Pesquisar este blog

06 julho 2022

PAU DOS FERROS-RN: BLOGUEIRO MAZINHO CAPOTE SOFRE AVC E PASSA POR CIRURGIA EM MOSSORÓ

Na manhã desta terça-feira (05), recebemos com preocupação a notícia de que o colega blogueiro Mazinho Capote sofreu um AVC hemorrágico e foi transferido em estado grave para Mossoró/RN. Mazinho foi submetido a uma cirurgia delicada para tirar um coágulo do cérebro.
Agora a noite, após o procedimento cirúrgico, recebemos uma notícia animadora que reproduzimos na íntegra:
"A cirurgia foi um sucesso. O médico disse que ele é muito forte. O tempo todo lutando pela vida. Ainda é um paciente grave. Mas o pior, que era o coágulo no cérebro, já foi resolvido."
Mazinho Capote é um dos mais antigos blogueiros pau-ferrenses, que tem como traço marcante na produção dos seus textos o domínio cirúrgico da língua portuguesa.
Mazinho participa do grupo 20 do Cidadão 190, no WhatsApp, e todos estão em oração pela sua completa recuperação.

*Cidadão 190

NATAL-RN: MARCHA PARA JESUS SERÁ NO DIA 23 DE JULHO

A MARCHA PARA JESUS comemora 30 anos em todo Brasil, e aqui em Natal faremos a 20° Edição no dia 23 de JULHO.
Recheados de várias atrações locais e nacionais que abrilhantará essa festa, tais como: Sara Beatriz, Ton Carfi, Leandro Borges, Renascer Praise e a presença do Apóstolo Estevam Hernandes, presidente internacional da Marcha Para Jesus e líder da Igreja Renascer, criadora da Marcha em todo o planeta.
A edição desse ano contará com o apoio de mais de 120 igrejas de Natal e região.
E mais uma novidade que deixará nosso evento mais especial que será a MARCHA KIDS ACESSIBILIDADE INCLUSIVA onde a abertura da avenida puxando todos os trios será feita por nossas crianças e portadores de deficiências, cadeirantes.
Uma área toda exclusiva com instrutores e segurança. Contamos com a presença de todos no próximo dia 23 de JULHO. Concentração no Midway Mall a partir das 13h e Show de encerramento as 18h no Anfiteatro da UFRN.

NATAL-RN: FAMÍLIAS DENUNCIAM INVASÃO DA PM EM OCUPAÇÃO NA ZONA LESTE, INVESTIGAÇÃO É ABERTA

Residentes da Ocupação Emmanuel Bezerra, no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal, denunciaram que o espaço foi invadido por policiais militares na noite de terça-feira (5) e que os moradores sofreram ameaças, intimidações e agressões.

A ocupação é organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que realizou um protesto na governadoria na manhã desta quarta (6). Em nota, o Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) informou que “determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar os fatos”.

De acordo com coordenadores do MLB, um morador da ocupação chegou a ser agredido e outros que tentaram filmar a abordagem foram impedidos pelos policiais militares.

“Abordaram um dos companheiros e espancaram ele dentro de um barraco. Algemaram, saíram por uns 40 minutos, e devolveram ele como se nada tivesse acontecido”, afirmou Bianca Soares, coordenadora do MLB.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. A ação policial foi realizada por policiais militares do 4º Batalhão da PM, que opera na Zona Norte de Natal – a região Leste, onde fica o bairro da Ribeira, é de responsabilidade do 1º BPM.

A PM disse que, assim que tomou conhecimento dos fatos, enviou uma viatura com um oficial de serviço ao local para averiguar a situação.

“A instituição ressalta que não compactua com nenhum desvio de conduta de seus integrantes e apura com rigor todas as ocorrências por meio da corregedoria”, reforçou a nota da PM. Os moradores relataram que os militares invadiram a ocupação sem qualquer autorização judicial.

Eles lembraram ainda o momento complicado que estão passando por conta do alagamento ocorrido na ocupação com as fortes chuvas que caíram na capital potiguar nos últimos dias. “Essas mesmas famílias sofreram com as chuvas, perderam quase todos os seus pertences Várias pessoas fazendo solidariedade para que essas pessoas tivessem tudo de vez e acontece essa coisa”, afirma Samara Martins, que também coordena o MLB.

*Do G1 RN

Mais de 60 milhões de brasileiros sofrem com insegurança alimentar, diz FAO

Foto: Marcos Serra Lima - G1
A quantidade de brasileiros que enfrentou algum tipo de insegurança alimentar ultrapassou a marca de 60 milhões, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado nesta quarta-feira (6).

Os números da publicação mostram que o número de pessoas que lidou com algum tipo de insegurança alimentar foi de 61,3 milhões - praticamente três em cada dez habitantes do Brasil, que tem uma população estimada em 213,3 milhões. Desse total, 15,4 milhões enfrentaram uma insegurança alimentar grave.

Os dados da FAO para o Brasil englobam o período de 2019 a 2021.

Os últimos números da instituição revelam uma piora alarmante da fome no Brasil. Entre 2014 e 2016, a insegurança alimentar atingiu 37,5 milhões de pessoas - 3,9 milhões estavam na condição grave.

Segundo a FAO, as definições para a insegurança alimentar são as seguintes:

Insegurança moderada: as pessoas não tinham certeza sobre a capacidade de conseguir comida e, em algum momento, tiveram de reduzir a qualidade e quantidade de alimentos.
Insegurança grave: as pessoas que ficaram sem comida e passaram fome e chegaram a ficar sem comida por um dia ou mais.

No ano passado, em todo mundo, 2,3 bilhões de pessoas enfrentavam um cenário de insegurança alimentar ou severa, 350 milhões a mais do que o observado antes da pandemia de coronavírus.

A pesquisa também mostrou que as mulheres sofreram mais com a insegurança alimentar.

Em 2021, 31,9% das mulheres no mundo enfrentavam um cenário de insegurança moderada ou grave, acima dos 27,6% apurados entre os homens. A diferença de quatro pontos percentuais também é maior do que a observada 2020, quando era de três pontos.

De acordo com as projeções da FAO, 670 milhões de pessoas passarão fome em 2030, o que é equivalente a 8% da população global.

*Do G1

CORONAVÍRUS: RN NÃO REGISTRA ÓBITO POR COVID-19 NAS ÚLTIMA 24 HORAS; NOVOS CASOS SÃO 904

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (6). São 531.762 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 904 novos casos e nenhum óbito.
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.279. Em investigação são 1.332. Recuperados são 511.637. Casos suspeitos somam 2.234 e descartados são 999.415. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.846.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: [VÍDEO] SURDO MUDO NÃO ENTENDE ASSALTO, TENTA ESCAPAR E É BALEADO NO PEITO NA ZONA RURAL

A Polícia Militar de Governador sob comando do Sargento Vidgal, foi acionada na noite desta terça feira 05 de julho de 2022, para o Sítio Saboeiro, Zona Rural de Governador Dix Sept Rosado, onde dois elementos em uma moto, tentaram tomar a moto de um surdo mudo.
Ele não teria entendido a ordem de assalto, correu pra dentro de casa e foi baleado abaixo do peito.
Segundo o Sargento Vidgal, tiro atravessou a porta e atingiu o mesmo no peito. Lourenço José da Silva, 50 anos tinha acabado de receber a moto nova ontem 04, após contrair um empréstimo.
A PM acredita que os elementos já tinha um alvo específio. Ele foi entregue pela equipe de socorristas de Governador, as equipes do Centro Cirúrgico do Hospital Tarcísio Maia, e seu estado inspira cuidados. Torcida por seu Lourenço.


*Passando na Hora

PESQUISA: LULA TEM 44% CONTRA 36% DE BOLSONARO NO 1º TURNO, DIZ PODERDATA

Pesquisa PoderData realizada de 3 a 5 de julho de 2022 mostra que o cenário para a sucessão presidencial segue estável e concentrado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Hoje, Lula tem 44% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.

Há 15 dias, estavam em 44% e 34%, respectivamente. Bolsonaro oscilou 2 pontos percentuais para cima – dentro da margem de erro da pesquisa (2 p.p.).

Os outros pré-candidatos somam 11% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) marca 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 3% cada um. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.

*Poder360/BG

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: MENOR É APREENDIDO PORTANDO ARMA DE FOGO

Polícias da 3ª Companhia da Polícia Militar, do Pelotão de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte apreenderam, na tarde de segunda feira 04 de julho de 2022, um adolescente, portando um revólver calibre 38 com várias munições.
A guarnição estava em patrulhamento e abordagem de rotina, na cidade, quando se depararam com o menor, que ficou nervoso ao avistar a viatura. Diante da suspeita os policiais resolveram abordar o adolescente e na revista pessoal foi encontrado a arma de fogo em sua cintura.
Perguntado sobre andar armado, o menor disse aos policiais que era pra se defender de inimigos. Diante da situação de flagrante, o menor foi apreendido juntamente com a arma de fogo, e encaminhado à delegacia de plantão da Polícia Civil em Mossoró, para os procedimentos legais.

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


Suspeito de ataque com drone em ato de Lula é preso em Minas

O agropecuarista Rodrigo Luiz Parreira, 38, apontado como um dos autores do ataque com drone a um ato que teria a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi preso no sábado (2) a pedido do MPF (Ministério Público Federal), que investiga o caso.

A prisão ocorreu não diretamente por causa do uso do drone, mas pela aquisição irregular de armas de fogo por Rodrigo identificada pelo MPF durante as investigações. O agropecuarista está no Presídio Uberlândia 1, segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

O agropecuarista preso já tem condenação por estelionato em Minas Gerais e por roubo em Goiás.

Na sexta-feira (1) foram realizadas buscas e apreensões em endereços atribuídos a Rodrigo. No pedido de prisão preventiva feito à Justiça, o MPF disse que houve falsificação de documentos para a compra de armamentos.

O MPF informou ainda à Justiça que, durante as buscas, Rodrigo tentou destruir provas, se livrando de um telefone celular, e que uma das armas registradas em nome do agropecuarista, um fuzil modelo 7022 calibre 22 LR, não foi localizado.

A prisão foi decretada pelo juiz Osmar Vaz de Mello da Fonseca Júnior da Terceira Vara da Subseção Judiciária de Uberlândia na sexta e cumprida no sábado.

O advogado do agropecuarista, Benedito dos Reis Vieira, ao responder mensagem enviada pela reportagem, afirmou que a defesa só se manifestará pessoalmente.

O ato com Lula em Uberlândia aconteceu no dia 15 de junho e teve também a presença do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), na primeira aparição conjunta depois do anúncio da aliança dos dois partidos em Minas Gerais para a disputa das eleições de 2022.

Lula é pré-candidato à presidência da República e Kalil pré-candidato ao Governo de Minas Gerais. Uberlândia é o segundo maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas da capital.

Rodrigo e outros dois homens utilizaram o drone para lançar um líquido que seria veneno para matar moscas sobre militantes que aguardavam o início do ato. O produto é utilizado no meio rural em estábulos, por exemplo. Atingidos afirmaram que o líquido tinha cheiro de fezes e urina.

Os três foram detidos em flagrante no dia do ato por uso irregular de drone e liberados depois de assinarem um termo circunstanciado de ocorrência. Não havia licença para a operação do aparelho, que foi apreendido.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA CIVIL ENCONTRA COM VIDA, APENADO QUE ESTAVA DESAPARECIDO

Policiais civis das Delegacias de Homicídios e da Divisão de Polícia do Oeste localizaram no final da tarde desta terça feira em uma região de mata na Estrada Raiza em Mossoró, o apenado José Roberto da Silva, que estava desaparecido há três dias.

Ele foi encontrado com vida, no entanto bastante debilitado e com hematomas pelo corpo. Após ser localizado dentro de uma vala, os policiais civis acionaram o SAMU. Uma ambulância de suporte avançado foi ao local e após realizar os primeiros socorros conduziu a vítima para o Hospital Tarcísio Maia.
José Roberto é preso de justiça em liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica e tinha saído de casa na manhã do último domingo e não mais foi visto. A família procurou o sistema prisional e pediu ajuda, para localizá-lo. O sistema de monitoramento apontou o último local, onde José Roberto esteve e por isso o mesmo foi localizado.

*Fim da Linha

ELEIÇÕES 2022: DE 20 DE JULHO A 5 DE AGOSTO ACONTECEM AS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS

Falta menos de um mês para o início do prazo para que os partidos políticos possam realizar convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolha de candidatas e candidatos a presidente e vice-presidente da República para as Eleições Gerais de 2022, bem como aos cargos de governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital.

O primeiro turno do pleito está marcado para 2 de outubro, e o segundo turno para 30 do mesmo mês, caso tenha.

Pelo calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e candidatos nas convenções, as siglas poderão solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral.

A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições, sendo que, neste caso, as convenções deverão ocorrer de forma unificada, como a de uma única agremiação.

As regras para a escolha e o registro de candidatos estão fixadas na Resolução TSE nº 23.609/2019, com as alterações promovidas pela Resolução TSE nº 23.675/2021, aprovada pelo Plenário da Corte Eleitoral em dezembro do ano passado.

MINUTOS DE SABEDORIA!!

DEUS está em toda parte ao mesmo tempo, em redor de você, dentro de você!
Jamais você está desamparado.
Nunca está só.
Não permita que a mágoa o perturbe: procure manter-se calmo, para ouvir a voz silenciosa de Deus dentro de você.
Assim poderá superar todas as dificuldades que aparecerem em seu caminho, e há de descobrir a verdade que existe em todas as coisas e pessoas.