Pesquisar este blog

16 janeiro 2024

MELANCIAS APODI-RN: HOJE TEM A SEXTA NOITE DE NOVENA DE SÃO SEBASTIÃO

GOIANINHA-RN: PREFEITURA LANÇA EDITAL PARA CONCURSO DA GUARDA MUNICIPAL

A Prefeitura de Goianinha está com inscrições abertas para o Concurso Público da Guarda Civil Municipal. As inscrições vão até o dia 28 de janeiro e podem ser realizadas no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br). Serão ofertadas 24 vagas mais 05 do cadastro de reservas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00(cem reais).
“A Guarda Municipal tem sido fundamental em Goianinha para tornar a cidade mais segura e melhor de se viver. Ampliar esse quadro faz parte do nosso compromisso na Segurança Pública. Estamos com ótimas expectativas para esse concurso”, afirma a prefeita de Goianinha, Nira Galvão.
Estão sendo disponibilizadas 24 vagas, mais 05 do cadastro de reserva. O salário base é de R$ 1.500,00. Das oportunidades, 2 serão direcionadas para pessoas com deficiência (PcD) e 05 reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.
O Concurso é executado pelo Núcleo Permanente de Concursos – Comperve, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, exceção à 6ª Etapa disposta no item 1.2. letra “f”. Saiba mais consultando o Edital.
A seleção para os cargos de que trata o Edital será realizada em seis etapas, sendo a primeira a de Prova objetiva de conhecimentos, composta de questões de múltipla escolha, a ser realizada no dia 25 de fevereiro. A seleção prevê ainda teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e exame médico. Todas as etapas têm caráter eliminatório.
Os requisitos para inscrição incluem ter nível médio completo de escolaridade e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. A jornada de trabalho do Guarda Municipal ocorrerá em escalas de 12 x 36, de 24×72 e de 40 horas semanais, esta última com expediente de 08 horas diárias, conforme a necessidade. Outras informações podem ser encontradas no Edital no site www.goianinha.rn.gov.br.

MOSSORO-RN: ESTUDANTE DE 17 ANOS ESTÁ ENTRE AS 60 NOTA MIL NA REDAÇÃO DO ENEM

A estudante potiguar Letícia Vicente da Silva, de apenas 17 anos, que havia concluído o ensino médio em 2023 no Colégio Diocesano, em Mossoró-RN, está entre as 60 pessoas do país que conseguiram nota 1000 na redação do ENEM.
Parabéns para a estudante!!!

EMPARN PREVÊ CHUVA NA TERCEIRA SEMANA DE ANEIRO DE 2024

A previsão para a terceira semana de janeiro é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Os avisos meteorológicos do Sistema de Monitoramento alertam para possibilidade de ocorrência de chuvas acima de 50mm nos municípios de Cruzeta, Paraú, Florânia e São Rafael até domingo 20.

O chefe da unidade Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, explica que os avisos não se restringem somente aos municípios indicados, mas a região onde estão localizados. “No caso são esperadas chuvas mais volumosas para as regiões do Oeste, Serra de Santana e Seridó durante esta semana”, disse.

A tendência da chuva é fruto da associação entre a atuação de um sistema meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e as temperaturas registradas na superfície do oceano Atlântico em torno dos 28,5°C, considerada acima do normal pelos especialistas. O VCAN favorece a maior circulação de ar quente e úmido presentes na atmosfera e devido as temperaturas do Atlântico criam condições favoráveis para a formação de nuvens de chuva. “Essa configuração atmosférica vem acontecendo desde a semana passa e deverá seguir durante esta semana”, analisou Bristot.

IPUEIRA-RN: Estudante é o único aluno de escola pública com NOTA MÁXIMA na redação do ENEM no RN e um dos 60 no país

Brasil: O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro, e 60 alunos obtiveram nota máxima na redação.

Dos 60 alunos, seis são do Rio Grande do Norte, sendo um deles de Ipueira. João Pedro Oliveira Marinho, filho dos agricultores Sandro Uilson de Oliveira e Maria Betania Marinho de Oliveira.

No país, apenas quatro alunos de escolas públicas atingiram a nota MIL. João Pedro é um deles e merece todo nosso reconhecimento.

*Jair Sampaio

PARAZINHO-RN: DOIS VEREADORES TÊM PERDA DE MANDATO DETERMINADA PELA JUSTIÇA

A Justiça do Rio Grande do Norte deu prazo de 30 dias para que o presidente da Câmara de Parazinho, no Agreste potiguar, cumpra uma sentença que prevê a perda das funções públicas de Luiz Júnior Severiano de Souza e Cláudio Sebastião dos Santos.

Os vereadores do município foram condenados por improbidade administrativa. Além de condenado, Cláudio Sebastião é o próprio presidente da Câmara de Vereadores, quem deverá cumprir a decisão.

A Justiça também determinou perda de função pública do ex-prefeito Marcos Antônio de Oliveira, que faleceu em 2021, segundo o Legislativo municipal.

O despacho do Judiciário foi assinado no dia 9 de janeiro pelo juiz Rainel Batista Pereira Filho. Até esta terça-feira (16), no entanto, o presidente da Casa afirmou que ainda não tinha sido notificado da decisão.

O processo é de 2013 e a sentença que deve ser cumprida é de 2018. Segundo denúncia do Ministério Público, em novembro de 2012, os vereadores do município aprovaram uma lei com aumento dos próprios salários, além do salário do prefeito, vice-prefeito e secretários, para a legislação seguinte, já tendo conhecimento que tinham sido eleitos.

"Isso foi uma resolução que foi votada na Câmara logo após as eleições. Vários municípios votaram essa resolução e, como foi acompanhada pelos advogados, acabou arquivado. No caso de Parazinho, correu sob revelia, na época, não acompanharam, e veio essa condenação. Só que a presidente da Câmara, na época, quando foi notificada, ela não chegou a pagar (o aumento)", afirmou o presidente da Câmara.

Ainda de acordo com ele, a juíza que aplicou a sentença reconheceu que não houve dolo por parte dos vereadores.

"Se não houve dolo, o vereador é punido por aprovar uma lei? A única coisa que a Justiça deveria fazer era anular a lei, e isso a presidência da época cumpriu. Na hora que foi notificada, não chegou a pagar. Os condenados recorreram ao Tribunal de Justiça e esperamos que em breve isso tenha um desfecho", disse.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: 3ª MORTE VIOLENTA EM 2024 - POLÍCIA ENCONTRA CORPO DE HOMEM MORTO E ENTERRADO NO PIRRICHIL

A Polícia Civil encontrou nesta manhã de terça feira 16 de janeiro de 2024, o corpo do homem assassinado na madrugada de segunda feira na Comunidade do Pirrichil em Mossoró.
O corpo de Daniel Souza Nascimento de 31 anos estava enterrado em uma cova raza coberto por Matos. A presença de moscas no local facilitou o trabalho de buscas da Polícia.
Daniel Souza já tinha passagens pelo sistema prisional e tinha sido preso pela última no dia primeiro de janeiro acusado de arrombar algumas lojas no Centro de Mossoró.

*Informações: Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: EX-PRESIDIÁRIO SOFRE ATENTADO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

O Ex-presidiário Valdecir Ferreira, conhecido como “Badel“, foi vítima de uma tentativa de homicídio na manhã desta terça feira, 16 de janeiro de 2024, na Avenida Rio Branco no Bairro Santo Antônio em Mossoró no Oeste Potiguar.
O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou atendimento no local e após reanimar a vítima, a conduziu para o Hospital Tarcísio Maia em estado grave.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. 
Segundo a Polícia Militar Badel tem passagem pelo sistema prisional por crime de roubo.

*Fim da Linha

LAJES-RN: [VÍDEO] CAMINHÃO BATE EM MURO QUE DESABA E MATA EX-VEREADOR DO MUNICÍPIO

Um idoso, identificado como Ismael Quirino, morreu após um muro desabar em cima dele na manhã desta terça-feira (16), na cidade de Lajes. A vítima seria ex-vereador do município.
De acordo com os militares do Grupamento Independente de Polícia Militar da cidade, o acidente que vitimou o idoso aconteceu por volta das 06h.
Os agentes informaram que um caminhão era manobrado dentro de uma garagem que pertence à prefeitura da cidade. O veículo bateu em um muro localizado na parte frontal da garagem, fazendo com que a estrutura desabasse em cima da vítima.
Ainda segundo a corporação, Ismael trabalhava na área de manutenção da garagem. Equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia foram acionadas para o local.
*Novo Notícias

NATAL-RN: BOMBA ATIVA É ENCONTRADA A 1,5 METRO DE PROFUNDIDADE DURANTE REFORMA DE RESIDÊNCIA

Foto: Reprodução
Imagina que você está trabalhando na reforma de uma residência e durante as obras encontra uma bomba ativa. Foi o que aconteceu com os trabalhadores, Enoque Martins e João Henrique. Na manhã de segunda-feira (15), uma bomba ativa foi descoberta a 1,5 metro de profundidade por operários durante a reforma de uma residência em Capim Macio, Zona Sul de Natal.

O operador de máquinas, Enoque Martins, relatou que enfrentou dificuldades para avançar com a máquina devido a um objeto de metal que estava atrapalhando. Ele solicitou ao ajudante de pedreiro João Henrique que verificasse o que era, e ao utilizar a pá para movê-lo, tornou-se visível que se tratava de um artefato explosivo, semelhante a uma granada.

Imediatamente, os trabalhadores acionaram o engenheiro responsável pela obra, que, por sua vez, chamou a Polícia Militar. Ao chegarem no local, os policiais constataram que o objeto era uma bomba ainda ativa, com estrutura semelhante a um morteiro utilizado na Segunda Guerra Mundial. O Bope realizará uma perícia nos restos da bomba para determinar a sua origem, e o laudo conclusivo será encaminhado às Forças Armadas.

O engenheiro responsável pela obra destacou a sorte dos trabalhadores, ressaltando que, apesar do susto, a rápida ação evitou maiores consequências.

*Fonte: Difusora de Mossoró

Medidas de prevenção às arboviroses são reforçadas no período chuvoso

Com a chegada do período de chuvas, as medidas de prevenção às arboviroses são intensificadas num trabalho conjunto entre Prefeitura de Mossoró e população que também deve colaborar neste processo. A administração pública reforça o trabalho que já é realizado ao longo de todo o ano e ainda orienta os moradores do município para os cuidados no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O período de chuvas exige da população cuidados redobrados para eliminação de focos do mosquito que transmite doenças como dengue, Zika e chikungunya. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica o trabalho de conscientização junto à população.

Paralelo a essa ação, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seguem o trabalho de prevenção e combate a possíveis focos do Aedes aegypti. Além do trabalho educativo, os agentes de combate às endemias realizam visitas aos moradores, verificando a situação dos imóveis no mais diversos bairros do município.

“É importante que a população nos ajude e também faça a sua parte. Para isso, é necessário que as pessoas observem os seus quintais, evitando água parada em recipientes descobertos, por exemplo. Se cada um fizer a sua parte conseguiremos bons resultados em prol de toda coletividade”, orientou Sandro Elias, diretor do Centro de Controle de Zoonoses do município.

Para o esclarecimento de dúvidas e outras informações o Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza o número de telefone: 3315-4833.

Cuidados:

— Tampe os tonéis e caixas d’água;

— Mantenha as calhas sempre limpas;

— Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

— Mantenha lixeiras bem tampadas;

— Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

— Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

— Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

— Retire água acumulada na área de serviço, do recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa;

— Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

— Limpe ralos e canaletas externas;

— Mantenha a atenção em bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;

— Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

— Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

*Fonte: Prefeitura de Mossoró.