Pesquisar este blog

26 novembro 2022

Governadora Fátima Bezerra começa a indicação de nomes para seu próximo mandato

Eleita para comandar o Rio Grande do Norte por mais quatro anos, a governadora Fátima Bezerra começou a alinhar e remanejar novos nomes para compor a sua próxima gestão.
O nome do atual secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo, Raimundo Alves Júnior deve ser anunciado nos próximos dias para Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado por uma indicação da Assembleia Legislativa.
Raimundo é natural de Santana do Matos, é economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), trabalhou durante 16 anos na Petrobras e passou a assessorar a governadora Fátima Bezerra no ano 2000, quando ela era ainda deputada estadual.
Outros nomes já começam a ser anunciados, principalmente para acolher indicações dos partidos que compuseram a chapa vencedora na última eleição com Fátima.

*Difusora de Mossoró

PINHEIRO SISTEMAS ELÉTRICOS

MOSSORÓ-RN: 149ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - JOVEM DE 21 ANOS, BALEADO NO OURO NEGRO MORRE NO HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA

A violência homicida faz mais uma vítima em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte e eleva para 149 o número de homicídios no ano de 2022 na cidade. O crime, o segundo deste sábado 26 de novembro de 2022, aconteceu por volta das 13h30min, nas proximidades de uma creche, na Comunidade do Ouro Negro, no Bairro Aeroporto.
A vítima, segundo a PM foi Valnei Azevedo Freire Filho, 21 anos de idade, alvejado com vários tiros e morreu ao dar entrada no Hospital Tarcísio Maia, pra onde foi socorrido por um familiar em carro próprio. A Polícia Militar recebeu informações de testemunhas, que um veículo possivelmente um HB 20 de cor prata, teria passado na rua e seus ocupantes efetuando disparos de arma de fogo.
Testemunhas relataram que foram ouvidos mais de 40 tiros. Os criminosos fugiram após o crime, mas ainda foram foram identificados. Pelas características do veículo, repassadas por populares, possivelmente seria o mesmo carro usado no homicídio ocorrido na manhã de hoje no Bairro Belo Horizonte.

*Fim da Linha

Exclusivo: foragido da justiça potiguar acusado matar mulher por espancamento em Baraúna no RN é preso no estado de Pernambuco

O Blog, obteve em primeira mão e com exclusividade, a informação da prisão de Matheus Mangueira Silva, 24 anos, natural de Cícero Dantas no estado da Bahia, ocorrida na manhã deste sábado 26 de novembro de 2022 em Pernambuco.

A prisão dele foi efetuada pela guarnição Tático Rural da Polícia Militar de Pernambuco e aconteceu no Sítio Serrinha, zona rural do município de Serra Talhada naquele estado. Ele é acusado de matar a pauladas a idosa Adalgisa Fagundes Neves, de 61 anos.

A guarnição do Tático Rural do 14º BPM, comandada pelo 1º sargento Orlando José de Lima com apoio dos cabos, Anestor dos Santos, Francisco Pereira e André Gonary, recebeu informações do Seviço de Investigação da Polícia Civil de Euclides da Cunha do estado da Bahia, de que Matheus Mangueira era foragido do estado do Rio Grande do Norte e estava com mandado de prisão em aberto por crime de homicídio e que estaria homiziado na zona rural de Serra Talhada.

Diante das informações, os policiais foram até a localidade de Serrinha, onde encontraram o foragido e deram cumprimento ao mandado de prisão. Matheus Mangueira após ser preso foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada para os procedimentos cabíveis.

A Delegacia de Capturas (DECAP) do Rio Grande do Norte, será comunicada sobre a prisão do foragido, para que esta proceda o recambiamento dele para a Cadeia Pública de Mossoró, onde ficará a disposição da justiça. O DPC Luiz Fernando já comunicou à família de Adalgisa, a prisão do acusado de maté-la.

Entenda o caso:

A idosa Adalgisa Fagundes Neves foi espancada e morta no dia 23 maio desse ano, na cidade de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi encantrada, nas primeiras horas do 23, em uma rua que é conhecida como rua da valeta, com marcas de espancamento e estava desacordada. Ela ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, mas não resistiu e morreu no mesmo dia. O então delegado da Polícia Civil de Baraúna Dr. Luiz Fernando começou a investigar o caso e chegou a autoria do assassinato.

Segundo a investigação, Matheus Mangueira da Silva, estava trabalhando em uma linha de transmissão de energia eletrica em Baraúna e segundo a polícia, o mesmo foi visto com a vítima na noite anterior ao crime. Após o assassinato de Adalgisa, ele fugiu da cidade. O inquérito policial foi remetido à justiça com autoria definida e com pedido de prisão contra o acusado. No dia 03 de junho, o juiz Emanuel Telino Monteiro expediu o mandado de prisão preventiva, com validade até junho de 2023.

*Fim da Linha

HOJE TEM GRANDE CANTORIA NO CLUB DO ZÉ MARIA NO ASSENTAMENTO PAULO CANAPUM

COLUNA DO RN: CARAÚBAS JÁ VIVE A CAMPANHA DE 2024 COM NOMES LANÇADOS

Faltando 2 anos para a disputa pela prefeitura, a cidade já tem 2 nomes na disputa
A cidade de Caraúbas já tem os candidatos a prefeitura definidos para o ano de 2024, pelo lado da situação, o jovem Givago Barreto será quem vai disputar o cargo com o apoio do tio e atual prefeito Juninho Alves, que cumpre o seu segundo mandato. Sobre essa até então possível candidatura, avia resistência do próprio Givago de enfrentar o desafio, mas ele foi convencido pelo seu pai e também ex-prefeito da cidade, o Eugênio Alves. Caso esse projeto venha a ser consolidado com uma vitória nas urnas, se ampliará para 12 anos o período de poder dos Alves caraubenses no palácio Jonas Gurgel.
Já pelo lado da oposição, o nome é o de Kaline Amorim que está na disputa pelo executivo municipal. Vale destacar a origem política dela, a mesma é esposa do deputado estadual reeleito, o Dr. Bernardo Amorim (PSDB), a oposição na cidade é formada principalmente pelo grupo Ferreira, que pretende dar o apoio a Kaline. O nome da então pré-candidata já esteve em disputa nas urnas, agora nas eleições 2022, ela foi candidata à deputada federal pelo MDB-RN.
A 2 anos da disputa municipal, a cidade já tem pelo menos 2 dos nomes que pretendem disputar a cadeira de prefeito, isso se ainda aparecer mais nomes, nesse caso, ficamos aguardando qualquer novidade da política de Caraúbas.

*Autor: Rállyson Nunes jornalista com a DRT - 2233/RN

MOSSORÓ-RN: 148ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - INOCENTE É MORTO AO SAIR DE CASA PARA PROURAR A MÃE DURANTE ATAQUE A TIROS NO BAIRRO BELO HORIZONTE

A violência homicida segue assolando a cidade de Mossoró, segunda maior do Rio Grande do Norte. Na manhã deste sábado 26 de novembro de 2022, um ataque a tiros, na Rua João Damásio no Bairro Belo Horizonte, ceifou a vida de Antônio Gabriel da Silva Araújo de 30 anos de idade.

De acordo com as informações colhidas pela Polícia Civil, Gabriel estava tomando café em sua casa e ao ouvir os disparos de arma de fogo, saiu desesperado para fora da residência a procura de sua mãe, que tinha acabado de sair do imóvel.

A vítima que ainda estava com uma colher na mão, acabou sendo atingida pelos tiros, tentou correr, mas tombou sem vida na calçada de uma casa vizinha. Ainda segundo a polícia, os criminosos estavam em veículo HB20 de cor prata e tentavam matar um desafeto naquela região. Gabriel como era mais conhecido, era um trabalhador e segundo a família e vizinhos, não tinha qualquer envolvimento com ilícitos.

Minutos antes do crime, uma pessoa identificada como Francisco Edigley de Souza, deu entrada minutos antes do homicídio, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do BH com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo. A Polícia ainda não sabe se a vítima foi baleada na mesma ocorrência e no mesmo local onde ocorreu o assassinato.

Policiais da Delegacia de Plantão deverão comparecer ao hospital, para ouvir em depoimento a vítima e saber as circunstancias do ataque criminoso. Após a perícia o corpo de Antônio Gabriel da Silva Araújo foi recolhido e encaminhado para exames no ITEP. Mossoró chega aos 148 homicídios em 2022.

VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fim da Linha

LOTAÇÃO DE APODI PARA O CANINDÉ-CE

Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro. 
Retorno no dia 25 passando pela praia de Tibau. Valor da passagem: 140 reais.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.
Pode ligar: (84) 9 9135-3403.

Idema propõe criação de nova unidade de conservação da caatinga no Rio Grande do Norte

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) propôs a reserva de uma área para criação de uma unidade de conservação da caatinga e das cabeceiras da bacia hidrográfica do Rio Potengi, no Rio Grande do Norte.


Uma portaria foi publicada na última quarta-feira (23), no Diário Oficial do Estado (DOE), com proposta de reserva de 12.356 hectares, entre os municípios de Cerro Corá, São Tomé e Currais Novos.

A futura unidade de conservação deverá ser chamada Refúgio da Vida Silvestre, segundo o órgão.

"Devido à elevada diversidade biológica presente na região, o espaço é apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das Áreas Prioritárias para Conservação da Caatinga, o bioma de maior extensão no território potiguar", informou o Idema em comunicado à imprensa.

De acordo com o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a caatinga é o bioma menos protegido do Rio Grande do Norte, o que aumenta a importância de alinhar políticas públicas para conservação da biodiversidade com os desafios das mudanças climáticas e da sustentabilidade.

“Também consideramos na escolha da área a importância da preservação dos recursos hídricos e o combate à desertificação na região semiárida como mecanismo de mitigação dos efeitos do aquecimento global e garantia da segurança hídrica”, disse.
Mapa mostra área abrangida por proposta de criação de unidade de conservação da caatinga na região Seridó potiguar. — Foto: Divulgação

A escolha da área contou com a participação de diversos pesquisadores e representantes da sociedade. Estudos técnicos subsidiaram a proposta de criação da unidade de refúgio da vida silvestre.

Segundo o Idema, a iniciativa foi motivada pela ocorrência das espécies emblemáticas de aves na região. Conforme a legislação federal, refúgios são unidades de conservação de proteção integral, que tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.


Coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) do Idema, Ilton Soares afirma que esta é a primeira unidade de conservação desta categoria no estado, dando ênfase à proteção da biodiversidade.


“Esta categoria permite a presença de comunidades humanas, uma oportunidade para atividades sustentáveis, como ecoturismo e manejo do solo”, explicou o coordenador.
Papagaio-verdadeiro é uma das espécies encontradas em área que deverá virar unidade de conservação no RN — Foto: Jorge Dantas/Idema/Divulgação

Para o professor do Departamento de Botânica e Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mauro Pichorim, a região representa a porção mais preservada de Caatinga do Seridó com cerca de 230 espécies de aves, sendo várias exclusivas do bioma (endêmicas) e outras ameaçadas de extinção ou raras.

“Além disso, a área é predominantemente composta por encostas de serras, ambiente que mantém a melhor representatividade da biodiversidade local quando comparado aos platôs mais altos e às áreas baixas de planície. Até o momento, essa região é o único local conhecido de ocorrência de arara-maracanã (Primolius maracana) e papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) no RN”, esclareceu o professor.

Para o Idema, a proteção das serras e encostas que fazem parte da área proposta para criação da Unidade de Conservação é fundamental para garantir as condições adequadas dos ambientes naturais onde essas espécies existem e para sua reprodução.

Após a publicação da portaria, o Idema dará continuidade ao processo de criação do Refúgio da Vida Silvestre com a publicação dos estudos técnicos e encaminhamento da proposta para discussão da sociedade e órgãos públicos, através de consulta e audiência públicas.

*Do G1 RN

SERRA DO MEL-RN: PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DA CARAVANA DO CAJU 2022

Na manhã de hoje (25), Thiago Freitas (PSDB) Presidente da Câmara Municipal de Serra do Mel participou da Caravana Caju 2022, evento que faz parte da programação da 40° festa do Caju em Serra do Mel, esse momento aconteceu no ginásio da Escola Estadual Padre José de Anchieta, vila Brasília. Entre as discussões, foi debatido sobre o panorama do desenvolvimento de clones de cajueiro da Embrapa Agroindústria Tropical, assim como também a apresentação do novo clone de cajueiro - anão BRS 555, com foco em altitude elevada.
Na ocasião, o presidente da Câmara, representando a todos os vereadores, aproveitou a oportunidade e agradeceu a todos os parceiros: Sebrae, Embrapa, Prefeitura municipal de Serra do Mel em nome do Prefeito Josivan Bibiano, banco do nordeste e Emater - RN; e também fez um chamamento a essas instituições para que elas deem maior atenção aos produtores de caju e castanha, principalmente ao pequeno produtor, pois nesse momento de safra é possível perceber que se instala um cartel no município, tornando a comercialização da castanha de forma barata e o produtor sendo "obrigado" a vender diante da única possibilidade de renda.
A partir dessa percepção, a Câmara Municipal propôs que as presentes entidades desenvolvam algo para melhorar a situação. A sugestão é de que seja construída uma fábrica de beneficiamento de caju, para que se garanta uma segunda fonte de renda e com isso o produtor não tenha a obrigatoriedade de vender a castanha de acordo com o preço que lhes é estabelecido. 
Como uma forma de oficializar o pedido, Thiago Freitas entregou ofício a essas instituições, no qual reafirmou em suas palavras a importância de se pensar ações que fortaleçam os produtores do município.
#Legislativo #Castanha #Caju #Palestra #Produtores #SerraDoMel #CaravanaCaju #Parceiros.

OAB/RN mantém valor da anuidade para exercício de 2023

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte aprovou, durante sessão realizada no dia 17 de novembro, a proposta da diretoria da OAB/RN para a manutenção do valor da anuidade de R$ 950 para a advocacia e R$ 200 para estagiários.

Apesar da elevada inflação dos últimos anos, a OAB/RN mantém o valor de anuidade praticado desde 2020. A medida só é possível devido a um rigoroso controle de austeridade fiscal e sensibilidade da Seccional aos impactos da pandemia na advocacia, ainda sentidos atualmente.

“Entendendo que a advocacia, assim como toda a sociedade, ainda sofre com perdas humanas e materiais da pandemia do Covid-19, por isso o Conselho Seccional deliberou por manter o valor da anuidade atual para o exercício de 2023. A medida só é possível devido a muito zelo e organização das finanças e programas de recuperação de créditos, que nos permitiu manter e ampliar os serviços a advocacia”, destacou o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

Anuidade poderá ser paga com descontos em cota única

O Conselho Seccional também aprovou a possibilidade de pagamento com descontos em cota única. Os descontos são de 20% para pagamento realizado até 31 de janeiro e de 10% para pagamentos realizados até 28 de fevereiro.

O pagamento também pode ser realizado de forma parcela no boleto ou cartão de crédito, com a quantidade de parcelas variando de 12x para pagamentos iniciados em janeiro até 10x para pagamentos iniciados em março.
Os boletos serão disponibilizados no site da Seccional (oabrn.org.br) e podem ser solicitados por WhatsApp por meio dos contatos: (84) 99868-0121 ou (84) 99990-8941 ou no e-mail tesouraria@oabrn.org.br, a partir de 01º de janeiro de 2023.

Desconto para a jovem advocacia

A jovem advocacia foi mais uma vez prestigiada. A OAB/RN manteve a política de maior desconto para os ingressantes do Brasil, com redução de 75%, no valor da anuidade para o primeiro ano de ingresso na advocacia, de R$ 237,50.

Já para o segundo e terceiro ano de exercício profissional o valor foi fixado em R$ 710, enquanto para o quarto e quinto ano de atividade de R$ 830,00.

E pela primeira vez o desconto para pagamento em cota única foi ampliado a jovem advocacia, assim além da polícia de incentivo a advocacia iniciante, o valor pode ser pago com descontos cumulativo de até 20% até 31 de janeiro e de 10% para pagamentos realizados até 28 de fevereiro.

Benefícios

O pagamento da anuidade da advocacia potiguar é a única fonte de receita da OAB e tem destino certo: É convertida em benefícios aos advogados e advogadas como central de prerrogativas, estacionamentos, salas instaladas nos fóruns, convênios, leitura de publicações, atendimento odontológico, cursos de qualificação presenciais, tele presenciais e online, cursos de pós-graduação e Centro de Inclusão Digital, dentre outros mantidos pela OAB e Caixa de Assistência (CAARN).

*Fonte: Portal Grande Ponto