/* <![CDATA[ */ (function (doc

terça-feira, 17 de agosto de 2021

“Você entrou na melhor universidade do mundo”, exalta palestrante em abertura do II Encontro Estudantil da Uern

Professora Dra. Ivonete Soares
“Uern socialmente referenciada, inclusiva e includente” foi o tema da palestra de abertura do II Encontro Estudantil da Universidade do Estado do Rio Grande de Norte (UERN) iniciado na noite de hoje, 17, pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

A temática foi apresentada pela professora Dra. Ivonete Soares, com mediação de Erison Natécio, titular da PRAE, e Yamara Santos, coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uern. A transmissão realizada no YouTube pode ser vista AQUI.

Ao abrir o evento, a reitora eleita e nomeada, professora Dra. Cicilia Raquel Maia Leite, parabenizou o sucesso da primeira edição, mas já falando da expectativa de que a atual edição seja ainda melhor.

Reitora eleita e nomeada Cicilia Maia
“Teremos momentos importantes de construção de saberes, de troca de conhecimentos, discutindo temas importantes do nosso cotidiano. Lembrando sempre que a Uern permeia suas ações com base no reconhecimento que tem de socialmente referenciada”, ressaltou Cicilia Maia.

O titular da Prae, Erison Natécio, informou que a programação foi montada pensando na realidade acadêmica.

“São momentos para compartilhar conhecimentos, trocar ideais, discutir políticas, construir programas. Somente estando perto dos estudantes poderemos construir as respostas para os anseios da classe estudantil”, comentou.

Erison Natécio, titular da Prae
No início da palestra, a professora Ivonete deu as boas vindas aos novos alunos lembrando que em um futuro próximo todos estarão presencialmente nos corredores da Uern, dividindo espaços e salas de aula com pessoas de diversas cores, idades, sexo, crenças, opiniões, numa celebração da diversidade.

“Motive-se, você entrou na melhor universidade do mundo, pois é aquela que está lhe dando oportunidades de ser uma pessoa melhor. Você está entrando num compromisso da melhoria da qualidade da sua vida, do seu grupo familiar, da sociedade. Tenha orgulho disso, viva a universidade intensamente, garantindo que ela seja boa, que você saia melhor dela e que ela seja mantida para o futuro, democrática, participativa, pública, inclusiva”, disse se dirigindo aos estudantes que assistiam pelo Google Meet e YouTube.

A educadora deu vários exemplos de ações inclusivas da Uern, como as cotas étnico-raciais, o respeito à diversidade religiosa, de gênero, entre outras, que a fizeram ser reconhecida como socialmente referenciada.
Yamara Santos, coordenadora do DCE
“Socialmente referenciada, de forma sintética, é enfrentar de forma concreta os problemas concretos com pesquisa, fazendo ciência, com a extensão, intervindo nos cenários onde somos chamados, e com o ensino para formar a pessoas, pois somos uma universidade voltada para a sociedade. Somos um ambiente diverso, multicolor, que nos acolhe e nos dá condição de irmos sempre adiante”, destacou.

A coordenadora do DCE ressaltou que não tem como falar de uma universidade socialmente referenciada sem destacar o papel que as cotas tiveram na vida de milhares de pessoas. “Nós queremos e lutamos por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Uma Uern do povo para o povo”, comentou Yamara Santos.

Veja na galeria abaixo a programação completa do evento:

*De Bruno Soares

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 01 ÓBITO POR POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 110 NOVOSCASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (17). São 362.466 casos totalizados. Na segunda-feira (16) eram contabilizados 362.356, ou seja, 110 novos casos em comparação com o dia anterior.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.225 no total, sendo 01 ocorrido nas últimas 24 horas, na cidade de Alexandria. Na segunda-feira (16) eram 7.217 mortes.

A Sesap ainda registrou 07 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.441.

Recuperados são 253.672. Casos suspeitos somam 169.111 e descartados são 701.112. Em acompanhamento, são 101.467.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SAIBA viver eternamente, buscando estudar e aprender coisas úteis e proveitosas a você e ao próximo.

Quando paramos de aprender e de progredir, começamos a morrer realmente.

Aprenda o mais que puder, em todos os ramos do saber, para iluminar ao máximo o seu espírito.

Aproveite todos os seus minutos, para aprender, para aumentar seus conhecimentos.

MACAÍBA-RN: Homem morre e mulher fica ferida após atentado a tiros em estrada de terra

Um homem morreu e sua companheira ficou ferida após um atentado a tiros que aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) em Macaíba, na Grande...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA