Pesquisar este blog

19 abril 2023

RIACHO DA CRUZ-RN: MORRE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, GLEDDSON ANTÔNIO

Na noite de terça-feira (18/04) as redes sociais do município de Riacho da Cruz/RN divulgaram o falecimento do secretário municipal de saúde, o senhor Gleddson Antônio de Oliveira Dias, 60 anos. O mesmo assumiu a pasta já na equipe de transição do prefeito Marcos Aurélio em 2021, atualmente o mesmo estava morando em Riacho da Cruz, e lamentavelmente veio a óbito por consequência de um ataque fulminante.
Em suas redes sociais, o prefeito Marcos Aurélio destacou o trabalho que o mesmo realizou no município, sempre com muita honestidade competência, onde agradeceu e se solidarizou com a família.
Pelas redes, percebe-se grande tristeza da população que nesses dois últimos anos puderam conviver com Gleddson, nossos profundos sentimentos e condolências aos familiares.

*Fonte: Blog Foto Certa

PF prende no Paraguai foragido apontado como um dos líderes dos ataques no RN

A Polícia Federal do Mato Grosso do Sul, em ação conjunta com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), prendeu nesta quarta-feira (19) um dos 10 criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte.

Klever Lucas Paz de Oliveira, o Klevinho, foi capturado na cidade fronteiriça de Pedro Juan Caballero, no bairro de Virgen de Caacupé. De acordo com a PF, ele é apontado como uma das lideranças responsáveis pela série de ataques ocorridos no RN em março.

Klevinho é alvo de três mandados de prisão. Além de ser um dos líderes da principal facção criminosa do Rio Grande do Norte, ele também era responsável por ações no estilo ‘Novo Cangaço’: mega-assaltos a bancos e carros-fortes que fazem uso de armas de grosso calibre.

Klevinho também tem envolvimento no tráfico de drogas na região Nordeste e foi citado na Operação Senhor das Armas, que desarticulou uma organização criminosa especializada no comércio ilegal de armas de fogo.

De acordo com a PF, Klever de Oliveira esteve nos últimos meses nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Acre, Mato Grosso do Sul e Pará. Segundo a Senad, seu objetivo era coordenar o tráfico de drogas e armas na região de fronteira.

Em março, o Rio Grande do Norte foi palco de uma série de ataques em ao menos 34 cidades do Estado, inclusive sua capital, Natal. Ônibus foram incendiados, assim como bases da polícia e órgão públicos acabaram atacados, após ordens serem dadas pela principal facção criminosa do estado. As ordens teriam sido disparadas de dentro do sistema penitenciário local, como reação a ações policiais e abarcavam também exigências quanto a melhorias nas prisões. A Força Nacional precisou ser enviada para controlar a situação.

*Fonte: O Globo

POLÊMICA: Ministro Gonçalves Dias pede demissão do GSI após divulgação de vídeo do 8 de janeiro

O general Gonçalves Dias pediu nesta quarta-feira (19) demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O pedido ocorre após vídeo mostrando o ministro no Palácio do Planalto durante invasões golpistas de 8 de janeiro.

O pedido foi feito após reunião com Lula e chefes de outras pastas, no Palácio do Planalto.

A atuação do GSI durante os atos de 8 de janeiro, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, é alvo de críticas.

A presença e a atuação de Dias no Palácio do Planalto, sede do Executivo, no dia dos atos foi divulgada em vídeo pela CNN Brasil.

As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro trecho mostra servidores do órgão entregando água aos vândalos.

Em nota, o GSI afirmou que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”.

Envolvimento de militares com atos

O GSI, formado majoritariamente por militares, é o órgão responsável pela segurança das instalações da Presidência da República. Até o início de 2023, também fazia a segurança pessoal do presidente e de seus familiares.

Mas Lula decidiu ter sua segurança composta por policiais federais, alguns que já o acompanharam durante a campanha presidencial.

Lula e boa parte do governo tem receio da atuação de militares no núcleo da administração federal. A quantidade de militares que participaram do governo Bolsonaro deixou a impressão no governo petista de que parte das Forças Armadas assumiu uma atuação ideológica.

Vídeos gravados durante o dia 8 de janeiro mostram, por exemplo, o então comandante do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) pedindo uma atuação mais branda da Polícia Militar do Distrito Federal com os invasores.

*98 FM de Natal

AMEAÇA NA CÂMARA: [VÍDEO] Eduardo Bolsonaro parte para cima de deputado que disse que facada foi fake: “Te enfio a mão na cara e perco o mandato”

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) partiu para cima do deputado Marcon (PT-RS) depois que o petista questionou se a facada sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi real. A confusão aconteceu durante uma sessão da Comissão do Trabalho, na Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (19).

O deputado petista afirmou que não viu sangue após a facada em Bolsonaro, que aconteceu durante um evento de campanha de 2018, em Juiz de Fora. A facada foi confirmada por duas equipes médicas que atenderam o ex-presidente.

Eduardo xingou Marcon e partiu para cima do parlamentar, sendo contido por colegas de comissão. “Olha o nível de provocação. Dar uma facada no seu bucho, quero ver o que você vai fazer. Facada fake? Meu pai quase morreu com essa facada”, disse Eduardo, que continuou com xingamentos homofóbicos e com muitos palavrões. A sessão foi suspensa por alguns minutos e depois foi retomada.

O deputado Macron afirmou que Eduardo quebrou o decoro parlamentar e vai pedir uma punição na Comissão de Ética.

“Estou no meu sétimo mandato e tenho opinião política. Quando o presidente Bolsonaro estava no hospital, subi na tribuna da Câmara para desejar melhoras. Não tenho nada contra o Bolsonaro, pai do Eduardo. Minha divergência é política. Se eu lutei até hoje, foi em defesa da vida. Mas que é estranho esse negócio, é estranho”, disse o petista.

Outros deputados da comissão também condenaram a atitude de Eduardo Bolsonaro. “Se mostrou aqui o que é a violência. A violência é que se transformou em metodologia política, o ódio. Aqui foram feitos vários ataques e agressões. Agressões ao nosso partido sobre a morte de Celso Daniel, se faz um vilipêndio à história do Celso Daniel, isso pode. Agora, quando se traz uma opinião se houve mesmo a facada, recebemos esse nível palavras de baixo calão”, disse Erica Kokay (PT).
Veja vídeo:

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE: [VÍDEO] Câmeras de segurança mostram assassino do prefeito do RN

Imagens mostram como foi a atuação do homem que assassinou o prefeito de São José do Campestre, Neném Borges (MDB), na noite desta terça-feira (18). No vídeo é possível ver o homem encapuzado se aproximando da casa e parando por alguns instantes na porta da residência.

O suspeito afasta uma cadeira antes de entrar na casa e puxar a arma. Segundo informações da perícia, o prefeito estava dormindo no sofá, com outras cinco pessoas em casa, quando foi abordado e assassinado com três tiros no rosto. O criminoso teria levado o celular da vítima.

Nas imagens, é possível ver o bandido ainda puxando a arma mais uma vez antes de fugir.

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está acompanhando o trabalho investigativo que vem sendo realizado desde a madrugada desta quarta-feira.

PAU DOS FERROS-RN: JOVEM MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO EM AÇUDE PRTICULAR NO MUNICÍPIO

Na noite desta terça-feira (18) aconteceu uma fatalidade no município de Pau dos Ferros, envolvendo um jovem que morreu afogado no açude particular da propriedade de Vansueldo, no caminho do Serrote do Jatoba.
Segundo as primeiras informações, o jovem identificado como Francimario, carinhosamente conhecido Curto, saiu de casa ainda durante o dia montado em seu cavalo e não retornou ao anoitecer.

Agora à noite, o cavalo voltou pra casa sem Francimario e os familiares, preocupados, foram até o açude onde a vítima costumava tomar banho e dá água para o animal.

Chegando no açude os familiares encontram as sandálias e outros pertences da vítima, o que levantou a suspeita de que ele teria se afogado.

Em seguida, o corpo de Francimario foi encontrado e o ITEP foi acionado para o local da ocorrência para iniciar os trabalhos de análise pericial para entender as circunstâncias do fato e causa da morte.

O corpo de Francimario foi recolhido para sede do órgão, e após a necropsia será liberado para o sepultamento.

Francimario era um jovem trabalhador, que frequentava a igreja e tinha boas relações de amizade. Que Deus o receba em seus braços e acalme o coração aflito dos amigos e familiares.

*GRUPO CIDADÃO 190

LBV e Bibliosesc realizam evento para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta terça-feira (18), crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Criança: Futuro no Presente!, promovido pela ONG Legião da Boa Vontade (LBV), no bairro dos Coelhos, participaram de uma programação especial dedicada a data. O público recebeu no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua dos Coelhos, 219, no Bairro Coelhos, área central do Recife, à visita da Bibliosesc, unidade móvel do Serviço Social do Comércio (Sesc).

O evento teve início às 9h e teve a presença de escritores e contadores de histórias, como Henrique Pontes (Ponttinho) e Nati Mélo com o "Brincando de Imaginar". Através da biblioteca itinerante do Sesc, a população de baixa renda, em escolas e instituições como a LBV cultivam o hábito da leitura e tem acesso à obras infantojuvenis. A celebração lúdica ao Dia Nacional do Livro Infantil teve a participação 200 meninos e meninas, entre 6 a 15 anos. “Sempre que vou dormir peço para minha mãe ler para mim uma história”, contou Sophia Vitória, de oito anos, que é motivada pela LBV a construir o hábito da leitura.

As atividades e ações da LBV seguem a proposta criada pelo educador Paiva Netto, estruturada pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, sendo alinhado o sentimento ao desenvolvimento da inteligência. Dessa maneira, sendo formado “Cérebro e Coração”. “Nós educadores contamos histórias, mostrando as ilustrações%u202Fdos livros para as crianças. Elas interagem e também constroem novas histórias. Como a leitura é muito importante no nosso dia a dia, e no enriquecimento da língua portuguesa no%u202Fdesenvolvimento da imaginação”, detalhou Sheila Cristiane, educadora social da entidade.

LBV

A Legião da Boa Vontade (LBV), entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 1950 pelo jornalista, escritor e poeta Alziro Zarur. A instituição desenvolve projetos voltados para a educação, cultura e a assistência social e tem atuação nas cinco regiões do país. No estado de Pernambuco, o trabalho da LBV é realizado há 46 anos, sendo atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos.

*Diário de Pernambuco

CONVITE DA IGREJA PRESBITERIANA!!!

VOCÊ E SUA FAMÍLIA É NOSSO CONVIDADO!

MOSSORÓ-RN: 129ª MORTE DE FORMA VIOLENTA EM 2023 - Homem morre e mulher fica ferida em ataque a tiros no Bairro Bom Jardim

Um ataque a tiros ocorrido na noite desta terça feira 18 de abril de 2023, no cruzamento das Ruas Epitácio Pessoa com Afonso Pena no Bairro Bom Jardim em Mossoró no Rio Grandse do Norte, terminou com um homem morto no local e uma mulher ferida e socorrida pelo Samu.
De acordo com a Polícia Militar, o casal trafegava de moto quando foi surpreendido por homem em um carro de cor cinza que se aproximou e atirou várias vezes contra as vítima. 
Francisco Maia dos Santos Filho, conhecido como “Dunga” morador da região do Pantanal no Bairro Alto da Conceição, que pilotava a moto, foi atingido com cerca de três tiros, possivelmente de revolver e morreu na hora.
Já sua companheira identificada como Amanda Cristina Siqueira Alves de 31 anos, que estava como garupa foi alvejada na região das nádegas, recebeu atendimento pela equipe do SAMU no local e precisou ser conduzida para o Hospital Tarcísio Maia e segundo informações médicas, saiu consciente e orientada. 
Ainda não há informações sobre a motivação do ataque criminoso
Após a perícia o corpo de Francisco Maia foi recolhido e encaminhado para exames necroscópicos no IML do ITEP. 
O delegado de plantão Roberto Moura e sua equipe esteve no local acompanhando a perícia, conversou com familiares da vítima e após o trabalho pericial se deslocou ao hospital para tentar falar com a mulher que foi baleada. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime. Mossoró chega aos 29 assassinatos em 2023.

*Fonte: Fim da Linha

SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE-RN: PREFEITO É ASSASSINADO A TIROS DENTRO DE CASA

O prefeito de São José do Campestre, cidade distante cerca de 100 km de Natal, foi morto a tiros dentro de casa, no fim da noite de terça-feira (17).
Joseilson Borges da Costa, de 43 anos, mais conhecido como Nenem Borges, sofreu três disparos de arma de fogo no rosto. Nenhum suspeito foi preso.
Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 23h. O autor do crime teria pulado o muro de uma escola abandonada, passou por um beco e entrou na casa do prefeito pelo portão, que estava aberto. Neném Borges estava deitado no sofá de casa.
Outros familiares também estavam no imóvel, mas não foram atingidos pelos tiros. O criminoso conseguiu fugir.
Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.
O corpo do prefeito foi recolhido para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia, em Natal, onde passa por perícia. Segundo a polícia, as balas usadas no crime são de calibre 38.
Nenem Borges era agricultor e faria 44 anos no próximo dia 1º de maio. Ele deixa esposa e dois filhos.
O prefeito estava no seu segundo mandado no Poder Executivo, após ser reeleito pelo MDB, em 2020.
Ele havia assumido a prefeitura pela primeira vez em 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, por causa da cassação dos mandatos da prefeita e da vice-prefeita da cidade, Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges.
No mesmo ano, ele foi eleito para o cargo no Executivo, por meio das eleições suplementares.
A cidade de São José do Campestre fica na região do Agreste potiguar e tem uma população estimada em 12,9 mil habitantes, segundo o IBGE.

*Do G1 RN

UMARIZAL-RN: Popular é assassinado enquanto trafegava de moto com a esposa e filha menor

A cidade de Umarizal distante cerca de 114 Km de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou o 5º homicídio do ano. O crime aconteceu por volta das 21h00min desta terça feira 18 de abril de 2023 no bairro Santa Luzia naquela cidade.
Segundo a Polícia Militar, a vítima foi identificada como, Lailton Gomes Soares, de 29 anos de idade. O mesmo trafegava de moto em direção a sua casa, com a esposa e uma filha menor de 4 anos, quando dois desconhecidos ocupando uma motocicleta se aproximara e começaram a atirar em direção às vítimas.
Lailton Gomes, foi atingido pelos disparos e morreu na hora. A mulher correu com filha para casa e não foram atingidas pelo tiros. Até o momento não se sabe qual teria sido a motivação do crime. O corpo da vítima foi recolhido após a perícia e levado para ser examinada no ITEP unidade de Pau dos Ferros. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Fonte: Fim da Linha

FILME: ANGICOS CONTA A HISTÓRIA DE PAULO FREIRE

Wagner Moura vai interpretar o grande educador brasileiro Paulo Freire, em um filme que contará parte da história do pedagogo. A cinebiografia tem o título “Angicos”, nome da cidade do sertão do Rio Grande do Norte, onde Freire usou o seu método de ensino pela primeira vez e alfabetizou 300 pessoas em 40 horas. O filme conta com a família do pedagogo para consultoria e apoio do Instituto Paulo Freire. O roteiro, finalizado recentemente, é de Felipe Hirsch (que vai dirigir o longa), Juuar e Itamar Vieira.
(Imagens: Domínio público e Reprodução / Netflix).

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

TRATE com afabilidade a todos.
O vizinho que senta a seu lado na condução não é seu inimigo, nem seu concorrente.
Trata-se, sempre, de seu irmão, a quem você precisa acolher com simpatia.
Não procure brigar com ele, para conquistar maior conforto: dê você mais conforto a ele.
Mesmo insensivelmente, você receberá de volta as vibrações de gratidão de seu coração.