segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

CAMPO GRANDE-JOVEM PERDE CONTROLE DO CARRO E CAPOTA NA BR-226

No final da tarde desta segunda-feira, 17/02, foi registrado um acidente tipo capotamento na BR-226 entre os municípios de Campo Grande e Triunfo Potiguar/RN.
De acordo com as informações, nas proximidades de Neto do Alto Grande, o motorista identificado por Railson Moura, perdeu o controle do veículo HB20 em umas britas que estavam em cima da BR, vindo capotar e descer um barranco.
Graças a Deus, Railson não teve nenhuma hematoma, foram apenas danos materiais.
O jovem empresário Railson Moura é natural de Campo Grande e atualmente é dono das bancas de jogos, Mix Bet e a A Fiel.
A BR-226 está em manutenção, com isso, fica o alerta de atenção a todos os motoristas que trafegam pela mesma.


*CG na Mídia 

TRANCA RUA - AMAZAN


IFRN CAMPUS APODI: Aluno de Informática recebe medalha de Mérito Nacional na OBR

O discente Glauber Souza Gurgel, do 2° ano do curso técnico integrado em Informática no IFRN Campus Apodi, recebeu medalha de mérito nacional devido ao seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Robótica - modalidade teórica (2019), obtendo o melhor desempenho dentre os alunos participantes do IFRN Campus Apodi.
A Olimpíada Brasileira de Robótica, assim como as demais olimpíadas científicas, tem o objetivo de "Atuar como instrumento para a melhoria dos ensino fundamental e médio, bem como identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas".
✍ As inscrições para a edição de 2020 da Olimpíada Brasileira de Robótica iniciarão dia 16 de março e as atividades no campus são orientadas pelo professor Carlos Fran.

Site da olimpíada: http://www.obr.org.br/

MOSSORÓ-RN: ROCAM RECUPERA MOTO POP ROUBADA

Policiais militares da ROCAM pertencente ao 12° BPM (Batalhão de Polícia Militar de Mossoró) sob comando do Major Lima, atenderam uma ocorrência no Parque Universitário, localizado na saída para Areia Branca após o Vingt Rosado, onde popular localizou uma moto tipo POP 2019 de cor vermelha abandonada. A moto é produto de roubo e foi conduzida para a presença da autoridade policial e os procedimentos legais. A mesma estava parcialmente desmontada.

*Passando na Hora.

Solidariedade: Allyson discute com vereadores de Apodi formação de chapa para eleições 2020

O Deputado Estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) recebeu nesta segunda-feira (17), os vereadores de Apodi Soneth Ferreira e Ângelo de Dagmar, do mesmo partido.
Na reunião, os parlamentares discutiram a composição da nominata de pré-candidatos a vereadores para as eleições municipais deste ano.
“O Solidariedade em Apodi já é um grupo muito forte, prova disso é que já contamos com dois vereadores na Câmara Municipal. E, claro, nosso intuito enquanto grupo é crescer, é incentivar a juventude, incentivar a sociedade a participar do processo político de sua cidade”, destacou o deputado estadual.

Na oportunidade, Allyson também colocou o mandato à disposição do município. “Apodi é uma cidade querida, que sempre nos recebeu muito bem e também abraçou nossa campanha em 2018. Reafirmo o nosso compromisso com a população apodiense”, finalizou.

*Assessoria.

Reflexão de Boa Vontade: Crime do desperdício

Urge impedir o desperdício. É providência sensata, humanitária, em todas as áreas e das mais diferentes classes sociais. É um crime, por exemplo, deixar estragar alimentos, quando milhões de pessoas ainda passam fome.

O dr. Alan Bojanic chamou a atenção para esse fato em entrevista ao programa Biosfera, da Boa Vontade TV (Oi TV — Canal 212 — e Net Brasil/Claro TV — Canais 196 e 696). Engenheiro agrônomo boliviano, ele é representante da FAO no Brasil:

“A FAO fez um estudo amplo para ver a porcentagem de perdas de alimentos no mundo. Temos uma cifra que é muito — vamos dizer — dolorosa! Depois que o produto é coletado, até chegar ao consumidor, e mesmo na casa dos consumidores, temos perdas muito altas. É quase um terço de toda a produção mundial que vai — se pode dizer — para o lixo. Uma produção muito importante, que tem implicações de todo tipo, em primeiro lugar, humanitárias, porque é comida que poderia ser dada para muitas pessoas carentes. É um absurdo ambiental, pois muita energia foi gasta na produção. E também tem a ver com a ineficiência econômica. Então, é um absurdo humanitário, ambiental e econômico-financeiro”.

Em O Capital de Deus, livro que estou preparando, comento uma passagem evangélica, que nos traz instrutiva lição.

Conhecedor dos Soberanos Estatutos da Economia de Deus, ainda ignorados pelos seres humanos, Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, pôde realizar o milagre da multiplicação de peixes e pães, conforme o relato de Mateus, 14:13 a 21.

A primeira multiplicação de pães e peixes

“13 Jesus, ouvindo que João Batista fora decapitado por ordem de Herodes, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte. Sabendo disso, as massas populares vieram das cidades, seguindo-O por terra.

“14 Desembarcando, Ele viu uma grande multidão. Compadeceu-se dela e curou os seus enfermos.

“15 Ao cair da tarde, aproximando-se Dele, os discípulos Lhe disseram: Senhor, o lugar é deserto, e vai adiantada a hora. Despede, pois, esse povo para que, indo pelas aldeias, compre para si o que comer.

“16 Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, o alimento.

“17 Ao que Lhe responderam: Senhor, não temos aqui senão cinco pães e dois peixinhos!

“18 Então, o Mestre ordenou-lhes: Trazei-os a mim.

“19 E, tendo mandado que todos se assentassem sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixinhos, erguendo os olhos ao Céu, os abençoou. Depois, havendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões.

“20 Todos comeram e se fartaram. E, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos repletos.

“21 E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças”.

Além disso, não nos esqueçamos do que o Divino Benfeitor nos ensinou a respeito da capacidade pessoal de cada ser humano, ao dizer: “Vós sois deuses. Eu voltarei ao Pai, vós ficareis aqui na Terra, portanto, podereis fazer muito mais do que Eu” (Evangelho, segundo João, 10:34 e 14:12).

A quem, talvez por ócio, analisando o trecho anterior, argumentasse que Jesus é um caso especial e, por isso, não há parâmetros para se comparar a nossa competência à Dele, divinamente superior. Poderíamos, contudo, considerar que não seria necessário subirmos a tamanha grandeza, bastando que os que têm posses deixassem de desperdiçar tanto. Seria um passo. Sim, mas um passo considerável. Como observou Confúcio (551-479 a.C.): “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”.

Destaquemos que, no versículo 20 do capítulo 14, o Evangelista Mateus revela: “Todos comeram e se fartaram. E, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos repletos”.

Quer dizer, não jogaram fora o que lhes sobejou. As apreciáveis porções haveriam de, em nova oportunidade, beneficiar aquela gente ou outra. Costumo dizer que a migalha de hoje é a farta refeição de amanhã. Reflitamos sobre isso.


*Por Paiva Netto.

EMPARN: REGISTROS DE CHUVAS NO FINAL DE SEMANA EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 14/02/2020 as 7:00hs de 17/02/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 65
No. de Postos com Chuva: 31 No. de Postos sem Chuva: 78

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Riacho Da Cruz(Emater) 43,2
Tibau(Prefeitura) 40,4
Areia Branca(Emater) 38,5
Vicosa(Prefeitura) 38,5
Sao Rafael(Particular Ii) 33,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 26,5
Sao Rafael(Emater) 22,0
Martins(Particular) 20,2
Itau(Particular) 15,0
Jose Da Penha(Emater) 11,0
Portalegre(Particular) 7,6
Severiano Melo(Prefeitura) 7,0
Riacho De Santana(Emater) 6,0
Luis Gomes(Delegacia) 4,0
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 3,0
Assu(Particular) 2,8
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 2,5
Francisco Dantas(Emater) 2,0
Apodi(Base Fisica Emparn) 0,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Santana Do Matos(Emater) 35,0
Bodo(Emater/trf p/delegacia) 22,0
Caico(Acude Itans) 3,4
Fernando Pedroza(Emater) 1,3
Santana Do Serido(Emater) 1,1
Pedro Avelino(Particular) 1,0

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Joao Camara(Centro Saude) 3,1
Tangara(Emater) 0,2

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Extremoz(Emater) 10,1
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 6,3
Natal 4,7
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 2,3.

REGISTRO DE EMPRESAS - DEPÓSITOS DE AGROTÓXICOS EM LOJAS E FAZENDAS

Foto: Souza Cruz
O registro no IDIARN é obrigatório para empresas, que produzam, importem, exportem, manipulem, embalem, armazenem ou comercializem agrotóxico, seus componentes e afins. A validade do registro é por tempo indeterminado, não sendo necessária à sua renovação.
Revendedores de agrotóxicos autorizados pelo IDIARN
Revendas autorizadas no Rio Grande do Norte
Agrotóxicos aptos para comercialização no Rio Grande do Norte
Agrotóxicos aptos para comercialização.


*IDIARN.

ALEXANDRIA-RN: JOVEM PAULISTA É MORTO A TIROS AO CHEGAR EM BAR

O jovem Welligton Dias de Oliveira, de 20 anos, natural de Praia Grande/SP foi morto a tiros por volta das 23h deste domingo(16), quando chegava em um bar no loteamento São Miguel, na cidade de Alexandria/RN.
Segundo informações “Quero Ver” como era conhecido a vítima chegava no local quando foi alvejado por dois desconhecidos que aguardavam sua chegada, um dos tiros atingiu sua cabeça dois tiros. Ele ainda foi socorrido para uma unidade de saúde, não resistindo, veio a óbito e seu corpo foi encaminhado ao ITEP em Pau dos Ferros/RN para autopsia.
Após efetuar os disparos contra a vítima, os suspeito que ainda não foi identificado fugiram tomando rumo ignorado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Alexandria-RN. Ainda não se sabe qual teria sido a motivação do crime.

Local, onde vítima caiu apos ser atingido

*Fonte: Nosso Paraná RN.

REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL: 68% DOS CARROS ROUBADOS FORAM RECUPERADOS EM JANEIRO

FOTO: PM/ASSECOM/REPÓRTER: CB GLAUCIA
O Comando de Policiamento Metropolitano (COM), responsável pela coordenação das unidades operacionais na Região Metropolitana de Natal, divulgou, na última sexta-feira (14), os dados de prisões e apreensões efetuadas em janeiro de 2020 nos dez municípios de atuação dos batalhões e unidades especializadas sob o seu comando.
De acordo com os dados extraídos do setor estatístico do Comando de Policiamento Metropolitano, os policiais militares que integram as unidades operacionais sob seu comando conseguiram ter um índice de recuperação de veículos roubados e furtados em 68,31%.
Conforme os dados, o índice de recuperação aumenta em relação ao número de carros recuperados. Em janeiro de 2020, cerca de 79% dos carros roubados na Região Metropolitana foram recuperados pela Polícia Militar. Já em relação às motos roubadas, o índice de recuperação foi de 54,5%.
Embora o Comando de Policiamento Metropolitano tenha como área de atuação dez municípios que integram a Região Metropolitana de Natal, o maior índice de recuperação de veículos roubados foi constatado no Município de Natal, com 66,6% de recuperação de veículos e restituição aos seus respectivos proprietários.
O Comando de Policiamento Metropolitano – antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC), foi criado pelo Decreto n° 21.614/2010, tendo como missão a preservação da ordem pública na Região Metropolitana de Natal, no que compete à Polícia Militar, de acordo com as diretrizes e ordens emanadas do Comando Geral da corporação.



*Do BG.

EQUADOR-RN: HOMICÍDIO É REGISTRADO NO BAIRRO COHAB

Por volta das 16h40min desse domingo (16/04/2020) um homicídio foi registrado na rua Nossa Senhora da Apresentação, bairro Cohab, cidade de Equador, onde foi assassinado DAMIÃO GOMES DA SILVA de 29 anos de idade, natural de Equador residente na zona rural de Tenório/PB. Segundo informações da Polícia Militar, na hora citada a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de briga próximo ao Bar de Branca, onde estava sendo realizada uma seresta. Ao chegar ao local, a vítima que tinha sido atingida por uma pedrada, estava caída ao solo sem os sinais vitais onde veio a óbito posterior. O acusado foi identificado como NATAN CARLOS DOS SANTOS, 18 anos, natural de Parelhas residente em Equador, que fugiu antes da chegada dos policiais.

*CNPolícia.com

CONVITE DA APDA!!!!


UMARIZAL-RN: COLISÃO DE DUAS MOTOCICLETAS NA RN-177


Uma colisão frontal entre duas motos ocorrido na RN 117, em Umarizal (RN), O fato ocorreu no final da tarde deste domingo, 16/02. Assistam abaixo o vídeo feito popular minutos depois do ocorrido.

*Foco Pé na Cova.

MACAU-RN: PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2020!!!!

O já tradicional Carnaval Mela-mela em Macau esse ano vai acontecer das 10h manhã às 10h da noite. Serão 12 horas ininterruptas de folia diária na cidade. tem festa durante todos os dias a partir do sábado (22). Além dos trios elétricos, nove blocos oficiais e cerca de 20 alternativos farão o cortejo carnavalesco.
O Mela-mela sairá da rua Centenário, percorrendo o anel viário do entorno de Macau, até a rua Manoel Gonçalves. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas acompanhem a festa.
No sábado (22), às 16h, tem o circuito alternativo pelas ruas do Centro com o bloco Equipicao, comemorando os 50 anos de folia. Na segunda-feira (24), também sai às ruas o tradicional Cordão da Fantasia. E ainda tem arrastão em Barreiras e Diogo Lopes.
O Carnaval das antigas é novidade em 2020, a festa vai rememorar as músicas que sacudiam os foliões em carnavais mais tradicionais. O arrastão sai pelas ruas de Macau partir das 10 horas da manhã. Diferente do Mela-mela, esse será um um cortejo em circuito alternativo. Uma oportunidade para que pessoas de todas as idades, amantes da folia de momo, possam se encontrar e compartilhar alegria.
Para os foliões praieiros, a praia de Camapum é o lugar certo para a animação. Por dia, cerca de 5 mil pessoas devem aproveitar os shows promovidos pela prefeitura no local.
A animação inclui todos os públicos, para os amantes do brega em Macau, a atração é o Carnabrega que virá com o trio elétrico trazendo atrações do estilo em formato de axé e samba.

Programação:

Mela-mela
No sábado: Boy da Potência e Higor Karuso
No domingo: Paulo Batera e Banda e Rafinha Rapaziada
Na segunda-feira: Rastro de Menina e Última Hora
Na terça-feira: Asas da Paixão Elétrico e Kit La Fúria

Carnabrega
No sábado: Papinha e Carlos Alexandre Jr. e Elas por Elas
No domingo: Leonardo Sulivan e Elas por Elas
Na terça-feira: Luiz Almir e Eliane Show

Praia de Camapum
No sábado: Samba Sete e Dj Jari
No domingo: Asas da Paixão e GR Show
Na segunda-feira: Hugo Miguel e Banda
Na terça-feira: Paulo Batera e Banda

Carnaval das Antigas
No domingo: Banda Alegria do Povo e Eugênio Bezerra e Banda
Na segunda-feira: Banda Alegria do Povo
Na terça-feira: Banda Alegria do Povo

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: CARRO DE LUXO ROUBADO EM RIO DO FOGO É RECUPERADO PELA PRF

Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal recuperou, no final da tarde deste sábado (15), na Unidade Operacional do Km 118 da BR 101, em São José de Mipibu/RN, uma Hilux preta, com placas clonada.
Após solicitar os documentos ao condutor, um homem de 35 anos, foi constatado que o CRLV possuía dados falsos.
Após vistoria minuciosa, os policiais constataram que era um veículo roubado em Rio do Fogo/RN, no dia 19 de janeiro de 2019.
O condutor informou que havia comprado o veículo de uma mulher, através de um vendedor, que mora no bairro Vale Dourado, Zona Norte de Natal, dando uma S10 e pagando a diferença, em parcelas mensais de R$ 1.000,00.
Diante das informações, a ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes em Natal/RN.  


*Portal da Tropical.

MOSSORÓ-RN: 20º HOMICÍDIO EM 2020 - HOMEM É ASSASSINADO A FACADAS NO BAIRRO AEROPORTO

O crime aconteceu por volta de 00h10min, desta madrugada de segunda feira 17 de fevereiro de 2020, na Rua Antônia Luiza da Costa em uma região denominada de Quixabeirinha, no Bairro Aeroporto II em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.
Francisco Tailson da Silva, o "Tuite" 34 anos, foi golpeado com cerca de 15 facadas e morreu no meio da rua próximo ao Bar naquela localidade. A Polícia Militar foi acionada para o local e passou a realizar o isolamento do corpo e da área do crime, até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Itep.
No local algumas pessoas curiosas, mas ninguém quis comentar sobre a dinâmica do crime. O delegado de plantão Dr. Leonardo Germano disse que não foi possível conversar com testemunhas, uma vez que devido ao horário que ocorreu a ação criminosa, início da madrugada poucas pessoas, ou quase ninguém presenciou o fato. Segundo o delegado o depoimento de famíliares da vítima poderá ajudar na investigação.
Em novembro do ano passado, Tuite, como era mais conhecido, foi preso pela Polícia Militar, após invadir uma escola no bairro e promover um quebra-quebra. Ele foi levado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde foi autuado por dano ao patrimônio Público.
Os trabalhos periciais no local do crime foram coordenados pela Dra. Roberta Lícia, perita do Itep. Ela informou que foi possível visualizar cerca de 15 perfurações pelo corpo da vítima, causados possivelmente por faca. Após a perícia o corpo de Francisco Tailson da Silva, foi removido e encaminhado ao Instituto Médico legal do Itep, para ser examinado pelo médico legista.
Este é décimo primeiro homicídio do mês de fevereiro e o vigésimo do ano de 2020 em Mossoró. A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidos da Polícia Civil, que vai investigação o caso através da Delegacia de Homicídios e proteção à Pessoa (DHPP).


*Fonte: Fim da Linha.

JARDIM DE PIRANHAS-RN: SUSPEITO DE ASSALTO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Na madrugada de domingo, 16 de fevereiro de 2020, por volta das 04h20min, quando policiais do destacamento militar da cidade de Jardim de Piranhas seguiam em diligências no intuito de capturar um homem suspeito da prática de assaltos naquela cidade.
Durante um acompanhamento tático, onde Elias Belarmino Cavalho, mais conhecido como “Pequeno de Branca" trafegava em uma moto, começou a atirar contra os policiais, momento em que, a viatura da Polícia Militar foi alvejada.
Os policiais revidaram a altura, e durante o confronto o suspeito foi alvejado e chegou a cair da moto, sendo ele socorrido para o Hospital Geral de Jardim de Piranhas, porém não resistiu indo a óbito ao dar entrada na unidade hospitalar.
Segundo informações, Pequeno de Branca como era mais conhecido deu muito trabalho a polícia da cidade de Caicó, na época em que morava naquela cidade.
A PM informou que em Jardim de Piranhas, onde estava residindo, o mesmo estaria cobrando pedágio para quem passava na rua onde ele morava. O corpo de Elias Belarmino foi examinado no Itep de Caicó e liberado no final da tarde de hoje (16).


*Fonte: Fim da Linha.

UERN Ação inicia atividades do ano com 10 cursos para crianças e jovens

Projeto oferta aulas de ballet e mais nove cursos - Foto: Bruno Soares
O projeto “UERN Ação: arte, esporte e educação”, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), iniciou as atividades 2020 nesta segunda-feira, 10. Das 189 vagas disponibilizadas, 181 foram preenchidas, demonstrando a grande aceitação por parte do público beneficiado pelas ações desenvolvidas.
Teatro, flauta doce, coral, flauta pífaro, violão, xadrez, ping pong, kung fu, ballet e produção de documentários com uso do celular são os cursos disponíveis para crianças e jovens no Polo Sede, onde funciona o Projeto Esperança (ao lado da Paróquia de São José) e no Polo Santa Helena.
O titular da Diretoria de Educação Cultura e Artes (DECA) e coordenador do projeto, Hallyson Dantas, está bastante otimista com as atividades deste ano.
“A expectativa é muito boa, principalmente por causa da resposta da comunidade. Isso mostra a importância desse trabalho realizado por professores, técnicos e alunos da Universidade”, destacou.
São parceiros da UERN na iniciativa o Projeto Esperança Lar Padre Guido Tonelloto; Projeto Xadrez como arte, esporte e ciências nas escolas de Mossoró; e HiperDocs.


*Por: Bruno Soares - UERN.