terça-feira, 16 de junho de 2020

MAIS DE 9 MIL SERVIDORES PÚBLICOS NO RN RECEBERAM AUXÍLIO EMERGENCIAL INDEVIDAMENTE

Cruzamento de dados foi feita pela CGU e o TCE no RN e inclui servidores da ativa, aposentado e pensionistas.
Um cruzamento de dados feito pela Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE) apontou que 9.867 servidores públicos estaduais e municipais podem ter recebido o auxílio emergencial de forma indevida. O montante total pago aos servidores foi de quase R$ 6,6 milhões por parcela.
O levantamento consta em um relatório produzido em conjunto pelos dois órgãos datado de 16 de junho e envolve servidores ativos, aposentados e pensionistas. Como critério de cruzamento de dados, foi utilizado o número do CPF. A CGU e o TCE cruzaram os dados de pagamentos do auxílio emergencial com as folhas de pagamento municipais e estadual.
Os resultados desse cruzamento de informações já foram encaminhados ao Ministério da Cidadania para avaliação quanto à eventual suspensão/bloqueio em relação ao pagamento de novas parcelas, bem como para o ressarcimento de parcelas já pagas.
Além disso, cada gestor público terá acesso individualizado às ocorrências de possível prática indevida de servidores do seu órgão, para que tome as medidas cabíveis.
O recebimento indevido do Auxílio Emergencial, mediante a inserção ou declaração de informações falsas em sistemas de solicitação do benefício podem caracterizar crimes de falsidade ideológica e estelionato, além de configurarem possíveis infrações disciplinares a serem analisadas no âmbito do Estado e dos Municípios.
Em todo o o Rio Grande do Norte, o auxílio emergencial foi pago a 1.102.658 potiguares, que representam 31% da população do estado estimada pelo IBGE em 3,5 milhões de habitantes.
Sobre os servidores estaduais, o governo do RN informou, por nota, que não ainda foi notificado do caso. "O governo aguarda notificação dos órgãos de controle da União para eventuais providências. Ressalta, entretanto, que repudia toda e qualquer prática ilícita e reforça o zelo pela legalidade da administração pública", diz a nota.
Uso indevido de CPF
Nos casos em que o servidor suspeite que o seu CPF e dados pessoais foram utilizados de forma indevida para a obtenção do auxílio emergencial, este deverá formular denúncia por meio do Fala.BR e informar essa situação à CGU-Regional/RN, por meio do e-mail: cgurn@cgu.gov.br, ou telefone (84) 3343-4732. Este e-mail também poderá ser utilizado para informar a devolução de valores recebidos indevidamente, ou pode entrar em contato com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Central de Atendimento ao Jurisdicionado (CAJ), pelo telefone (84) 3642-7275, ou pelo e-mail: caj@tce.rn.gov.br, para os mesmos fins.
Os servidores que receberam o benefício de forma indevida podem realizar a devolução dos valores, acessando o canal virtual do Ministério da Cidadania.
*Do G1 RN

APODI-RN: ENCONTRARAM O NOME PARA VICE?

Jonsuellya candidata a vice de Alan Silveira
A médica que virou símbolo do COVID em Apodi foi anunciada ontem pelo prefeito como sendo uma das 4 opções para encabeçar a chapa como vice.
Ela ganhou intensa notoriedade nos últimos meses ao atuar exclusivamente no cuidado aos pacientes infectados pelo Corona vírus em Apodi.
A médica tem feito um trabalho excepcional, ela quem atende pacientes no CESP com COVID, é também quem está 24 horas no hospital regional atendimento exclusivamente pacientes do COVID, é a única médica que se divide em 5 equipes para fazer visitas domiciliares aos pacientes com COVID, e também é quem faz a divulgação das informações do COVID em Apodi, além de ter intensa participação em lives sobre COVID em Apodi.
Jonsuellya Gurgel é filiada ao PSDB, filiou-de em plena crise do COVID, quando já atuava na linha de frente, dia 30/03/2020.
O prefeito Alan Silveira confirmou ontem que Jonsuellya Gurgel, Ivanildo Lima, Heitor Smyth e Railton Diogenes apontam como suas 4 preferências atuais.
Porém, apesar de anunciar quatro nomes, pelo trabalho que vem fazendo a prefeitura em torno do nome de Jonsuellya, ela passa a ser a mais cotada.

*Escrito por: Dr. Diassis Oliveira  

GOVERNO DO RN PRORROGA PARA DIA 24 ABERTURA GRADUAL DO COMÉRCIO

A governadora Fátima Bezerra (PT), em reunião por videoconferência realizada com o setor produtivo, representado pelas entidades afirmou nesta segunda-feira que vai adiar para o próximo dia 24 de junho o plano de reabertura gradual do comércio não essencial, que estava previsto para a próxima quarta-feira (17).
Rio Grande do Norte não atingiu as metas sanitárias para a retomada da economia, prevista para esta quarta-feira (17), conforme publicado no Decreto Estadual nº 29.742, de 04 de junho de 2020, e deverá prorrogar a reabertura gradual das atividades econômicas por mais uma semana (24).
Dentre as alegações apresentadas pela equipe do governo na reunião, para a não autorização da retomada da economia, a principal é o nível de retransmissibilidade do coronavírus, que apesar de se observar uma desaceleração da taxa, os índices observados ainda não atingiram o patamar considerado aceitável, segundo o padrão da Organização Mundial de Saúde OMS), que seria inferior a 1.
“As medidas de intensificação do isolamento social do último decreto, a antecipação de feriados, pelo Estado e por alguns municípios, e o Pacto pela Vida que contou com a adesão da maioria dos municípios potiguares, certamente têm nos revelado bons resultados que poderão ser observados nos próximos dias. Mas, infelizmente ainda não são suficientes para nos dar segurança para a reabertura do comércio”, disse Fátima.
Conforme acertado entre governo e as entidades Fecomércio, Fiern, FCDL e Sebrae, foi planejado um cronograma para reabertura gradual das atividades econômicas. O calendário para a retomada e os protocolos para funcionamento dos estabelecimentos serão definidos em portaria, a ser publicada pelo Governo do RN. 


Ocupação de leitos
A retomada da economia também é condicionada, pelo decreto, à taxa de ocupação de leitos públicos para tratamento da Covid-19. Na última semana em observação, na região Metropolitana de Natal e em Guamaré a taxa foi de 100%; na Região Oeste, 93,4%; e apenas no Seridó ficou abaixo da meta, com 67,7%.
Desde o início da pandemia, o Estado criou e destinou 341 Leitos Covid na rede SESAP (Secretaria de Estado da Saúde Pública), sendo 197 de UTI e 130 leitos clínicos.
A Secretaria da Saúde tem ainda a perspectiva de abrir 206 leitos, sendo 135 de UTI, nos próximos 30 dias, analisando a possibilidade de novos convênios com a rede privada no sentido de ampliação da oferta de leitos Covid.
*Saulo Vale/Passando na Hora 

HOMEM É PRESO APÓS ESTUPRAR E ENGRAVIDAR ENTEADA NO RN

Exame de DNA atesta que homem de 32 anos engravidou adolescente de 13 anos.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) cumpriram, na manhã desta segunda-feira (15), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 32 anos.
Ele foi preso no bairro das Quintas, localizado na Zona Oeste de Natal, pela suspeita da prática do crime de estupro de vulnerável, contra a enteada dele, uma adolescente de 13 anos.
De acordo com a investigação, a vítima teria engravidado em decorrência dos atos sexuais praticados pelo suspeito. Após a realização do teste de DNA, foi constatado que o homem é de fato o pai da criança.
Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.
*Agora-RN

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTO COM QUEIXA DE ROUBO

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, na área do 2°DPRE-Mossoró, sendo as guarnições do TOR e DD, quando em patrulhamento nesta data 15 de junho de 2020 (segunda feira ) Serviço Ordinário, após informação de popular, conseguiram recuperar em um matagal, localizado por trás da Concessionária Jeep, uma moto com queixa de roubo, sendo a mesma entregue na Delegacia para a adoção dos procedimentos cabíveis.
2°DPRE(CPRE) Mossoró/RN.
🚧 Educar e Proteger 🚦


*Passando na Hora 

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DIVULGADO DO NOVO CORONAVÍRUS

Os índices do Novo Coronavírus (COVID-19) em Apodi continuam altos.

CARAÚBAS-RN: PREFEITO PRORROGA DECRETO DE LOCKDOWN POR MAIS 7 DIAS

Na manhã desta segunda-feira (15) o prefeito de Caraúbas, Juninho Alves, anunciou a prorrogação do decreto de lockdown no município por mais 7 dias. O anúncio foi feito por meio de uma publicação na conta pessoal dele no Instagram.
Caraúbas estava passando por bloqueio total desde a quarta-feira (10). Apesar de não ter sido registrado nenhum óbitos provocado pela Covid-19 no município, a prefeitura adotou a medida como forma de prevenir a disseminação da doença.
Nesta segunda, o gestor agradeceu a população da cidade e os comerciantes por terem aderido maciçamente e respeitado o isolamento. Também agradeceu aos profissionais de saúde e aos envolvidos na fiscalização do decreto.
Em seu pronunciamento, o gestor explicou que, embora os primeiros dias de lockdown tenham tido ótimos resultados, estende o decreto para aumentar a margem de segurança com relação a contaminação e, assim, conseguir um número maior de pessoas curadas no município.
“Pedimos que mantenham esse espírito de amor e coletividade por mais 7 dias, afim de que possamos ter uma margem de segurança maior e um maior número de curados para poder, aos poucos, retornar à vida normal, até que tenhamos uma segurança de 100%. [...] não são dias fáceis esses que enfrentamos e não é uma exclusividade de ninguém. Todos, de um jeito ou de outros estamos sofrendo com essa pandemia. Porém, as medidas precisam ser tomadas para que não haja agravamento e, nesse momento, a avaliação da Comissão de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e dos profissionais de saúde é de que devemos estender por mais uma semana o lockdown, para só então começarmos uma retomada”, disse o prefeito.
O novo decreto vale até o próximo domingo, dia 21 de junho.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO  maltrate os animais!
São também filhos de Deus e irmãos nossos menores, que não adquiriram a faculdade do raciocínio abstrato.
Mas são amigos que precisam de nossa ajuda e carinho.
Não lhes imponham trabalhos demais. Alimente-os bem. Trate-os em suas enfermidades.
Faça com que essas criaturas de Deus, que dependem de você, o mesmo que vocêgosta de receber dos Anjos do bem.

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...