Pesquisar este blog

03 abril 2023

APODI-RN: DROGARIA APODI EMITE NOTA DE PESAR, PELO FALECIMENTO DA CLIENTE 'ZENILDE GOMES DE PAIVA'

Nós que fazemos o Blog, também nos solidarizamos com a família. (Zenilde é vó da nossa aluna Vanessa).
Que Deus, dê forças a todos os parentes e amigos!

ESCOLA MUNICIPAL ISABEL AURÉLIA TORRES APRESENTA, II ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO NESTA TERÇA(04)

Temos um convite especial para você.
Encenação da Paixão de Cristo no Córrego, Apodi RN.
Dia 04/04
Hora: 17h.
Podemos contar com você?
Vai ser lindo!
#paixaodecristo
#regiaodaareia
#emiat
#culturaévida
#quaresma
#apodirn
Veja algumas imagens dos ensaios:

MEC deve suspender implementação do novo ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) vai suspender a implementação do novo ensino médio e a adaptação ao novo currículo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2024, elaborado pelo então ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Milton Ribeiro. De acordo com o site Metrópoles, uma portaria que determina a suspensão foi elaborada e será publicada nos próximos dias.

A interrupção dura, inicialmente, até o fim do prazo da consulta pública sobre o tema. São 90 dias de duração, que se iniciaram em março, e mais 30 dias para o MEC elaborar e divulgar um relatório das conclusões.

O novo ensino médio amplia o tempo mínimo do estudante na escola e flexibiliza a organização curricular. A proposta tem sido alvo de protestos de diferentes parcelas da sociedade, como movimentos estudantis, que pedem a revogação da reforma aprovada durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

No início de março, o ministro da Educação, Camilo Santana, sinalizou que revogar a reforma não estava no radar do governo federal. Ele defendeu uma revisão do novo ensino médio durante agenda em Recife (PE), onde participou da cerimônia de posse da presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar.

*Informações: Metrópoles

JUCURUTU-RN: CHUVA DEIXA CASAS E RUAS FICAM ALAGADAS NA CIDADE

Casas ficaram alagadas e ruas inundadas após uma forte chuva que atingiu a cidade de Jucurutu, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda-feira (3).

Moradores relataram que a chuva começou por volta das 13h30 e durou cerca de 30 minutos. De acordo com a Defesa Civil do município, a chuva foi de 58 milímetros.

Um dos bairros atingidos foi Vila Santa Isabel. Na Travessa das Orquídeas, casas foram invadidas pela água acumulada da chuva.

Em imagens que circularam pelas redes sociais, é possível ver a água em vários cômodos de uma residência e, em outra casa, uma criança caminhando com a água na altura da cintura.

Os moradores cobraram providências do Poder Público e ajuda diante da situação.

Segundo a titular da Defesa Civil de Jucurutu, Ioneide Silva, o município tem trabalhado para ajustar o problema baseado em relatório emitido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnoc). Não foi dado prazo, nem quais providências serão tomadas.

De acordo com Defesa Civil, o escoamento da água também pode ter sido atrapalhado por construções, como muros de residências, ao longo dos anos.

Uma reunião entre a Defesa Civil do município e o secretário de Obras de Jucurutu foi marcada para a manhã desta terça-feira (4), às 9h. Equipes das pastas vão visitar as casas dessas regiões e avaliar também essas construções.

Nesta semana, uma barragem também em Jucurutu rompeu após fortes chuvas, dificultando o acesso à Serra de João do Vale.

*Do G1 RN

FATIMA ENTREGA PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL DE 2022

A governadora Fátima Bezerra fez, na manhã desta segunda-feira (3), a entrega da Prestação de Contas Anuais do exercício 2022, atendendo exigência prevista na Constituição Estadual, em cerimônia realizada no auditório da Governadoria.

A cerimônia contou com a presença de secretários do Governo, parlamentares, e do conselheiro Poti Júnior, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), que recebeu o documento de 1.940 páginas, juntamente com o representante da Assembleia Legislativa na solenidade, o deputado Kleber Rodrigues, primeiro secretário da Casa.

Em seu discurso, a governadora destacou o superávit financeiro consecutivo nos últimos três anos. Em 2022, a conta foi positiva em R$ 166,7 milhões. Somados, os valores dos anos de 2020, 2021 e 2022 renderam um saldo de aproximadamente R$ 700 milhões aos cofres públicos do Governo do Estado.

O documento é elaborado com base em normativa do TCE-RN, que regulamenta a composição e a forma de envio das prestações de contas anuais dos Chefes dos Poderes e demais gestores dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta.

Os auditores de controle interno da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Ivandson Sousa e Letícia Mendes, foram os responsáveis técnicos por fazer a apresentação do balanço durante a cerimônia.

*Novo Notícias

APODI-RN: AS CHUVAS CONTINUAM ACONTECENDO NA CIDADE E NOS SÍTIOS

Continuando o período chuvoso em Apodi e região.
Na noite de domingo, 02 de abril de 2023, no bairro Bacurau I choveu 5 milímetros.
Possibilidade de mais chuva a qualquer hora.

Sertanejo Eduardo Costa diz estar arrependido por apoiar Bolsonaro: "fui babaca" (vídeo)

247 - O cantor sertanejo Eduardo Costa afirmou durante entrevista ao podcast Piunti estar arrependido de ter apoiado Jair Bolsonaro (PL).

"Eu fui babaca. Eu me arrependo! Eu queria uma mudança, mas depois eu vi que é tudo a mesma coisa. Eu faltei com respeito. Se pudesse voltar no tempo eu não falaria sobre política”, declarou.


*

MACÍBA-RN: BANDIDOS COLOCAM BOMBA EM POSTO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

O BLGDOBG recebeu a informação de que uma bomba foi deixada no posto da Polícia Rodoviária Federal em Macaída.
O pacote teria sido deixado na área externa do posto da PRF, mas felizmente não explodiu. O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está no local.

APODI-RN: BARRAGEM DE SANTA CRUZ TEM 54,51% E A DE PAU DOS FERROS TEM 72,33%

Com as últimas chuvas, a Barragem Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula 326,91 mil m³, 54,51% do seu volume total, dados de hoje 03/04/23.No dia 01/04/03 a barragem estava com 53,67% da sua capacidade total.
A barragem de Pau dos Ferros está com 72,33% do seu volume total, dados de hoje 03/04/23.
No dia 01/04/03 a barragem estava com 69,96% da sua capacidade total.
E as chuvas continuam acontecendo na região.

*Informação: Portal Apodi Agora

BRASÍLIA: LULA REUNE MINISTROS NO PLANALTO PARA TRATAR DO SETOR PRODUTIVO

O presidente Lula estará com ministros da área econômica nesta segunda-feira (3) para fazer um balanço das medidas que o governo discute para o setor produtivo.
O vice presidente da República, Geraldo Alckmin, na condição de ministro de Desenvolvimento e Indústria, comanda a pauta. Coube à pasta dele a organização da agenda.
Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) também estarão presentes.
Em discussão, há propostas para micro e pequenas empresas, crédito em geral, PPPs (parcerias público-privadas) e energias renováveis.
O encontro marca o retorno de Lula ao Palácio do Planalto depois de uma semana de tratamento contra pneumonia, doença que adiou a ida dele à China.

*Por CNN.

'Bibi Perigosa', apontada como articuladora dos ataques no RN, é presa no Rio

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) capturaram, no fim da tarde deste domingo (2), uma das principais articuladoras dos ataques que aterrorizaram o Rio Grande do Norte no mês passado. Andreza Cristina Lima Leitão, conhecida como Bibi Perigosa, estava saindo de um shopping no bairro de Campo Grande, Zona Oeste da cidade.
No último dia 31, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, anunciou uma ajuda de 35 milhões do governo federal além de homens da Força Nacional, que ficarão no estado por tempo indeterminado.
A onda de ataques começou no dia 14 de março e impactou a população potiguar até o dia 25. Bibi Perigosa, uma das chefes da facção que controla o tráfico do estado, vivia escondida no Rio de Janeiro desde 2020.
A DRE vinha monitorando a traficante havia uma semana. De acordo com as investigações, ela ficava escondida na Vila Kennedy. Hoje, quando deixou a favela de Bangu a caminho de Campo Grande, ela foi interceptada pelos policiais civis em frente a um shopping. Contra ela havia um mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte.

*Do G1 RN

APODI-RN: MORRE TAXISTA ELIÉSIO

Recebemos a triste notícia, que o taxista Eleiésio Araújo, 55 anos, que fazia a linha para Mossoró sofreu uma parada, não resistiu e veio a óbito.
Lamentamos profundamente!

CARAÚBAS-RN: OPOSIÇÃO ESTÁ UNIDA

Informações do oeste apontam que o bloco da oposição em Caraúbas vem com força máxima em 2024.
Com o apoio da militância, Dr. Bernardo, ZL, Novinho, Damasco Pio, Ferreira, Ademar, Luciano e entre outros apoiadores, o bloco deverá voltar ao poder a partir de 2025.
O nome será debatido e escolhido no momento e certo para enfrentar às péssimas opções da situação.
O "tanque" vem aí, assim podem preparar "coletes" seu moço.

*João Marcolino