/* <![CDATA[ */ (function (doc

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

UERN: Agência de Comunicação lança revista digital dos 52 anos da Instituição

Durante a Assembleia Universitária, solenidade que comemorou os 52 anos da fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, no dia 28 de setembro, a Agência de Comunicação – Agecom lançou uma revista comemorativa em formato digital, cujo acesso está disponível AQUI.

Foi a primeira vez que o material não saiu no formato impresso, uma experiência mais desafiadora no contexto da pandemia que impossibilitou de forma presencial as reuniões da equipe e as entrevistas.

“Sentimos falta do contato mais próximo com as fontes, mas, como muitos profissionais, tivemos que nos adaptar e utilizar a tecnologia para apresentar esse produto digital”, comentou a editora Iuska Freire.

Para a diretora da Agecom, Luziária Firmino, foi necessário pensar em um novo formato para a revista anual porque “a pandemia nos forçou a enxergar novas possibilidades. O mundo passou a se ver através das telas, e esse aspecto está muito presente na nossa publicação, tanto no formato quanto no conteúdo”.

O site traz matérias, fotos e ilustrações sobre as homenagens que a Uern fez às vítimas da Covid-19 e aos profissionais que estão na linha de frente, o que esperar do pós-pandemia, as colações de grau antecipadas para que os estudantes pudessem somar forças no combate à doença, a valorização do conhecimento científico, o uso das tecnologias na educação e a cota para indígenas.

Há também textos sobre as ações uernianas durante a pandemia, uma abordagem sobre os eventos remotos, os investimentos em infraestrutura, a atenção ao tema da violência contra a mulher que aumentou nesse período, o cinema como aliado do ensino, os estudos da Universidade com impactos na sociedade e entrevistas com o Reitor Pedro Fernandes e a Vice-Reitora Fátima Raquel Rosado Morais.

*Por Bruno Soares

SERRA DO MEL-RN: DONO DE BAR É MORTO A TIROS DENTRO DO ESTABELECIMENTO NA VILA BRASÍLIA

O crime aconteceu no início da tarde desta segunda feira, 05 de outubro de 2020, na Vila Brasília em Serra do Mel na região Oeste Potiguar.
A vítima identificada como Paulo André Costa de Almeida, de 40 anos de idade, dono do bar Altas Horas foi assassinado a tiros dentro do seu estabelecimento comercial. 
O delegado de Serra do Mel, Dr. Leonardo Germano disse que o crime tem característica de latrocínio (roubo seguido de morte), uma vez que os criminosos levaram, dinheiro, jóias e o carro da vítima.
O carro de André foi encontrado abandonado em uma estrada carroçável na região de Passagem de Pedras na zona rural de Mossoró.
No dia 3 de setembro passado, ocorreu um duplo homicídio na bar de André, mas o delegado descarta a priori existir relação da morte dele ao duplo homicídio ocorrido naquele estabelecimento comercial.

*Fim da Linha

UFRJ INICIA ENSAIOS CLÍNICOS COM A VACINA BCG CONTRA COVID-19

Começam hoje (5) os ensaios clínicos com a vacina BCG, usada contra a tuberculose, para verificar a prevenção também contra a covid-19. O trabalho será conduzido pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e pelo Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran, no estado de São Paulo.
A iniciativa é da RedeVírus, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e conta com investimentos de R$ 1 milhão em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, disponibilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos. Participarão do ensaio mil profissionais da saúde. A Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz também está desenvolvendo ensaios clínicos com a BCG contra o vírus Sars-Cov-2, causador da covid-19.
De acordo com a coordenadora da pesquisa, Fernanda Mello, que é professora de Tisiologia e Pneumologia do Instituto de Doenças do Tórax da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os estudos buscam responder se a vacina ajuda na prevenção da infecção e na ocorrência de formas graves da covid-19.
“Ao avaliarmos o efeito da vacina BCG entre profissionais de saúde, esperamos verificar seu potencial para evitar o adoecimento e as formas graves da doença entre eles, que representam o braço operacional da linha de cuidado aos pacientes covid-19. A manutenção desta força de trabalho é fundamental para que seja garantido o melhor cuidado aos portadores do novo coronavírus”.
A vacina BCG, cuja sigla vem de bacilo Calmette–Guérin, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Brasil, é obrigatória para recém-nascidos desde 1976, devendo ser tomada até os quatro anos de idade. O imunizante protege crianças de até 5 anos das formas mais graves da tuberculose.

Indicativos
A investigação para verificar a eficácia da BCG também contra o novo coronavírus se baseia na hipótese de que países que mantém o uso da vacina apresentaram menor incidência de covid-19, quando comparado com países que suspenderam o uso universal, como Estados Unidos, Espanha e Itália. Segundo a Fiocruz, pesquisadores australianos verificaram que a BCG funciona contra outras infecções respiratórias virais.
Segundo dados do site Worldometer, os Estados Unidos estão com incidência de covid-19 na faixa de 23 mil casos por milhão de habitantes e de 647 mortes por milhão. A Espanha está com 17.340 casos e 686 mortes por milhão de habitantes. Já a Itália tem 5.383 casos e 595 mortes por milhão. No Brasil, a incidência está parecida com a dos Estados Unidos, de 23 mil casos e 687 mortes por milhão de habitantes.
Dados do Sistema Infogripe mostram que as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG) este ano no Brasil está baixa entre crianças e adolescentes, até 19 anos, e se concentra na faixa acima de 40 anos, principalmente acima de 60, mesma população que não foi vacinada com a BCG quando criança. Este ano 97,6% dos casos e 99,3% dos óbitos reportados que tiveram comprovação laboratorial para a causa da internação deram positivo para o vírus Sars-CoV-2. No ano passado, as internações por SARG se concentraram em crianças até os 2 anos de idade, com incidência grande de vírus sincicial respiratório e Influenza A.

Edição: Valéria Aguiar - Agência Brasil

IELMO MARINHO- RN: ANIVERSÁRIO DE PIO DO FRANGO É FESTEJADO NAS REDES SOCIAIS

Vereador Pio do Frango, do município de Ielmo Marinho , foi bastante festejado nas redes sociais no último domingo (04/10), pela passagem do seu aniversário.
Considerado o queridinho das redes sociais, Pio que segue firme para o seu segundo mandato, e vêm se destacando pela transparência que vêm dando ao seu mandato através das mídias sociais, especialmente pela prestação de contas de sua atuação legislativa junto à comunidade.
" Quero agradecer , desde já os inúmeros abraços e felicitações virtuais que recebi pelas redes sociais, esse carinho me impulsiona à continuar lutando por dias melhores para o nosso município".

ITAJÁ-RN: FAMÍLIA PEDE AJUDA PARA ENCONTRAR HOMEM QUE ESTÁ DESAPARECIDO

Os familiares de Jailson Vitor da Silva, pede a ajuda de todos para encontra-lo, pois o mesmo está desaparecido desde ontem, 04 de setembro. Jailton tem 41 anos de idade, reside na cidade de Itajá e além de ser alcoólatra ele sofre de distúrbios mentais.
Se você viu ou sabe onde Jailson se encontra, ligue URGENTE para: 99931-1377, estão todos aflitos.

TIBAI-RN: CASAL MORRE EM ACIDENTE COM FIO TELEFÔNICO NA PRAIA DE GADO BRAVO

O acidente com morte do casal, por esgojamento, aconteceu na madrugada desta segunda-feira, 05 de outubro, na RN que liga as cidades de Tibau a Grossos, região das Praias, no Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo informações, as vítimas trafegavam na carroceria de uma caminhonete, retornando de uma movimentação política, quanto foram surpreendidos com um fio da rede telefônica, a meia altura, na pista.
Emerson Paulo do Nascimento de 27 anos de idade e Rosimeire Marques Alves de 44, tiveram suas cabeças quase separadas dos corpos "esgojamento" e morreram no local.
As equipes de plantão no Itep e na delegacia de plantão em Mossoró realizaram os procedimentos em local de acidente e removeram os corpos para exames de necropsia na sede do órgão em Mossoró.

*O Câmera

RODOLFO FERNANDES-RN: JOVEM É MORTO A TIROS NA ZONA RURAL

Um crime de homicídio a bala foi registrado na madrugada dessa segunda-feira, 05 de outubro na zona rural de Rodolfo Fernandes RN. 

A pessoa até o momento identificado por Felipe de Ana, 22 anos, residente em Rodolfo Fernandes vinha de uma comunidade chamada Santo Antonio, quando foi interceptado e sofreu vários tiros na cabeça.

O blog apurou, que a vítima seria acusada por um homicídio no passado, no entanto não se sabe se o crime tem relação e também não se sabe quem praticou o crime.

A polícia isolou o local e acionou o Itep para recolhimento do corpo.

*Blog do João Moacir

FELIPE GUERRA-RN: ACIDENTE DE MOTOS É REGISTRADO NA AVENIDA MIRA SELVA

No final da manhã deste domingo (04), foi registrado um grave acidente de trânsito na cidade de Felipe Guerra, região oeste do estado.
Duas Motos se chocaram e deixando um senhor com fratura exposta em uma perna, o senhor conhecido por Dinilson pai do candidato a Prefeito, Salomão Gomes, o outro condutor da Moto foi Danilo, o mesmo reclamava de dor nas costas.
Duas equipes do Hospital local do município foram acionadas e prestaram os primeiro atendimento no local, em seguida foram transferidos para Mossoró. O senhor Dinilson foi o mais grave pois teve sua perna quebrada.
Um evento Político do Candidato a Prefeito Salomão Gomes, denominado de Adesivaço foi cancelado devido o acidente, a organização da campanhar do candidato deve em breve divulgar agenda para os próximos dias.

*Santana Notícia

MOSSORÓ-RN: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO CONJUNTO MÁRCIO MARINHO

A Polícia Militar registrou um crime de tentativa de homicídio na manhã desta segunda, 05 de outubro de 2020, no Conjunto Marcio Marinho em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações, Francisco Leandro de Oliveira Garcia, 29 anos de idade se encontrava sentado na calçada de sua residência na Rua Alzenir Lopes do Rego, quando um carro branco se aproximou e uma das pessoas que estava no interior do veículo efetuou disparos em sua direção.
Francisco Leandro foi alvejado com cerca de quatro tiros e socorrido por uma ambulância ALFA com Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), escoltado por uma viatura da PM. Não há informações sobre a autoria, nem a motivação do atentado.

*Passando na Hora

JARDIM DO SERIDÓ-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA RN-088

Um acidente automobilístico entre às 23 horas e a meia noite dessa domingo na rodovia estadual RN-088, que liga Parelhas a Jardim do Seridó, deixa dois feridos e um morto.
A vítima fatal, identificada como Almir, retornava para casa, bairro São Sebastião, em Jardim do Seridó. As duas pessoas que o acompanhavam foram hospitalizadas em Parelhas-RN.

MARTINS-RN: HOMEM FOI EMCONTRADO MORTO EM SUA RESIDENCIA NO SITIO NOGUEIRA DISTANTE 30 KM DA CIDADE

No final da tarde de domingo, 04 de outubro, no Sitio Nogueira, distante 30 KM da cidade serrana de Martins, um homem de aproximadamente 54 anos, de nome Edimar Leite, mais conhecido como "Edimar de Luzimar", foi encontrado morto em sua residência no Sitio Nogueira.
A Policia foi acionada e se encontra no local aguardando a chegada de uma equipe do ITEP, para fazer os procedimentos preliminares e em seguida conduzir o corpo para a sede do órgão, para submeter o corpo ao exame de necropsia e em seguida fazer a liberação do corpo para os familiares providenciarem o sepultamento.
Segundo informações preliminares, que o corpo foi "Edimar de Luzimar ", foi encontrado em uma rede dentro residência com sinais com sangue na cabeça, e não se sabe a verdadeira causa morte.
Só após a chegada da equipe do ITEP, as prováveis causa morte poderão ser esclarecidas.
Essa ocorrência, as investigações ficaram por conta da equipe da Delegacia Policia Civil da cidade de Martins.
Nossos sentimentos aos familiares nesse momento de angustia e dor.

*Informaçoes: Martins em Pauta 

AREIA BRANCA-RN: DUPLA MORRE EM CONFRONTO COM APOLÍCIA

Policiais Militares do Grupamento Tático Operacional (GTO) do Município de Areia Branca, localizado na região da Costa Branca no Rio Grande do Norte, foram acionados na noite deste domingo 04 de outubro de 2020, com informações de que uma dupla armada se encontrava na Comunidade do Arraial na Zona Rural da cidade.
Os militares foram até o local atender a ocorrência e foram recebidos a bala, houve revide a injusta agressão e os dois identificados como Francisco Augusto Filho e o outro identificado até o momento como Sulim foram socorridos para o hospital da cidade mas não resistiram a gravidade dos ferimentos.
Com eles a PM apreendeu uma pistola 380, e um revolver calibre 38.
Em instantes mais informações.

*Passando na Hora 

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SE você está enfermo, não desespere!

Não pense em abandonar a vida, porque isto seria covardia vergonhosa de sua parte,

Suporte com paciência a provação, e lembre-se de que a enfermidade é o melhor meio de purificarmos nosso espírito.

Quanta gente sofre mais do que você, e no entanto resiste e reage heroicamente...

Faça o mesmo: jamais desespere!

MOSSORÓ-RN: ADVOGADO NELSON SALATIEL MORRE VÍTIMA DE INFARTO

Morreu neste domingo 04 de outubro de 2020 em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, o advogado Nelson Salatiel vítima de infarto fulminante. A Associação dos Fazendários do Rio Grande do Norte (ASFARN), a qual o advogado era associado emitiu Nota de Pesar..

NOTA DE PESAR

Com imenso pesar, a ASFARN comunica o falecimento, neste domingo (04), do Associado *NELSON SALATIEL FILHO*. Registramos aqui toda a nossa solidariedade à família e aos amigos, rogando para que essa passagem seja de paz e que os corações saudosos possam ser confortados pelo amor divino.
O velório ocorrerá no centro de velório Geraldo Xavier (que fica por trás do Museu), a partir das 17h.

*Fim da Linha

Professor Luis Carlos Noronha pode ser o 1º apodiense eleito para deputado estadual do RN

O professor Luís Carlos tem os apoios do ex-prefeito Pinheiro e de Kelps em Apodi Por participar de uma nominata de pequenos numa partido pe...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA