Pesquisar este blog

14 junho 2023

APODI-RN: MAIS UM CRIME DE HOMICÍDIO É REGISTRADO NA CIDADE; DOS SANTOS É ASSASSINADO NO BAIRRO BACURAU I

A Polícia Militar registra mais um crime de homicídio na cidade de Apodi.
A pessoa de Antônio dos Santos, 66 anos, natural de Apodi foi assassinado com disparos de arma de fogo, no bairro Bacurau I, nesta noite de quarta feira, 14 de junho de 2023.
A vítima estava no Bar de Batista, quando foi surpreendida por elementos que chegaram de motocicleta e efetuaram disparos de arma de fogo, ele não resistiu e morreu no local.
A Polícia Militar se encontra no local, faz o isolamento da área e aguarda a chegada da equipe do ITEP para os trabalhos de perícia e romorção do corpo para ser necropsiado na sede do órgão em Mossoró.
A autoria e o motivo do crime são desconhecidos. A Polícia Civil de Apodi deve investigar o crime.
A cidade de Apodi já conta 8 homicídios no ano de 2023.

APODI-RN: COMEÇA HOJE OS FESTJOS DE SÃO JOÃO BATISTA!

COMEÇA HOJE 🎉😍
Abertura da FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA 2023 - Viva São João 🎉
Período: 14 a 24/06, em Apodi- RN
"João Batista: Enviado por Deus e testemunho da luz (Cf. Jo 1,6-7)".
Vamos celebrar juntos esse grande momento de fé e devoção! 🙏
#pascom #lindo #FSJB2023 #devocao #fe #vivasaojoaobatista
#paroquiaapodi #igreja #padroeiro

“Nossa luta é contra a pobreza intelectual”, diz padre Sátiro ao ser homenageado

“Nossa luta é contra a pobreza intelectual”.

Essas foram algumas palavras do discurso do padre-professor Sátiro Cavalcanti Dantas, de 93 anos, ao receber da Prefeitura a maior honraria do município de Mossoró: a Medalha Prefeito Rodolfo Fernandes.

Com uma plateia repleta, direto do adro da Capela Histórica de São Vicente, padre Sátiro fez nesta terça-feira um discurso a favor de políticas públicas para a educação, com uso de tecnologia, especialmente na zona rural.

Também abordou a história de Mossoró no dia em que se celebra 96 anos da resistência da cidade ao bando do cangaceiro Lampião.

A honraria a padre Sátiro foi concedida pelo prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade) pelos relevantes serviços prestados e pela referência em sua liderança religiosa e educacional, como diretor-fundador da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, diretor-emérito do Colégio Diocesano Santa Luzia e ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

“Eu me sinto forte, porque aí eu tenho certeza que tudo que eu fiz foi ao lado de alguém. Eu sempre trabalhava com uma equipe. Aí a minha certeza de jogar em qualquer hora e em qualquer dia, em espírito de equipe. A instituição, o profissional que se apoiar em sua equipe, e ter confiança e dar liberdade, ele tem méritos”, declarou padre Sátiro, o homenageado da noite.

“Padre Sátiro receber uma homenagem que leva o nome de um prefeito que tem tanta história e deixou tantas marcas, é para nós uma homenagem que nos alegra como igreja, como a Faculdade Católica que ele fundou. Nos alegramos como diretor do Colégio Diocesano, que ele dirigiu por mais de 60 anos, e capelão de São Vicente por mais de 56 anos. Então, celebrar e homenagear padre Sátiro, que é uma instituição em sua pessoa, é de fato para nós um motivo de muita alegria e faremos sempre com muito decoro. Agradecemos à Prefeitura e a todos aqueles que reconhecem os méritos e feitos deste homem”, declarou padre Charles Lamartine, diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia.

Participaram da solenidade diversas autoridades: além do prefeito Allyson, a primeira-dama, pedagoga Cinthia Raquel, o presidente da Câmara Lawrence Amorim (Solidariedade), o deputado estadual Neilton Diógenes (PL), o vigário-geral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Flávio Augusto Forte Melo, o diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, padre Charles Lamartine, a reitora da Uern Cicília Maia, o historiador Geraldo Maia e todos os secretários municipais.

Nota do Blog Saulo Vale: Justíssima homenagem ao nosso querido padre Sátiro, que tanto fez e faz pela educação. Grande referência de líder religioso e educacional. Aplausos.

Confira o discurso de padre Sátiro na íntegra:

*Saulo Vale

COMEÇOU O FORROZÃO DA 87!!!!😃🎧

Começou mais o FORROZÃO DA 87, o programa mais forrozeiro da região. Preparamos o melhor de cada artista do gênero para agitar a sua tarde.
Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️
▶️ https://bit.ly/3yrNi2x
▶️www.radiocidadefmapodi.com.br
87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, TÁ NA RÁDIO DE APODI!

NATAL-RN: Homem é preso por furtar mais de 20 bicicletas de condomínios

Um homem de 36 anos foi preso nesta terça-feira (13) suspeito por realizar mais de 20 furtos de bicicletas em estacionamentos de condomínios de Natal. Segundo investigações da Polícia Civil, ele já responde 18 processos por furto no estado de Pernambuco.

No momento da prisão, o suspeito estava em posse de uma bicicleta que ele havia furtado horas antes, o que caracterizou o flagrante. Em depoimento, ele confessou que realiza os furtos desde que chegou em Natal, há dois meses. O homem veio ao Rio Grande do Norte por já ser conhecido em Pernambuco pelos crimes cometidos da mesma forma.

Em suas ações, a procura é por bicicletas de alto valor. Uma delas, recuperada pela polícia durante diligências, está avaliada em R$ 15 mil. Após o furto, segundo a Polícia Civil, ele vende as bicicletas para comprar drogas. Ele também é suspeito por furtas motocicletas.

Para cometer os crimes, o suspeito entra nos condomínios se passando por morador dos apartamentos. A polícia investiga ainda se existem facilitadores para o acesso aos estacionamentos dos prédios.

Na mesma operação, também foi preso um homem por suspeita de receptação das bicicletas. Ele estava em posse de um celular roubado.

O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

*Do G1 RN

Matador do "GDE" é o responsável por mais de 30 homicídios em Apodi e região, segundo autoridades

Guerra entre facções
Após mais um crime de homicídio no oeste, recebemos informações de autoridades policiais nas quais apontam que o executor de dezenas de pessoas em Apodi e região têm ligações com a facção cearense "GDE" do Ceará.

O matador contratado pelos "Guardiões do Estado" (GDE) é identificado pelos policiais como "Aguinha" e já teria matado mais de 30 pessoas em Apodi, Caraúbas, Umarizal e região.

Essas mortes em sua grande maioria são ligadas a disputas de territórios pelas facções visto o "GDE" está ganhando muitos espaços no Rio Grande do Norte.

*Fonte: João Marcolino

Fátima recebe empresa que assumiu lugar da Petrobras no RN e cobra “preço justo” para combustíveis

Na primeira visita oficial depois de assumir as operações da Refinaria Clara Camarão, o diretor presidente da 3R Petroleum, Matheus Dias, apresentou nesta terça-feira (13) à governadora Fátima Bezerra (PT) um resumo dos planos da empresa para o Rio Grande do Norte.

Na semana passada, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a transferência da totalidade da participação da Petrobras no Polo Potiguar para a 3R, companhia brasileira de capital aberto produtora de óleo e gás, com foco na exploração de campos maduros.

O polo concentra três subpolos de exploração de petróleo e gás (Ubarana, Canto do Amaro e Alto do Rodrigues na Bacia Potiguar), além de toda a estrutura do Ativo Industrial de Guamaré (AIG), composto pelas unidades de processamento de gás natural (UPGNs), a refinaria de Clara Camarão e o Terminal Aquaviário de Guamaré.

Segundo Matheus Dias, nessa primeira semana de operação, a empresa já percebe um potencial para aumentar a capacidade de refino e de ter uma operação mais eficiente. Em paralelo, a Companhia contratou/renovou com as terceirizadas, observando a base salarial e os benefícios aplicáveis ao setor, e com os principais fornecedores, a fim de propiciar a expansão dos seus negócios no Rio Grande do Norte.

A questão do emprego também foi abordada na reunião. De acordo com a 3R, o modelo de negócio da companhia prevê a primarização das funções estratégicas, mantendo os profissionais com conhecimento das operações, e estabelecendo contratos com parceiros estratégicos que já cuidavam da operação do ativo industrial.

A governadora Fátima Bezerra demonstrou ainda preocupação com o preço da gasolina no RN, acima da média praticada no Nordeste. “Em que pese o respeito à autonomia da empresa e às suas decisões, eu não posso deixar de ressaltar a importância de se manter um preço justo dos combustíveis vendidos na refinaria Clara Camarão. Isso tem impacto direto na economia e na vida das pessoas”, afirmou a governadora.

Ao assumir o controle da Clara Camarão, o preço da gasolina A – sem a mistura obrigatória do etanol anidro – subiu 17 centavos em relação ao praticado anteriormente. No RN, o valor cobrado na refinaria tem peso entre 30% e 35% na formação do preço final ao consumidor.

A 3R Petroleum considera a situação pontual, de início de operação. Em nota, esclarece “que os preços dos produtos derivados produzidos pela Companhia seguem parâmetros de mercado – tais como o dólar, o valor de referência internacional do petróleo, custos logísticos para recebimento de derivados na região Nordeste, entre outros”. “Vale destacar que ajustes nos preços podem ocorrer de forma recorrente, amparados por critérios técnicos e condições de mercado”, explica.

Na reunião, a governadora também pediu que a 3R mantivesse o bom relacionamento com as comunidades das regiões em que opera, e apoio a projetos culturais e esportivos no RN, além da geração de empregos.

A cadeia do petróleo já foi responsável por mais de 50% do PIB industrial do Rio Grande do Norte nos tempos em que a produção superava os 100 mil barris/dia. Com base em dados de 2021, a Redepetro/RN, estima que o petróleo tem atualmente um peso de 13% na formação do Produto Interno Bruto do RN, mas a tendência é que essa participação aumente com a entrada em operação de novos campos.

As concessões do Polo Potiguar registraram no primeiro quadrimestre de 2023, uma produção média de 16,5 mil barris de óleo por dia e 37,3 mil m³/dia de gás natural. Considerando a produção proforma, a Companhia alcançou 42,3 mil barris de óleo equivalente por dia em abril de 2023.

*98 FM de Natal

ITAÚ-RN: Prefeitura iniciará cadastro para famílias de baixa renda terem acesso a programas habitacionais. Gestão André Júnior trabalha para diminuir déficit habitacional no município

A prefeitura Municipal de Itaú implantará o processo de inscrição para o Cadastro Habitacional Urbano e Rural, algo que, indubitavelmente, representa uma oportunidade para as famílias de baixa renda terem acesso à casa própria.

O anúncio foi feito na página oficial da Prefeitura no instagram e revela o total interesse da gestão do prefeito Dr. André Júnior em buscar parcerias administrativas para diminuir o déficit habitacional no município.

Segundo informações, em breve o gestor municipal anunciará grandes novidades sobre este assunto específico à população itauense.

Os interessados em participar dos Programas de Habitação de Interesse Social como o Programa Minha Casa Minha Vida e Programa Nacional de Habitação Rural, deverão se inscrever no cadastro habitacional administrado pela Secretaria Municipal da Desenvolvimento Social e Habitação, além de atender a outros critérios específicos estabelecidos em cada programa.

As inscrições serão realizadas presencialmente a partir do dia 19/06/2023 até o dia 23/06/2023, no Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Clidenor Régis de Melo - nº 506, das 07 às 11hs.

*Política Pauferrense

Dia Mundial do Doador de Sangue: veja quem pode doar

Nesta quarta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data para agradecer aos doadores e para conscientizar sobre a necessidade de doações. Em Natal, de acordo com o Hemonorte, o estoque está crítico para os tipos negativos – há uma média de 400 bolsas no banco de sangue.

Com o objetivo de aumentar as doações em pelo menos 30% e equilibrar o estoque, o Hemocentro do RN lançou neste mês de junho, período junino, a campanha “Junho Vermelho – nesse São João aqueça o seu coração, doe sangue”.

A ideia do Hemocentro é garantir o atendimento às demandas transfusionais durante este período de festas juninas. “Todos os anos, neste período, as necessidades transfusionais aumentam devido aos acidentes com fogos e várias situações de emergência, além dos pacientes hematológicos que fazem uso constante do sangue”, explicou o diretor geral do Hemonorte, Rodrigo Villar.

Desde o início deste mês o Hemonorte vem se preparando e intensificando as campanhas com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
Quem pode doar?

Pode doar quem estiver em boas condições gerais de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade (para os menores de 18 anos, é necessária a presença do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar alimentado (evita alimentos gordurosos antes de doar e, após o almoço, aguardar 2h); portar documento oficial com foto; respeitar o intervalo mínimo entre as doações (60 dias e quatro doações em 12 meses para homens e 90 dias e três doações em 12 meses para mulheres).
Empresas fornecem ônibus para incentivar a doação

As empresas Trampolim da Vitória e Litorânea, operadoras do sistema de transporte da Região Metropolitana de Natal, disponibilizarão ônibus gratuitamente para incentivar a doação de sangue. A iniciativa faz parte da programação do Junho Vermelho.

A parceria foi estabelecida entre as empresas e o Hemonorte no início deste mês. Na ocasião, Almir Buonora, diretor das empresas Trampolim e Litorânea, reuniu-se com Rodrigo Villar, Diretor Geral do Hemonorte, para organizar a ação.

“Participar de uma iniciativa como essa significa contribuir com a vida. As empresas possuem um histórico de dedicação a questões sociais. A proposta de ajudar na locomoção das pessoas para doar sangue reforça esse propósito. Essa ação é extremamente importante, pois sabemos que estaremos apoiando o Hemonorte e aumentando o estoque do banco de sangue”, destacou Almir.

Rodrigo Villar comemorou a parceria, ressaltando a importância da ação. “Essa é uma parceria significativa para o serviço, pois ações solidárias como essas contribuem para a manutenção do estoque de sangue e incentivam outras empresas a aderirem à causa”, afirmou Rodrigo durante o encontro.

Como funciona?

Durante este mês de junho, as empresas de ônibus estão fornecendo um micro-ônibus para grupos (a partir de 15 pessoas) que residem nos municípios da Região Metropolitana e desejam doar sangue no Hemonorte. Os grupos interessados em participar da ação devem ligar para o número (84) 3232-6724 para agendar o dia e horário do transporte solidário.

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRREGO!!!

Justiça torna rés 12 pessoas por lavagem de dinheiro e associação criminosa em ação do PCC que envolvia igrejas evangélicas no RN

A Justiça potiguar acatou mais duas denúncias oferecidas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) contra 12 pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. O grupo é investigado na operação Plata, deflagrada do dia 14 de fevereiro deste ano pelo MPRN, com o apoio da Polícia Militar do RN e dos Ministérios Públicos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Paraíba e, ainda, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Segundo as investigações do MPRN, no período compreendido entre 2009 a 2021, os denunciados, em uma série de atos independentes, ocultaram e dissimularam a natureza, origem e propriedade de valores oriundos, direta e indiretamente, de infrações penais praticadas pelos denunciados Valdeci dos Santos, apontado como sendo a segunda maior liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC), fora do sistema penitenciário, enquanto estava foragido, e seu irmão Geraldo dos Santos Filho.

Ainda de acordo com a denúncia, a atual companheira de Valdeci dos Santos, também possui papel importante na organização criminosa, agindo como intermediária financeira, ora titularizando bens móveis e imóveis adquiridos da atividade ilícita de seu companheiro e do irmão dele, ora recebendo depósitos estruturados por esse, ou seja, ocultando e dissimulando a origem de propriedade dos bens.

Nos anos de 2010 a 2021, a denunciada movimentou R$ 3.695.975,63. A investigação do MPRN aponta que ela não possui qualquer registro no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) sobre vínculos empregatícios, tampouco outras rendas declaradas junto à Receita Federal, porém, possui um estilo de vida luxuoso.

Em 2020, a companheira de Valdeci adquiriu um veículo HONDA/HR-V EXL CVT por R$ 110.400,00 à vista e, já no ano de 2022, adquiriu um BMW/X1 SDRIVE20I X LINE, por R$ 295.126,00. Ela dissimulou e ocultou a origem de, pelo menos, R$1.169.016,05 em créditos.

A suspeita é de que o grupo criminoso tenha lavado mais de R$ 23 milhões com a compra de imóveis, fazendas, rebanhos bovinos e até com o uso de igrejas.

Investigação

A investigação financeira realizada pelo MPRN revelou que indivíduos com nenhuma ou quase nenhuma renda declarada movimentaram milhões de Reais, sem justificativa aparente. Provas colhidas revelaram que os envolvidos, em grupos de WhatsApp discutiam, inclusive, como manter um dos “negócios” de branqueamento de valores ativo após a prisão de um dos investigados por uso de documento falso.

No ano de 2020, Valdeci chegou a ser denunciado por organização criminosa e lavagem de dinheiro, tendo sido apontado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo como um dos gerentes do tráfico de drogas da facção. Na referida denúncia, o MPSP descreve que “Valdeci” tinha uma ativa participação no tráfico de cocaína do PCC, o que se constata pelas reiteradas referências ao ressarcimento de valores de drogas, frete e armazenamentos em seu favor, constatado nas planilhas do setor financeiro”, destacando a relevância do investigado naquela organização criminosa. Além disso, ele e outros denunciados “participavam também da movimentação financeira do PCC, seja como remetente de valores oriundos do tráfico de drogas, seja como destinatários de valores que seriam posteriormente empregados no desenvolvimento das atividades da organização criminosa”.

Na oportunidade, também foi atribuída a Valdeci a construção das casas cofres e a ativa participação na tomada de decisões relacionadas à movimentação dos valores da organização criminosa. Conforme consta nos elementos probatórios que embasaram a denúncia, o denunciado foi responsável por vultosa movimentação de valores, aproximadamente dois milhões de reais, em apenas dois meses.

Operação Plata

A operação Plata cumpriu sete mandados de prisão e outros 43 de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Paraíba, e ainda no Distrito Federal. Ao todo, participaram nacionalmente do cumprimento dos mandados 48 promotores de Justiça, 56 servidores e ainda 248 policiais.

No RN, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal, Jardim de Piranhas, Parnamirim, Caicó, Assu e Messias Targino. Houve ainda cumprimento de mandados nas cidades paulistas de São Paulo, Araçatuba, Itu, Sorocaba, Tremembé, Votorantim e Araçoiaba da Serra; em Brasília/DF, Fortaleza/CE, Balneário Camboriú/SC, Picuí/PB, Espinosa/MG e em Serra do Ramalho e Urandi, ambas na Bahia.

As investigações que culminaram na deflagração da operação Plata foram iniciadas em 2019, com o objetivo de apurar o tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, além do crime de lavagem de dinheiro. O esquema era liderado por Valdeci Alves dos Santos, também conhecido por Colorido. Valdeci é originário da região do Seridó potiguar e é apontado como sendo o segundo maior chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que surgiu nos presídios paulistas e que tem atuação em todo o Brasil e em países vizinhos.

O esquema de lavagem de dinheiro, de acordo com as investigações do MPRN, já perdura por mais de duas décadas. Valdeci foi condenado pela Justiça paulista e atualmente está preso na Penitenciária Federal de Brasília.

No Rio Grande do Norte, Valdeci tem como braço-direito um irmão dele, Geraldo dos Santos Filho, também já condenado pela Justiça por tráfico de drogas. Pastor Júnior, como é conhecido, foi preso em 2019 no Estado de São Paulo fazendo uso de documento falso. Geraldo estava cumprindo a pena em regime semiaberto.

Valdeci Alves dos Santos e Geraldo dos Santos Filho são investigados nessa operação ao lado de pelo menos mais outras 22 pessoas. A Justiça determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens até o limite de R$ 23.417.243,37.

A pedido do MPRN, além do bloqueio de contas bancárias, a Justiça determinou o bloqueio de bens e imóveis, a indisponibilidade de veículos e a proibição da venda de rebanhos bovinos. O dinheiro do grupo é proveniente do tráfico de drogas. O lucro do comércio ilegal era lavado com a compra de imóveis, fazendas, automóveis, na abertura de mercados e até com o uso de igrejas. Segundo já apurado pelo MPRN, Geraldo dos Santos Filho e a mulher dele abriram pelo menos sete igrejas evangélicas.

O caso agora será processado pela Justiça potiguar como Ação Penal.

À frente das Relações Institucionais do Governo do DF, Agaciel Maia (PL) vai ao senado defender recursos do Fundo Constitucional

O Secretário de Estado de Relações Institucionais do Governo Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Agaciel Maia, esteve nessa terça-feira no Senado Federal em defesa dos “Recursos do Fundo Constitucional” para a população daquele Estado.
Em defesa da importante pauta, Agaciel Maia abriu diálogo com a maioria da casa federal, incluindo os senadores do PL, e Rogério Marinho (líder da base de apoio à direita) foi um deles, além da sua irmã, a senadora Zenaide Maia (PHS-RN).

PALAVRAS DE MAIA

“Dia de muito diálogo no Senado Federal, onde tive a oportunidade de explanar aos senadores a importância do Fundo Constitucional para a população do Distrito Federal, nesta terça-feira (13). A defesa dos recursos do Fundo Constitucional é considerada fundamental para garantir a continuidade dos investimentos nas áreas estratégicas e essenciais para o desenvolvimento e bem-estar da população. Vamos lutar para proteger os interesses do Distrito Federal e garantir a continuidade do desenvolvimento da região”, disse.

*Jair Sampaio

UBES: Campanha incentiva inscrições de estudantes no Enem

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), cursinhos populares e diversas entidades relacionadas à educação iniciaram, nesta terça-feira (13), uma campanha nas redes sociais para estimular estudantes de todo o país a se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Chamada de #EnemAbrePortas, a campanha ressalta que o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior e que, nos últimos anos, vem registrando queda nas inscrições.

“A entrada no ensino superior pode transformar sua vida. Faça o Enem e abra novas possibilidades!”, diz a Ubes em uma das mensagens postadas em sua rede social.

Em nota, a presidente da Ubes, Jade Beatriz, diz que o objetivo da campanha é reforçar a importância do exame para que os estudantes realizem o sonho de entrar na universidade. “O exame é uma grande conquista para educação, para a democratização do ensino, por isso, a juventude, os estudantes, devem realizá-lo”, disse ela.

Hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo para que os estudantes se inscrevam no Enem. Segundo o presidente, o país precisa voltar a valorizar este exame, que chegou a ter 6 milhões de inscritos.

“É importante que todas as pessoas que tenham idade para se inscrever no Enem se inscrevam até o dia 16. Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora”, disse Lula na primeira edição do programa Conversa com o Presidente, que tem transmissão pela internet

As inscrições para o Enem podem ser feitas até o dia 16 deste mês no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Na última edição, em 2022, 3,3 milhões de candidatos se inscreveram para as provas do Enem. Cinco anos antes, em 2017, o Enem registrou mais de 6 milhões de inscritos confirmados.

*Agência Brasil

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

Não perca sua serenidade!
Quando a irritação nos move, a saúde se descontrola, os órgãos se perturbam e sofremos terrivelmente.
Se o amigo o traiu, se sua parenta inventou uma calúnia, se aquele a quem você ajudou cometeu uma injustiça, uma ingratidão, perdoe!
São pessoas enfermas: tenha pena deles.
Mas você, não perca sua serenidade, não dê a entender que foi atingido!