Pesquisar este blog

02 fevereiro 2021

AGENTE DE TRÂNSITO DE MOSSORÓ É PRESO COM CARRO E ARMAS SOB SUSPEIÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um membro da Guarda de Trânsito de Mossoró (GETRAN) nessa terça-feira (2), de madrugada, com veículo (Fiat Strada, branco) suspeito de clonagem/roubo, além de portar pistola 380 e munições de forma irregular.

Depois da autuação na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, o agente foi conduzido à Cadeia Pública Manoel Onofre Lopes na comunidade rural de Riacho Grande, em Mossoró.

Aguardamos mais informações. 

Nota Oficial

A Secretaria de Segurança, Trânsito, Mobilidade e Defesa Civil comunica que recebeu com surpresa a informação da detenção de um agente de trânsito nesta terça-feira (02). A SESEM lamenta o ocorrido e aguarda a conclusão do caso junto às autoridades competentes.

Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Mossoró

*Carlos Santos/Passando na Hora

SENTIDO DA SOLIDARIEDADE

A Solidariedade anima o ser humano. Alguns pensam que seja uma coisa abstrata. Não é. Você de repente está muito bem de vida, daqui a pouco não está mais. Um vizinho lhe arranja alimento para seus filhos. Veja a Solidariedade ativa nesse ato! Você vive distante, de súbito, sente no coração o desejo de se formar, digamos, em medicina, não tem o apoio de ninguém. Põe o pé no caminho, chega ao destino procurado e encontra pessoa amiga que o incentiva. E, depois de muita luta, alcança a vocação ambicionada. Apesar de haver quem diga: “Não, eu me fiz sozinho!” Duvido! Esses deveriam olhar para si próprios e ver se estão nus, porque as roupas que vestem passaram por muitas mãos. O tecido, antes, foi um vegetal qualquer perdido no campo; o botão compôs o corpo de um pobre animal. Seu cabelo precisa ser cortado. Deve-se tudo isso ao barbeiro, à costureira, ao alfaiate, ao operário, ao empresário... Devemos sempre algo a alguém. Observem o quanto a Solidariedade permeia a vida humana. 

Mas ainda existem aqueles para quem esse fator não seja ação de política social. 

Por isso é que, se pararmos um pouco e meditarmos, voltados para a História, poderemos concluir a razão pela qual, talvez, ideologias brilhantes, na hora do “ver para crer”, apresentam resultado aquém do previsto, deixando os seus mais nobres idealistas frustrados. Por quê? Porque faltou Solidariedade no coração de alguns dos seus executores. Isso para não falar em Caridade, poderoso sentimento que soberanamente envolve todos os demais. (...) Há os que até agora a consideram delírio de “desvairados” religiosos ou místicos “impostores”. Binet-Sanglé (1868-1941), autor de A loucura de Jesus, de certa forma pensava assim. Hoje, na Vida Espiritual — onde fatalmente caem as escamas que ensombrecem o entendimento dos Assuntos Divinos enquanto permanecemos na carne — pode estar revendo seus conceitos. 

Sem Solidariedade e sem espírito de Caridade, Estratégias de Deus, ninguém irá para a frente. O tempo mostrará aos mais céticos (...). Um dia serão quesitos fundamentais da Política (com P maiúsculo).  

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

CONCURSO PARA O ITEP E OFICIAIS DA PM É ANUNCIADO PELA GOVERNADORA

O Governo do Rio Grande do Norte vai realizar concurso público para contratar 276 servidores para o Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep). A governadora Fátima Bezerra autorizou, no início da tarde desta segunda-feira, 1º de fevereiro, a contratação da banca examinadora para o certame, o Instituto AOCP. A autorização veio acompanhada do anúncio de outro concurso que prevê 211 vagas para oficiais da Polícia Militar (PM). "Estamos anunciando novas ações para melhorar a segurança pública e estabelecendo um marco histórico: em pouco mais de dois anos estaremos contratando pessoal para renovar os quadros de todos os órgãos da segurança pública estadual", declarou a governadora. 

Fátima Bezerra registrou que o Itep já foi contemplado com o Plano de Carreiras, Cargos e Salários, outra reivindicação antiga dos servidores, e a polícia civil já teve autorizada a realização de concurso. A governadora destacou que estas ações se somam a outras já consolidadas ou em curso como a contratação de 1.022 policiais militares, a realização do curso de formação para contratar mais 360 policiais militares, a incorporação de 332 novos bombeiros militares, além da convocação de 82 policiais penais. “Isso significa o esforço e a preocupação do Governo do Estado com a segurança da população e também em garantir tranquilidade para a sociedade, como um todo, viver e trabalhar em segurança", ressaltou. 

O diretor do Itep, Marcos Dantas, disse que o concurso "é mais uma grande conquista porque vai sanar a deficiência de pessoal em Natal e no interior. Esse concurso contempla metade do quadro de pessoal do Itep previsto em lei". Coordenadora do Sindicato dos servidores do Itep (Sinditep), Rosely da Silva Costa afirmou que o concurso é a consolidação de uma reivindicação esperada há muitos anos e que vai melhorar muito os serviços prestados". Para Fábio Menezes, presidente do Sindicato dos Peritos, "a decisão em realizar o concurso é um marco histórico que vai trazer resultados positivos para a população do RN". 

Também presente ao anúncio, na sede da governadoria, o vice-governador Antenor Roberto, que é procurador aposentado, destacou que em 38 anos como servidor público nunca viu uma administração contemplar todos os órgãos da segurança pública como agora. "Não há precedente na história do RN. As ações do atual governo são estratégicas e beneficiam toda a população proporcionando mais qualidade na segurança pública". 

CONCURSO ITEP 

- O concurso do Itep/RN terá um total de vagas de 276, distribuídas em sete cargos. Os salários variam de R$ 2.807,33 até R$ 7.440,00.
- A banca organizadora escolhida para o concurso foi o Instituto AOCP.
- Todo o processo foi acompanhado pelo Ministério Público.
- O último concurso ocorreu em 2018.
- O Itep tem sedes em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
- Atualmente, o Itep/RN tem cerca de 600 servidores. O número varia mensalmente de acordo com a saída de profissionais (aposentadorias, afastamentos, pedido de exoneração). 

Natal (RN), 1º de fevereiro de 2021.

*O Câmera

IFRN REALIZARÁ CERIMÔNIA DE TRANSMISSÃO DE CARGO

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza no dia 5 de fevereiro, a partir das 16h, a solenidade de posse do reitor José Arnóbio de Araújo Filho. O evento será realizado e transmitido de forma on-line, através do canal do YouTube IFRN Oficial. 

Na oportunidade, os diretores-gerais dos 22 campi da Instituição e a equipe gestora sistêmica serão apresentados à sociedade. Na cerimônia, o professor Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do Instituto no período de 2016 a 2020, transmitirá ao professor Arnóbio o cargo de reitor do Instituto.

"Junto a toda comunidade, vamos registrar este momento tão importante para a democracia institucional, como também reforçar o nosso compromisso com o trabalho realizado pelo IFRN e com o desenvolvimento social, científico, tecnológico e cultural do Rio Grande do Norte", declarou o professor José Arnóbio. 

Ele e os diretores-gerais foram escolhidos pela comunidade do IFRN em eleição realizada no dia 4 de dezembro de 2019. Após oito meses de gestão pro-tempore, o professor José Arnóbio foi nomeado reitor pelo Ministério da Educação (MEC)no dia 21 de dezembro de 2020 para assumir a gestão 2020-2024 do Instituto. Toda comunidade é convidada a participar virtualmente do evento, registrando as suas mensagens nos comentários do vídeo.

SERVIÇO: Transmissão de cargo ao reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo FilhoQuando: 5 de fevereiro, às 16hOnde: canal do YouTube IFRN Oficial

Assessoria de Comunicação Social e EventosReitoria | IFRN 

TABULEIRO DO NORTE-CE: EX-VEREADOR É ASSASSINADO A TIROS POR PISTOLEIROS

“Mundinho da Bica” caiu numa emboscada e foi fuzilado na manhã desta terça-feira
Mais um crime com características de pistolagem foi registrado no interior do Ceará. No começo da manhã desta terça-feira (2), um ex-vereador do Município de Tabuleiro do Norte, na Região do Vale do Jaguaribe (a 216Km de Fortaleza), foi assassinado, a tiros, por criminosos ainda desconhecidos. 

O crime ocorreu na comunidade conhecida como Ladeira da Bica, no Distrito de Olho D’Água da Bica, onde o ex-vereador Raimundo Dias Pinheiro, 57 anos, conhecido como “Mundinho da Bica”, foi executado a tiros, provavelmente, de pistola e de espingarda de calibre 12 (escopeta). Os assassinos fugiram do local em uma motocicleta e estão sendo procurados pela Polícia. 

As primeiras informações procedentes daquele Município indicam que o político teria sido vítima de uma emboscada. Os criminosos já estariam na localidade aguardando o momento certo para a execução sumária. 

Equipes da Polícia Civil da Delegacia de Tabuleiro do Norte e policiais militares já estão em diligências em busca de pistas dos assassinos.  

Corpo  

“Mundinho da Bica” foi eleito vereador de Tabuleiro do Norte nas eleições de 2016 pelo Partido Popular Socialista (PPS). No ano passado, tentou ser reeleito, desta vez pelo PP, nas não teve êxito, obtendo apenas 520 votos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O corpo do ex-vereador deverá ser encaminhado, ainda na manhã de hoje, para o Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), da cidade de Russas (a 163Km de Fortaleza). 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ainda não se pronunciou sobre o assunto.

*Informação: Fernando Ribeiro

JUCURUTU-RN: HOMEM É EXECUTADO A TIROS

Um homem conhecido como Luciano de João Doido foi assassinado na manhã desta terça feira(2) na cidade de jucurutu-RN. 
Até o momento não se sabe o real motivo do crime.
Dentro de instantes, mais informações sobre o caso.


CARAÚBAS-RN: MULHER É EXECUTADA A TIROS NO BAIRRO LEANDRO BEZERRA

De acordo com informações, por volta das 23h45min, de ontem (01), uma mulher de nome Paula Michelle Ausflasino Batista Teofilo, conhecida com "Cigana", foi executada a tiros.
O fato ocorreu na Rua Sebastião Francisco de Melo, imediações do BLB, no bairro Leandro Bezerra em Caraúbas.
Autores e motivações são desconhecidos.

*João Marcolino

BRASÍLIA: ARTHUR LIRA, APOIADO POR BOLSONARO, É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARAAo

Resultado é uma vitória do governo e do próprio presidente, que se esforçou pessoalmente para cacifar o parlamentar alagoano
BRASÍLIA — Aliado de Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL) foi eleito na noite desta segunda-feira presidente da Câmara dos Deputados. Em primeiro turno, o deputado do PP obteve 302 votos, contra 145 do seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP). O resultado é uma vitória do governo e do próprio Bolsonaro, que se esforçou pessoalmente para cacifar o parlamentar alagoano.

Durante a campanha, o Palácio do Planalto atuou de forma ostensiva, oferecendo cargos e verba às bases eleitorais de parlamentares. A disputa também impôs a Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado de Rossi, uma derrota contundente.

Entenda: Como a nova cúpula do Congresso vai influenciar governo e política

Ainda disputaram a eleição Fábio Ramalho (MDB-MG), com 21 votos, Luiza Erundina (PSOL-SP), 16 votos, Marcel van Hattem (Novo-RS), 13 votos, Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos, General Peternelli (PSL-SP), 1 voto e André Janones (Avante-MG), 3 votos.

Líder do PP, Arthur Lira se aproximou do governo Bolsonaro no primeiro semestre do ano passado. Foi visto pelo Palácio do Planalto como a garantia de que não seria aberto um processo de impeachment contra o governo. Negociou a participação no governo de seu partido e de aliados, principalmente do PL, PSD e Republicanos.

Negociação: PL e PT ficam com principais cargos na Mesa Diretora da Câmara

Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) em duas ações em que é acusado de corrupção, Lira não poderá integrar a linha sucessória da Presidência no caso de ausência ou impedimento de Jair Bolsonaro. Ele também é réu por peculato e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e já foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa na Corte alagoana. Ele recorre.

No primeiro ano do mandato de Bolsonaro, Lira foi forte opositor a parte da agenda do governo. Foi um dos principais articuladores da Lei de Abuso de Autoridade e das alterações no pacote anticrime sugerido pelo então ministro da Justiça Sergio Moro.

A disputa
Baleia Rossi perdeu votos na última semana à medida em que o partido de Maia, o DEM, rompeu com o seu bloco. A sigla optou por permanecer neutra na disputa, uma derrota simbólica que acabou prejudicando a viabilidade da candidatura, segundo parlamentares ouvidos pelo GLOBO. ACM Neto, presidente do DEM, chegou a se indispor com Maia, mas evitou que o partido aderisse ao bloco de Lira.

*G1/JBelmont

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

ESTAMOS vivendo no século da luz: não se deixe arrastar por ilusões, embora bem intencionadas!

Raciocine imparcialmente, e nada aceite sem entender.

Se não compreende alguma coisa, não a rejeite.

Procure aprofundá-la pelo estudo.

Não se conforme com a pior das escravidões, que é a escravidão mental.

Nascemos para ser livres, e só o seremos quando raciocinarmos livremente.