Pesquisar este blog

05 outubro 2021

Pesquisadores identificam pela primeira vez pegadas de dinossauros no RN; veja imagens

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de outras duas instituições identificaram pela primeira vez pegadas de dinossauros no Rio Grande do Norte.

Os vestígios são de duas espécies diferentes: um saurópode, com cerca de 9 a 12 metros de altura, e um ornitópode, com cerca de 8 metros de comprimento.

As pegadas foram encontradas num local chamado de Fazenda dos Pingos, localizado na Formação Açu da Bacia Potiguar, próximo à cidade de Assu, cerca de 200 quilômetros distante da capital Natal.

De acordo com os pesquisadores, os dinossauros habitaram o estado há cerca de 120 milhões de anos, no período chamado de Cretáceo.
Pegadas de dinossauros foram identificadas pela primeira vez no Rio Grande do Norte RN — Foto: Divulgação/UFRN

As duas espécies identificadas eram herbívoras, ou seja, se alimentavam apenas de folhas. Os saurópodes são os famosos dinossauros pescoçudos, segundo os pesquisadores. Já os ornitópodes tinham como características as patas que lembram as de aves.

De acordo com a UFRN, embora não tenham sido localizados ainda fósseis de dinossauros no Rio Grande do Norte, as pegadas descritas pelos pesquisadores comprovam, de forma definitiva, que os dinossauros estiveram em solo potiguar.

Fósseis de dinossauros já chegaram a ser identificados na Bacia Potiguar, mas essa formação geológica abrange também uma parte do Ceará e as descobertas ocorreram no lado cearense da bacia.
Pegadas de dinossauros foram identificadas pela primeira vez no Rio Grande do Norte RN — Foto: Divulgação/UFRN

O processo de descoberta e identificação foi publicado no último dia 27 de setembro em artigo na edição especial em homenagem a Diógenes de Almeida Campos do periódico “Anais da Academia Brasileira de Ciências”.

O trabalho é assinado por um trio de pesquisadores: a professora Maria de Fátima C. F. dos Santos, do Museu Câmara Cascudo da UFRN, ex-diretora da instituição e hoje aposentada; Fernando Henrique S. Barbosa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e por Giuseppe Leonardi, do Instituto Cavanis (Veneza, Itália), uma das maiores referências mundiais na identificação de pegadas de dinossauros.
Reconstrução artística dos produtores de vestígios, mostrando o provável ambiente de vida dos animais — Foto: Divulgação/Arte/Guilherme Gehr

*Do G1 RN

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 01 ÓBITO POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 28 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (5). São 369.069 casos totalizados. Na segunda (4) eram contabilizados 369.000, ou seja, 69 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 28 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.343 no total, com o registro de 01 óbito nas últimas 24 horas. Na segunda (4) eram 7.341 mortes. A Sesap não registrou mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.341.

Recuperados são 259.995. Casos suspeitos somam 177.265 e descartados são 737.768.

ATENÇÃO! AVISO DE LOTAÇÃO PARA CANINDÉ-CE

Baixeiro está avisando, que está com lotação marcada para Canindé-CE.
A lotação sairá no dia 23 de dezembro da Praça da Maternidade às 7 horas da noite. Preço da passagem: 100 reais. Interessado, procure Baixeiro na Baixa da Alegria ou Nalvinha nas Malvinas.
Ele lembra, que o ônibus é confortável.

Comandante Militar do Nordeste visita governadora e Secretaria de Segurança do RN nesta terça-feira (5)

O general do Exército brasileiro Richard Fernandez Nunes, novo comandante do Comando Militar do Nordeste, estará no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (5). Em sua agenda, estão programadas visitas oficiais à governadora Fátima Bezerra e ao titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo Silva.

O general Richard Nunes assumiu a função no dia 3 de setembro.

Em Natal, a agenda do general começa às 8h30, quando ele participa da formatura de novas tropas do Exército. A cerimônia acontece no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado (16RI).

Ainda na capital potiguar, às 14h, o general visita a SESED para conhecer a estrutura e o funcionamento dos órgãos de segurança pública do RN. A apresentação será feita pelo próprio coronel Araújo.

Também acompanham a apresentação o secretário Pedro Florêncio, titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Alarico Azevedo e Monteiro Júnior, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, e o diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Marcos Brandão.

Fazem parte da comitiva do general Richard Nunes, o general Carlos José Rocha Lima, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o coronel Erland Correia Mota, assessor de Relações

Institucionais da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, e o coronel Eduardo Henrique de Sá Oliveira, Chefe do

Estado-Maior da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, ambos lotados em Natal.

Foram convidados representantes da Agência Brasileira de Inteligência no RN (ABIN-RN), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Procuradoria Geral de Justiça do RN.

*General Richard*

O general Richard, novo comandante do CMNE, nasceu em 25 de outubro de 1963, na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou no Exército Brasileiro por meio da Escola Preparatória de Cadetes, em 1978, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984. Realizou diversos cursos e estágios militares no Brasil e no exterior e é bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Comandou o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, em Curitiba. Foi chefe do Centro de Estudos Estratégicos da ECEME e coordenador da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, no âmbito de preparação do Brasil para as ações de contraterrorismo, nos grandes eventos.

Como Oficial-General, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz), em Santa Catarina, tendo assumido o comando do 5º Contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e comandou a ECEME. No Comando Militar do Leste (CML), exerceu o cargo de Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, no contexto da Intervenção Federal. Esteve nos últimos 2 anos e 7 meses à frente do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro.

MOSSORÓ-RN: NOTA A IMPRENSA DO VEREADOR, EDSON CARLOS

Sou cidadão de bem, trabalhador e de origem humilde, com a honrosa missão de representar o povo na Câmara Municipal de Mossoró.
Esclareço que não sou investigado nem acusado de participação em venda ilegal de arma e munição.
Material apreendido em operação policial hoje (5), divulgado na mídia, como pistola, munição, colete à prova de bala, não foi encontrado sob minha posse ou na minha residência.
Tive nome citado uma vez, talvez por ser pessoa pública, em conversa entre investigados, os quais sequer conheço.
Tal fato motivou, na manhã de hoje (5), cumprimento de mandado de busca e apreensão na minha residência, no bairro Rincão.
Perguntado pela autoridade policial, confirmei existência em casa de um revólver calibre 38, herança do meu avô, nunca por mim usado.
Por esta razão, fui conduzido à delegacia, de onde fui liberado após esclarecer a situação e cumprir todos os procedimentos.
Reafirmo não possuir nenhuma ligação com a denúncia e continuo à disposição da Justiça e da sociedade para quaisquer esclarecimentos.

*Vereador Edson Carlos*(Cidadania)

Mossoró, terça-feira, 5 de outubro de 2021.

CONVITE DE CANTORIA!

MOSSORÓ-RN: [ÁUDIO] MPRN DEFLAGRA OPERAÇÃO NO COMBATE AO CRIME DE VENDA E MUNIÇÃO DE ARMA DE FOGO, EM MOSSORÓ E REGIÃO.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através do "GAECO", "Polícia Civil", "Delegacia de Narcóticos", realizaram na manhã desta terça feira 05 de outubro de 2021, uma grande operação em Mossoró, e algumas cidades da região Oeste, para o cumprimento de cerca de sete mandados de prisão, e doze de busca e apreensão.

O objetivo da operação é combater o crime de comércio ilegal de armas de fogo e munições. Na operação, um policial penal do estado do Ceará, e um Vereador de Mossoró, ambos não tiveram seus nomes revelados pelo Delegado Dr. Alex Vagner, foram alvo da operação.

O vereador teve sua arma apreendida, e segundo o Delegado ele não tinha o registro da mesma.

Ele se apresentou pagou fiança e foi liberado. Já o policial penal, já teve o seu registro de arma de fogo cassado, ou seja não poderá mais andar armado, e responderá o processo em liberdade. Ouça no final da matéria, entrevista completa com o Delegado, dado a repórter policial, Pedrina Oliveira, da 98 FM.
user934656787 · MPRN DEFLAGRA OPERAÇÃO NO COMBATE AO CRIME DE VENDA E MUNIÇÃO DE ARMA DE FOGO, EM MOSSORÓ

*Passando na Hora

CAICÓ-RN: CAMINHÃO COM CARGA DE "JERIMUM" SE ENVOLVE EM ACIDENTE PRÓXIMO A CIDADE; MOTORISTA FOI SOCORRIDO

Um caminhão transportando uma carga de Jerimum se envolveu em um grave acidente próximo à cidade de Caicó, na região leste, sentido Distrito da Palma.
O motorista, do que foi repassado ao blog, teve escoriações e foi socorrido para o hospital. 
A causa do sinistro ainda não foi devidamente esclarecida.

*Jair Sampaio

MACAÍBA-RN: HOMENS ARMADOS ASSALTAM GRUPO DE CICLISTAS E ROUBAM QUATRO BICICLETAS NA BR-304

Um grupo de ciclistas foi assaltado na noite desta segunda-feira (5) na BR-304, em Macaíba, na Grande Natal. Quatro bicicletas, celulares e objetos pessoais foram roubados.

De acordo com o relato de uma das vítimas, o grupo era formado por cerca de 25 ciclistas. Um deles pedalava um pouco mais à frente dos outros quando quatro homens armados saíram do mato e anunciaram o assalto. Os criminosos roubaram a bicicleta.

A vítima então correu em direção ao grupo que vinha logo atrás para avisar sobre o crime e pedir ajuda. Com pouca iluminação no local ele acabou sendo atropelado pelos ciclistas.

Os criminosos se aproveitaram da situação e abordaram os outros ciclistas. Eles roubaram mais três bicicletas, celulares e objetos pessoais das vítimas.

Ainda de acordo com um dos ciclistas, os bandidos dispararam tiros de arma de fogo para cima para intimidar as vítimas.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas ninguém foi preso.

*Do G1 RN

RN: ESCOLAS ESTADUAIS ESTÃO LIBERADAS PARA AULAS PRESENCIAIS

As escolas da rede pública públicas e privadas poderão ter 100% dos estudantes nas atividades presenciais a partir desta segunda-feira, 4. Trata-se da última etapa do cronograma definido pelo Governo do Rio Grande do Norte. As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19.

A liberação não prevê a obrigatoriedade da retomada para os pais que preferiram continuar com os filhos em ensino remoto. Mesmo com a situação sob controle, o governo decidiu continuar com aulas remotas para os alunos que fizeram essa opção. Segundo o secretário de Educação, Getúlio Marques, nenhum caso de Covid-19 foi notificado entre alunos, professores e servidores desde o início da retomada das aulas presenciais na rede estadual.

A retomada com a presença de 100% dos alunos, a partir de hoje, conclui o que foi planejamento e que vem sendo cumprido desde 26 de julho, quando houve a retomada de aulas presenciais parcialmente.

A rede estadual de ensino possui 429 mil alunos distribuídos em 588 escolas. Até aqui, vinha funcionando com 30% dos alunos com aulas presenciais.

*TN Oline/Toni Martins

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

ESPALHE por todos a alegria que vive dentro de você.

Seja sua alegria contagiante e viva, a fim de expulsar a tristeza de todos os que o cercam.

A alegria é uma tocha de luz que deve permanecer sempre acesa, iluminando todos os nossos atos e servindo de guia aos que se chegam a nós.

Se em você houver luz e você deixar abertas as janelas de sua alma, por meio de alegria, todos os que passarem pela estrada em trevas serão iluminados por sua luz.

APODI-RN: BOI ANDA SOLTO NO CENTRO DA CIDADE E PROVOCA PERIGO PARA AS PESSOAS

Na cidade de Apodi, os animais têm total liberdade para andarem livremente. 
O município não dispõe de funcionário para prender os animais nas vias públicas. E desde a noite de domingo um boi está solto nas ruas da cidade, onde a qualquer momento poderá causar acidentes. 
Na tarde desta segunda-feira (04) o boi passou ao lado da agência do Banco do Brasil, seguiu para o Calçadão e parecia ser um animal valente. Algumas pessoas ficaram assustadas.
É mais uma prova, que a gestão municipal não tem zelo com cidade.