terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

APODI-RN: ALAN JOGA RESPONSABILIDADE PARA HORTÊNCIA

O prefeito Alan Silveira em entrevista concebida ao programa Enfoque Político disse que sua preferência, ao menos em público, é pela atual vice-prefeita Hortência para seguir compondo com ele a chapa da situação em Apodi.
Apesar da fala, Alan disse que a decisão sabe a vice-prefeita, ser ou não sua vice, eita.
Ao jogar à responsabilidade para a vice-prefeita, Hortência, Alan já deixa montada a sua estrategista, para caso o rompimento venha a ser concretizado.
A culpa foi da vice seu moço...
Detalhe: Circula nos bastidores que a real preferência é por outra "mulher" na chapa, fica a dica.

A sorte da situação é a desarticulação da "gananciosa" oposição seu moço.

*João Marcolino.

BRASÍLIA: ROGÉRIO MARINHO É EMPOSSADO COMO NOVO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O potiguar Rogério Marinho foi empossado pelo presidente Jair Bolsonaro no cargo de Ministro do Desenvolvimento Regional, em solenidade ocorrida no início da tarde desta terça-feira (11), no Palácio do Planalto.
Além do presidente Bolsonaro, estavam o vice Hamilton Mourão, o presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, os presidentes da Câmara e Senado, respectivamente, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre e vários Ministros, com destaque para Sérgio Moro (Justiça) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).
Da bancada federal do RN, a fonte do blog registrou a ausência apenas da deputada federal Natália Bonavides (PT).
Mas a classe política estadual prestigiou em peso: governadora Fátima Bezerra, prefeitos Álvaro Dias (Natal) e Rosalba (Mossoró), presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, dentre outros políticos do RN. 


*Tribuna do Norte.

MACAÍBA-RN: JOVEM DE 20 ANOS É MORTO A TIROS APÓS REAGIR A ASSALTO

Paullo Victor havia acabado de deixar a mãe no trabalho, na UPA de Macaíba. Coincidentemente, o mesmo local que ele foi levado após ser baleado. 
Paullo Victor tinha 20 anos — Foto: Redes Sociais/Reprodução
Um homem morreu após reagir a um assalto em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, na noite de segunda-feira (10). A vítima foi Paullo Victor, de 20 anos, que trabalhava em uma fábrica de temperos e foi abordado por um trio de criminosos na Avenida Mônica Dantas, próximo ao prédio da prefeitura municipal.
Paullo Victor estava de moto e havia deixado a mãe no trabalho dela, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba. "Os criminosos queriam a moto dele. Na ida, ele já desconfiou que poderia ser assaltado por uns motoqueiros. A vítima seguiu, deixou sua mãe na UPA e na volta foi assaltado, reagiu e foi baleado", afirma Marcus Vinicius, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Após sofrer os disparos, Paullo Victor ficou caído na rua e contou com a ajuda da população que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi levado para a UPA de Macaíba, coincidentemente o mesmo local de trabalho da mãe, mas não resistiu e morreu ao dar entrada na unidade.
O caso será investigado pela DHPP. Quem tiver informações que possam ajudar a esclarecer o crime pode denunciar por meio do telefone 181, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Vítima foi morta neste trecho da Avenida Mônica Dantas — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
*Do G1 RN.

MOSSORÓ-RN: 15º HOMICÍDIO EM 2020: ATENTADO A BALA DEIXA UM MORTO E UM BALEADO NO DOM JAIME CÂMARA

Vítima: Macário Batista Junior
A Polícia Militar registrou por volta das 16:20hs desta terça feira 11 de fevereiro de 2020, uma ocorrência onde uma pessoa foi morta e outra baleada na rua Joana Batista da Cunha mais precisamente por trás do Cabaré da Baixinha em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações, algumas pessoas se encontravam bebendo na calçada, quando um carro de cor branca se aproximou e os ocupantes passaram a efetuar disparos de arma de fogo. A vítima identificada como Macário Batista Junior, 28 anos foi atingida com vários disparos e morreu no local.
Outra pessoa identificada como Francisco Fabiano da Silva, tentou correr e foi atingida com um tiro na região lombar e socorrido por uma ambulância ALFA com suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o hospital Tarcísio Maia.
No dia 03 de janeiro desse ano, ele conseguiu escapar de um atentado próximo ao local onde ele foi morto, por elementos em um veículo com as mesmas características na ocasião pai e e filho de 6 anos foram baleados. (RELEMBRE)
Ainda de acordo com a polícia, Francisico Fabiano não tem envolvimento com ilícitos, já Macário Batista tinha passagem pelo sistema de Mossoró e não descarta a possibilidade do crime está relacionado com acerto de conta.
No dia 15 de janeiro de 2016, ele foi preso portando uma arma de fogo no mesmo bairro onde ele foi assassinado.(RELEMBRE)
Após os procedimentos no local, o corpo foi periciado e removido pelo ITEP para a sua base, onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. Com mais um assassinato, a cidade de Mossoró já contabiliza 15 crimes de homicídios neste ano de 2020. O caso deverá ser investigados pela Polícia Civil.

Mais imagens

*Informação: Passando na Hora.

Polícia Civil divulga que estão abertas as inscrições para MovSaúde 2020

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, na nesta terça-feira -feira (11), que estão abertas as inscrições para o ciclo 2020 do Movimento Saúde (MovSaúde). Os interessados podem efetuar sua inscrição por meio do SISPOL. O treinamento físico é composto pelas seguintes modalidades: treino funcional e corrida em dias diferentes.
Ao todo, são oferecidas duas turmas: turno matutino - terças e sextas-feira, às 7h, e turno vespertino - terças e quintas-feira, às 17h. O projeto é mantido compreendendo a necessidade institucional de um programa de qualidade de vida que promova ações preventivas e permanentes voltadas ao reequilíbrio da saúde do policial civil, prevenindo doenças e outros agravos decorrentes da atividade policial, por meio da prática constante de atividades físicas orientadas no âmbito da PCRN.
O MovSaúde é alinhado com as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública que, dentre outras, determina o dever de multiplicar iniciativas para promoção da saúde e da qualidade de vida dos profissionais de segurança pública.


*PC/ASSECOM

UERN entrega à Diocese de Mossoró pesquisa socioeconômica sobre a Festa de Santa Luzia

Na manhã de segunda-feira, 3 de fevereiro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entregou à Diocese de Mossoró uma pesquisa socioeconômica da Festa de Santa Luzia. Na oportunidade, o professor Leovegildo Cavalcanti, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), apresentou os dados obtidos a partir do estudo, que auferiu o potencial econômico do evento católico.
Realizada por 16 alunos da UERN, a pesquisa foi coordenada pelo professor Cavalcanti em parceria com o professor Sérgio Luiz, do curso de Ciências Contábeis, e com a professora Maria Elza, de Economia. O trabalho, cujo material adveio de entrevistas e estudos da Festa de Santa Luzia de 2019, envolveu cinco cursos: Economia, Contabilidade, Turismo, Administração e Gestão Ambiental.
Cerca de 1,8 mil pessoas foram entrevistadas, sendo 87% devotos. As informações apontam que mais de 95% dos participantes da festa religiosa aprovam a sua organização. Apesar disso, os especialistas concluíram que falta mais profissionalização no sentido de aproveitar melhor a capacidade de movimentar o turismo religioso local, porque só 12% do público visitante é de fora de Mossoró.
“Falta se fazer um trabalho integrado junto à Prefeitura de Mossoró para o desenvolvimento de um turismo religioso mais condizente com o aspecto de geração de emprego e renda e que efetivamente vai caber aos governantes e à própria Diocese como tratar [o evento] a partir de agora”, comentou Cavalcanti.
Presente no momento da entrega, Carlos Antônio, um dos responsáveis pela pesquisa e aluno do 8º período de Turismo, destacou a experiência adquirida com o estudo. “É importante para a gente como aluno e é importante também para a Diocese, como um trabalho desenvolvido para a comunidade”, disse.
Representando a Diocese, o padre Flávio Augusto agradeceu o trabalho desenvolvido, ressaltando a importância da relação das organizações sociais com a Universidade. “Para nós, foi fundamental essa relação. A pesquisa, para mim, conseguiu alcançar seu objetivo, porque nós temos agora um dado real [sobre a Festa de Santa Luzia], e não apenas da igreja”, afirmou.
O reitor da UERN, Pedro Fernandes, sublinhou que esse estudo mostra a relevância de uma instituição de ensino superior não ficar adstrita a aspectos puramente teóricos, desempenhando um papel de ajudar, por meio da pesquisa, na transformação social. “Espero que outras instituições se integrem [a esse tipo de iniciativa], porque Mossoró hoje tem um parque universitário muito grande”, afirmou.
Embora seja o primeiro do estudo voltado para a Festa de Santa Luzia, os pesquisadores da UERN já fizeram relatórios semelhantes do Mossoró Cidade Junina e do Carnaval de Apodi.
 

*Fonte: UERN

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 10/02/2020 as 7:00hs de 11/02/2020
No. Postos Existentes: 173 No. Postos sem Contato: 66
No. de Postos com Chuva: 29 No. de Postos sem Chuva: 78

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Mossoro(Prefeitura) 39,5
Janduis(Emater) 27,0
Itaja(Emater) 20,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 18,7
Felipe Guerra(Prefeitura) 18,0
Parau(Prefeitura) 18,0
Messias Targino(Prefeitura) 17,0
Luis Gomes(Delegacia) 7,0
Sao Rafael(Particular Ii) 6,9
Assu(Particular) 6,8
Sao Rafael(Emater) 6,7
Major Sales(Prefeitura) 6,5
Severiano Melo(Prefeitura) 5,5
Campo Grande(Particular 2) 5,0
Caraubas(Particular) 4,7
Apodi(Base Fisica Emparn) 4,1
Campo Grande(Particular) 3,7
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 3,5
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 2,5
Ipanguacu(Emater) 2,4
Assu(Emater/st. Casa Forte) 2,2

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 44,0
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 17,0
Sao Fernando(Emater) 13,1
Florania(Sitio Jucuri) 10,7
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 9,5
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 7,5
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 1,8
Pedro Avelino(Particular) 1,0

FELIPE GUERRA-RN: Ubiracy Pascoal perdeu força partidária, política e se tornou uma simples liderança política

Apesar de ser uma grande figura, esse um cidadão de bem, o edil Ubiracy Pascoal andou tomando decisões precipitadas e essa irão custar caro a sua história política em Felipe Guerra.
Após deixar sem nenhum motivo o bloco do prefeito Haroldo Ferreira, Ubiracy só teve perdas, em todos os aspectos.
Além de perder e prejudicar seus aliados junto a gestão, esse ainda perdeu o Partido Liberal (PL), aliança histórica com João Maia, espaço dentro dos bastidores e passando assim de força emergente para uma simples liderança "pequena" liderança.
Em 2020, sem força nem mesmo dentro do seio da sua família, visto essa sempre estar dividida em várias outras lideranças parentescas e carregando o "rótulo" de "traidor", "Bira" terá dificuldades para renovar o mandato, fato.
O figuraça Ubiracy pulou várias etapas do cenário político e poderia atualmente está com sua vaga de vice, assegurada ao lado do pré Salomão Gomes, para arriscar um processo "suicida" que pode levá-lo a ficar até sem mandato, fica a dica.
Recado dado!


*De João Marcolino. 

Acordo entre Seap e IFRN abre 10 vagas para internos na educação superior

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) vão firmar Acordo de Cooperação para ofertar 10 vagas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade Educação a Distância (EaD), para pessoas privadas de liberdade.
São cinco vagas para internos da Penitenciária do Seridó, em Caicó, e cinco para o Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró.
As aulas começam em abril. Este ano, dois apenados da Mário Negócio estão concluindo a graduação no Curso de Gestão Ambiental.
Nesta segunda-feira, dia 10, o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, a direção das unidades penais envolvidas no projeto e representantes do Departamento de Promoção à Cidadania da Seap (DPC), estiveram reunidos, no IFRN, em Natal, com o diretor-geral do Campus Zona Leste, José Roberto, o coordenador pedagógico do “EaD” Zona Leste/IFRN, Francisco Augusto, a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN, Edneide Bezerra, e o diretor acadêmico do “EaD” Zona Leste/IFRN, Albérico Canário.
Na reunião ficaram definidos os termos do Acordo de Cooperação e o cronograma de trabalho. Cabe a Seap, por exemplo, viabilizar os espaços físicos adequados e tecnologia necessária para a realização das atividades do Curso e a segurança dos envolvidos. “Só a educação vai transformar essas pessoas. É o que vai definir se eles vão sair melhor ou pior do sistema prisional e o IFRN tem compreendido e atuado em favor para que essas minorias recebam as políticas de Estado”, disse Pedro Florêncio.
O secretário ressaltou que o sistema está sob controle, com disciplina e ordem, e que está em condições de avançar nas políticas de trabalho e educação como forma de mantê-lo pacificado.
Em 2019, disse o secretário, a Seap através de convênio com o Senai formou mais de mil internos em cursos profissionalizantes com 160 horas de duração. “Agora, todas as unidades dispõe de salas de aula”, frisou.
O professor Francisco Augusto explicou os detalhes do Acordo de Cooperação. O acesso às vagas se dará por meio de processo seletivo específico para o interno privado de liberdade. “Vamos utilizar as notas do Enem de 2017, 2018 e 2019”, falou.
A professora Edneide Bezerra acredita que o Acordo será assinado em meados de março, mês que serão lançados o edital, o processo seletivo e a matrícula dos alunos. “As aulas terão início em Abril “, garantiu.
Antes das aulas, segundo o o diretor-geral do Campus Zona Leste, José Roberto, haverá um Seminário de Integração Acadêmica e visita as unidades penais para planejamento com as equipes. O Curso tem duração de seis semestres letivos, podendo ser estendido de acordo com o desempenho dos alunos.


*Jair Sampaio.

BRASÍLIA: ROGÉRIO MARINHO TOMA POSSE HOJE

O potiguar Rogério Marinho toma posse, às 14 horas de hoje, como novo ministro do Desenvolvimento Regional. A solenidade ocorrerá no segundo andar do Palácio do Planalto, em Brasília, com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e deve contar com representantes da classe política do país e do Rio Grande do Norte.
Entre os políticos do Estado que tinham confirmado, ontem, presença na posse de Rogério Marinho, constam o prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, que também preside o PSDB estadual, partido do qual o novo ministro está licenciado desde que, no começo do ano passado, passou a integrar a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, como secretário nacional de Previdência e Trabalho.
Ainda prestigiam a posse de Marinho a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP); enquanto os prefeitos de São Tomé, Anteomar Pereira (PSDB), de Marcelino Vieira, Kerles Jácome, o “Babau” e de Santana do Seridó, Hudson Santana de Brito, que tem cargo de direção na Confederação Nacional dos Municipios (CNM), representam uma comitiva da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Os convidados devem chegar com uma hora de antecedência, segundo o Cerimonial do Palácio do Planalto.

PARAÍBA: BEBÊ DE MESES MORRE APÓS TER REAÇÃO EM TOMAR VACINA NO MUNICÍPIO DE BOM SUCESSO

Um bebê de apenas 02 (dois) meses faleceu após ter reação em tomar vacina de gotinha oral em uma unidade de saúde no município de Bom Sucesso, sertão paraibano. O fato aconteceu nesta segunda-feira, 10.
O bebê ainda foi medicado e, inicialmente, transferido pelo SAMU, com urgência, para o Hospital Regional de Catolé do Rocha, mas depois teve que ser levado para uma área de pediatria de um hospital de Patos-PB, onde acabou não resistindo e vindo a óbito. Mais detalhes sobre a causa da morte ainda serão divulgados pelos órgãos competentes.
Segundo informações, a criancinha residia no sítio Dois Córregos, zona rural da cidade.


*TAAN ARAÚJO
*João Marcolino.

SÃO CONÇALO DO AMARANTE-RN: CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO EM ÁREA DE MATAGAL

Crime aconteceu na tarde desta segunda-feira em São Gonçalo da Amarante — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado no fim da tarde desta segunda-feira (10) em um matagal na zona rural do município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.
Segundo a Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP), quem cometeu o crime chegou a tentar atear fogo no corpo, mas não conseguiu atingir por completo. Pessoas que moram próximas ao local relataram à polícia que ouviram tiros durante a tarde.
O crime aconteceu na Rua Paulo Porfírio Dantas, no bairro São José, local próximo do limite geográfico de São Gonçalo do Amarante com Macaíba.
A DHHP, que vai investigar o caso, trabalha inicialmente com a hipótese de que o assassinato esteja relacionado ao tráfico de drogas e de que o homem foi atraído pelos criminosos para a área de matagal onde acabou sendo morto.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado e vai fazer a autópsia do corpo. 


*Do G1 RN