Pesquisar este blog

25 maio 2021

APODI-RN: MORRE MÃE DE ZECA DOS CAMARÕES, AOS 96 ANOS

É com tristeza, que noticiamos o falecimento de Angélica Maria da Conceição, 96 anos de idade, ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 25 de maio de 2021.
Angélica, era a mãe do Senhor Zeca dos Camarões, que faleceu no sábado (22), vítima da Covid-19. Também era irmã de minha bisavó.
Devido os riscos da pandemia, a família resolveu providenciar o sepultamento, ainda hoje.
Que Deus conceda o descanso eterno a Angélica e conforte todos os familiares!

MOSSORÓ-RN: MOROTISTA PERDE CONTROLE, E TOMBA CARRETA NA BR 110 ESTRADA DE UPANEMA-RN. ELE FOI SOCORRIDO EM ESTADO GRAVE PARA O HRTM E NÃO RESISTIU

O motorista de uma carreta, Claudieliton Pinheiro de Oliveira, natural de Paraú, foi socorrido em estado grave, na tarde desta terça feira 25 de maio de 2021, pela ALFA 01 do SAMU em estado gravíssimo, Segundo o médico intervencionista do Suporte Avançado, e morreu ao dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Ele foi levado com traumatismo craniano encefálico. No local, de acordo com as primeiras informações, na altura do KM 68 da BR 110, sentido Mossoró para Upanema-RN, ele teria perdido o controle da direção e tombou a carreta no barranco ao lado da BR.
Não se sabe ainda o que teria provocado o acidente. Se foi algum animal na pista, se ele passou mal, ou até mesmo cochilou ao volante. Bombeiros foram chamados para apoiar e retirar a vítima das ferragens. A PRF também foi acionada para o local, para realizar os trabalhos de perícia e identificar as causas do acidente. O mesmo não resistiu e morreu no HRTM.

*Passando na Hora 

TIBAU-RN: MULHER MORRE VÍTIMA DE ATROPELAMENTO EM TIBAU-RN. UMA CRIANÇA E OUTRA MULHER ESTÃO EM ESTADO GRAVE NO HOSPITAL

A jovem Arília Silva morreu no final da tarde desta terça feira 25 de maio de 2021, na Cidade Praia de Tibau-RN, distante cerca de 42KM de Mossoró.

Segundo com informações ela era funcionária do CACIM na cidade. Ela empurrava uma bicilcleta na companhia de outra mulher e uma criança, em uma estrada carroçável no sentido Tibau, Vila União, já no estado vizinho Ceará, quando foram atropeladas por um veículo ainda não identificado.

O motorista teria fugido do local sem prestar socorro as vítimas. A criança seu sobrinho, foi levada para o Hospital da cidade e seu estado de saúde é considerado grave. Assim como a mulher que é sua cunhada inspira cuidados. Como já faz parte do Ceará, o IML do Ceará foi acionado pela PM do Rio Grande do Norte. Aos seus familiares meus sinceros votos de pesar.

*Passando na Hora 

COVITE MISSA DE 7º DIA


Rio Grande do Norte ultrapassa as 6 mil mortes por Covid-19

Ivonete Peixoto do Nascimento Santos, de 60 anos, perdeu a vida nesta última segunda-feira (24) para a Covid-19 no município de Pendências, no interior do Rio Grande do Norte, morrendo no mesmo dia da irmã, que morava em Fortaleza. 

Nesta mesma data, o secretário de Turismo do município de Tenente Ananias, Juciano Silveste, de 44 anos, também não resistiu às complicações da doença no estado. 

Os dois se juntaram a mais uma triste estatística no território potiguar. Nesta terça (25), o Rio Grande do Norte ultrapassou as 6 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Ao todo, são 6.002 óbitos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e o estado ainda tem 1.255 em investigação. 

O número chega 40 dias depois do estado ter atingido os 5 mil óbitos, em 15 de abril. Essa é a segunda evolução mais rápida: das 4 mil para as 5 mil mortes, foram 29 dias de diferença.
Quando o estado pulou das primeiras 1 mil mortes registradas, em 30 de junho, para as 2 mil, em 11 de agosto, foram 43 dias, no terceiro maior período registrado. O maior espaçamento aconteceu entre 11 de agosto e 3 de janeiro, quando se passaram 187 dias para o estado avançar de 2 mil para 3 mil mortes. 

O avanço da doença em 2021 é notório. Nesta última segunda-feira (24), o Rio Grande do Norte superou em 2021, com apenas cinco meses, o número de mortes pela doença na comparação com todo o ano de 2020. 

Abril, com 953 mortes, e março, com 922, foram os meses mais letais da pandemia no estado. Maio, com 25 dias, tem 542 e já o quinto mês mais fatal e o com mais casos confirmados.


Momento atual 

O Rio Grande do Norte está atualmente com 98% de ocupação estado dos leitos públicos de UTI - o estado está acima dos 90% desde o dia 1 de março, segundo o Regula RN, com exceção em dois dias apenas, quando bateu 89%. 

Nesta terça-feira, 89 pacientes que necessitam de internação aguardavam um leito de UTI na fila de espera (entenda aqui por que há pacientes na fila mesmo sem a taxa de ocupação atingir os 100%). 

O cenário é crítico, segundo os especialistas. "A gente teve uma subida muito rápida em 2020, atingindo o pico no início de junho e uma queda também um pouco acentuada, entrando numa certa normalidade no início de agosto. Em 2021, a gente tem vivido desde o final de fevereiro com mais de 1 mil casos por dia, ocupação nas UTIs acima de 90% também. Então, hoje, o cenário está muito mais crítico, na verdade", disse o pesquisador Rodrigo Silva, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN). 

A subida na curva da contaminação e das mortes é aliada à preocupação quanto ao número de leitos disponíveis. 

"Estamos com 400 leitos de UTI, o que é uma estrutura extremamente robusta, liberando cerca de 40 a 60 leitos por dia, para internação. E mesmo assim, a demanda, principalmente em leitos críticos, tem se mantido num patamar que impede a internação de todos", disse o epidemiologista Ion de Andrade. 

"Isso é extremamente preocupante por que mesmo que a pandemia não piore, se mantiver o fluxo atual de casos novos, do internamento, nós teremos a manutenção de uma situação como essa, de 10 a 20 pacientes novos em fila. E quando é que isso termina? Não sabemos. Então, isso é muito preocupante, porque se as condições se mantiverem como estão até junho e julho nós teremos aí uma uma crise assistencial que não vimos ano passado", acrescentou.  

'Estamos no limite', diz secretário 

O secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, afirma que a capacidade de ampliação do sistema de saúde está praticamente esgotada, por causa das limitações de pessoal e de insumos, como kits intubação, por exemplo. O secretário voltou a defender medidas de restrições. 

"Nós estamos já no limite hoje. Porque se nós temos quase cem pacientes em filas de espera, não precisa esperar junho, a gente já está em uma situação de saturação, de quase colapso. Isso exige medidas desde já, como a gente vem alertando e recomendando já há algumas semanas", afirmou em entrevista à Inter TV Cabugi. 

"Não temos possibilidade de abertura de novos leitos porque isso envolve equipamentos, insumos médicos, pessoal. Nós estamos no limite. A alternativa que nós temos é evitar a procura de leitos fazendo restrição de circulação, usando medidas de proteção, intensificando as ações de vigilância e controle de isolamento dos sintomáticos para que a doença diminua o seu contágio". 

Evolução das mortes  

A primeira morte por Covid-19 no Rio Grande do Norte foi registrada no dia 28 de março.
O estado ultrapassou à marca das 1 mil mortes por Covid-19 no dia 30 de junho.
Em 11 de agosto, o estado ultrapassava as 2 mil mortes pela doença.
Em 3 de janeiro, o RN chegou às 3 mil mortes por Covid-19.
O estado passou das 4 mil mortes no dia 17 de março.
No último dia 15 de abril, o estado chegou às 5 mil mortes.
Nesta terça-feira (25), o estado passou das 6 mil mortes.

*Do G1 RN 

Roubo de veículos tem redução nas maiores cidades da Grande Natal

O número de roubo de veículos nas quatro maiores cidades da grande Natal (RN) apresentou redução nos primeiros quatro meses de 2021. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) apontam que as cidades de Natal (RN), Parnamirim (RN), São Gonçalo do Amarante (RN) e Macaíba (RN) tiveram diminuição no comparativo com o ano de 2020.

Com base em estatísticas de registros da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine) da SESED, houve uma queda no número de roubos de veículos nas maiores cidades do Estado. Em Natal, de janeiro a junho deste ano foram registrados 406 ocorrências de roubos veiculares, contra 610 do mesmo período em 2020, uma redução de 33,5%. 

Na cidade de Macaíba, o índice neste tipo criminal sofreu queda em 25,3%, caiu de 63 ocorrências em 2020 para 47 neste ano. A redução também foi apontada em São Gonçalo do Amarante, de 55 registros nos primeiros quatro meses do ano passado para 43 em 2021, queda de 21,8%. Os dados da Polícia Civil também mostraram diminuição em Parnamirim, de 220 roubos de veículos nos primeiros quatro meses de 2020 para 174 no mesmo período deste ano – o que significa uma redução de 20,9%.

De acordo com a delegada gera da Polícia Civil, Ana Claudia Saraiva, o resultado destes números tem relação direta com o trabalho intensificado por parte da segurança pública estadual. “A Polícia Civil, por meio da DEPROV e das delegacias municipais, tem intensificado as investigações e operações relativas a roubos a veículos, investindo em inteligência policial para identificação e responsabilização dos autores. A partir da análise da incidência dos crimes, tem sido possível direcionar as ações para um combate mais eficaz.” 

Pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o Comandante Geral da instituição, Coronel Alarico Azevedo, também atribui a diminuição dos índices ao trabalho incessante por parte da tropa policial militar, que dá cumprimento às estratégias policiais de enfrentamento a esta modalidade criminosa.  

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

APODI-RN: 13 PACIENTES RECEBERAM ALTA HOSPITALAR

Apesar de dias tenebrosos, com vários óbitos na cidade de Apodi nos últimos dias, o Hospital Regional Hélio Morais Marinho concedeu alta a 13 pacientes que estavam internados.

Uma vitória, para quem vence a doença e muita alegria para os familiares.

Morando em estados diferentes, irmãs morrem no mesmo dia de Covid-19

Duas irmãs que moravam em estados diferentes morreram no mesmo dia por Covid-19, no Rio Grande do Norte e no Ceará. O caso aconteceu nesta segunda-feira (24). 

Ivonete Peixoto do Nascimento Santos, de 60 anos, e Izolda Peixoto do Nascimento Pinheiro, de 51, eram naturais de Pendências, no Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. O município é um dos que vive alta de casos no estado.

Segundo o sobrinho das duas mulheres, o advogado Airton Luz, de 30 anos, ambas pegaram a doença no mesmo período, mas em estados diferentes. 

Ivonete, conhecida como Nininha, era professora aposentada e morava no município potiguar. Já Izolda era pastora evangélica e acompanhava o marido no ministério em Fortaleza, no Ceará. 

Ambas pegaram a doença no mesmo período, precisaram de internação e morreram no mesmo dia, segundo Airton. "Recebemos a notícia do falecimento das duas quase na mesma hora, ontem à tarde", contou. 

Ainda de acordo com Airton, as tias ficaram doentes há pouco mais de 30 dias. Ivonete, que era diabética, precisou ser internadas cerca de dois dias depois, foi transferida para Mossoró e ficou intubada na UTI do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. 

Já Izolda ficou isolada em casa, no Ceará, por sete dias, mas começou a tossir, teve baixa da saturação e também precisou ser internada em um hospital privado, mas não resistiu nesta segunda-feira (24). 

Outros familiares também ficaram doentes no período. "Minha mãe, meu irmão, o marido da minha tia Nininha também pegaram, mas estão bem", conta o advogado. As duas mulheres, porém, tiveram a doença de forma mais grave. 

"Elas saiam pouco de casa, estavam mais isoladas. A situação aqui na região está difícil. Hoje um colega, advogado também faleceu", contou Airton Luz. "A família está triste com a grande perda, mas crendo que Deus está no controle de todas as coisas e que nesse momento minhas tias estão ao lado do pai", disse. 

A Câmara Municipal de Pendências publicou uma nota lamentando o falecimento das irmãs e também do colega de Airton, Iran Filho. A prefeitura suspendeu as atividades presenciais na rede de ensino em luto pelo falecimento da professora aposentada Ivonete. 

Segundo boletim municipal publicado nesta segunda-feira (24), o município registra mais de 1.100 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 41 pessoas estão em tratamento. 

Ao todo, 29 óbitos foram registrados na cidade, cuja população é estimada em cerca de 15 mil habitantes pelo IBGE. 

A prefeitura do município é uma das que discutem com o governo do estado a publicação de um decreto com medidas mais restritivas para o Vale do Açu e para a região Central potiguar. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI na região Oeste é de 100% e 37 pessoas aguardavam um leito, na região, no início da tarde desta terça (25). 

*Do G1 RN 

SERRA DO MEL-RN: PRESIDENTE DA CÂMARA "THIAGO FREITAS" ESTEVE COM O DIRETOR DA ESCOLA LEGISLATIVA DO RN

O Presidente da Câmara municipal, vereador Thiago Freitas falou: 

"Estive com o Diretor da escola da Assembleia. Com a criação da escola Legislativa a nível Municipal parcerias de viabilização de capacitação serem imprescindíveis e, a escola da Assembleia como bem se disponibilizou o seu diretor João Maria, irá proporcionar capacitações do quadro de funcionários e em várias outras áreas, ampliando, desta forma a qualidade no serviço público".
#MandatoAServiçoDoPovo
#MandatoPopular

FIQUE SABENDO!

APODI, DIFÍCIL DE NASCER E COMPLICADO PARA MORRER

O município de Apodi vive um momento complicado. Não existe um local certo para nascer, porque a maternidade foi fechada há anos. Criaram a COMAD no Hospital Hélio Morais Marinho, onde os partos só poderiam acontecer nos finais de semana. Com o avanços dos casos de Covid-19, a COMAD teve as atividades suspensas.

Um outro problema, que vem se arrastando há anos é o cemitério. Para se realizar os sepultamentos em Apodi, está complicado, pois os dois cemitérios estão superlotados e a população clama pelas autoridades, para se ter direito a enterrar os entes queridos. 

Apodi vive essa dificuldade, para nascer e para morrer.

CONVERSA DE PESSOA EXPERIENTE

Um dia desses, conversando com um senhor experiente, ouvi ele falar uma coisa, interessante: "O nosso Presidente não é ruim. Ele é doido". 

Às vezes chegamos à conclusão, que o Senhor Presidente, Bolsonaro é realmente um cidadão imprevisível.

PANDEMIA EM APODI

A pandemia é um assunto que todos opinam. Atinge a população mundial e Apodi, não é diferente.

Muitos querem saber de tudo, criticam, elogiam. É um momento de pavor. Todos querem acertar.

MOSSORÓ-RN: 57ª MORTE VIOLENTA EM 2021 - HOMEM É MORTO A TIROS NA MAÍSA

A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio na manhã desta terça feira 25 de maio de 2021 , em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A ação criminosa ocorreu na Comunidade Maísa Zona Rural de Mossoró.

De acordo com as primeiras informações, a vítima identificada como Alberto André de Oliveira, 26 anos de idade natural de Pau dos Ferros-RN, foi surpreendida e morta a tiros dentro de uma oficina de motos onde trabalhava como mecânico.

Segundo informações, a vítima estava trabalhando quando o atirador que chegou sozinho e a pé encapuzado, mandou que as pessoas saíssem do local e em seguida começou a atirar em direção ao mecânico que morreu na hora.

A Policia Militar isola o local aguardando as equipes do ITEP e da Delegacia de homicídios de Mossoró para realizarem os procedimentos no local e o recolhimento do corpo.

*Passando na Hora

TENENTE ANANIAS-RN: MORRE SECRETÁRIO DE TURISMO, VÍTIMA DA COVID-19

O secretário de Turismo do município de Tenente Ananias, Juciano Silveste, de 44 anos, é mais uma vítima da Covid-19 no RN. Ele morreu na noite desta segunda-feira (24). 

Juciano estava internado desde o dia 17 de maio no Hospital Gilselda Trigueiro, em Natal. 

Ele nasceu em Tenente Ananias, já foi vice-prefeito da cidade, e atualmente estava como secretário de turismo. De acordo com familiares, ele não tinha comorbidade. 

A Prefeitura de Tenente Ananias emitiu nota de pesar pela morte de Juciano. De acordo com a prefeitura, a cidade registra 810 casos confirmados de Covid-19 e 22 mortes pela doença. 

Juciano deixa dois filhos pequenos. O sepultamento acontece por volta das 16h desta terça (25), em Tenente Ananias. 

*Do G1 RN

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM

MOSSORÓ-RN: PREFEITO ALYSON BEZERRA NÃO VAI MUDAR DE PARTIDO

Nada de PSD como chegou a ser especulado. O Prefeito de Mossoró (RN) Alysson Bezerra vai continuar no Solidariedade. E a tendência é a de apoiar Kelps Lima para Deputado Federal nas eleições de 2022.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

EXPULSE de seu espírito todas as lembranças tristes.

Será que remoer os erros vai conseguir sarar o mal que já houve?

Não!

Quanto mais resolver em seu coração as tristezas do passado, mais vai sofrer, sem resultado nenhum.

Dirija sua mente às recordações alegres, aos momentos felizes, aos fatos agradáveis do passado.

Acenda a luz, para que as trevas desapareçam.