quinta-feira, 7 de maio de 2020

APODI-RN: SAIU MAIS UM BOLETIM DO CORONAVÍRUS

Saiu nesta noite mais um Boletim sobre o Novo Coronavírus (COVID-19). Até aqui são 272 notificações, sendo 31 suspeitos (11,4%), 189 descartados (69,5%), e 52 confirmados (19,1%). 
Dos casos confirmados 30 estão curados (57,7%), 21 em tratamento (40,4%) e 1 veio a óbito (1,9%). 
Lembrar que o aumento de notificados é devido aos testes rápidos que o município adquiriu, além da parceria com a UFRN, onde estão realizados 20 exames por dia, ou seja, uma média de 100 exames por semana. 
Estão sendo realizados os exames nos pacientes sintomáticos com problemas respiratórios, profissionais da linha de frente da saúde e segurança, idosos sintomáticos e pessoas que tiveram contato com pacientes positivos para COVID-19. 

Coronavírus: Brasil chega a 9.146 óbitos com 610 nas últimas 24h; Foram registrados 9.888 novos casos, totalizando 135.106 infectados

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (7) o balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil.
Os principais dados são:
9.146 mortes, eram 8.536 mortes na quarta-feira (6).
Foram 610 mortes confirmadas em 24 horas.
135.106 casos confirmado, eram 125.218 na quarta-feira(6).
Foram 9.888 casos novos confirmados.
 

*Do G1

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE NO RN

Per.: das 7:00hs de 06/05/2020 as 7:00hs de 07/05/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 94
No. de Postos com Chuva: 11 No. de Postos sem Chuva: 69

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Barauna(Emater) 6,1

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Cerro Cora(Emater) 4,9

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Rui Barbosa(Emater) 12,1
Tangara(Emater) 9,1
Monte Das Gameleiras(Emater) 6,0
Boa Saude(Emater) 5,4
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 3,0
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 2,7
Santa Cruz(Emater) 2,1
Monte Alegre(Emater) 1,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Montanhas(Prefeitura) 2,2

CARAÚBAS-RN: HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO JÁ FOI LOCALIZADO

Notícia boa! 
Os familiares de John Lennon Machado (31 anos), informaram ao "Blog do João Marcolino" que o mesmo foi encontrado e estar bem.
Graças à Deus e vida segue!

JUCURUTU-RN: CRIANÇA MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO NO QUINTAL DE CASA

A cidade de Jucurutu, na região Seridó do Estado do Rio Grande do Norte, registrou uma fatalidade na tarde desta quinta-feira, 07, no bairro Freitas, na rua Júlio Chaprão, onde teve como vítima de afogamento uma criança de 2 anos de idade por nome de Maria Vitória Cosme Freitas.
A criança estava em casa com seus pais quando por um descuido teria saído para o quintal e ao subir em um batente caiu em um balde de água de 100 litros. Ao sentir falta, os pais de imediato foram verificar e ao ver a criança se afogando chamaram a polícia militar. A polícia chegou rápido no local e a conduziu para o Hospital Terezinha Lula de Queiroz Santos.
Os Profissionais de Saúde tentaram por 30 minutos reanimar a criança, mas infelizmente não resistiu. Uma funerária foi acionada e fez o translado da criança para o ITEP de Caicó.
A polícia civil passou a ouvir os pais da criança para saber de tais como tudo aconteceu. Em conversa com a vó da criança, que não quis gravar entrevista, disse ao radialista Rivanildo Júnior que não sabe como tudo aconteceu: “Infelizmente estou abalada com tudo isso”, disse.

*Blog Jair Sampaio

CARAÚBAS-RN: HOMEM ESTÁ DESAPARECIDO E FAMÍLIA PEDE AJUDA PARA ENCONTRÁ-LO

Os familiares de John Lennon Machado (31 anos), estão desesperados com seu desaparecimento ocorrido na noite de ontem (06), na cidade de Caraúbas, região oeste do RN.
John Lennon saiu de moto e a família encontra-se preocupada e em busca de informações.
Vamos compartilhar essa informação. Quem tiver qualquer notícia do seu paradeiro, por favor ligue:  (84) 9 9651-4982

MOSSORÓ-RN: 71º HOMICÍDIO EM 2020 - JOVEM DE 26 ANOS É MORTO A TIROS NO BAIRRO BOM JARDIM

A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio na tarde desta quinta feira 07 de maio de 2020, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa aconteceu na Rua Juvenal Lamartine no bairro Bom Jardim, bem próximo ao vuco-vuco. A vítima identificada como Izack Miquisael da Silva Araujo, 26 anos, foi morta na porta de uma residência, por dois criminosos que chegaram em uma moto Traxx, o garupa desceu e atirou contra ele.
A polícia militar faz o isolamento do local.
Com mais esse assassinato, Mossoró contabiliza 71 homicídios em 2020.


*Informação: Passando na Hora

UERN: Professora se recupera do coronavírus após 23 dias internada: 'Sensação de alívio'

Professora deixou o hospital em abril — Foto: Divulgação
A professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Lúcia Helena Medeiros, de 50 anos, conseguiu se recuperar do novo coronavírus após ficar 23 dias internada - 10 deles na UTI - em um hospital particular na cidade de Mossoró, região Oeste potiguar. Liberada no dia 11 de abril da unidade de saúde, há quase um mês, ela ainda tem efeitos da doença, apesar de não ter mais o risco de transmitir para outras pessoas.

"Eu ainda não estou livre (dos sintomas). Eu estou com dificuldades na respiração, canso um pouco. É uma coisa que ainda está em processo. Sabemos que a doença atinge cada um de uma forma", contou.

Os primeiros sintomas da professora do Departamento de Letras e Artes da UERN apareceram cinco dias antes dela ser internada - ela teve primeiro uma irritação na garganta, depois a tosse e aí surgiu a febre. "Nesse tempo todo minha pressão estava muito alta", relatou ela, que é hipertensa, um dos grupos de risco do coronavírus.

"Quando eu fui internada, eu já estava com muita falta de ar. O pulmão já estava muito prejudicado, segundo me disseram os médicos depois dos exames iniciais".

Ela relata que dois sentimentos a marcaram no tempo em que ficou internada, principalmente no período da UTI: solidão e incerteza. "A UTI é um espaço muito isolado. É um sentimento de solidão ali. Não tem visita, nada, só os profissionais da saúde com os equipamentos de proteção para nos dar medicamentos, assistência", falou.

"A doença é uma coisa incerta. A gente tem consciência de que o que o médico está fazendo ali pode dar certo ou não".

Por isso, deixar o hospital recuperada, para ela, trouxe uma sensação de alívio. "Sair do hospital recuperada é um alívio muito grande. É uma gratidão que a gente sente. Essa doença é uma coisa que a gente não conhece direito. Não temos um conhecimento pleno ainda do que pode causar". 

Lúcia Helena é professora da UERN — Foto: Cedida
A professora Lúcia Helena acredita que pode ter adquirido a doença em uma reunião na UERN, ainda em março, quando despontavam os primeiros casos da Covid-19 em todo o estado. Naquele período, o Governo do RN ainda não havia decretado a paralisação parcial das atividades comerciais e as medidas de isolamento social.

Atualmente em isolamento dentro de casa, ela se mostra preocupada com as pessoas que não estão levando à sério a gravidade da situação. "Quando eu vejo essas aglomerações, eu fico muito preocupada. As pessoas que estão lá fora não tem a noção do que é essa doença. Só quem passou sabe a força dela e também os profissionais de saúde que estão se dedicando diariamente, ajudando a salvar vidas".


*Do G1 RN

NATAL-RN: Homem baleado no rosto é deixado na frente da sede do Samu e morre durante atendimento

Equipe do Samu Natal tentou socorrer homem abandonado em frente à sede do serviço, mas ele não resistiu — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Ocupantes de um carro branco abandonaram um homem baleado no rosto em frente à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal no início da tarde desta quinta-feira (7). Ele foi socorrido por uma ambulância que chegava à unidade na hora, mas não resistiu e morreu.
O caso aconteceu na Avenida Nascimento de Castro, no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste da capital. A equipe do Samu informou que o homem tinha marcas de tiros no rosto e não precisou se ele também foi atingido em outras partes do corpo.
O homem ainda não foi identificado e ninguém soube informar quem seriam as pessoas que deixaram a vítima no local. A Polícia Militar foi acionada e deslocou equipes para o local, para escoltar a ambulância do Samu, que irá levar o corpo ao Instituto Técnico-Científico de Perícia. De acordo com servidores do Samu ouvidos pela reportagem da Inter TV Cabugi, uma mulher ligou para o local e afirmou que o homem é um sargento policial militar. Ao G1, a assessoria de comunicação da corporação afirmou que o caso ainda é apurado e não há confirmação da morte de um militar.


*Do G1 RN

Demissões na TV Tropical e TV Ponta Negra

A pandemia já afeta financeiramente o mercado da Comunicação no Rio Grande do Norte.
Demissões ocorreram em duas televisões daqui.

Na TV Tropical, só na última segunda-feira (04), foram seis demissões, inclusive da chefe de redação, a jornalista Criz Vidal, com um histórico de 20 anos na empresa.

Na TV Ponta Negra, a demissão do jornalista esportivo Marcos Lopes, depois de 09 anos na afiliada local do SBT.

Lamentável!

*Heitor Gregório/JBelmont

RN registra 1739 casos de coronavírus e 76 mortes; quatro confirmações de óbitos nas últimas 24 horas

A Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira(07). Com o registro de 95 novos infectados, o número total de casos confirmados é de 1739. No boletim anterior eram 1644.
O número de óbitos chega a 76, com quatro confirmações a mais que as registradas no boletim dessa quarta-feira(06). Vinte estão sob investigação.
Os casos suspeitos são 5.704, enquanto ontem este número era de 5.503.
A quantidade de recuperados do coronavírus agora soma 662.

Atriz e radialista Daisy Lúcidi morre de Covid-19 no Rio

Daisy Lúcidi — Foto: Márcio de Souza/TV Globo
A atriz e radialista Daisy Lúcidi, de 90 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (7). Ela estava internada com Covid-19 no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio, desde o dia 25 de abril.
Daisy Lúcidi — Foto: Márcio de Souza/TV Globo

Lúcidi integrou o primeiro elenco de atores da Rádio Globo e fez sua estreia na TV em 1960. Como radialista, comandou, durante 46 anos, o programa “Alô Daisy”, na Rádio Nacional. Foi ainda vereadora e deputada estadual no Rio. Sua última participação em novelas da Globo foi em “Geração Brasil”, em 2014.

FOTOS relembram a carreira da atriz; veja

O neto da atriz, Luiz Claudio Mendes, publicou uma mensagem em uma rede social relembrando a festa de aniversário de 90 anos da artista no ano passado e agradece a todos pelas mensagens recebidas pela família.

"Nesse momento de dor para tanta gente no mundo e tão triste também para nossa família, nos confortamos em saber que ela teve uma vida plena e feliz, cheia de amor, vitórias e realizações, e que seu legado sempre estará presente entre nós!", diz um trecho da mensagem.

Estreia nos palcos aos 6 anos de idade

Daisy Lúcidi Mendes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 10 de agosto de 1929. Seus pais, Clarice Lopez e Quinto Lúcidi, eram de origem portuguesa e italiana.

Bem humorada e vaidosa, era divertida mesmo quando queria parecer ranzinza. Descobriu cedo o talento para a interpretação. Foi acompanhando seu pai nos ensaios de um curso de teatro amador que conquistou seu primeiro papel, aos 6 anos de idade, na peça “Nuvem”, de Coelho Neto, no teatro Dulcina, no Rio.

Em 1941, foi contratada para integrar o elenco infantil da Rádio Tupi. O convite veio do diretor, Teófilo de Barros Filho, durante um concurso de interpretação.

Com a inauguração da Rádio Globo no fim de 1944, passou a fazer parte da equipe de atores das radionovelas já no início de 1945. Foi também na rádio que conheceu seu companheiro, o jornalista esportivo Luiz Mendes, que, à época, comandava o programa “Alô, Rio”.

Não demorou até que a Rádio Nacional, mais importante emissora da época, a chamasse para integrar seu elenco, o que aconteceu em 1953. Participou de séries e novelas de sucesso, que posteriormente foram adaptadas por Janete Clair para a Globo.

Na TV, sua estreia aconteceu em 1960, participando de uma minissérie dirigida por Janete Clair, na extinta TV Rio.

A primeira novela na Globo foi o “Homem Proibido”, em 1967. Também trabalhou em “Supermanoela” (1974), “Bravo” (1975) e o “Casarão” (1976).

Carol Macedo, Daisy Lúcidi e Mariana Ximenes durante gravações da novela 'Passione', de 2010 — Foto: João Miguel Júnior/TV Globo
Carreira no rádio: ‘Alô Daisy’ ficou 46 anos no ar

Embora tenha atuado no teatro, na televisão e no cinema, foi no rádio que se realizou. Depois de consagrar-se como atriz de radionovelas, passou a comandar um programa próprio, em 1971 na Rádio Nacional.

“Meu negócio é o rádio, que é a minha paixão”, dizia.

“Alô Daisy” ficou 46 anos no ar e denunciava os problemas do quotidiano da cidade.

Daisy Lúcidi — Foto: TV Globo
A política e a volta à Globo

Ainda na década de 70, Daisy Lúcidi deixou a carreira de atriz para se dedicar à política, após insistência da então deputada federal pelo Arena, Lygia Lessa Bastos. Foi vereadora e deputada estadual durante 18 anos no Rio.

Mas a vocação artística falou mais alto e 31 anos depois, ela voltou a atuar.

A volta à Globo, foi em 2007, em “Paraíso Tropical”, a convite de Gilberto Braga, autor da novela, que soube por amigos que Daisy Lúcidi tinha deixado a política. Como a encrenqueira síndica Iracema, ela reconquistou a simpatia do público.

Daisy Lúcidi com Mariana Ximenes em cena de Valentina e Clara em "Passione" — Foto: Divulgação/TV Globo
Mesmo em papéis difíceis, ganhava elogios pela interpretação. Em “Passione” (2010), novela de Silvio de Abreu, Daisy viveu a dissimulada Vó Valentina, que explorava as duas netas. A atriz achava graça no sucesso da sua primeira vilã e dizia, rindo, que ia acabar apanhando nas ruas por causa das maldades da personagem.

Em 2013, fez uma participação em “Tapas & Beijos”. A última novela na Globo, foi “Geração Brasil”, em 2014.

Lúcidi dizia que não pensava em parar e que tinha muito amor pela profissão.

“Não há nada melhor que fazer o que se gosta e receber o carinho do povo.”
Daisy Lúcidi era viúva do jornalista esportivo Luiz Mendes, com quem foi casada por 64 anos. A atriz, que teve um filho também já falecido, deixa três netos e quatro bisnetas.

*Por Elza Gimenez, Rogério Coutinho e Cláudia Loureiro, TV Globo e G1 Rio

ALTO OESTE VIVEU UMA NOITE VIOLENTA COM 4 ASSASSINATOS

 Em Martins, aconteceu duplo homicídio, quando houve um intenso tiroteio num posto de combustíveis.
As vítimas foram Licon Silva que morreu próximo ao posto e Francimar morreu na lateral da pista de aviação. 

Em Pau dos Ferros também houve um homicídio. No início da noite de ontem (06) foi assassinado um rapaz conhecido por Naldinho, que havia saído da prisão no ultimo dia 05 de maio.
As informações são de dois homens que chegaram e executaram Naldinho dentro de um dos quartos da casa, quem também foi atingido pelos disparos foi o seu Pai com dois tiros na região do pescoço próximo a nuca e sua mãe com um tiro de raspão na perna.

Em Itaú também aconteceu um crime de homicídio.
A vítima foi o jovem Alisson Micael Silva do Nascimento, que sofreu várias cutiladas de faca no início da noite e não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar em Pau dos Ferros.
De acordo com informações, Alisson foi surpreendido pelo seu algoz, quando fazia o percurso de um lado para o outro da cidade por uma estrada vicinal.

MOSSORÓ-RN: GESTANTE É BALEADA DURANTE CRIMINOSO NO ALTO DA PELONHA

Uma gestante foi baleada no início da noite desta quarta feira 06 de maio de 2020, durante um tiroteio no Alto da Pelonha em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.
A Polícia Militar e o Samu foram acionados e as primeiras informações eram de que ao menos três pessoas teriam sido atingidas pelos disparos. A equipe do Samu encontrou duas vítimas que estavam sendo socorridas pela PM.
Aline Leandra de 22 anos, foi transferida para a ambulância do Samu e encaminhada ao Hospital Tarcísio Maia. O outro paciente recusou atendimento dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e ficou no local. Ainda não há informação sobre a motivação do atentado e quem seria o alvo dos atiradores.


*Fonte: Fim da Linha

REVIRAVOLTA: TRF-5 defere liminar do MEC e suspende nomeação de reitor eleito do IFRN

Foto: reprodução
Após ser publicada nomeação do reitor eleito do IFRN, José Arnóbio, em edição extra do Diário Oficial da União de hoje, seguindo determinação da Justiça Federal do RN, no início da noite o Tribunal Regional Federal da 5ª Região deferiu liminar do MEC e suspendeu o ato, devolvendo o reitor pro-tempore, Josué Oliveira ao cargo.

Confira a matéria completa no site Justiça Potiguar

Reitor eleito do IFRN vai recorrer ao STJ
Vem aí mais um capítulo da novela do IFRN.
O reitor temporário Josué Moreira reassume, de acordo com decisão do TRF-5.
E o reitor eleito, José Arnóbio, que havia sido nomeado de acordo com decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, entra com novo recurso.
O próximo palanque será o Superior Tribunal de Justiça – STJ.


*Thaisa Galvão/JBelmont.


*Do Blog: No Brasil a Justiça é injusta e sem credibilidade.

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] IDOSA DE 84 ANOS ESTÁ CURADA DO CORONAVÍRUS

Dona Conceição perdeu filha para a covid, vídeo mostra emocionante saída da idosa da UTI. 
Boa notícia.
A mossoroense Maria da Conceição de Castro, de 84 anos, recebeu alta hospitalar da UTI SUS, instalada no Hospital Wilson Rosado, na tarde desta quarta-feira (6).
Conceição segue em observação no apartamento da unidade hospitalar.
Ela estava há 20 dias na UTI. É hipertensa e diabética.
Na saída da UTI, os profissionais de saúde comemoraram, e Conceição segurava o cartaz "venci a covid".
Conceição perdeu filha para a covid
Infelizmente, a filha dela, Anaiza Silva de Castro, de 43 anos, com síndrome de down, diagnosticada com coronavírus, faleceu no último dia 21 de abril, em Mossoró. Que descanse em paz.(RELEMBRE)
Confira abaixo o vídeo emocionante da saída de Conceição da UTI.


*Saulo Vale

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

AFASTE de ti o veneno da lisonja.
Não creia naqueles que o elogiam sem motivo.
Prefira ouvir uma crítica honesta, a um galanteio vazio.
A crítica aos nossos atos poderá trazer-nos o alerta de que necessitamos para corrigir-nos.
O elogio fácil nos amolece e ilude.
E nada existe de mais frágil que uma criatura iludida a seu próprio respeito.

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...