANOS SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO E FICA GRAAVENTE FICA FERIDO

Um jovem de 20 anos sofreu uma tentativa de homicídio na tarde deste sábado (11), por volta das 15h20, no Bairro Leandro Bezerra na cidade de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo a Polícia Militar, o jovem que foi identificado como Fábio Pablo de Arruda Alves, 20 anos, conhecido como “Pablinho”, estava nas proximidades da escola Maria Madalena, quando criminosos passaram em um carro e efetuaram disparos de arma de fogo contra ele que foi atingido com pelo menos um tiro na região do pescoço.
Ainda segundo a Polícia Militar, a vítima foi socorrida por populares para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, e após receber atendimento médico e ser regulado, foi transferido com escolta da Polícia Militar para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. A informação é de que o quadro de saúde dele é grave.

*Fonte: Icém Caraúbas

MAGNO ADIEL: CHOREI NA VAQUEJADA!


CEARÁ: [VÍDEO] GOVERNADOR AFASTA DELEGADO QUE AGREDIU MULHER NA RUA

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), ordenou o afastamento imediato do delegado Paulo Hernesto Pereira Tavares, da cidade de Aurora (CE), após o servidor se envolver em um incidente de trânsito e agredir uma mulher no sábado 11. A medida foi anunciada através de uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado do Ceará, no também determinou a abertura de um processo administrativo-disciplinar contra o delegado.
Em pronunciamento no Instagram, o chefe do Executivo estadual afirmou: “Não toleraremos esse tipo de comportamento por parte de um agente de segurança”. Segundo a decisão, o delegado teria tentado perseguir um menor de idade de carro, com a intenção de atropelá-lo. O veículo perdeu o controle, subindo na calçada e colidindo com uma árvore e um muro.
Posteriormente, Paulo, aparentemente embriagado, se envolveu em uma briga com as pessoas no local, agredindo uma mulher com um tapa no rosto. A ocorrência foi registrada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O delegado foi conduzido a um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde se recusou a fazer o teste do bafômetro. No entanto, o órgão alega ter registrado em vídeo o momento em que o servidor admitiu ter consumido álcool.
O delegado e um acompanhante não identificado, que teria tentado agredir os policiais militares chamados para intervir, foram encaminhados à Delegacia Regional de Brejo Santo (CE). Com o afastamento preventivo, serão retidos a identificação funcional, o distintivo, a arma, a algema e qualquer outro instrumento funcional em posse do delegado.

CONFIRA O VÍDEO:

*Do Portal Agora RN

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN APROVA PROJETO QUE PROÍBE LINGUAGEM NEUTRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, nesta quinta-feira (9), um projeto de lei de autoria do deputado Coronel Azevedo que propõe a proibição para o uso da linguagem neutra em salas de aula das escolas públicas no RN. Foi uma das matérias que mais gerou discussão em plenário.
O projeto dispõe sobre a garantia aos estudantes das redes pública e privada, do ensino básico, fundamental e médio, o direito ao aprendizado da Língua Portuguesa de acordo com as normas cultas e orientações nacionais de educação, no Rio Grande do Norte. A matéria dividiu opiniões. 
“É preciso saber sobre o que estamos legislando. Esse projeto representa atraso”, disse a deputada Isolda Dantas (PT).
“O que pretendemos com essa lei é estabelecer medidas protetivas em desfavor da “linguagem neutra”, praticada com frequência atualmente”, justificou o propositor da matéria, Coronel Azevedo.

Linguagem neutra, o que é?
A linguagem neutra, também pode ser conhecida como linguagem inclusiva. Ela tem o objetivo de evitar a exclusão de pessoas com base em sua identidade de gênero, sexualidade, ou outros aspectos de identidade.
Ela se baseia na utilização de palavras e termos mais inclusivos, principalmente na escrita, visando que todas as pessoas sejam tratadas de forma respeitosa e igualitária. Por exemplo, ao invés de usar pronomes de gênero binário, como “ele/ela”, na linguagem neutra, substituímos por “elu”, assim como “dele/dela” por “delu” não fazendo referência a um gênero específico.
Da mesma forma, evitamos palavras com conotações de gênero, como “homem” ou “mulher”, e usamos termos mais inclusivos, como “pessoa” ou “indivíduo”.

*Fonte: Ponta Negra News