Pesquisar este blog

18 abril 2024

Governo do RN deverá convocar candidatos aprovados no último concurso da Fundase

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Governo do Estado que convoque imediatamente candidatos aprovados no último concurso público da Fundase/RN em número suficiente para provimento das atuais vacâncias.

O MPRN levou em consideração o fato que essas vacâncias afetam os recursos humanos da Fundase e implicam prejuízos ao atendimento socioeducativo.

De acordo com a recomendação, a Presidência da Fundase deverá estabelecer critérios de remoção para preenchimento das vagas de analista socioeducativo pedagogo em Natal/Parnamirim.

Em seguida, o Governo do Estado deverá, havendo vagas no interior do Estado como consequência da remoção, realizar nova convocação para preenchimento dessas vagas.

A recomendação leva em consideração, ainda, uma denúncia sobre possível violação de direitos praticada pelo Estado em decorrência da não convocação suficiente dos aprovados no concurso de agente socioeducativo para a Fundase.

O MPRN concedeu prazo de 10 dias úteis para que o Governo do Estado informe sobre as providências já tomadas ou em curso para atender a recomendação, encaminhando a devida documentação comprobatória.

Caso contrário, deve apresentar as razões que impedem o cumprimento do que foi recomendado, sob pena de serem adotadas medidas judiciais cabíveis.


*Mossoró Hoje

CERRO CORÁ/RN: HOMEM MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO NO AÇUDE CATOLÉ

Afogamento foi registrado nessa tarde de quarta-feira (17), no Açude Catolé, localizado na zona rural de Cerro Corá, tendo como vítima a pessoa de Francisco Barbosa (Kadu), residente no sítio DNOCS, zona rural do município.
A polícia Militar foi informada da ocorrência por volta das 16h, que posteriormente acionou o ITEP.
Segundo informações, a vítima participava de um piquenique e terminou se afogando.

MACAÍBA/RN: CAMINHÃO TOMBA NO RECANTO VERDE

Na tarde de quinta-feira (18) chega a informação, que um caminhão acabou tombando.
O acidente teria ocorrido na entrada do loteamento Recanto Verde. Ainda não se tem informações ao certo se existe algum ferido e o que poderia ter provocado o tombamento do veículo.

*CONECTTV

FESTA DE SANTO EXPEDITO: ABERTURA SERÁ AMANHÃ NO BAIRRO BACURAU I!!!!

É amanhã no Bacurau I!!! Devotos e devotas de Santo Expedito, amanhã será a abertura da nossa festa de 2024, e esperamos por vocês para fazermos uma linda festa.

APODI/RN: CHUVA NA NOITE DE QUARTA FEIRA

Na noite de quarta feira, 17 de abril de 2024 caiu mais uma chuvinha na cidade de Apodi/RN.
Veja alguns registros:
Centro da cidade: 16 milímetros;
Bacurau I: 16 milímetros;
Sítio Ponta II: 7 milímetros; e
Sítio Largo II: 4 milímetros.

Polêmica envolve alterações em pesquisa eleitoral em Apodi: mudanças levantam dúvidas sobre a integridade dos dados

No universo político de Apodi-RN, uma pesquisa eleitoral encomendada pelo portal MOSSORÓ NEWS e conduzida pelo Instituto CENPOP se tornou o foco de um intrigante debate após sucessivas alterações em seu registro e publicação. Inicialmente agendada para divulgação em 17 de abril de 2024, a pesquisa foi misteriosamente adiada para o dia 22 do mesmo mês. Mais curioso ainda, o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sofreu uma alteração inusitada, passando de RN-09269/2024 para RN-08821/2024, com a data de cadastramento também sendo modificada para 16 de abril.

Tais mudanças não são triviais e lançam uma série de questionamentos sobre a transparência e a precisão dos procedimentos adotados pelo CENPOP. É imperativo questionar: qual seria o motivo por trás de tais alterações? Seria um simples erro administrativo ou algo mais complexo que busca manipular a percepção pública antes das eleições?

Os dados da pesquisa, que cobriram os dias 9 e 10 de abril, parecem agora desatualizados e potencialmente irrelevantes, especialmente considerando que não refletem o impacto significativo da recente aliança política entre Gyliard Oliveira (PSD) e Agnaldo Fernandes (PT). Este evento é visto como um marco crucial no cenário político local, possivelmente capaz de alterar drasticamente as preferências dos eleitores de Apodi.

O instituto, quando questionado sobre essas inconsistências, limitou-se a alegar erros internos, sem fornecer detalhes que esclareçam as dúvidas levantadas. Isso apenas adiciona combustível às especulações de que possa haver uma tentativa de manipulação ou de influenciar indevidamente o eleitorado, sob a fachada de um equívoco administrativo.

Neste contexto, os cidadãos e os demais stakeholders políticos de Apodi estão justificadamente preocupados com a integridade do processo eleitoral. Eles merecem uma explicação completa e transparente que restaure a confiança na veracidade das pesquisas eleitorais, tão cruciais para a democracia. Afinal, a manipulação de pesquisas pode não apenas distorcer a verdadeira vontade dos eleitores, mas também prejudicar a legitimidade das eleições como um todo.

É essencial que os organismos de controle atuem para assegurar que todas as partes envolvidas na elaboração e divulgação de pesquisas eleitorais operem com a máxima transparência e aderência aos procedimentos legais estabelecidos. Somente assim, a confiança no processo democrático pode ser plenamente garantida.

*Folha Potiguar

18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

"18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles."

"Além dos livros de Monteiro Lobato, o público infantojuvenil conta com outras grandes obras nacionais e internacionais para o seu entretenimento e, acima de tudo, para pensar sobre a realidade. Por exemplo: O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi; O mágico de Oz, de L. Frank Baum; e Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne."

"O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”. Portanto, a data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira."

"Monteiro Lobato (1882-1948) não escreveu apenas para o público infantil. Sua literatura para adultos está inserida no pré-modernismo, período literário que compreende os anos de 1902 a 1922. No entanto, escrever para crianças deu a ele projeção nacional. Principalmente, após a sua morte, quando a série Sítio do Picapau Amarelo foi adaptada para a televisão.

As personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta exploram um mundo de fantasia, que dialoga com personagens e fatos históricos e com o folclore nacional. A série Sítio do Picapau Amarelo é composta pelos seguintes títulos:
  • O saci (1921)
  • Fábulas (1922)
  • Aventuras de Hans Staden (1927)
  • Memórias de Emília (1930)
  • Reinações de Narizinho (1931)
  • Viagem ao céu (1932)
  • História do mundo para as crianças (1933)
  • Caçadas de Pedrinho (1933)
  • Emília no país da gramática (1934)
  • Aritmética da Emília (1935)
  • Geografia de Dona Benta (1935)
  • História das invenções (1935)
  • Memórias da Emília (1936)
  • Dom Quixote das crianças (1936)
  • Histórias de Tia Nastácia (1937)
  • O poço do Visconde (1937)
  • Serões de Dona Benta (1937)
  • O picapau amarelo (1939)
  • A reforma da natureza (1939)
  • O Minotauro (1939)
  • A chave do tamanho (1942)
  • Os doze trabalhos de Hércules (1944)
  • No tempo de Nero (1947)
  • Histórias diversas (1947)

Mulher que levou tio morto em banco tem laudo psiquiátrico, diz defesa

A defesa de Érica de Souza Vieira Nunes, que entrou com um idoso morto dentro de uma agência bancária do Rio de Janeiro para pedir um empréstimo, disse nesta 4ª feira (17.abr.2024) que ela enfrenta problemas psiquiátricos e estava em um “surto psicótico” quando não reconheceu que o homem estava sem sinais vitais no banco.

“No momento oportuno, quando for discutido o mérito da questão, traremos elementos comprobatórios e documentais da idoneidade da Érika. Claro que é chocante em um 1º momento devido às imagens, mas é clara também a idoneidade da Érica em relação a acreditar, ainda que em um surto psicótico, nos dados vitais do Paulo”, disse a advogada Ana Carla de Souza em entrevista ao UOL.

Érica foi presa na 3ª feira (16.abr) depois de entrar com Paulo Roberto Braga, de 68 anos, sem vida em uma cadeira de rodas em agência do Itaú de Bangu, zona oeste do Rio. Segundo Ana Carla, Érica toma medicamentos controlados para lidar com um quadro psiquiátrico e possui laudo médico capaz de comprovar a afirmação.

“Sabemos que há doenças que são altamente psicológicas, outras que transitam para uma questão psiquiátrica e outras que beiram à loucura. Não é o caso dela. [No caso dela] são situações que transitam entre um abalo psicológico e uma questão de medicamentos controlados no campo psiquiátrico”, disse a advogada.

De acordo com Ana Carla, a confirmação da morte do idoso no local foi declarada “prematuramente” pelo Samu e será contestada.

“Acreditamos na inocência da Érica. Temos testemunhas de que o senhor Paulo chegou vivo à agência bancária. Embora tenha sido, de forma prematura, declarada a morte por uma emergência dos bombeiros e do Samu, isso será contestado. Estamos aguardando também a resposta do IML. Também temos provas documentais do abalo emocional da Érica”, afirmou a defesa.

*Fonte: Poder 360

MOSSORÓ/RN: AÇÕES EDUCATIVAS SÃO REALIZADAS NA SEMANA PELA PAZ NO TRÂNSITO

De 15 a 21 de abril, o Programa Vida no Trânsito (PVT), da Prefeitura de Mossoró, promove uma série de atividades educativas. As ações fazem parte da programação da Semana pela Paz no Trânsito, destacando a importância da prevenção aos acidentes e segurança nas estradas.

O PVT desenvolve suas ações em conjunto com diversas instituições parceiras. São blitze, palestras educativas e formativas, reuniões e encontros para discussões de estratégias. Há ainda distribuição de material informativo para um trânsito seguro, conscientizando pedestres e condutores de veículos.

A iniciativa tem o objetivo de despertar na sociedade valores e atitudes corretas que devem ser adotadas diariamente no trânsito para prevenir acidentes e segurança nas ruas e estradas. Além disso, lembrar à população sobre posturas que se deve praticar no dia a dia para redução de acidentes.

A paz no trânsito passa pelo respeito às leis, atores envolvidos no processo, promovendo segurança aos pedestres, condutores e passageiros. A empatia e respeito ao próximo, além de gerar prevenção de acidentes, minimizam riscos físicos, emocionais e financeiros.

*Fonte: Prefeitura de Mossoró

TRIUNFO POTIGUAR/RN: AGRICULTOR DE 58 ANOS É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA DURANTE A MADRUGADA

Por volta das 04hs da madrugada desta quinta-feira, 18 de abril de 2024, a policia militar do destacamento da cidade de Triunfo Potiguar, recebeu a informação de que tiros teriam sido efetuados na casa de Francisco Estevam, área urbana do município.
Ao chegar no local, foi constado pelos policiais que se tratava de uma execução, um homem teve a casa invadida e morto a tiros por elementos ainda desconhecidos. 
A vítima foi identificada como Franciné Medeiros, 58 anos de idade, agricultor.
Nezinw, como era mais conhecido, foi encontrado em um dos quartos da casa, ao lado da cama crivado de balas. As portas da residência estavam fechadas, apenas uma porta que fica nos fundos do muro estava aberta. Acredita-se que os atiradores tinham uma copia da chave. O caso será investigado pela policia civil.

*Conect TV

GARANTIA SAFRA: PAGAMENTO CONTEMPLA MAIS DE 100 MUNICÍPIOS

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) publicou, nesta quarta-feira (17), portaria com uma nova lista de municípios beneficiados pelo Garantia Safra. Assim, o seguro chega para mais 62 municípios do Rio Grande do Norte, beneficiando novas 12.693 famílias agricultoras.

O valor destinado neste momento foi de R$ 15.231.600,00, com contribuição de R$ 1.827.792,00 do Governo do Estado. Esses valores, somados aos da listagem anterior divulgada em março deste ano, totalizam: R$ 30.651.600,00, com contrapartida estadual de R$ 3.678.192,00. São 122 municípios contemplados, e 25.543 famílias assistidas.

O Garantia Safra proporciona a segurança alimentar de agricultores familiares que residem em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes. As agricultoras e os agricultores familiares com renda mensal de até um salário e meio, e que aderem ao programa, têm a garantia de receber o seguro quando há frustração comprovada de 50% ou mais da safra.

O pagamento é disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA). Mas, além da União, o fundo do Programa Garantia Safra é composto por contribuições do Estado, das prefeituras municipais, além de agricultores e agricultoras, com um pagamento de uma taxa por adesão.

“O pagamento do Garantia Safra demonstra o compromisso do Governo do RN — em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com as Prefeituras e com as próprias famílias — com a agricultura familiar. Este programa é uma política pública fundamental, que fortalece a economia local e que, a partir do recebimento do recurso, dá uma garantia de renda mínima para as famílias rurais mesmo com frustração de safra”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar Alexandre Lima.

Assim como foi feito com a primeira listagem de contemplados, os agricultores e as agricultoras receberão o benefício de R$ 1.200,00 pago em uma parcela única. Os pagamentos referentes aos municípios divulgados em março já foram realizados, já dos beneficiados nessa segunda lista será iniciado ainda hoje, 17 de abril, começando pelo NIS com final 1. Em caso de dificuldades para receber, mesmo com o pagamento da taxa em dia e município contemplado, o beneficiado deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social para verificar os dados do seu cadastro.

Vale lembrar que essa nova lista de municípios foi embasada no levantamento sistemático da produção agrícola realizado pelo IBGE e em laudos técnicos fornecidos pela Emater e Prefeituras. Já as cidades publicadas na Portaria do MDA de março foram selecionadas a partir dos indicadores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

*Fonte: Governo do RN