Pesquisar este blog

28 março 2021

RN contabiliza 19 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 14 dentro do dia; Instabilidade no sistema para registro de novos casos continua, diz Sesap

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (28). Foram mais 8 casos confirmados, totalizando 191.779. Até sábado (27) eram 191.771 infectados.

NOTA: A Sesap informa que em decorrência de instabilidades no sistema E-SUS VE não foi possível proceder com a extração de dados de novas notificações de casos confirmados nos dados parciais de hoje, assim como aconteceu também no sábado (27). 

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.413 no total, sendo 14 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (06), Mossoró (03), Coronel João Pessoa (01), Parelhas (01), Extremoz (01), Tibau (01), Campo Redondo (01). 

A Sesap ainda registrou outros 5 óbitos ocorridos após a confirmação de exame laboratorial (dos quais, 04 são do dia 26/03). Óbitos em investigação são 933. 

Casos suspeitos somam 70.932 e descartados 405.735. Recuperados são 142.776.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 96,4%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 96,4%, registrada por volta das 14h30 deste domingo (28). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 649. 

 Até o momento desta publicação são 13 leitos críticos (UTI) disponíveis e 345 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 93 disponíveis e 304 ocupados.  

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 95% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 95%.

*Do BG

BRASIL: Concursos públicos oferecem 11.124 vagas com salários de até R$ 15,4 mil

Concursos públicos oferecem pelo menos 11.124 vagas em várias regiões do país. Esse número se refere a concursos selecionados (nacionais, com mais vagas e salários melhores). Se forem considerados todos os concursos, há mais de 19 mil vagas.  

Clique aqui para ver a lista completa de concursos

MOSSORÓ-RN: PM PRENDE GRUPO CRIMINOSO QUE PRATICAVA ARRASTÕES NO PARQUE UNIVERSITÁRIO

Uma ação conjunta da Polícia Militar, nesta manhã de domingo 28 de março, envolvendo a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), VTR 1217, VTR do Fiscal de Operações da 12º BPM e a VTR do Fiscal de Operações do 2º BPM comandada pelo sargento Gledson, resultou na prisão de um grupo criminoso, que vinha invadindo casas e promovendo arrastões no Parque Universitário em Mossoró RN.

Durante a ação realizada na região do Alto da Pelonha, os policiais prenderam quatro indivíduos suspeitos de envolvimento nos arrastões, apreenderam dois menores, uma espingarda de cartucho calibre 20, de fabricação caseira, um revolver e um simulacro de fuzil que estavam em poder do grupo criminoso. Em uma casa, que era usada para armazenamento de objetos roubados durante os arrastões, foram encontrados um vasto material procedente de roubo.

O último arrastão promovido pela quadrilha, comandada por um cearense, aconteceu na madrugada deste domingo (28) e mais uma vez no Parque Universitário, onde os criminosos invadiram uma casa e promoveram um rapa. Com a prisão do grupo, que foi encaminhado com o material para a Delegacia de Plantão, as vítimas lotaram a delegacia, em busca de reconhecimento de seus objetos.

Foram presos: Daniel de Souza Nunes, 21 anos de idade natural de Fortaleza no estado do Ceará, que segundo a polícia seria o chefe do grupo criminoso, Kaio Eduardo dos Santos Moreira, 19 anos, José Bernardo Oliveira, 29 anos e Jefferson Ramiro da Silva de 24 anos, e dois menores apreendidos
Todos autuados em flagrante pelo delegado Roberto Moura. Os quatro maiores foram autuados por crimes de roubo majorado, associação criminosa, posse ilegal de arma de fogo e corrupção de menor e encaminhados ao sistema prisional onde ficarão a disposição da justiça.
Já os menores deverão ser autuados por infração análogo a roubo e serão encaminhado ao Centro de Assistência Sócio Educativo Provisório (CASEP). Eles foram reconhecidos pelas vítimas. Os objetos foram devolvidos aos donos.

*Fim da Linha

ASSU-RN: JOVEM PERDE CONTROLE DE MOTO E BATE EM POSTE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Aconteceu um acidente de trânsito na noite de sábado, 27 de Março de 2021, na Rua Eufrosina Fernandes, no bairro IPE, na cidade de Assú. Informações colhidas pela reportagem do ASSÚ NOTÍCIA dão conta de que um jovem ainda não identificado, pilotava uma motocicleta e teria perdido o controle da moto, batendo em um poste de iluminação pública. Com o impacto da batida, o jovem ficou bastante ferido, sendo socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA do Alto São Francisco para os devidos atendimentos. Ainda não conseguimos maiores informações de como está à vítima e situação de saúde.

*Assu Notícia

VEM AÍ, O MAIOR ENCONTRO DE JOVENS POETAS DO MUNDO!


APODI-RN: COMUNIDADE EVANGÉLICA APODIENSE EM ORAÇÃO EM FRENTE AO HOSPITAL REGIONAL HÉLIO MORAIS MARINHO

Momento realizado na manhã deste domingo(28) em frente ao hospital de Apodi. Trabalho realizado pela COEVAP- Comunidade Evangélica Apodiense.

CARAÚBAS-RN: Com 70% da capacidade, Lagoa do Apanha-Peixe é o reservatório com maior nível do RN

A Lagoa do Apanha-Peixe é um dos principais reservatórios do município de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A água é fonte de alimento para pescadores e beneficia agricultores de comunidades rurais de pelo menos três cidades - além de Caraúbas, Apodi e Felipe Guerra. As boas chuvas de 2020 fizeram com que o reservatório atravessasse o período mais seco do ano e chegasse em 2021 em uma situação mais tranquila para os moradores da região. 

"Nossa lagoa está mais que a metade. Mas se não chover ela vai secar mais. Mesmo assim, ela é muito importante para a nossa comunidade", afirma Gentil Bezerra, comerciante que possui um balneário às margens da Lagoa do Apanha-Peixe. 

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), a Lagoa do Apanha-Peixe é o que está com melhor nível. Atualmente, com 70% dos 7,5 milhões metros cúbicos de água. Mesmo assim, os efeitos da estiagem já começaram a aparecer. Para pescadores e agricultores, resta apenas aguardar por mais chuva, apra ver de novo o espetáculo da sangria. 

No mesmo período do ano passado, a lagoa chegou a sangrar várias vezes, entre os meses de março e abril. Para quem vive na comunidade, apreciar o reservatório com a capacidade total é de encher os olhos. "Quando sangra, atrai muita gente. Os turistas chegam para ver, os pescadores de muitas cidades, beneficia os agricultores. Todo mundo sai ganhando, toda a comunidade em si", festeja o pescador Leilson Morais, que no último ano viveu da pesca feita diariamente no reservatório. 

De acordo com a meteorologia, o período chuvoso no RN deve ficar dentro da média ou abaixo em algumas regiões. Em 2021, a situação dos reservatórios monitorados ainda é melhor que no ano passado. Segundo o relatório de volume de barragens do Igarn, as reservas hídricas totais do estado acumulam 42% da capacidade total. Em março no ano passado, o percentual era de 24%. 

"Pela avaliação dos dados volumétricos, a situação é melhor e mais confortável que no ano passado. No entanto, é uma situação que merece cuidado e uma boa gestão da água para que cheguemos no próximo inverno atendendo os usos humanos e os previstos na legislação", alerta o diretor-presidente Igarn, Auricélio Costa. 

De acordo com o diretor-presidente do Igarn, o inverno irregular também é um fator preocupante. "É preciso incentivar uma boa gestão do uso da água para que ela possa chegar a todas as finalidades", reforçou. 

*Do G1 RN 

APODI-RN: SÁBADO DE CHUVA NA CIDADE E NO CAMPO

Na tarde de sábado, 27 de março de 2021 caiu uma boa chuva na cidade de Apodi e em diversas comunidades rurais. 

No bairro Bacurau I, o pluviômetro marcou 46 milímetros. 

Na rua 7 de Setembro(ELETRÔNICA MAIA), choveu 39 milímetros.

APODIENSE NA OPERAÇÃO ACOLHIDA - BRASIL/VENEZUELA

Na cidade de Pacaraima/RR, onde ficarei por 35 dias atuando como militar e médico, ajudando no atendimento e acolhida dos irmãos venezuelanos que deixaram seu país em busca de uma condição melhor de vida e saúde.
“Que não me falte forças pra continuar a luta, onde quer que seja, e sob todas as condições possíveis”.
Boa sorte, Dr. Diassis Oliveira!

APODI/FELIPE GUERRA-RN: HOMEM É MORTO A TIROS NA BR-405, ENTRADA DE FELIPE GUERRA

A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio na tarde de sábado, 27 de março de 2021, na divisa dos municípios de Apodi e Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

A ação criminosa aconteceu em uma parada de ônibus às margens da BR 405, na Comunidade do Poço de Tilon, na divisa dos municípios de Apodi e Felipe Guerra. 

Henrique Gomes dos Santos Filhos, natural de Apodi, de 23 anos de idade, foi morto com cerca de 12 tiros, a maioria nas costas.

Segundo a polícia, os criminosos estavam num carro tipo Gol, de cor escura, quando se aproximou do local e efetuaram vários disparos de arma de fogo.
Ainda segundo informações, no último domingo (21) Henrique estava em companhia de a vítima de Márcio Lima, conhecido por "Dotica" que foi morto por tiros de calibre 12, na comunidade de Juazeiro I. (RELEMBRE).
A Polícia Militar isolou o local do crime, até a chegada da Equipe de Plantão do Instituto Técnico-Científico de Perícia, (ITEP), que realizou os procedimentos de perícia e remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.

*Informação: Passando na Hora

SERRA NEGRA DO NORTE-RN: PESCADOR MORRE AO SER ATINGIDO POR RAIO EMBAIXO DE ÁRVORE

Uma pescaria entre amigos terminou com uma fatalidade ocasionada por um raio no município de Serra Negra do Norte nesse sábado, 27. 

Um grupo pescava em um açude na Comunidade Curral Queimado, quando buscou abrigo embaixo de uma árvore por causa da chuva. 

De acordo com o que foi apurado, “todos fomos atingidos: eu (Jailson), Raposão, Sanclé, o Velho, Genildo e Lucaa, mas só Lucas não sobreviveu”, conta uma das vítimas. 

Uma das vítimas contou que ao ser atingido pelo raio ficou sem sentir os membros inferiores (pernas), depois melhorou e prestou socorro aos demais. 

Para salvar Lucas, o amigo, Sanclé, foi à cidade, de moto, atrás de socorro especializado, mas não houve solução. Duas outras vítimas tiveram que ser levadas ao hospital da cidade. 

“Nós estávamos debaixo de uma Oiticica, o Gordo (Lucas) estava com uma lanterna na mão na hora do raio, e ele não resistiu, conta Sanclé.

Ministro da Saúde diz que “Imprensa” é eficiente. Ele é doido?

Marcelo Queiroga (Saúde) reconheceu a gravidade da situação e disse que “com a ajuda do povo brasileiro e da nossa imprensa, que é muito eficiente”, vamos vencer a Covi-19. O elogio pegou jornalistas de surpresa. 

Onde já se viu uma Imprensa Vagabunda dessa ser eficiente, salvo rara exceção.

*Do Xerife