Pesquisar este blog

26 agosto 2023

CAIU: América perde para o Floresta-CE e é rebaixado para a Série D

O América-RN está rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro.
O time alvirrubro necessitava vencer a equipe do Floresta-CE, jogando no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, para permanecer na terceira divisão do Brasileirão.
O jogo seguia empatado até os acréscimos do segundo tempo, quando Matheus Rocha marcou para o Floresta o único gol do jogo.
Com o resultado, o time cearense conseguiu se manter na Série C, enquanto o América volta para a Série D um ano após ter conquistado o acesso.

UMARIZAL-RN: Homem é encontrado morto com pescoço degolado e mãos amarradas na região do alto Oeste Potiguar

O preso de justiça em regime semiaberto, Carlos Eduardo Alves, o “Pilato” de 32 anos de idade, natural de Apodi/RN, foi encontrado morto no início da tarde de sexta feira, 25 de agosto de 2023, em uma região de mata no município de Umarizal na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Pilato como era mais conhecido no meio policial, estava com as mãos amarradas, um saco plástico envolta da cabeça e com parte do pescoço cortado. A Polícia Militar foi acionada, por um popular que passava no local e se deparou com o corpo estendido ao chão.

Ao chegar no local, passou a isolar a área do crime. Até o momento não há informações sobre a motivação do assassinato brutal contra o preso de justiça. 

De acordo com a polícia, Pilato era da facção criminosa PCC, estava preso na Cadeia Pública de Caraúbas e saiu para o regime semiaberto, sem tornozeleira eletrônica, por falta do equipamento.

Após a perícia o corpo do apenado foi removido para exames necroscópicos no ITEP unidade de Pau dos Ferros. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do crime, bem a identidade dos executares. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Fim da Linha

Drª MARIA INOCÊNCIA NETA ATENDE TODA QUINTA-FEIRA EM APODI!!!!

Atenção Apodi 📣Estarei com atendimento todas as quintas-feiras na Clínica Luma Martins!📍Rua: Marechal Floriano Peixoto, 165-Centro Apodi/ RN.Agendar consulta: 84 9 9922 0116 !!!

SÃO FRANCISCO DO OESTE-RN: MULHER COLIDE MOTO COM CAMINHÃO E MORRE NA BR-405

Mais um acidente com vítima fatal é registrado na BR-405, próximo a cidade de São Francisco do Oeste RN, mais precisamente na comunidade conhecida por Cachimbo Aceso.
Informações colhidas pelo blog, que apurou, uma mulher identificada pelo nome de Micaele residente em São Francisco do Oeste e que trabalhava em Pau dos Ferros.
Segundo, ainda informações extra oficiais, ela retornava de Pau dos Ferros de moto, quando teria ido desviar de buracos e bateu num caminhão, tendo morte instantânea no local.
A polícia foi acionada e por sua vez chamou o Itep para recolher o corpo.

*Informações: Blog do João Moacir

AREIA BRANCA-RN: CRIMINOSOS INVADEM RESIDÊNCIA E EXECUTAM JOVEM DE 18 ANOS NO BAIRRO PEDRINHAS

Nas primeiras horas da madrugada de sábado, 26 de agosto de 2023, a Policia Militar por meio da Companhia de Policia da Cidade de Areia Branca na Região Costa Branca do Estado do Rio Grande do Norte, foi acionada para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo, as informações davam conta que no Bairro Pedrinhas, criminosos teriam invadido uma residência localizada na Travessa José Luís Pereira e executado a tiros um jovem de 18 anos, identificado como sendo: MYKAEL MATEUS SILVA DO NASCIMENTO.

Quando a policia militar chegou ao local informado, constataram a veracidade da informação, passaram a isolar a área do evento criminoso e acionaram as equipes do ITEP e Delegacia de Plantão de Mossoró para o local.

Os militares receberam informações de familiares que cerca de quarto ocupantes de um veículo branco, encapuzados e armados arrombaram a porta de entrada da residência e executaram MICAEL a tiros sem chance de defesa, em seguida se evadiram do local sem serem reconhecidos com destino ignorado.

A 4ª equipe da Delegacia de Policia Civil de Plantão de Mossoró ao comando do Delegado Renato Oliveira e os Agentes de Policia Civil Cynthia Alves e Lucas estiveram no local coletando informações e fazendo levantamento do crime, que serão repassados por meio de relatório para a equipe da 44ª Delegacia de Policia Civil da Cidade de Areia Branca para dar continuidade a futuras investigações e chegar a motivação do crime e sua autoria.

A Policia Militar isolou a área do homicidio e deu apoio a equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Pericia – ITEP nos procedimentos periciais no local de crime e remoção do cadáver da vitima para a sede Regional em Mossoró para ser necropsiado.

*4DZ Patrulha

CURSINHO PRÓ-IFRN DE APODI PREMIANDO OS ESTUDANTES

Cursinho ProIFRN de Apodi.
Noite de premiação do I Simulado.
Parabéns a todos!
Logo, logo tem mais!

HOJE TEM BREGÃO DA 87!!!! A PARTIR DAS 15 HORAS EM LUIZ DA MARECHAL, FORRÓ NO SÍTIO!

MAJOR SALES-RN: JOVEM É EXECUTADO A TIROS NA ZONA RURAL

Na tarde de sexta-feira, 25, um jovem identificado como Lucas Tadeu da Silva, de 24 anos, natural de Marcelino Vieira, foi executado com vários tiros de pistola .40 na estrada do Lixão, na zona rural do município de Major Sales.
A Polícia Militar foi acionada e prontamente respondeu ao chamado e verificou a situação. Infelizmente, a confirmação da execução a tiros de Lucas foi confirmada pela Polícia Militar, que imediatamente isolou a área para preservar o local de crime.
A equipe da Polícia Civil foi acionada para conduzir a investigação do crime. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) de Pau dos Ferros também foi chamado para o local, a fim de realizar a remoção do corpo de Lucas e proceder com os exames periciais necessários para determinar as circunstâncias da morte.


*Informações e imagens: Folha Potiguar

CURRAIS NOVOS-RN: CARRO CAPOTA E MOTORISTA MORRE NA BR-226

Na manhã deste sábado (26), um motorista morreu após capotar o veículo na BR-226, no trecho entre as cidades de São Vicente e Currais Novos.
Foram realizados os primeiros socorros, mas ele não resistiu e faleceu no local do acidente.
O veículo ficou atravessado na pista interrompendo momentaneamente o trânsito nos dois sentidos da rodovia.
A rodovia não está em condições ideais, nas imagens é possível perceber diversos buracos na pista.

É HOJE! GRANDE CANTORIA NO SÍTIO MULUNGU

MOSSORÓ-RN: PRIMEIRA MULHER A COMANDAR O CORPO DE BOMBEIROS

A Major Márcia Martini, é a primeira mulher na história do Rio Grande do Norte, à frente do comando operacional do Corpo de Bombeiros de Mossoró. A passagem de comando aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), no 3º Grupamento de Bombeiros Militar, em Mossoró.

A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade e enalteceu o momento. “Um ato histórico e de bastante simbolismo no campo das conquistas femininas. O RN é historicamente terra de protagonismo das mulheres nas mais diversas áreas. Como foi Celina Guimarães, Nísia Floresta, Clara Camarão, Joana Bessa e tantas outras, será com a Major Martini, pioneira no comando da tropa de bombeiros em Mossoró”.

Ao passar o comando do 3º Grupamento de Bombeiros Militar para a major Márcia Martini, o major Joilton Cunha ressaltou a “competência, integridade e e eficiência constituem o perfil desta importante mulher”.

A major Márcia Martini é Formada em Educação Física pela UFRN. Entrou na academia de oficiais em julho de 2007 e em 2010 foi declarada aspirante à oficial do Corpo de Bombeiros, em Mossoró. Participou de diversos cursos de capacitação operacionais como o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas no Chile, Curso de Salvamento Veicular, Curso de Instrutor de Combate ao Incêndio e curso de supervisor de Mergulho de Segurança Pública.

“Esse momento ser realizado no mês do Agosto Lilás tornou a solenidade ainda mais grandiosa”, avaliou a major Martini ao ressaltar o objetivo, como nova comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, de “não é só trazer a segurança física para aqueles que nós atendemos, mas reduzir o medo de viver. Toda mulher tem direito de não ter medo e de ter paz, seja aonde ela estiver”.

O Grupamento, que antes era comandado pelo Major Joilton Cunha, é responsável pelo planejamento, orientação normativa, coordenação, fiscalização, controle e execução das atividades operacionais no campo de atuação da Corporação.

Além dos já citados, acompanharam a governadora Fátima Bezerra, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Monteiro Júnior, o vice-governador Walter Alves, a secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, os secretários Gustavo Coelho (SIN), Alexandre Lima (Sedraf) e Daniel Cabral (Comunicação), os adjuntos Iranildo Germano dos Santos (SEAD) e Ivanilson Maia (Gabinete Civil), e a presidenta da Potigás, Marina Siqueira.

Participaram, ainda, a reitora da UERN Cicília Raquel Maia Leite, a deputada estadual Isolda Dantas e o deputado estadual Neilton Carlos.

Sobre o Grupamento

A Unidade de Bombeiros de Mossoró – RN (3° GBM) atende as ocorrências do município, e também as da Região Oeste e Litoral Setentrional. São 66 cidades com três unidades instaladas em Mossoró, Pau dos Ferros e Assu, com a corporação composta por 137 militares. O comando possuiu vinte viaturas disponíveis para atendimentos. A média de ocorrência no Grupamento é de 1.500 por semestre, o que equivale a 250 ocorrências mensais. De janeiro a junho de 2023, foram 1.044 ocorrências na unidade de Mossoró, 240 ocorrências em Pau dos Ferros e 232 em Assu.

Corpo de Bombeiros

Atualmente o Corpo de Bombeiros está presente em oito cidades: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Assu, Currais Novos, Mossoró e Pau dos Ferros. A gestão da governadora Fátima Bezerra efetivou 430 promoções de praças e 63 de oficiais.

Somente no primeiro trimestre de 2023 o Governo do RN investiu R$ 792.658,12 em obras, veículos e equipamentos para o CBMRN. Foram mais de 2,5 mil ocorrências atendidas em todo Estado.

Educação do RN tem 124 obras inacabadas

Nos últimos anos, os estudantes do Rio Grande do Norte deixaram de usufruir de mais de uma centena de novos equipamentos educacionais como escolas, creches, CMEIs e quadras poliesportivas. Esses aparelhos tiveram as obras iniciadas, mas não concluídas, deixando um rastro de estruturas abandonadas e prejuízos para a educação potiguar.

Dados do governo federal revelam que o RN acumula um total de 124 obras nessa situação, todas destinadas à Educação Básica. A situação é vista com preocupação pelo Executivo federal, que lançou o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, ao qual as prefeituras e governos estaduais poderão aderir até o próximo dia 10 de setembro para efetuar as repactuações com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com o deputado federal Fernando Mineiro (PT), a tarefa dos entes da federação é sinalizar ao governo federal o interesse na retomada da obra, ajustar tecnicamente os projetos e atualizar as planilhas de custos. Ele destaca que a iniciativa é importante para garantir uma melhor infraestrutura educacional para o Estado.

“Com a Medida Provisória editada pelo presidente Lula e com o Pacto Nacional, os estados e municípios vão ter a oportunidade de resolver essa situação, porque estava tudo perdido. É uma oportunidade rara de resolver essa questão e, no caso do nosso Estado, abrir vaga em creches, terminar quadras poliesportivas”, cita o deputado.

Entre as obras inacabadas no RN há 39 unidades de educação infantil, abrangendo tanto creches quanto pré-escolas. Além disso, 25 escolas de ensino fundamental e duas escolas de ensino profissionalizante aguardam conclusão.

O rastro de obras inacabadas nos últimos anos não se limita, porém, à construção de novas unidades. O levantamento aponta que há ainda quatro projetos de ampliação de unidades paralisados, impedindo a expansão de escolas já existentes para acomodar mais alunos e melhorar as condições de aprendizado.

Além disso, a prática esportiva, essencial para o desenvolvimento dos estudantes, também é afetada. Há atualmente 54 quadras esportivas e coberturas de quadras a serem concluídas em todo o território potiguar.

Do total de obras inacabadas, 63 já foram incluídas no Pacto após solicitações das prefeituras. As solicitações de repactuação devem ser formalizadas individualmente no Simec, que é um portal operacional e de gestão do Ministério da Educação (MEC). Para cada uma das obras em que haja interesse na retomada, o ente deverá solicitar uma nova pactuação.

Dados do Ministério da Educação (MEC) apontam para a existência, em todo o país, de aproximadamente 3,6 mil obras na mesma situação. Se todas essas construções fossem levadas a termo, o Brasil poderia abrir cerca de 450 mil novas vagas nas redes públicas de ensino.
Só Natal concentra 16 paralisações

Entre todas as cidades potiguares, Natal concentra o maior número de obras inacabadas, com um total de 16, sendo sete de convênios com o município e as demais com o Governo do Estado. Em segundo lugar no ranking aparece Baraúna (10), seguida por Mossoró (9), Tangará (4) e Ceará-Mirim (3).


Uma dessas obras inacabadas na capital potiguar é a construção de uma escola de ensino profissionalizante localizada no conjunto Parque dos Coqueiros, na zona Norte. Conforme os dados do MEC, o convênio com o Governo do Estado para a construção da unidade data de 2009, mas até hoje, 14 anos depois, o serviço ainda não foi concluído. A obra encontra-se 98% executada e custou aos cofres públicos pouco mais de R$ 7 milhões.

Outro exemplo é a construção de um CMEI no Bairro Nossa Sra. da Apresentação, na Rua Abmael Florêncio Bernardo. O convênio foi pactuado com a prefeitura há 10 anos, em 2013. Apesar do tempo transcorrido, o serviço só foi 22,65% executado e agora encontra-se paralisado. O valor total para o serviço foi orçado, à época, em R$ 1,8 milhão.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) informou ao AGORA RN que solicitou a repactuação dos sete convênios junto ao MEC.

“Há desde erro de projeto, inadequação de planilha, abandono de empresa; cada caso é um caso. Então até o dia 10 de setembro o ente tem que declarar que quer entrar no pacto para retomar aquela obra”, ressalta Fernando Mineiro. A partir disso, haverá um prazo de um ano para que o interessado refaça o projeto e apresente as planilhas de custos.

Ainda segundo o deputado, as retomadas dessas obras não irão demandar contrapartidas financeiras dos estados e municípios. O orçamento nacional para a realização dessas obras é de R$ 4 bilhões. Para o RN, está destinado um montante de R$ 80 milhões.

“Os recursos existem e se o Estado e os municípios todos apresentarem interesse, terão acesso aos recursos para poder tocar; não vai faltar recurso para isso”, afirmou Mineiro.

*Agora RN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SUA luz deve brilhar de dentro para fora.
Procure manifestar a todos a luz interior que vibra em você, através de seus atos e de otimismo.
Seja você mesmo sua própria luz, iluminando a todos com suas palavras de conforto e incentivo, com seu sorriso de entusiasmo e de encorajamento, com seu exemplo de fé e otimismo.