Pesquisar este blog

07 março 2023

MOSSORÓ-RN: ACIDENTE DEIXA MULHER GRAMENTE FERIDA NA BR-304, SAÍDA PARA FORTALEZA

Dayane Cristine Lopes dos Santos
, de 40 anos e natural de São Gonçalo, Rio de Janeiro, estava dirigindo um veículo Gol saindo de Mossoró pela BR 304 em direção ao bairro Nova Mossoró, quando colidiu na lateral de uma carreta tanque que vinha no sentido oposto. A causa do acidente ainda não foi determinada, mas suspeita-se que uma ultrapassagem forçada possa ter sido a motivação.
O trágico acontecimento se deu na tarde desta terça-feira, dia 7 de março de 2023, em frente à concessionária Mercedes Benz. Dayane ficou presa nas ferragens e sofreu ferimentos graves, necessitando de resgate pelo Corpo de Bombeiros. Após ser retirada do veículo, foi entregue ao Samu e levada para o Hospital Tarcísio Maia.

*Informação: O Câmera

RN tem 333.509 consumidores sem acesso à tarifa social de energia por falta de inscrição; veja quem tem direito

O Rio Grande do Norte tem 333.509 consumidores sem acesso à tarifa social de energia por falta de inscrição. A informação foi divulgada pela Neoenergia Cosern.

Em 2022, 409.212 clientes tiveram acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) - que isenta em até 100% o valor da conta de luz para quilombolas e indígenas e em até 65% para consumidores de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse número, porém, poderia ter sido ainda maior.

“A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício concedido pelo Governo Federal e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Todos os meses, fazemos uma varredura a partir dos dados dos nossos clientes em todo o Rio Grande do Norte e fazermos inserções automáticas no benefício. Existem casos, porém, que não conseguimos fazer isso pois o CPF cadastrado na conta é diferente do CPF da pessoa inscrita no CadÚnico ou no BPC. Nesses casos, essas pessoas precisam nos procurar e solicitar o benefício”, explica a supervisora de Faturamento e Cadastro da Neoenergia Cosern, Juliana Araújo.

Para participar da Tarifa Social e receber o benefício, a pessoa precisa possuir o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (BPC/LOAS) atualizados. Caso esteja desatualizado, é preciso se dirigir ao Centro de Referência e Ação Social (CRAS) mais próximo de sua residência para regularizar a situação no CadÚnico do Governo Federal. Quem não possui o NIS ou NB (BPC/LOAS), mas tem uma renda menor do que meio salário-mínimo por pessoa na residência, também pode obter o número no CRAS.

Quando o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário e portador do NIS ou NB (BPC/LOAS), a Neoenergia Cosern faz a inscrição automaticamente. Porém, quando a titularidade está no CPF de outra pessoa, não tem como fazer a inscrição automática. A partir deste momento, é necessário que o cliente procure a distribuidora para que receba o benefício. A inscrição é simples, rápida e pode ser feita por meio do WhatsApp da Neoenergia Cosern (84 3215 6001), site oficial pelo telefone 116, Lojas de Atendimento ou em um dos pontos de atendimento da empresa espalhados por todo o Estado.

Apenas com a numeração em mãos, o cliente pode solicitar o benefício da TSEE à concessionária. Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. Importante ressaltar que o desconto não é cumulativo. Caso duas pessoas possuam o NIS ou o NB, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social.

Quem tem direito à tarifa social de energia?
  • Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS - Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;
  • Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos;
  • Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício. Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE em apenas uma unidade consumidora.
*Do G1 RN

APODI-RN: NOSSO AMIGO DIVAN ESTÁ PRECISANDO DA NOSSA AJUDA!!!

Campanha em prol do nosso Amigo Jozeilton Bezerra de Morais, mais conhecido como Divan, o mesmo precisa fazer uma cirurgia para retirada de um rim com urgência, valor 13mil reais.
Pix
CPF: 01271951495
Joseilton Bezerra de Morais

PROFESSORES DA REDE ESTDUAL EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os professores da rede estadual de ensino entraram em greve nesta terça-feira (7). A reivindicação principal da categoria é o reajuste de 14,9% referente ao novo piso salarial anunciado pelo Ministério da Educação no início deste ano.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte), as propostas feitas pelo governo do RN até o momento foram consideradas insuficientes.

Piso salarial dos professores: entenda como funciona e se estados e municípios são obrigados a seguir reajuste

O indicativo de greve foi aprovado na sexta-feira (3) e os profissionais retornaram às salas de aula nesta segunda (6) para comunicar à comunidade escolar sobre a paralisação e os motivos dela.

Em nota nesta segunda, o Sinte disse que aceitou, em 2022, "uma proposta parcelada, que trouxe perdas à categoria, com a implantação em 2 vezes do retroativo programado para iniciar janeiro deste ano" e que "o governo não cumpriu com o pagamento em janeiro, conforme prometeu, adiando para março"

Segundo o sindicato, "a nova proposta do governo, mais uma vez, aponta para a implantação de retroativo no ano seguinte, em pelo menos 8 parcelas a partir de maio de 2024". O Sinte alega que "o reajuste do ano anterior já está sendo utilizado para justificar a inviabilidade do pagamento" de 2023 e que não pode "aceitar que esse seja o argumento do governo no ano de 2024".

"É necessário que o governo aponte para uma proposta que contemple a categoria, resgatando o pagamento do piso para o ano de sua aplicação", cita a nota.

A categoria diz que também cobra o envio à Assembleia Legislativa dos projetos que visam instituir um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para trabalhadores da educação, além de melhorar as escolas de tempo integral e garantir as gratificações de diretores e vices a partir do porte das escolas.

Em nota, o Governo do RN lamentou a decisão da categoria pela deflagração da greve e afirmou que continua aberta a negociação. "Destaca-se que o RN é um dos poucos estados brasileiros que consegue apresentar uma proposta executável levando em consideração toda a tabela salarial e a paridade entre ativos e aposentados", diz a nota.

*Do G1 RN

PF investiga fraude na contratação de plantonistas para o combate à Covid em Canguaretama

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (7) a Operação Coração Rompido que apura os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e dispensa indevida de licitação na prefeitura de Canguaretama.

Cerca de 40 policiais federais cumprem 10 mandados judiciais de busca e apreensão nesta manhã nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Jucurutu.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram em 2022 quando se detectou uma montagem do processo de contratação de empresa para prestação de serviços de plantonistas no combate a Covid, pela prefeitura de Canguaretama, no montante de R$ 640 mil, com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O g1 não conseguiu contato com a prefeitura de Canguaretama.

Ainda segundo a PF, a investigação comprovou, além da irregularidade na contratação, o pagamento de vantagem indevida ao então prefeito de Canguaretama, por intermédio de terceiros.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, dispensa indevida de licitação e lavagem de dinheiro e, se condenados, poderão cumprir penas superiores a 9 anos de reclusão.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: 26ª MORTE DE FORMA VIOLENTA EM 2023 - HOMEM QUE FOI BALEADO NA FAVELA DO FIO NO DIA 11 DE FEVEREIRO MORRE NO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA

Antônio Marcondes de Souza
, natural de Caraúbas e com 35 anos de idade, foi baleado juntamente com outras duas pessoas em um bar dentro da favela do Fio, na região do Abolição IV em Mossoró, no dia 11 de fevereiro de 2023. Infelizmente, Marcondes não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada desta terça-feira, 07 de março, no Hospital Regional Tarcísio Maia.
Ainda não se sabe o motivo do atentado que culminou na morte de Antônio Marcondes. As outras vítimas também foram socorridas para o Hospital Tarcísio Maia e não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

*Informação: O Câmera

PF abre inquérito para apurar entrada de joias recebidas pelo governo Bolsonaro

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a tentativa da comitiva do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro de entrar ilegalmente com joias milionárias no país. O caso vai ficar em São Paulo, com a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários.

A entrada das joias no país foi revelada inicialmente pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, na sexta-feira (3). A TV Globo confirmou as informações.

Em outubro de 2021, uma comitiva do governo, comandada pelo ex-ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, voltou de uma viagem oficial à Arábia Saudita com joias na bagagem.

Os itens foram presente do governo saudita e iriam para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Somadas, as joias chegam a R$ 16,5 milhões.

As joias estavam na mochila de um assessor de Bento Albuquerque. No aeroporto de Guarulhos, o assessor tentou passar pela alfândega na fila do “nada a declarar”. Só que, pela lei, ele deveria ter declarado as joias e ter pagado uma taxa de 50% do valor. Ou seja, R$ 8,25 milhões.

Como não houve pagamento, os fiscais da Receita retiveram as joias. O governo Bolsonaro fez pelo menos 8 tentativas de reaver os itens, acionando inclusive outros ministérios e também a chefia da Receita.

*Do G1

RIO GRANDE DO NORTE TEM BAIXA PROCURA PELA VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19

Pouco mais de quatro mil pessoas foram vacinadas em todo o Rio Grande do Norte (RN) com a vacina Pfizer Bivalente, contra a Covid-19. Essa etapa de imunização é destinada para pessoas acima de 60 ou imunossuprimidos.
Ao todo, o RN recebeu 32 mil e 400 doses para serem aplicadas.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

SEM esforço de nossa parte, jamais atingiremos o alto da montanha.
Não desanime no meio da estrada: siga à frente, porque os horizontes se tornarão amplos e maravilhososà medida que for subindo.
Mas não se iluda, pois só atingirá o cimo da montanha se estiver decidido a enfrentar o esforço da caminhada.