Pesquisar este blog

20 agosto 2022

BRASILEIRÃO 2022: PLACAR DA 23ª RODADA INICIADA NESTE SÁBADO E A CLASSIFICAÇÃO

Começou mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Placar:
Jogos de sábado
Atlético-MG 0 x 1 Goiás
Fluminense 5 x 2 Coritiba
Jogos de domingo
Juventude x Botafogo
Palmeiras x Flamengo
Athletico-PR x América-MG
Atlético-GO x Cuiabá
Fortaleza x Corinthians
Bragantino x Ceará SC
Santos x São Paulo
Avaí x Internacional

Classificação:

NATAL-RN: SERVIDOR DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN É ASSASSINADO A TIROS NA ZONA LESTE DA CAPITAL

O servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi morto a tiros, na tarde de sexta-feira (20), no bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal.
Luiz Felipe da Silva Coelho exercia um cargo comissionado de assistente consultivo no Legislativo Estadual, segundo as informações no portal da transparência.
Nenhum suspeito foi preso. A polícia ainda não tem pistas sobre a motivação para o crime.
Segundo a assessoria da Assembleia Legislativa, o homem trabalhava no setor de gestão e tecnologia e era querido pelos colegas de trabalho. Ele saiu do trabalho por volta das 14h30 desta sexta (19).
O post mais recente do servidor nas redes sociais foi em maio deste ano, em uma foto ao lado de amigos do presidente da Assembleia, além de um deputado federal e um prefeito.
Nesta sexta-feira (19), após o crime, amigos de Luiz Felipe lamentaram a partida da vítima nas redes sociais.
"Só peço a Deus que conforte o coração de toda a família nesse momento de dor. Obrigado por tudo, pelos ensinamentos, pelos trabalhos compartilhados. É difícil", escreveu um amigo.

*Do G1 RN

VÁRZEA-RN: Ex-vereador é morto a tiros na porta de casa

Um ex-vereador de Várzea, município da região Agreste do Rio Grande do Norte, foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (19), na cidade.
O crime aconteceu na porta da casa da vítima, por volta das 16h, na rua 7 de setembro, no centro do município.
Segundo a polícia, a vítima é Saint Clair de Lucena e Silva, de 46 anos, que exerceu mandato de vereador no município de 2013 a 2016.
Dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima, atiraram várias vezes e fugiram em seguida. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu antes do socorro médico.
A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas ao local, mas nenhum suspeito foi preso. A possível motivação do crime também não foi informada pelos investigadores.

*Do G1 RN

CAICÓ-RN: Homem é preso por conduzir passageiro sem capacete, pilotar sem CNH e sob influência de álcool

Patrulheiros da 3ª CIPRV autuaram um homem por conduzir veículo com excesso de passageiros, além da ausência de CNH na manhã deste sábado no centro de Caicó.
“Conduzir passageiro sem capacete, s CNH e dirigir sob influência de álcool”, relatou o Agente de Fiscalização ao conduzir o infrator à delegacia.
*Jair Sampaio

AS FELICITAÇÕES DO BLOG VÃO PARA OS ANIVERSARIANTES DO DIA!!!!

Parabéns, Joice! Felicidades, paz, saúde e muitos anos de vida!!!!
Parabéns Cláudia Alves! Muitas chuvas de bênçãos em sua vida!! Feliz aniversário!!!!
Parabéns, Mateus Morais! Feliz aniversário primo! Que essa data se repita por muitos e muitos anos! Tudo de bom na sua vida!
Parabéns, Lindauva Ligia! Minha ex-aluna, desejo que todos os seus sonhos seja realizados e muitas felicidades! Feliz aniversário!!! 

MOSSORÓ-RN: TRE anda nas ruas fiscalizando possíveis irregularidades de propaganda eleitoral

Foto: Wilson Moreno/Secom
Primeiro sábado de campanha oficial, e vários municípios realizam atividades políticas com o intuito de conquistar e garantir apoios e votos.
Na manhã deste sábado (20), em Mossoró, foram realizados adesivaços, panfletagens e eventos políticos no geral, em toda cidade.
Nesses eventos foi possível perceber a presença do TRE que está atuando fiscalizando possíveis irregularidades de propaganda eleitoral.
Um sábado bem movimentado por Mossoró que ainda tem passeata e carreatas para acontecer ao longo do dia.

*Do BG

MOSSORÓ-RN: 110ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - HOMEM SEM IDENTIFICAÇÃO É MORTO COM CERCA 15 TIROS NO SANTA DELMIRA

A cidade de Mossoró na região oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio a bala. O crime aconteceu por volta das 23h50min desta sexta feira 19 de agosto de 2022, na Rua Jeremias Lizário de Moura, próximo ao Supermercado Queiroz no Conjunto Santa Delmira.

Um homem até o momento sem identificação foi morto no meio da rua, com cerca de 15 tiros de pistola calibre 380. A Polícia Militar e o SAMU foram acionados para atender a ocorrência, mas quando as equipes chegaram no local, já se depararam com a vítima em óbito. Apesar de muitos populares comparecerem ao local, mas ninguém quis dar informações para a polícia sobre o corrido.

Como sempre em lociais de crimes, impera a lei do silêncio, ninguém viu nada, ninguém sabe de nada. A única informação repassada para a PM, foi de que a vítima não era conhecida pelos moradores daquela região. De acordo com o perito criminal Bener Lemuel, a vítima foi surpreendida pelos atiradores, quando caminhava em via pública e não teve nenhuma reação. A maioria dos tiros atingiram a região torácica.

O delegado de plantão DPC Teixeira Júnior, acompanhou o trabalho pericial e disse que a Polícia Civil, saiu do local, sem informações importantes, que possam ajudar na investigação do crime. Para o delegado, o que poderá dar um norte as investigações, são as imagens de câmeras de segurança existentes no local e que serão requisitadas pela DHPP que vai investigar o crime.

O corpo do desconhecido foi removido após a realização da perícia e encaminhado para o IML, onde passará por exames necroscópicos. Com mais um homicídio, Mossoró passa a contabilizar 110 assassinatos no ano de 2022. Não há qualquer informação sobre motivação e autoria do crime.
*Fim da Linha

MENTIRA TEM PERNAS CURTAS: YouTube e Twitter reagem a vídeo falso de pesquisa eleitoral no JN

O Youtube e o Twitter reagiram a um vídeo falso que dava ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a vitória em uma pesquisa eleitoral.

O conteúdo é uma montagem em que a apresentadora do “Jornal Nacional” (TV Globo), Renata Vasconcelos, informou um resultado falso de uma pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada pela emissora na última segunda-feira (15).

Segundo o vídeo distorcido, Bolsonaro registrou 44% de intenções de voto, contra 32% de Lula, mas o que ocorreu foi o inverso: o petista é que apareceu com 44% contra 32% do atual presidente.

Quais providências as plataformas tomaram? O Youtube tirou o vídeo do ar. Em nota enviada ao UOL Notícias, a empresa afirmou que o conteúdo foi removido por violar a política de desinformação da plataforma.

“Conteúdos enganosos podem não ser permitidos no YouTube, como material que foi editado ou adulterado para enganar os usuários (além de clipes fora de contexto) e que possa apresentar sérios riscos de danos significativos”, explicou o YouTube.

O Twitter, por sua vez, criou um alerta que é colocado nas publicações que divulgam o material falso.

Ao se deparar com uma postagem divulgando a informação adulterada, o usuário recebe um aviso de “mídia manipulada”.

‘Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro aparece à frente na última pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec, segundo o próprio instituto”, afirma o alerta.

Como é a montagem adulterada? No vídeo, Vasconcellos aparece anunciando o resultado da “primeira pesquisa eleitoral de intenção de voto contratada pela Rede Globo”. Em seguida, os resultados supostamente mostram Jair Bolsonaro com 44% e Lula Lula com 32%.

A gravação, contudo, foi produzida com técnicas de deepfake, que usa inteligência artificial para criar vídeos e áudios falsos, dando a impressão de que Renata realmente tenha dito o conteúdo falso. Na realidade, Lula marcou 44% na pesquisa, contra 32% de Bolsonaro.

*Fonte: Uol

RIO DE JANEIRO: MORRE ATRIZ E HUMORISTA CLÁUDIA JIMENEZ AOS 63 ANOS

A atriz Claudia Jimenez morreu no início da manhã deste sábado (20), no Rio, aos 63 anos.
A intérprete de Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo”, e de Edileuza, de “Sai de Baixo”, estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul.
Até a última atualização desta reportagem, a causa da morte não havia sido divulgada.
O velório será neste sábado, das 12h às 16h30, no Salão Celestial do Memorial do Carmo, no Caju.
Cacilda e Edileuza — Foto: Divulgação

Câncer e operações no coração
Em 1986, Claudia foi ao médico para curar uma tosse persistente e descobriu que tinha câncer, um tumor maligno no mediastino, atrás do coração. Chegou a ser desenganada. O diagnóstico não se cumpriu, e a atriz curou-se da doença, com ajuda de Chico Anysio.

As sessões de radioterapia, porém, lhe causaram outro problema de saúde. Os médicos acreditam que o tratamento pode ter afetado os tecidos do coração, o que a obrigou a fazer pelo menos três cirurgias nos anos seguintes.

A primeira foi em 1999, para botar cinco pontes de safena; a segunda, em 2012, para a substituição da válvula aórtica por uma outra, sintética; e a terceira, em 2014, para botar um marca-passo.

“Quando eu falo para o meu médico: ‘Ô, radioterapia desgraçada!’. Aí ele fala: ‘Mas se não fosse ela, você já estava há muito tempo lá em cima, né?’. E é verdade, quer dizer, a gente tem sempre que agradecer em vez de reclamar”, disse Claudia, em entrevista ao “Fantástico” em 2014, meses depois da operação.

“Maturidade faz você ficar mais bacana. Às vezes, eu percebo que, internamente, não estou legal eu vou em busca de alguma coisa que me faça ficar legal. Tem gente que fala assim para mim: ‘Ai, como você é frágil’. Eu falo: ‘Frágil? Eu sou a pessoa mais forte que eu conheço’. Chegam perto de mim e falam: ‘Vamos trocar válvula aórtica’. Eu falo: ‘Ok, vamos’. ‘Vamos fazer cinco pontes de safena’. ‘Ok, vamos’. ‘Botar o marca-passo’. ‘Ok’. Eu faço qualquer coisa para ficar aqui”, afirmou.
Relembre os personagens e bordões de Claudia Jimenez

Vida e carreira
Filha de um cantor de tangos e caixeiro viajante e uma enroladora de bala de coco, Cláudia Maria Patitucci Jimenez nasceu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, em 1958.

Ela fez o curso normal, com especialização em maternal e jardim de infância, e já na juventude se dedicou ao teatro amador.

“Sempre fui palhaça, sempre. No colégio de freira me pagavam um chocolate, bala para eu não deixar de ir na aula de religião, porque quando eu ia era um divertimento só”, disse.

Sua estreia no teatro profissional foi em 1978, na peça “Opera do Malandro”, de Chico Buarque, em que viveu a prostituta Mimi Bibelô.

Foi o diretor Mauricio Sherman que a levou para a TV Globo. Nos anos 1980, Claudia participou da abertura do programa “Viva o Gordo”, de Jô Soares, e deu vida à insaciável Pureza, mulher de Apolo, do bordão “Ainda morro disso!”, em “Chico City”. “A Pureza só pensava em transar”, lembrou Claudia, em entrevista à “Folha de S.Paulo”.
Paulo Silvino posa ao lado de Claudia Jimenez durante gravação da mensagem de fim de ano da Globo em 2014 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

A partir de 1990, Claudia Jimenez viveu a desbocada e saliente Dona Cacilda, uma das alunas da “Escolinha do Professor Raimundo”, com o “professor” Chico Anysio. Com Cacilda, emplacou outro bordão: “Beijinho, beijinho, pau, pau”.

Cacilda, lembrou Claudia em 2014, ela guarda no coração. “Não era nem propriamente pelo personagem, mas pelo que eu vivi ali dentro. Foram seis anos de gargalhadas”, destacou. Esse papel lhe rendeu o Troféu APCA de melhor atriz comediante em 1991.

Em 1996, Claudia deu vida a mais uma personagem icônica: a doméstica Edileuza, de “Sai de Baixo”. Seus embates com Caco Antibes, de Miguel Falabella, fizeram a plateia gargalhar. Foi apenas uma temporada, mas até hoje seus bordões são lembrados.

Claudia também fez novelas. Foi a Bina de “Torre de Babel” (1998), a Dagmar de “As Filhas da Mãe” (2001), a Consuelo de “América” (2005), a Custódia de “Sete Pecados” (2007), a Violante de “Negócio da China” (2008), a Zélia de “Além do Horizonte” (2013) e a Lucrécia de “Haja Coração” (2016).

No cinema, atuou em “Gabriela, Cravo e Canela” (1983), “Ópera do Malandro” (1986) e Os Trapalhões no Auto da Compadecida (1987). Também dublou a Ellie de “A Era do Gelo”. Com a Bia de “O Corpo” (1991), ganhou como melhor atriz no Festival de Brasília.

Seu último papel foi a Bibiana do quadro “Infratores”, no Fantástico, em 2018.

*Do G1 RJ/TV GLOBO

BOLSONARO DIZ: NÃO TEM COMUNISTA NA CADEIRA PRESIDENCIAL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (19.ago.2022) que o seu conforto, ao estar na Presidência da República, é saber que na cadeira presidencial “não tem um comunista sentado”.
“O que me conforta é saber que naquela cadeira presidencial lá em Brasília não está um comunista sentado lá. Lá está uma pessoa que defende a família, que é contra as drogas, é contra a ideologia de gênero, é contra o aborto”, disse.
A declaração foi dada durante entrevista de Bolsonaro à rádio mineira 98 Live. Além disso, o presidente também falou que, se o então candidato Fernando Haddad (PT) tivesse ganhado as eleições de 2018, a “roubalheira” teria sido enorme durante a pandemia de covid-19.
“Somos contra o que o outro governo fez até pouco tempo”, afirmou.

*Poder360

HOJE TEM BREGÃO DA 87 EM ERIVAN TORRES!

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RN PARA ESTE SÁBADO(20)

Veja a agenda dos nove candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte neste sábado (20).

Antonio Bento (PRTB):
15h – Visita ao bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal

Clorisa Linhares (PMB):
Não informada

Danniel Morais (PSOL):
Gravação do podcast “Vem de DM”

Fábio Dantas (Solidariedade):
8h – Gravação de programa eleitoral para rádio e Tv
16h – Lançamento da candidatura a deputado de Zé Lins, em Currais Novos

Fátima Bezerra (PT):
10h30 – Lançamento da candidatura a deputado federal de Garibaldi Filho, no Espaço América
15h30 – Lançamento da candidatura a deputado federal de Jaime Calado, no Clube dos Correios, em São Gonçalo do Amarante
16h30 – Lançamento da candidatura a deputado estadual de Hermano Morais, no Espaço América
17h30 – Lançamento da candidatura a deputado estadual de George Soares, em Assu

José Nazareno (PMN):
Não informada

Rodrigo Vieira (Democracia Cristã):
Não informada

Rosália Fernandes (PSTU):
9h – Seminário de programa da saúde “A saúde pública no RN: o que precisa ser feito para reconstruir o SUS?”, no auditório do Sindsaúde/RN

Styvenson Valentim (Podemos):
Não informada

*Tribuna do Norte

Cooperativa realiza programação de lançamento neste sábado (20) em homenagem ao Dia do Folclore

A Cooperativa de Cultura Potiguar (CCP) realizará neste sábado (20), às 19h, na praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado o seu lançamento oficial com uma vasta programação gratuita em homenagem ao Dia Nacional do Folclore, que acontece na próxima segunda-feira (22).

Na programação, expressões artísticas como música, artes plásticas, poesia, fotografia, audiovisual, hip-hop, dança, circo e teatro e nomes que fazem parte do cenário cultural do Estado como Antonio Francisco e Zé de Rosa Maria (Zé Ribamar), maestro Cláudio Henrique, Cumpadi Caboco, Marcus Vinícius, Hyarla Rodrigues, Airton Cilon, Renata Soraya e Dionízio do Apodi, Robson Renato e Ingrid Natália, Alex Martins, Zelito Coringa, Caio César Muniz, Odara Júlia e Igor Jácome, Severo, Rogenildo Silva (Cia Mandacaru), Cícero Mendes e o Grupo Arruaça de Teatro.

A CCP começou foi criada em abril deste ano e tem se movimentado nos setores culturais do Estado arregimentando artistas e buscando alternativas para o fortalecimento do setor cultural do Rio Grande do Norte e a autoafirmação dos seus atores.

“A Cooperativa de Cultura Potiguar será um instrumento importante para a luta das trabalhadoras e trabalhadores da cultura de nosso estado. Passamos meses estudando cooperativismo, outros meses organizando a parte burocrática e agora é o lançamento aqui em Mossoró, o que significa dizer que a Cooperativa de Cultura Potiguar está pronta para desempenhar o seu papel, a partir de agora. A programação do dia 20 chama a atenção das pessoas para a nossa existência”. Reforça a presidente da instituição Renata Soraya.

*Difusora de Mossoró

Pesquisadores do RN criam antisséptico para prevenir infecções em animais usados na produção leiteira

Um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Norte criou uma inovação na área veterinária e farmacêutica: um produto para ser usado na pós-ordenha, capaz de prevenir infecções mamárias em caprinos e bovinos, como a mastite.

O produto foi elaborado por inventores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

Denominado Antisséptico à base de extrato pirolenhoso de eucalipto para uso na pós-ordenha de animais leiteiros, a solução tem componentes naturais, renováveis e que não agridem o ambiente nas fases de produção e utilização, de acordo com os pesquisadores.

Coordenador do grupo que envolve dez pesquisadores, Alexandre Santos Pimenta explica que a tecnologia tem como princípio ativo o extrato pirolenhoso (EP), um coproduto líquido da produção industrial do carvão vegetal com efeito antibiótico comprovado cientificamente.

“Os resultados da pesquisa, com processo de produção e produtos patenteados, vem de uma parceria formada há quatro anos. Os resultados de laboratório e de campo comprovaram o efeito antibiótico do produto, apresentando a mesma eficácia em comparação com produto convencional de referência. Além disso, não ocorreu alteração na qualidade do leite, sequer alteração no metabolismo das células dos tetos dos animais, tampouco efeito tóxico às células dos animais”, afirmou.

A mastite é um processo inflamatório da glândula mamária nos animais leiteiros provocada por bactérias. Esses micróbios costumam atuar no período da pós-ordenha, momento em que os canais das tetas dos animais estão abertos e funcionam como entrada para os chamados microrganismos patogênicos. A inflamação pode provocar perdas na produção.

Um dos caminhos para inibir a ocorrência de mastites é o uso justamente de antissépticos, como o desenvolvido de forma inédita pelos cientistas da UFRN e da Ufersa. Essas substâncias podem provocar a redução do número de bactérias na pele dos tetos em mais de 90% depois da ordenha.
Contudo, de uma forma geral, os microrganismos causadores da mastite vêm adquirindo resistência aos produtos antibióticos usados para o controle da doença, seja pelas limitações de cada antisséptico ou o uso inadequado ou em baixas concentrações de químicos antimicrobianos.

Uma outra explicação é a capacidade desses micróbios de formar colônias bacterianas denominadas biofilmes, um tipo de agrupamento com estrutura que dá proteção contra condições adversas. Segundo a universidade, a situação leva a uma seleção natural de cepas resistentes e por isso a importância da utilização de novos produtos para limpeza pós-ordenha.

A invenção
Professor da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Alexandre Pimenta identifica que a invenção desse novo produto, cujo depósito de pedido de patente ocorreu em junho, refere-se a um processo de produção e purificação de extrato pirolenhoso (EP) em grau farmacêutico, concentração do produto para redução do teor de água e seu posterior uso após diluição em água.

O processo parte da carbonização da lenha, passando pela produção dos líquidos pirolenhosos brutos e posterior refino e ultrainfiltração desses líquidos para obtenção do EP grau farmacêutico.

Ele contextualiza que um ponto importante na caminhada aconteceu a partir de uma publicação de 2020, fruto da dissertação de Waleska Nayane Costa Soares, na qual foi feito um trabalho exploratório com extratos pirolenhosos de duas espécies florestais, a jurema-preta e o eucalipto.

Nessa pesquisa, os pesquisadores viram a necessidade de ser formulado um produto antisséptico a partir de extratos pirolenhosos e não somente utilizar esses extratos em seu formato original, porque sozinho o extrato não era efetivo. Este segundo passo acontece nos dois anos seguintes.

“Apesar da conexão, no presente pedido de patente, as reivindicações se referem a uma formulação concentrada e aditivada com alguns componentes, além da adição de emulsificantes, ou seja, um produto em que o extrato pirolenhoso foi primeiramente processado e purificado em grau farmacêutico e testado para comprovar a ausência de uma série de contaminantes que o habilitassem a receber esse grau de pureza. A seguir, o EP grau farmacêutico passou por um processo de concentração por evaporação e depois uma aditivação com dois outros componentes. Trata-se, portanto, de uma formulação inteiramente nova. Disso resultou o antisséptico, produto natural derivado de lenha de reflorestamento do eucalipto clonal, viável tecnicamente, um produto com baixo custo de produção e utilização, cujo processo de obtenção não é agressivo ao meio ambiente em nenhuma das suas etapas”, explica o docente do curso de Engenharia Florestal.

O estudo utilizou as instalações do Laboratório de Tecnologia da Madeira e Energia da Biomassa Florestal, da UFRN, e do Laboratório de Microbiologia Veterinária e Biotecnologia Animal, da Ufersa.

O Brasil e o leite

Com mais de 35 bilhões de litros de leite produzidos no ano de 2021, o Brasil está no grupo de maiores produtores de leite do mundo, junto com Estados Unidos, Índia e China. Ao todo, a sua cadeia produtiva engloba cerca de 50 milhões de animais.


Dados da Embrapa publicados em 2020 mostravam que, especificamente em relação a vacas ordenhadas, o Brasil detinha o segundo maior rebanho no mundo, atrás apenas da Índia.

"As infecções causadas por microrganismos sempre são uma preocupação em qualquer área da saúde. A alta incidência da mastite nos rebanhos leiteiros provocam prejuízos de quase R$ 9 bilhões por ano, entre perda de produção, custos para o produtor rural com consultas e medicação e até descarte de animais. A preocupação, portanto, extrapola a área veterinária em si, já que traz prejuízos à indústria pecuária como um todo, e justifica o desenvolvimento de produtos como o nosso”, finaliza Alexandre.

*Do G1 RN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

TRABALHO é sinônimo de nobreza.
Não desdenhe o trabalho que lhe coube realizar na vida.
O trabalho enobrece aquele que faz com entusiasmo e amor.
Não existem trabalhos humildes.
Só se distinguem por serem bem ou mal realizados.
Dê valor ao seu trabalho, fazendo-o com todo amor e carinho, e estará desta maneira dando valor a si mesmo.