Pesquisar este blog

02 agosto 2023

Abraham Weintraub e esposa têm salários suspensos em universidade, que investiga faltas injustificadas e abandono de cargo

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) suspendeu preventivamente os salários de Abraham Weintraub e sua esposa, Daniela Weintraub, devido a uma investigação interna que apura faltas injustificadas do casal, que mora nos Estados Unidos, como docentes da instituição.

Ambos são professores com carga horária de 40 horas semanais no Campus Osasco. Abraham faz parte do departamento de Ciências Contábeis há nove anos, e Daniela, do departamento de Ciências Atuariais há quase uma década.

Segundo a Unifesp, em 13 de abril, a Ouvidoria da universidade recebeu uma denúncia contra Abraham. A partir disso, as providências necessárias começaram a ser tomadas para que um processo administrativo disciplinar seja aberto se forem comprovadas irregularidades na atuação do servidor.

No mesmo mês, a instituição também instaurou um procedimento para investigar faltas injustificadas e abandono de cargo por parte de Daniela.

*Confira mais detalhes na matéria de Renata Bitar, g1 SP./BG

JOSÉ DA PENHA-RN: Oficina usa lúdico para ensinar termos anticapacitistas

Intersecionalidade, acessibilidade e inclusão foi o tema de uma das oficinas ministradas por estudantes do programa Trilhas Potiguares na Escola Estadual Vicente de Fontes, no município José da Penha, Alto Oeste do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira, 31. C

rianças do 6º ao 9º ano aprenderam de forma lúdica sobre respeito ao próximo e como se referir a pessoas com deficiência utilizando linguagem anticapacitista. Até o dia 4 de agosto, os trilheiros promovem, neste e em outros 14 municípios, ações voltadas às necessidades locais, colocando em prática os aprendizados adquiridos na universidade.

Atividades culturais, educacionais, de saúde e meio ambiente são desenvolvidas pelos universitários em escolas e no museu de José da Penha. Conduzida pelo discente de Ciências Sociais Deywid Gomes, a oficina Interseccionalidade, acessibilidade e inclusão apresentou personalidades conhecidas nacionalmente, mostrando seus feitos na sociedade e as deficiências físicas com as quais essas pessoas convivem sem as tornarem menos capazes. Para Deywid, a experiência foi uma “semente de troca”, pois as crianças também somavam ao conhecimento citando figuras locais que se enquadram nessa condição.

O Trilhas também agrega movimento cultural ao município. Oficinas de grafite, formação de grupos de teatro e produção de minidocumentário são algumas das atividades realizadas. Para Lourdes Jácome, secretária de Cultura e Turismo da cidade, o Trilhas Potiguares tem contribuído por meio da educação nos quatro anos atuando com os moradores. “Sabemos os bons frutos que o programa deixa no município, e a cada ano adquirimos mais experiências de acordo com a necessidade daqui”, destaca, contando com orgulho a recente apresentação feita pelo grupo de Xaxado no Rio Grande do Sul e como os membros estão empolgados para participar das aulas de teatro.

Visitando todas as cidades com admiração, Ricardo Fonsêca, coordenador da equipe do Trilhas Potiguares no município, reconhece a importância de investir no programa. "Quando fazemos essa visita aos municípios, vemos a extensão universitária acontecendo de forma plena, pois os conceitos aprendidos em sala de aula estão sendo aplicados junto à comunidade e sendo construídos com ela novos conhecimentos”, afirma Ricardo.

Trilhas Potiguares

Iniciado há mais de 25 anos, o Trilhas Potiguares é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, com o objetivo de integrar a universidade com a população dos municípios do Rio Grande do Norte com até 15 mil habitantes. A partir das necessidades de cada cidade, são selecionados estudantes para visitar os locais e auxiliar a comunidade por meio de intervenções sociais, educacionais, ambientais e de saúde. Essas ações constituem um projeto de extensão, enquanto o conjunto dos projetos forma o Programa Trilhas Potiguares.

Neste ano, o Trilhas Potiguares selecionou 30 coordenadores e 240 discentes para integrar o programa. Os participantes foram divididos em grupos com alunos de cursos específicos às necessidades de cada cidade contemplada. Os 15 municípios visitados são: Afonso Bezerra, Arez, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Frutuoso Gomes, José da Penha, Lajes, Passagem, Riacho da Cruz, Senador Georgino Avelino, Senador Elói de Souza, Serra Negra do Norte, Taboleiro Grande e Tenente Laurentino Cruz.

*Por Jerusa Vieira / UFRN

NOTA DE PESAR

APODI-RN: GASPEC LAMENTA A MORTE DE PATRÍCIA JALES

Hoje infelizmente perdemos a paciente Patrícia Jales, jovem guerreira que estava na batalha contra o câncer de mama, havia feito a cirurgia estava bem, mas gripou e adquiriu uma pneumonia vindo a óbito hoje.
Ao esposo, que cuidava dela com amor e dedicação e aos familiares a Família GASPEC apresenta votos de pesar e roga a Deus, que fortaleça a todos.
Patrícia, você está nos braços do senhor, descanse em paz!

MOSSORÓ-RN: RECEITA FEDERAL REALIZA MEGA OPERAÇÃO PARA COMBATER O COMÉRCIO ILEGAL NA CIDADE

A Receita Federal realiza nesta quarta-feira uma mega operação em diversos estabelecimentos comerciais de Mossoró.
Objetivo é combater o comércio ilegal, produtos falsificados ou contrabandeados.
Diversos agentes e veículos, com apoio da Polícia Federal, estão nas ruas.
Alguns estabelecimentos foram fechados.
Estima-se que a operação já tenha apreendido pelo menos R$ 2 milhões em mercadorias ilegais.

*Saulo Vale

OS BURACOS DE FÁTIMA

Fátima Bezerra está convicta que a parceria com o governo Lula vai promover uma revolução na malha viária do RN, a partir da duplicação da BR-304, entre Natal-Mossoró.
Antes de tudo…
Fátima Bezerra deveria se empolgar em concluir a Reta da Tabajara. Um perigo constante para motoristas que já dura vários anos.
E tapar a buraqueira das estradas do RN.
*O Xerife.
*Do Blog: Acho que está passando da hora da Senhor Governadora cuidar em resolver o problema das rodovias estaduais. O que tem de amarelinhos multando e apreendendo veículos para serem leiloados e a renda ficando no estado, não é brincadeira.
Governadora, cuide e deixe de conversas!

Brasil empata com Jamaica e esta eliminado da Copa do Mundo Feminina

A Seleção Brasileira está eliminada da Copa do Mundo Feminina de 2023. Com o empate sem gols desta quarta-feira (2), contra a Jamaica, em Melbourne, a equipe de Pia Sundhage se despede do Mundial ainda na fase de grupos, o que não acontecia desde 1995.

O 0 a 0 com as jamaicanas marca a despedida de Marta das Copas. A camisa 10, que foi titular no duelo diante das jamaicanas e deixou o campo na etapa final, dá adeus ao torneio como a maior artilheira da história dos Mundiais (de homens e mulheres) com 17 gols, mas sem nenhum título.

Com o empate, a Jamaica garantiu o segundo lugar do grupo F com 5 pontos, um a mais que o Brasil, e se classificou às oitavas de final. A França, que venceu o Panamá por 6 a 3 no outro jogo do grupo, passa na primeira colocação, com 7.

*Fonte: CNN

LIVRO POR TRAZ DAS GRADES ESTÁ NA FEIRA DO LIVRO

Obras literárias de Policial Penal do RN estão disponíveis na 17ª Feira do livro de Mossoró

As três obras literárias escritor apodiense, policial penal Márcio Morais, estão disponíveis na 17ª Feira do Livro de Mossoró, evento que acontece esta semana (de 2 a 5 de agosto), no Campus Central da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O livro mais recente do policial penal, foi lançado no início de 2023. "Por trás das grades III" têm 25 capítulos com testemunhos de reeducandos e internos que cumprem ou cumpriram pena no Sistema Prisional potiguar. "Eles relatam histórias da infância, adolescência e juventude. E como entraram no mundo do crime, principalmente com as facções, e hoje são membros da Igreja Assembleia de Deus", explicou.

Os internos e personagens do livro por algum momento foram membros da Base Missionária da Penitenciária Dr. Mário Negócio, coordenada pelo policial pena Alberto Guedes. A obra tem o prefácio assinado pelo pastor da Assembleia de Deus, Wendel Miranda, revisão de Benjamim Linhares e Fabiano Souza, Diagramação e projeto Gráfico feito por Augusto Paiva. A capa foi produzida pelo artista Brito Silva. Todos os livros foram lançados pela Editora potiguar Off-set, sediada em Natal.

O trabalho é independente, custeado pelo autor do livro que consegue bancar as suas despesas através da venda dos livros via redes sociais, e junto aos amigos.

O primeiro e o segundo volume do livro "Por trás das grades" foi sucesso de venda em todo Brasil, inclusive chegou à países como Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Portugal, Estados Unidos e Irlanda. "Usei a força das redes sociais, vendemos nas feiras de livros e acredito que o volume III vai superar todo o sucesso dos Livros anteriores, pois traz testemunhos de presos que praticaram crimes e hoje estão servindo ao senhor Jesus, mostrando que o mundo do crime e das drogas não tem futuro" comentou Márcio Morais.

AQUISIÇÃO

Os exemplares estão expostos no estande da Livraria L. Cultural. As aquisições podem ser feitas na Feira (quantidade limitada) ou através do Instagram @livroportrasdasgrades e @marciomoraisrn, aplicativo WhatsApp (84)99662-4050 ou pelo site www.portrasdasgrades.com.br. A entrega é feita pelos Correios para todo o Brasil.

O AUTOR

Márcio Morais já passou pelas redações dos Jornais O Mossoroense, Gazeta do Oeste, De Fato, Vale do Apodi, Assessoria de Imprensa da Prefeitura e Câmara Municipal de Apodi, Prefeitura de Pau dos Ferros e já prestou assessoria a deputados na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O autor atua no Sistema Prisional há 13 anos. Entrou como Agente Penitenciário em 2010 e agora é Policial Penal com passagens pela direção do Centro de Detenção Provisória de Apodi e Mário Negócio em Mossoró com trabalho destacado para ressocialização de internos.

NOTA DE FALECIMENTO

Lamentamos informar o falecimento de Raimundo Marcelino Carvalho, mais conhecido por Loló. O mesmo esteve doente e durante a noite foi socorrido para o hospital da cidade, não resistiu e faleceu.
Seu corpo está sendo velado no Centro de Velórios. Às 16 horas segue para a Igreja Matriz e em seguida para o Cemitério de São João Batista em Apodi/RN.

UERN: Feira do Livro de Mossoró começa nesta quarta-feira (02) no Campus Central

Com o objetivo de incentivar a leitura e promover a literatura e cultura potiguar, Mossoró receberá a partir desta quarta (02) até o próximo sábado (05), das 09h às 21h, a 17ª edição da Feira do Livro de Mossoró (FLIM).

O evento acontecerá no Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN) e ocupará cerca de 1.000m2 de área de exposição, utilizando instalações da Faculdade de Letras e Artes, Faculdade de Educação e FACEM.

A 17ª Feira do Livro terá na sua abertura oficial a partir das 18h30min com a embolada de coco de José Antônio da Silva, o Mestre Concriz, um dos poucos representantes vivos neste gênero da cultura popular na região, que é um dos mais dinâmicos da música nordestina, trazendo toda sua mistura de ritmo, poesia e improviso.

Durante os 4 dias do evento, salas de aula serão transformadas em livrarias e locais de exposição de livros e os corredores e áreas verdes em palcos para apresentações artísticas e culturais. Considerada uma das principais feiras de livros do Nordeste, a 17ª edição contará com cerca de 15 expositores representando dezenas de editoras locais e nacionais.

No Espaço do Autor haverá dez mesas que os autores utilizarão de forma rotativa para expor e comercializar suas obras. A literatura e a poesia popular terão novamente um grande destaque no evento. Os cordéis estarão em todos os estandes e será montado um espaço exclusivo para Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, reunindo poetas da cidade e de todo o estado.

O poeta Antônio Francisco, patrono da Feira do Livro, fará um recital poético na sexta-feira (04), às 19h, e outros poetas de diferentes municípios do Rio Grande do Norte, se revezarão em recitais na Tenda das Letras (montada na entrada da feira).

“São 17 anos valorizando a cultura, a literatura e a arte potiguar. Realizaremos uma feira diversificada e bastante atraente para o público, com uma rica programação cultural, que estimulará nossa produção cultural e prestigiará artistas, autores e editoras potiguares, potencializando a educação e a arte no Rio Grande do Norte”, afirma o coordenador da Feira do Livro de Mossoró, Rilder Medeiros.

A FLIM terá mais de 50 horas de programação cultural e literária gratuita, com bate-papos com autores e artistas, lançamentos de livros, poesia, exposição, literatura infantil, contação de histórias, dança, teatro e música.

A Feira do Livro de Mossoró é patrocinada pelo Governo do RN, Livraria Independência (a primeira empresa mossoroense a patrocinar o evento) e a Progresso Distribuidora, através da Lei Câmara Cascudo.

Mais informações sobre as atividades, atrações e exposições na feira, podem ser acessadas através do perfil do evento no Instagram: @flmossoro.

Serviço:

17ª Feira do Livro de Mossoró

Local: Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN)

Período: 02 a 05 de agosto de 2023 – de quarta-feira a sábado

Horário: das 09h às 21h.

*Difusora de Mossoró

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

O que importa antes de tudo é o momento presente.
O que foram nossos pais não tem importância: o que vale é o que você é agora.
O momento presente é o criador de seu amanhã.
Sua felicidade está baseada em seus pensamentos de hoje.
Somos escravos do ontem, mas somos donos de nosso amanhã!
Preste muita atenção ao momento que passa, ao que você está fazendo AGORA, porque do "agora" depende seu "amanhã".