/* <![CDATA[ */ (function (doc

domingo, 11 de abril de 2021

CAICÓ-RN: MAIS UM JOVEM FOI ASSASSINADO NA MANHÃ DESTE DOMINGO

Caicó tem aumento na estatística de crimes violentos com registro de mais um homicídio em pouco menos de 12 horas de intervalo nas últimas 24 horas. 

Na manhã desse domingo foi morto a tiros no Paulo VI, próximo ao Castelo de Enggady, um homem de nome Márcio Wendel de Castro, vulgo Ceará

Tudo que a polícia sabe até agora leva a crer que seja uma guerra entre facções criminosas. O embate entre as duas forças vem ceifando vidas. 

Coincidentemente os dois crimes desse domingo ocorreram na Zona Oeste de Caicó, sendo o primeiro na Rua Maria Rufino, no bairro João XXIII.

MOSSORÓ-RN: MULHERES DE COMUNIDADE RURAL SE UNEM PARA PLANTAR E PRODUZIR EM QUINTAL COLETIVO

Mulheres de uma comunidade rural no município de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, se uniram para plantar e produzir alimentos em um quintal coletivo. A estratégia é chamada de "quintal produtivo". 

Uma dessas produtoras é a agricultora Eliete Costa, que vive no Assentamento Favela. Todo o espaço disponível na localidade, que tem cerca de 1 hectare, é aproveitado para plantação. "Meu quintal é dividido em várias partes. Uma parte é minha casa, tem a parte do calçadão com a cisterna, e tem essa parte aqui que tem 80 pés de acerola e 40 pés de cajueiro", disse. 

Esse é um dos exemplos de convivência com o semiárido aliado às boas práticas da agricultura familiar. Ao longo dos anos, Eliete Costa foi beneficiada com vários projetos que fortalecem à atividade no campo. No assentamento, por exemplo, eles utilizam caixas d'água para um sistema de reaproveitamento de água - que é usado durante o período mais seco do ano pra irrigar os pomares e as hortaliças. A placa solar ajuda a economizar energia na hora de tirar a água da cisterna do calçadão para a caixa d'água. 

Ainda tem um "minhocário", um dos principais responsáveis pela boa produção. Neste espaço é preparado o húmus, adubo natural que conta com a ajuda das minhocas californianas indispensáveis na preparação de uma bom composto orgânico, como explica o engenheiro agrônomo Ranieri Lira, que atualmente faz parte da equipe de técnicos agrícolas do município que acompanha e orienta a agricultora. 

"Nós vamos ter um produto final riquíssimo em nutrientes, que é o húmus de minhocas. Esse húmus serve pra utilizar na produção de mudas ou na produção de bandejas de hortaliças. O resultado final traz um substrato riquíssimo em nutrientes para as sementeiras. A planta vai ter um maior vigor e aí teremos um resultado final que é uma planta sadia", explicou. 

A filha de Eliete, LucianaClementino, também ajuda no trabalho do campo, além de manter a horta própria na casa dela. 

"Graças a Deus eu nunca senti vontade de sair daqui e ir pra outro canto e se Deus quiser vou acabar meus dias aqui trabalhando na agricultura", disse.

Trabalho em comunidade  

Mãe e filha fazem parte de um grupo formado por 11 mulheres da comunidade favela. E o que todas essas mulheres têm em comum? Vontade de produzir 

Pra aumentar e diversificar ainda mais a produção, o grupo de mulheres conseguiu essa área que fica aqui mesmo na comunidade. É um espaço de cinco hectares que será utilizado como uma área agroflorestal. O objetivo dessas mulheres é produzir ao longo de todo ano mais de dez culturas diferentes. 

"Aqui na época do inverno a gente pode produzir milho, pode produzir feijão de sequeiro, quando chegar setembro tem a safra do caju, da manga, tem o tamarindo, a seriguela, tem a macaxeira, jerimum", explicou Luana Clementino, líder do grupo de mulheres.

O feijão que já foi plantado está começando a aparecer e as estacas dos pés de cajarana já vingaram. Ao todo, foram 70 estacas plantadas na área. Quando as plantas estiverem no ponto ideal da produção, a expectativa do grupo é que a cajarana se torne o principal produto de venda. Isso porque a fruta desperta uma grande procura o ano inteiro. Boas vendas significam renda permanente para as mulheres e as famílias. 

"É muita coisa que em um espaço onde está agregado essas 11 mulheres que têm família, e algo que vai com certeza melhorar nossa renda, dá outra vida à nossa comunidade com renda também e almejar nossos sonhos, que é o principal objetivo: a gente sonhar juntas e realizar", disse Luana Clementino. 

E é com esse sentimento que a agricultora Jessina Olivera também quer aumentar a produção agroecológica que mantém com a família. Na casa dela, todo mundo se envolve com a agricultura familiar. As atividades são diversas: desde a produção de mudas de caju para venda, além da criação de bichos e do pomar recheado de pés de acerolas carregados com a fruta. Tem também goiaba e o feijão, plantado há trinta dias que está se desenvolvendo bem com a chuva, que na região do assentamento, chegou de forma satisfatória este ano. 

"A gente trabalhava no quintal e já estava sem espaço pra plantar. Aí surgiu o grupo e com isso a gente conseguiu mais um hectare de terra, que é um espaço que a gente vai colocar um novo plantio. A gente já plantou a cajarana, o feijão e pretendemos também plantar a horta quando melhorar a situação da água. A gente está providenciando pra ter uma hortaliça com um espaço bem maior", disse Jessina.

*Do G1 RN

CAICÓ-RN: JOVEM DE 31 ANOS É ASSASSINADO DURANTE A MADRUGADA

Foi assassinado à bala na madrugada desse domingo na zona oeste da cidade de Caicó o nacional de nome Josueldson Fernandes da Silva, 31 anos. O crime se deu na rua Maria Rufino. 

Josueldson, vulgo Bibi, tinha vida pregressa conturbada, passagem por crimes diversos, inclusive assaltos, além do seu envolvimento com o tráfico de drogas e facções criminosas na cidade.

COVID-19: RN CONTABILIZA 16 ÓBITOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS, SENDO 12 DENTRO DO DIA; 1.097 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (11). Foram mais 1.097 casos confirmados, totalizando 207.457. Até sábado (10) eram 206.360 infectados. 

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.884 no total, sendo 12 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (01), Parelhas (01), Tenente Laurentino Cruz (01), Goianinha (01), Santa Maria (01), Parnamirim (03), Areia Branca (01), Guamare (01), Assu (01) e Jundiá (01). 

A Sesap ainda registrou outros 4 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 967. No sábado (10) o número total de mortes era 4.868 mortes. 

Casos suspeitos somam 53.212 e descartados 427.511. Recuperados são 142.776.

COVID-19: RN REGISTRA TAXA DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS CRÍTICOS DE 97,1%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 97,1%, registrada por volta das 13h30 deste domingo (11). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 699.

Até o momento desta publicação são 11 leitos críticos (UTI) disponíveis e 364 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 79 disponíveis e 335 ocupados. 

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 95,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 97,5%.

COVID-19: RN TEM 74 PACIENTES À ESPERA DE UTI

O Rio Grande do Norte registrou na tarde deste domingo (11) 74 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. 

Às 13h30, o estado tinha 11 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes (52) é da região metropolitana de Natal.

APODI-RN: CHUVA DE 12 MILÍMETROS NA NOITE DE SÁBADO

A cidade de Apodi-RN recebeu uma boa chuva na noite de sábado, 10 de abril de 2021.

No bairro Bacurau I o pluviômetro marcou 12 milímetros. Diversas comunidades rurais também foram banhadas pela chuva, que foi calma, sem muitos raios trovões, como já estamos acostumados.

De acordo com os institutos meteorológicos, há previsões de chuvas durante toda a semana. Vamos aguardar!

NATAL-RN: POLICIAL CIVIL DA PARAÍBA É MORTO A TIROS NA ZONA SUL; SUSPEITOS SÃO PRESOS

Um policial civil lotado no município de Mamanguape, na Paraíba, foi morto a tiros na noite deste sábado (11) no bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal. Cleverson Luiz Fontes, de 45 anos, morava na capital potiguar, que fica distante cerca de 130 quilômetros da cidade paraibana. Quatro suspeitos de participação no crime foram presos. 

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na Rua Marquês de Caravelas, por volta das 20h30. Cleverson saía da casa do sogro com a mulher e os três filhos quando foi abordado por criminosos a pé. Eles anunciaram o assalto e perceberam que a vítima era policial civil. 

"Já dentro do carro, com as crianças já acomodadas, eles foram abordados por três marginais e depois chegou um quarto. Um deles o identificou como policial, porque tinha tanto a arma, como o distintivo estava no console do carro", contou a delegada Cristiane Medeiros, da Delegacia da Mulher em Mamanguape, onde Cleverson trabalhava há seis anos.

A delegada está em Natal desde a noite de sábado (10) acompanhando a investigação do caso. "Após essa identificação, um dos suspeitos o retirou do carro, e, a cerca de 2 metros do veículo, fez três disparos, inclusive com a própria arma do policial, que foi levada. Posteriormente, um outro suspeito efetuou mais dois disparos na cabeça dele, como se fosse para finalizá-lo", explicou a delegada. 

"A esposa da vítima informou que tinham mais outros dois que, ao saírem, dispararam contra ele. A gente acredita que é como uma retaliação por ser da polícia". 

De acordo com a Polícia Civil, os bandidos levaram os celulares do policial e da mulher, além da arma dele. 

Durante a fuga, os criminosos bateram o carro no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste da cidade, e três deles foram detidos. Um outro suspeito também foi detido em seguida. A Polícia Civil também interrogou outros dois menores de idade, mas ambos foram liberados por falta de provas.

Segundo a delegada Cristiane Medeiros, que está acompanhado a investigação do caso no RN, o crime deve ser inicialmente tratado como latrocínio. "Inicialmente está sendo visto como um latrocínio, sim, mas a motivação maior desse crime foi ele ter sido identificado como policial", afirmou. 

O corpo do polícia foi encaminhado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) antes de ser liberado para a família. Cleverson Luiz Fontes, de 45 anos, deixa a mulher e três filhos: de 14, 11 e 4 anos de idade.  

Violência contra policiais  

Nos últimos dias, o Rio Grande do Norte registrou outros dois casos de violência contra policiais. Na quinta-feira, um policial militar foi baleado na cabeça em uma tentativa de assalto em Mossoró, na Região Oeste do estado. Ele teria reagido a ação criminosa. O estado de saúde dele é gravíssimo. 

Na sexta-feira (9), um sargento da PM foi baleado em Natal também durante um assalto. Mesmo sem ele ter reagido à ação, os criminosos dispararam várias vezes contra ele ao perceberem que era um policial. Um tiro atingiu o peito do sargento e os outros, o seu capacete, que protegeu a cabeça. A bala no peito transfixou o tórax, não atingiu nenhum órgão vital do militar e ele não corre risco de vida.

*Do G1 RN

ASSU-RN: UBIRAJARA BARBOSA NÃO RESISTE ÀS COMPLICAÇÕES DA COVID-19 E MORRE NO HOSPITAL EM MOSSORÓ

Ubirajara Barbosa fotógrafo do Tokk de Classe, estava internado em estado grave na cidade de Mossoró, por complicações da covid-19. Bira, como era mais conhecido, trabalhava para o site de fotos e eventos de Assú, o Tokk de Classe, sob responsabilidade de Marcos Henrique. Bira, estava em estado grave, apresentava pequenas melhoras que não eram suficientes para se restabelecer. O cortejo fúnebre seguirá do Posto Florestal para o cemitério público São Vicente de Paula, às 09h.

*Focoelho.com

MOSSORÓ-RN: PM POR MEIO DO 12º BPM PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS NA FAVELA DO VELHO

Na manhã de sábado, 10 de abril de 2021, por volta das 10 horas, policiais militares lotados no 12º Batalhão de Policia Militar de serviço na VTR/Rocam 02, realizavam patrulhamento ostensivo na região Leste da Cidade de Mossoró no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, quando visualizaram um casal vendendo droga a um usuário na Favela do Velho nas Malvinas.

Diante da situação os militares deram voz de prisão ao casal identificado como sendo: JOSÉ PAULO DA SILVA, 25 anos e ADRIANA NARA DA SILVA, 34 anos, com eles foram apreendidos no momento da abordagem, 09 pedras de crack e R$ 94.00 em dinheiro fracionado.

A ocorrência com o casal preso, o material apreendido e o usuário foi apresentado pelos militares ao DPC. Luís Fernando na Delegacia de Policia Civil de Mossoró, onde os dois foram autuados por infração aos artigos 33 e 35 da lei 11.343/06, por trafico de droga e associação para o tráfico, em seguida encaminhados para o sistema prisional, ela para a ala feminina da penitenciária Estadual Agrícola Mário Negócio e ele para a cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Sousa, já o usuário foi ouvido e liberado.

*Fonte: 4DZ Patrulha 

NATAL-RN: DONO DE OFICINA DE RECICLAGEM É MORTO A TIROS NO BAIRRO ALECRIM

O dono de uma oficina de reciclagem foi morto na noite deste sábado (10) dentro do próprio estabelecimento no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal. Fabiano Medeiros, de 35 anos, trabalhava no local quando foi vítima de um assalto. 

O oficina onde o crime aconteceu fica na Avenida Coronel Estevam, próximo ao cruzamento com a Bernardo Vieira. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos chegaram a pé com armas de fogo e a anunciaram o assalto. Segundo a PM, Fabiano teria reagido ao assalto e foi baleado, morrendo no local. 

A esposa de Fabiano estava na oficina e presenciou o crime. A mãe dele estava dentro da casa, que fica ao lado da oficina, e correu desesperada após ouvir os disparos de arma. 

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.

MOSSORÓ-RN: PM ATRAVÉS DO 12º BPM PRENDE SUSPEITO COM PISTOLA NA ZONA LESTE DA CIDADE

Na manhã de sábado, 10 de abril de 2021, policiais militares lotados no 12º Batalhão de Policia Militar de serviço na VTR/Rocam 02, abordaram um casal que trafegava numa motocicleta, na revista pessoal os militares localizaram com a pessoa identificada como sendo: DENILSON PAULO DE SOUSA, 01 pistola calibre 380 municiado com 10 munições intactas.
Diante da situação do flagrante com arma de fogo, fato ocorrido no Jardim das Palmeiras na região do bairro Dom Jaime Câmara na Zona Leste da Cidade de Mossoró no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, a ocorrência foi apresentada ao DPC. Luís Fernando na Delegacia de Policia Civil de Plantão, após a oitiva a autoridade policial autuou DENILSON por infração ao artigo 14 de lei 10.826/03 por porte ilegal de arma de fogo, em seguida encaminhou o autuado para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Sousa, onde se encontra preso aguardando a decisão da justiça. A mulher foi liberada e a motocicleta.

*Fonte: 4DZ Patrulha 

PELA PRIMEIRA VEZ, NATAL SOMA MAIS MORTES QUE NASCIMENTOS EM UM MÊS

Em março de 2021, pela primeira vez, a capital do Rio Grande do Norte registrou mais mortes do que nascimentos, de acordo com os dados oficiais do Portal da Transparência do Registro Civil do Brasil, cuja série histórica começou em 2015. Em um mês, Natal teve 976 óbitos e 932 nascimentos registrados. 

Os dados englobam todos os nascimentos e mortes registrados nos cartórios. Entre janeiro e março, a capital teve 2.765 nascimentos e 2.050 óbitos. Mesmo após o início da pandemia da Covid-19, nenhum mês havia registrado mais mortes que nascimentos. 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a capital registrou 408 mortes por Covid-19 em março. Portanto, a doença representaria 41,8% de todas as mortes na capital ao longo do mês. 

Para o professor Flávio Freire, do Departamento de Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o resultado é incomum para os padrões que os cientistas acompanham ao longo da história e a principal explicação seria a pandemia da Covid-19. 

O professor ainda levantou dados históricos de 1996 a 2019. "Em nenhum desses anos houve mais mortes do que nascimentos. E essa é a tendência esperada", ressaltou. 

Se a mortalidade não cair ao longo do ano, a pandemia poderia "antecipar" a diminuição da população antes do prazo esperado até então pelos pesquisadores que acompanham a dinâmica populacional. Porém, para o professor, a inversão demográfica não deverá ser prolongada. 

"Não há razão para acreditar que esse efeito de mais mortes do que nascimentos seja prolongado e irreversível. Deve ser efeito de curto prazo
— Flávio Freire, professor da UFRN 

Freire disse que, no Brasil, projeções do IBGE e também do Laboratório de Estimativas e Projeções Populacionais da UFRN, preveem o início do processo de redução da população brasileira entre 2045 e 2050, mas por causa da diminuição da natalidade. Em Natal, a projeção é um ainda anterior e fica por volta de 2030. "Isso ocorreria por efeito estrutural, com as mulheres tendo cada vez menos filhos em média cada uma, e o número relativo de mulheres em idade fértil diminuindo", explicou. 

Do ponto de vista científico, os pesquisadores consideram que os dados ainda são muito recentes e ainda pode haver subnotificação, para realização de estudos mais conclusivos. Porém o professor afirma que a pandemia causa impactos demográficos que serão estudados. 

*Do G1 RN

APODI-RN: MAIS UM ACIDENTE É REGISTRADO NA AVENIDA MOÉSIO HOLANDA

Aconteceu mais um acidente no início da noite desta terça feira, 27 de setembro de 2022 na Avenida Moésio Holanda, bairro Bacurau 1, Apodi-R...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA