Pesquisar este blog

07 novembro 2020

EUA: JOE BIDEN É O NOVO PRESIDENTE AMERICANO

Foto: Kevin Lamarque/Reuters
A CNN americana acaba de anunciar que, segundo as suas projeções, o candidato democrata Joe Biden conseguiu os 270 votos para ser eleito presidente dos EUA no colégio eleitoral. Mas agora deve começar o processo legal de recontagem de votos impetrado pelo presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

De acordo com as apurações parciais em estados-chave, além de cálculos estatísticos e demográficos sobre a proporção de urnas ainda não apuradas, já não é mais possível para o presidente Donald Trump chegar a 270 delegados no colégio eleitoral. 

Biden conquistou a vitória em Michigan e Wisconsin, dois estados cruciais para chegar à vitória, na tarde de quarta-feira (4). Em ambos estados, a apuração está praticamente concluída. 

Nesta sexta (6), Biden ultrapassou Trump na Geórgia e na Pensilvânia. 

A indefinição deve se arrastar para os tribunais. Ao longo da semana, o presidente Donald Trump apresentou ações judiciais em diversas instâncias da Justiça americana questionando a contagem e acusando fraude na contabilidade de votos enviados pelo correio. 

Há ainda a hipótese legal de recontagem em parte dos estados onde a margem entre os candidatos for inferior a um percentual pré-definida. Na Geórgia, a recontagem é provável diante da perspectiva de vitória de Biden por menos de 0,5 ponto percentual. 

A litigância da parte de Trump ainda deve aumentar. Na noite desta sexta-feira, o presidente foi às redes sociais dizer que o adversário não deveria se autoproclamar presidente uma vez que “os processos estão só começando”.

*CNN Brasil/BG

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 154 NOVOS CASOS E NENHUM ÓBITO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Imagem: Pixabay
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (7). Os casos confirmados somam 82.362, sendo 154 novos em comparação com o último boletim, quando eram 82.208.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.598 no total. Não houve registro de óbitos por Covid nas últimas 24h no Estado. Há 369 mortes em investigação, segundo a Sesap. 

Casos suspeitos somam 36.962 e descartados 197.416. Recuperados são 46.612. 

Por volta das 13h45, a plataforma Regula registra 38,35% de ocupação de leitos críticos, com 117 disponíveis.

PUREZA/TOUROS-RN: POUCAS HORAS APÓS COMPRAR MOTO, HOMEM BATE DE FRENTE COM CARRO E MORRE NA RN-023

Leonardo Pereira da Silva, de 41 anos. — Foto: Cedida
Um homem identificado como Leonardo Pereira da Silva, de 41 anos, morreu em um acidente na noite desta sexta-feira (6) na RN-023 após bater de frente com um carro. Leonardo dirigia uma moto que, de acordo com o irmão, havia sido comprada poucas horas antes do acidente. 

“Ele trabalhava consertando celulares e a gente mora na zona rural de Pureza, em um distrito chamado de Imbuzeiro. Então ele comprou a moto para se deslocar mais rápido e entregar os serviços dele. A compra foi no começo da tarde. Aí por volta das seis horas acontece uma tragédia dessas”, relata o irmão, José Pereira. 

O acidente aconteceu entre os municípios de Pureza e Touros, a cerca de 70 km de Natal. 

Leonardo morreu deixando seis filhos, entre 9 e 25 anos de idade. De acordo com o irmão de Leonardo, os pais, já idosos, estão abalados. “É uma tristeza muito grande. Até porque era um filho muito bom, ajudava a cuidar da casa dos nossos pais”, afirma. 

O corpo foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), em Natal. 

Corpo foi levado para o Itep em Natal — Foto: José Aldenir/Divulgação

*Do G1 RN 

MOSSORÓ-RN: UBER ASSASSINADO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO É IDENTIFICADO. O CARRO DELE FOI ENCONTRADO ABANDONADO NO AEROPORTO II

O jovem assassinado com um tiro na cabeça no início da noite de sexta feira (06) no Bairro Santo Antônio em Mossoró foi identificado nesta manhã de sábado, 07 de novembro. 

Familiares compareceram na Delegacia de Plantão, onde apresentaram documentos da vítima. Trata-se de Paulo Henrique Luz Santos, 29 anos era natural de do estado de São Paulo e morava na Avenida Desembargador Olavo Maia no Bairro Sumaré em Mossoró RN. 

Ele trabalhava como motorista de aplicativo (Uber). O carro dele um Onix de cor branca foi encontrado pela Polícia Militar na manhã de hoje, nas proximidades do Cemitério Novo Tempo na região da Quixabeirinha no Aeroporto II.

*Fim da Linha

PARABÉNS ALEXANDRIA, PELOS 90 ANOS DE HISTÓRIA!!!

O município de Alexandria completa hoje, 90 anos de emancipação política. 

O Blog parabeniza a todos os munícipes! Que a cidade seja dirigida por bons administradores, contribuindo sempre para o desenvolvimento!

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA MILITAR APREENDE MENORES COM ARMA DE FOGO, MOTO E CELULAR ROUBADOS

Policiais da Ronda Ostensiva com apoio de Morocicletas (ROCAM) do 12° BPM apreenderam na noite desta sexta feira, 06 de novembro, dois adolescentes portando uma arma de fogo e de posse de uma moto roubada e um celular tomado de assalto. 

Os dois suspeitos trafegavam na motocicleta pelo Bairro Dom Jaime Câmara, quando foram abordados pela equipe da ROCAM. Com eles os policiais encontraram um revólver calibre 38 municiado e um celular, que havia sido roubado minutos antes de jovem Bairro Sumaré 

Os dois adolescentes, o material recuperado, bem como a arma de fogo, foram encaminhados à Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.


 *Fim da Linha

“O impacto da Covid-19 e o futuro da Assistência Social” tema de congresso online da LBV

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove a edição on-line de seu 25º Congresso Internacional de Assistência Social, que discutirá “O impacto da Covid-19 e o futuro da Assistência Social”. A expectativa é reunir profissionais atuantes nas áreas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, educadores sociais, estudantes e pessoas interessadas no tema. 

O evento tem como objetivo discutir os desdobramentos da pandemia na Assistência Social, na promoção da cidadania planetária, propondo caminhos aos desafios gerados pela instabilidade econômica, que resultará no aumento das demandas sociais. 

Durante os três dias, o congresso reunirá palestrantes do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), PUC-SP, UFRJ, Conade, UNB e da LBV, que apresentarão importantes contribuições sobre os desdobramentos da pandemia na Assistência Social, na promoção da cidadania planetária. 

O evento é gratuito e com certificado de participação, para fazer a inscrição pode acessar: www.lbv.org/congressosocial. Compartilhe também com os amigos e faça parte deste importante encontro!

MOSSORÓ-RN: 168ª MORTE VIOLENTA EM 2020 - POPULAR É MORTO A TIROS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

O crime aconteceu no início da noite de ontem, sexta-feira, 06 de novembro, na Rua Manoel Francisco da Silva, ao lado do antigo Instituto Santo Antônio, no bairro Santo Antônio em Mossoró no Rio Grande do Norte. 

A vítima, ainda não foi identificada. É um jovem apresentando 25 anos de idade. Ele foi morto com um tiro na parte de trás da cabeça com orifício de saída no rosto. 

Um detalhe chamou a atenção da equipe de pericia e dos agentes da Delegacia de Plantão: As marcas de sangue encontradas nas vestes do jovem, não são compatíveis com o crime naquele. 

A Polícia recebeu a informação que a vítima teria sido trazida de carro e jogado no local. Ninguém confirmou a informação. Ninguém da família apareceu no local. 

A equipe do Itep identificou apenas uma marca de tiro na cabeça e encontrou uma cápsula de pistola ponto 40 na cena do crime. 

O corpo foi removido para exames de necropsia na no Itep, onde deverá ser identificado.  

VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*O Câmera

MOSSORÓ-RN: 167ª MORTE VIOLENTA EM 2020 - ELEMENTO BALEADO NO BELO HORIZONTE MORRE NO TARCÍSIO MAIA

A ocorrência com três feridos a tiros, aconteceu no dia 29 de outubro no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do Norte. 

Dois deles estavam numa motocicleta roubada e a terceira vítima foi atingida tentando fugir dos tiros. 

Frankle Felipe Melo da Silva, 18 anos de idade, residente na Rua Moacir Fernandes Dantas, no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró, não resistiu à gravidade dos ferimentos provocados pelos tiros e morreu. 

O corpo foi removido para exames de necropsia na Unidade Regional do Itep em Mossoró. 

*O Câmera

OPINIÃO: O "ERRO" DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020

Termina a eleição nos EEUU (embora com resultados indefinidos) e o Brasil prepara-se para o processo eleitoral municipal. 

Repito o que sempre defendi, sem nenhum remorso de conspirar contra a democracia: a eleição de 2020 deveria ter sido adiada, em benefício de conquistas e avanços, que seriam fundamentais no aperfeiçoamento da legislação eleitoral, política e partidária. 

Vários argumentos justificariam o adiamento da eleição para 2022, com a prorrogação dos mandatos atuais. 

Para que não se diga que a prorrogação beneficiaria “corruptos” o Congresso, preventivamente, aprovaria a figura do “recall constitucional”, que significa o poder de cassar e revogar o mandato de qualquer representante político de conduta improba. Existe esse recurso legal em várias democracias do mundo. 

Em seguida, seria legalmente incontestável ocorrência do motivo de “força maior”, em decorrência da pandemia. Como negar-se que a pandemia se ajusta a essa exigência legal, que suspende obrigações privadas e públicas? 

A pandemia levou o país ao “estado de calamidade pública”, impondo restrições, limitando acessos a locais de aglomerações, fechamento de escolas e universidades, serviços de utilidade pública (transportes coletivos). Outro fato relevante é que a pandemia exige gastos extraordinários, comprometendo o orçamento público. O adiamento da eleição economizaria os recursos do “milionário” fundo eleitoral. 

Por fim, o adiamento permitiria a realização de eleições gerais em 2022. 

Entretanto, prevaleceu a decisão do Congresso Nacional e o aplauso da justiça eleitoral, causando insegurança à democracia brasileira. Infelizmente, “preciosismos” de “aparentes democratas” obrigaram a realização da eleição, que será a mais inautêntica e ilegítima da história política brasileira, pela ausência do eleitor e a impossibilidade dos candidatos se apresentarem à população. 

Diante do fato consumado, só resta aguardar as consequências políticas (e talvez aumento da epidemia) da eleição de 2020 para que os fatos comprovem se foi realmente um erro realizá-la, em momento tão impróprio.

*Ney Lopes

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO desanime, não pare no primeiro degrau da ascensão.

Se a dúvida o assaltar, se a tristeza bater à sua porta, se a calúnia o ferir, erga a cabeça corajosamente e contemple o céu iluminado e tranquilo.

Embora recoberto de nuvens, você sabe que elas passarão, e o céu voltará a brilhar.

Siga à frente, que todas as nuvens da existência também hão de passar e voltará a brilhar o sol da alegria.