/* <![CDATA[ */ (function (doc

sábado, 11 de dezembro de 2021

Jovem anuncia “árvore de Natal” para vender maconha e é procurado pela polícia

Procurado pela polícia, um jovem de 25 anos é investigado por tráfico de drogas após anunciar nas redes sociais a venda de plantas de maconha disfarçadas de árvores de Natal, em Jataí, no sudeste de Goiás, a 321 quilômetros de Goiânia. Quatro plantas foram apreendidas na residência do suspeito, que ainda não foi localizado.

De acordo com a ocorrência, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) recebeu denúncia anônima sobre a venda de pés de maconha. A testemunha encaminhou à polícia print de um anúncio feito pelo proprietário da residência.

Em uma rede social, o rapaz anunciou a comercialização da droga disfarçada: “Vendo árvores de natal Colômbia Gold e sativa”, escreveu o jovem. O nome dele não foi divulgado pela polícia.

A negociação, conforme o anúncio, seria feita em chat particular. A mensagem apresentava emojis comumente associados ao uso de maconha.

Ao chegarem à casa do suspeito, os policiais militares encontraram as plantas de maconha, uma delas no solo, já mais adulta, e outras três, mantidas em garrafas pet.

As plantas foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil de Jataí. O nome do jovem não foi divulgado pela polícia.

*Metrópoles

RN: Governo decreta situação de emergência por seca no território do Estado

O Governo do Estado publicou neste sábado (11), no Diário Oficial (DOE), um decreto que declara “situação de emergência por seca no território do Rio Grande do Norte”. O decreto tem valida de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período ao final.
De acordo com o Governo, com base em números do Monitor de Seca, dos 169 municípios do Estado, 121 estão em condição de seca grave, outros nove em seca moderada e 37 em seca fraca. “É o Estado com o maior número de Municípios em Seca Grave se comparado aos demais Estado do Nordeste e que tem como consequência também a incidência de diversas ocorrências de Incêndios Florestais”, avalia o decreto.
Com o texto, durante o período em que persistir a Situação de Emergência, pelos motivos declinados no artigo anterior, o Rio Grande do Norte poderá contratar, mediante dispensa de licitação, as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem.

APODI-RN - SÍTIO PONTA II: FESTEJOS DE SANTA LUZIA TÊM CONTINUIDADE HOJE!!!

Ministro Barroso, determina obrigatoriedade de passaporte de vacina para entrada no Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (11) a obrigatoriedade do passaporte da vacina para todo viajante do exterior que desembarcar no Brasil.

Somente serão dispensados de apresentar o passaporte da vacina aqueles dispensados por razões médicas ou quem venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.

“A substituição do comprovante de vacinação pela alternativa da quarentena somente se aplica aos viajantes considerados não elegíveis para vacinação, de acordo com os critérios médicos vigentes, ou que sejam provenientes de países em que, comprovadamente, não existia vacinação disponível com amplo alcance, ou, ainda, por motivos humanitários excepcionais”, diz o ministro na decisão.

CNN

MOSSORÓ CONFIRMA CASO POSITIVO DE RAIVA EM EQUINO E TEM MAIS 11 EM INVESTIGAÇÃO

Foto: Divulgação PMM
O Centro de Controle de Zoonoses de Mossoró (CCZ) emitiu um comunicado de risco epidemiológico, depois que um caso de raiva em um equino foi confirmado no município, no último dia 4 de dezembro. Outros 11 casos, em outros animais, estão em investigação.
O primeiro caso confirmado este ano foi de um equino do assentamento Recanto da Esperança, na zona rural do município. Segundo informações do CCZ, os outros animais morreram com sintomas característicos da doença eram 10 bovinos e outro equino.
De acordo com o comunicado, os criadores relataram a morte dos animais de 4 a 5 dias após apresentarem os primeiros sintomas. O material coletado foi encaminhado ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) para análise.
Segundo dados do Idiarn, em 2021, foram 10 casos de raiva em herbívoros confirmados no RN.
O médico-veterinário e coordenador do CCZ de Mossoró, Genicleyton de Góis, explica que a única forma de prevenir a doença é com a vacinação.
“Para os animais de produção como caprinos, ovinos, bovinos e equinos, nós temos que sensibilizar esses produtores a vacinarem os animais. Eles podem recorrer a vacinação na rede privada, de forma que possam também prevenir e combater esse vírus”, reforça.
Uma dose da vacina contra a raiva em lojas de produtos veterinários custa menos de R$ 3. De acordo com o diretor de defesa e inspeção sanitária animal do Idiarn, Renato Dias, a vacinação contra a raiva em animais de produção não é um programa de vacinação compulsória, a exemplo do que acontece com a febre aftosa.
“Para raiva não funciona dessa forma. Já tivemos portarias que tratavam da vacinação em alguns municípios. Mas nós entendemos que a raiva passou a estar em todo estado desde que tenha a presença do morcego hematófago, que transmite a doença. Mas nós não podemos eliminar esses animais, porque eles tem sua importância no ciclo natural da fauna. Então temos que fazer o controle deles, que é uma das funções do Idiarn”, explicou o diretor.
Na maioria das vezes a contaminação dos os animais herbívoros acontece através da mordida dos morcegos hematófagos. O Idiarn explica que após comunicado ao órgão, uma equipe realiza a investigação na área onde há registro de casos, faz a captura desses animais e aplicação de uma pasta vampiricida, para fazer o controle.
Vacinação contra raiva
O Rio Grande do Norte realiza anualmente a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Segundo dados da Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap), o RN atingiu a meta do Ministério da Saúde, que é de 80% da população animal. Em todo RN 94,8% da população de cães e 96,9% de gatos foi imunizada contra a doença. Em Mossoró, 98,4% dos animais nas zonas urbanas e rural foram vacinados.
A imunização dos cães e gatos é importante para o combate a doença, já que a raiva é uma zoonose, um tipo de doença que afeta animais e que pode ser transmitida para os humanos. A transmissão da raiva através dos animais de criação é semelhante a transmissão por animais domésticos.
O contato direto com a saliva, mordidas ou arranhões podem transmitir o vírus. Quando estão infectados, os animais podem apresentar apatia, dificuldade motora, além de ficarem letárgicos, ou seja, desanimados e se recusam a realizar as atividades diárias.
“O homem do campo tem o manejo e o contato com esses animais é uma forma crítica pra que essa doença chegue ao homem”, explica o veterinário do CCZ, Genicleyton de Góis.
Em 2021, um menino morreu após contrair raiva ao ser mordido por uma raposa em Chapadinha, no Maranhão.
Orientações
 Foto: Divulgação PMM
Na última quarta-feira (8), equipes do CCZ, da Secretaria Municipal de Agricultura e de Saúde de Mossoró, além de veterinários da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), estiveram no assentamento Recanto da Esperança. Eles realizaram uma série de palestras com orientações para os criadores sobre como proceder caso haja suspeita de sintomas característicos da raiva em animais.
“Ao perceber os sintomas, a orientação é procurar um médico veterinário, a secretaria municipal de agricultura e de saúde, para que o caso seja notificado. Casos de raiva são de notificação obrigatória”, explica o médico-veterinário Genicleyton de Góis.
A raiva é uma doença extremamente grave em animais e em humanos. A orientação do CCZ é que em caso exposição ao vírus ou a um animal suspeito, a pessoa procure um pronto socorro para que seja seguido o protocolo para esses casos.
Os sintomas da doença em humanos pode se confundir com os de outras doenças, como febre, moleza no corpo e indisposição, até progredir ao estágio mais avançado da encefalomielite e levar a morte.

*Do G1 RN

ITAMARAJU-BA: CICLONE PROVOCA CHUVA DE 450 MILÍMETROS E CAUSA CALAMIDADE PÚBLICA

Um ciclone extratropical formado na costa Sul do Brasil ajudou a provocar intensas tempestades em cidades do sul da Bahia (BA) nesta semana. Pelo menos 30 cidades decretaram situação de emergência.

Na cidade de Itamaraju (BA), três pessoas da mesma família morreram soterradas depois de um deslizamento atingir ao menos seis casas. A situação mais grave foi identificada no município de Jucuruçu (BA), que ficou submerso após rios transbordarem.

O governo da Bahia iniciou uma força-tarefa e enviou três aeronaves para atendimento específico de demandas urgentes de defesa social, informou a gestão estadual.

O Governador baiano, Rui Costa (PT), afirmou que estudos do governo vão servir de suporte para a definição de ações de reconstrução do que ficou destruído pela chuva.

“Vamos fazer um levantamento detalhado de tudo que precisa ser reconstruído: estradas, pontes e casas que foram destruídas. Mas só dá para fazer esse levantamento depois que a água baixar, porque você precisa ver o estrago, de fato, e a solução técnica que vai ser dada em cada ponto em que se perdeu aquela infraestrutura”, declarou.

Segundo meteorologistas, o ciclone formado no Atlântico Sul deve se intensificar ainda mais nesta sexta, mas não passa próximo à costa brasileira.

O centro de baixa pressão que formou o fenômeno está mais ao Norte do que o usual, o que fez com que formasse uma frente na altura no nordeste de Minas Gerais (MG), norte do Espírito Santo (ES) e oeste e sul da Bahia (BA).

ANIVERSÁRIO DA IGREJA BATISTA: CONGREGAÇÃO DO BACURAU I

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 02 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 04 NVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (11). São 384.428 casos totalizados. Na sexta-feira (10) eram contabilizados 384.333, ou seja, 95 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 04 confirmados nas últimas 24 horas.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.523 no total. Dois (02) óbitos foi registrado nas últimas 24 horas, ambos em Parnamirim. Na sexta-feira (11) eram 7.518 mortes. A Sesap registrou outros 03 (três) óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.371.
Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 189.378 e descartados são 802.703. Em acompanhamento, são 102.919.

JUCURUTU-RN: Ciclista morre após ser atingido por caminhão guincho na BR-226

Um ciclista morreu depois de ser atingido por um caminhão guincho no fim da tarde desta sexta-feira (10) na BR-226, no município de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro e o corpo da vítima só foi encontrado na manhã deste sábado (11).
A PRF informou que o corpo da vítima, um homem de 54 anos, foi encontrado num matagal ao lado da rodovia por outros motoristas que passavam no trecho – o km 242 da rodovia.
O acidente, segundo a PRF, teria ocorrido por volta das 17h40 do dia anterior.
O corpo da vítima foi removido para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Caicó, onde vai passar por perícia.

*Jair Sampaio

CONVITE DE CANTORIA!!!!

IFRN abre processo seletivo para contratação de professores substitutos para os campi de Canguaretama e Nova Cruz

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu um edital nesta sexta-feira (10) com processo seletivo simplificado para contratação de três professores substitutos para os campi de Canguaretama e Nova Cruz, no interior do estado.

Duas das vagas são para Canguaretama para área de Turismo e Hospitalidade. Já a outra vaga, para Nova Cruz, é para a área de Sistema de Informação. Além das vagas, haverá formação de cadastro de reserva.

A remuneração para as vagas pode chegar a R$ 5.831,21 e as inscrições vão de 13 e 18 de dezembro através do portal de seleções do IFRN.

A inscrição custa R$ 77,93 e deve ser paga através de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária, até a data do vencimento.

O processo seletivo terá dois anos de validade, podendo ser prorrogado por igual período.

Prova

O processo seletivo simplificado será feito por uma prova de desempenho, que é eliminatória e classificatória, e de uma prova de títulos, que classificatória.

A prova de desempenho será composta de uma aula expositiva realizada perante banca examinadora composta por três profissionais da área da disciplina; à ela será atribuída nota de 0 a 100 pontos; quem alcançar o mínimo de 60 pontos obterá habilitação para a prova de títulos;

A prova de títulos terá caráter classificatório, sendo considerada pela banca examinadora, nessa avaliação, a formação universitária e a experiência profissional do candidato. Os títulos também serão avaliados por banca examinadora composta por três profissionais da área específica da disciplina e também será atribuída nota de 0 a 100 pontos.*

*As comprovações (cópias impressas acompanhadas do original) de todos os títulos que serão analisados pela banca examinadora devem ser apresentadas, de acordo com o edital, no ato da realização da prova de desempenho.

SESED realiza sonho natalino e menina de 9 anos se torna "policial militar por um dia"

A pequena Alexia Beatriz Silva dos Santos, de apenas 9 anos, ganhou nesta sexta-feira (10) um presente de natal. Por um dia, ela se tornou policial militar. O sonho foi realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que atendeu ao pedido que a criança fez ao escrever uma cartinha para a campanha Papai Noel dos Correios.

Na cartinha ao bom velhinho, Alexia falou sobre o seu desejo, e escreveu que sonha em “tirar a criminalidade das ruas”. Ela também se imagina usando uma farda policial. "Quero ficar bonita, de farda", disse ela.
Este ano a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) surpreendeu Alexia com a experiência de como ser uma Policial Militar por um dia. Na manhã desta sexta-feira (10), a SESED a presenteou com o seu próprio uniforme, e a levou para conhecer tanto a Escola de Governo, onde está localizada a Secretaria de Segurança, quanto o 1º Batalhão de Polícia Militar. Além disso, a jovem foi apresentada a algumas cerimônias e atividades militares, como o juramento a bandeira.

A campanha ‘Papai Noel dos Correios’ é uma iniciativa que reúne milhares de cartas escritas por alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, crianças e adolescentes assistidas por projetos sociais, e por crianças em situações de vulnerabilidade social que esperam ser apadrinhadas.

*Maior turma feminina de praças do Brasil*

Recentemente, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou o encerramento do Curso de Formação de Praças de 2021 e formou um total de 290 novos soldados, sendo 197 mulheres. O elevado número de mulheres formadas faz do CFP 2021 a maior turma feminina de praças do país.

O destaque feminino também se concretizou nas três primeiras colocadas do curso: A medalha Tiradentes, entregue aos primeiros colocados do curso foi recebida pela soldado Dahyane. A soldado Miranda foi a segunda colocada, enquanto a terceira colocação foi da soldado Isabelly.

*Lei de equidade nas vagas*

A possibilidade de concretização do sonho da pequena Alexia tornou-se mais viável a partir da promulgação da lei de equidade de gênero, assinada pela governadora Fátima Bezerra em 27 de julho deste ano. De acordo com o texto, a lei promove a concorrência livre de vagas entre candidatos de ambos os sexos.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

VOCÊ, que é mãe, lembre-se de que o seu exemplo é a lição mais forte para seu filho.
Não discuta com seu marido diante das crianças.
Não critique o pai diante dos filhos.
Não fale mal dele.
Nunca o diminua com desprezo.
O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.
Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesma gerou.

Professor Luis Carlos Noronha pode ser o 1º apodiense eleito para deputado estadual do RN

O professor Luís Carlos tem os apoios do ex-prefeito Pinheiro e de Kelps em Apodi Por participar de uma nominata de pequenos numa partido pe...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA