Pesquisar este blog

15 setembro 2022

Datafolha: Lula mantém 45%, e Bolsonaro oscila de 34% para 33%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.

O cenário da corrida presidencial se mantém estável, aponta o Datafolha.

Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 9 de setembro, Lula se manteve igual. Já Bolsonaro oscilou de 34% para 33% --a diferença entre eles é de 12 pontos. Ciro oscilou de 8% para 9%.Tebet tem os mesmos 5% da semana passada, e Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 1% para 2%.

A pesquisa ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04099/2022.

Intenção de voto estimulada


  • Lula (PT): 45% (45% no Datafolha anterior, de 9 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 33% (34% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 2% (1% na pesquisa anterior)
  • Felipe d'Avila (NOVO): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Kelmon Souza (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Em branco/nulo/nenhum: 4% (4% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 2% (3% na pesquisa anterior)

Felipe d'Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Kelmon Souza (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
  • No 2º turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 38%
  • 44% reprovam governo Bolsonaro; aprovação é de 30%
  • Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro em SP e RJ; distância cai em MG
Detalhamento

Lula vai melhor que Bolsonaro:
  • Entre mulheres (46% a 29%)
  • Entre os mais jovens (50% a 28%)
  • Entre quem tem ensino fundamental (54% a 27%)
  • Entre quem recebe até dois salários mínimos (52% a 27%)
  • Na região Nordeste (59% a 22%)
  • Entre as pessoas pretas (57% a 23%)
  • Entre católicos (51% a 28%)
  • Entre beneficiários do Auxílio Brasil (57% a 26%)
Bolsonaro vai melhor que Lula:
  • Na região Sul (42% a 34%)
  • Entre evangélicos (49% a 32%)
  • Entre quem recebe de cinco a dez salários mínimos (40% a 35%)
Votos válidos

Essa modalidade não leva em conta os votos nulos, brancos e indecisos e aponta, neste momento, para a realização de segundo turno.
  • Lula: 48% (49% em 9 de setembro)
  • Bolsonaro: 36% (35% no levantamento anterior)
Intenção de voto espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 41% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 30%. Ciro foi citado por 4%; e Simone Tebet, por 3%.
  • Lula (PT): 41% (39% na pesquisa de 9 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 31% (30% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 4% (4% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 3% (2% na pesquisa anterior)
  • Outras respostas: 3% (3% na pesquisa anterior)
  • Em branco/nulo/nenhum: 5% (4% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 15% (17% na pesquisa anterior)
2º turno

Veja abaixo o resultado do 2º turno:
  • Lula (PT): 54% (53% na pesquisa de 9 de setembro)
  • Bolsonaro (PL): 38% (39% na pesquisa anterior)

67,5% dos brasileiros temem agressão física em razão de escolhas políticas

O medo de ser alvo de violência política nas eleições deste ano atinge a maioria da população brasileira, segundo a pesquisa Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022 uma parceria entre a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os dados foram coletados pelo Datafolha

De acordo com o levantamento, 67,5% dos entrevistados têm muito medo (49,9%) ou um pouco de medo (17,6%) de ser vítima de agressões físicas em razão de escolhas políticas ou partidárias. Apenas 32,5% dos ouvidos não temem ser atingidos pela violência no pleito deste ano. A amostra indica que 113,4 milhões de brasileiros têm medo de sofrerem agressões físicas. Ao mesmo tempo, a pesquisa verificou que 3,2% dos brasileiros disseram ter sido vítimas de ameaças por razões políticas e 0,8% de violência física.

"É difícil falar em eleições livres e justas com este nível de violência. As eleições livres estão ameaçadas não pelas razões que (o presidente Jair) Bolsonaro suspeita - as urnas eletrônicas -, mas pela violência política", afirmou o presidente do FBSP, Renato Sérgio de Lima. Para a cientista política Mônica Sodré, do Raps, a violência de matriz política - medida pela primeira vez - afeta milhões de pessoas. "É um indicador que preocupa. Temos uma população amedrontada."

A sondagem mostra, ainda, que o medo de sofrer uma ameaça diante do clima de escalada da violência política no País também é alto. Segundo a pesquisa, 45,2% têm muito medo de sofrer uma ameaça em razão de escolhas políticas ou partidárias e 17,4% dos ouvidos dizem ter pouco medo. Apenas 37,3% afirmam não temer ameaças. Com isso, pela projeção, o temor de ameaça atinge 105,2 milhões de brasileiros (62,6%).

Tensão

O clima de violência levou à entidade internacional de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) a fazer um apelo aos representantes das forças políticas do País em favor da moderação. O pedido ocorreu após o registro de dois casos extremos neste ano: os assassinatos do dirigente petista e guarda municipal Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu (PR), e do trabalhador rural e eleitor do PT Benedito Cardoso dos Santos, em Confresa (MT). Ambos foram mortos por eleitores de Bolsonaro.

Além desses crimes, outros episódios de violência e ameaça foram registrados durante a campanha envolvendo petistas e bolsonaristas, como ataques com drones e com bombas com fezes em Minas e no Rio. Houve ainda ataques à imprensa, como o praticado pelo deputado bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos-SP) contra a jornalista Vera Magalhães.

Para Lima, as ocorrências estão relacionadas a outro dado importante da pesquisa: o aumento do chamado índice de agressividade autoritária. Em 2017, pesquisa do fórum mostrou que o indicador estava em 6,5 pontos no Brasil, em uma escala internacional de 0 a 10; em 2022, avançou para 7,11.

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 13 de agosto e ouviu 2,1 mil em todo o País. Dos entrevistados, 3,2% dizem ter sofrido alguma ameaça por causa de suas escolhas políticas ou partidárias, o que, em projeção na população, indica 5,3 milhões de brasileiros. Além disso, 1,4 milhão de brasileiros afirmou ter sido vítima de violência física no começo da campanha eleitoral deste ano - 0,8% da população.

O total de pessoas ameaçadas por motivos partidários ou eleitorais ficou atrás apenas dos que se disseram vítimas de golpe ou que perderam dinheiro por meio do celular (9,2 milhões) e das vítimas de furto ou roubo de telefone (9,1 milhões). "A radicalização da violência política está sequestrando a agenda política e impedindo que as pessoas exerçam sua cidadania", disse Lima.

*GRUPO CIDADÃO 190

SERRA DO MEL-RN: EX-PRESIDIÁRIO É ENCONTRADO MORTO COM O CORPO CRIVADO DE BALA

O corpo de Francinildo Marcelino da Silva, “Pompeu” de 26 anos de idade foi encontrado no início da tarde desta quinta feira, 15 de setembro, numa estrada carroçável, na Vila Goias, no município de Serra do Mel.

Segundo informações, “Pompeu” que era natural da cidade de Baraúna, onde já teria sido preso acusado de furto, residia na Vila Santa Catarina, na Serra do Mel, e teria pego uma carona na manhã de hoje, com destino a Vila Brasília, lá mesmo na Serra do Mel.

No início da tarde, a Policia Militar foi acionada com a informação da presença do corpo com marcas de tiros.

A equipe de plantão no Itep foi acionada para os procedimentos de pericia no local do crime e remoção do corpo, que deverá ser examinada na Unidade Regional do órgão em Mossoró.

*Fonte: O Câmera

PORTO DO MANGUE-RN: POLÍCIA CILVIL PRENDE MEMBROS DE FACÇÃO CRIMINOSAS POR V´RIOS CRIMES NA REGIÃO

A 42ª Delegacia de Polícia Civil, com atuação em Areia Branca e Porto do Mangue, por meio da sua equipe de investigações sobre crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo, não sendo descartado, ainda, em investigações que seguirão, o envolvimento dos investigados em crimes de homicídio na região.

Na tarde desta quinta (14), em Porto do Mangue, dois homens foram presos, por força de decisão judicial, um com 20 e a outro com 18 anos de idade, considerados de alta periculosidade, membros assumidos e ocupantes de postos de comando na linha de sucessão em uma facção criminosa. Os atos infracionais listam crimes praticados quando os presos ainda eram adolescentes.

De acordo com a Lei Penal em vigor eles deverão ficar internados, provisoriamente, pelo prazo de 45 dias em estabelecimento adequado às suas condições, no caso o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório – CASEP. Após ser cumprir o mandado de busca e apreensão eles foram levados para serem examinados por um médico legista no ITEP e em seguida encaminhados ao CASEP, em Mossoró.



DISQUE-DENÚNCIA

A Policia Civil pede que a população de Areia Branca e Porto do Mangue continue enviando informações por meio de denúncias anônimas, através do Disque-denúncia pelo número de telefone e WhatsApp (84) 9.8136.6735 com garantia de sigilo absoluto.

CARAÚBAS-RN: CAROLINA GURGEL DE LIMA SERÁ PROMOTORA DE JUSTIÇA NO ESTADO DE TOCANTINS

Uma profissional de muito valor, talentosa, ética, determinada e merecedora de alcançar os seus objetivos, fato.
Trata-se da futura Promotora de Justiça Carolina Gurgel de Lima, essa eximia servidora pública, prestara seus serviços no Estado do Tocantins.
A promotora Carolina Gurgel Lima é Natural de Caraúbas/RN, e filha do empresário Celcivan Lima e da Dra. Velúzia Gurgel.
Desejamos todo sucesso e paz para Promotora Carolina Gurgel Lima.

*João Marcolino

Feira de Ciências de Rede Municipal de Ensino é aberta

Na manhã desta quinta-feira (15), foi realizada a abertura oficial da V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). A abertura aconteceu na Estação das Artes Elizeu Ventania com participação de representantes da Prefeitura de Mossoró, Câmara Municipal de Mossoró, universidades e escolas municipais, além de público visitante.

A Feira reúne 180 mostras e projetos científicos expostos por mais de 500 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contemplando 58 escolas municipais. Neste ano, a novidade é a participação de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“É um momento muito representativo em que estamos retornando com a feira de modo presencial. Hoje, estamos aqui realizando pela primeira vez uma feira com estrutura totalmente adequada e montada exclusivamente para o evento num pavilhão na Estação das Artes. É um investimento em ciência e educação realizado pela Prefeitura de Mossoró. São mais de 600 pessoas diretamente envolvidas na realização da feira num espaço digno e confortável para receber a população”, destacou Hubeônia Alencar, titular da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A V FECIRME instalada na Estação das Artes conta com estrutura moderna, climatizada, em plenas condições para ofertar conforto aos alunos, professores e demais servidores, bem como visitantes. “Estou percebendo que a experiência aqui é de outro nível, algo que nunca passei. Estou aproveitando bastante. É a minha primeira vez aqui e pretendo se Deus quiser voltar no próximo ano. Eu incentivo a todos realizar bons projetos para que possam também participar e ter a oportunidade de aprender cada vez mais”, disse João Vitor, aluno da Escola Municipal Francisco de Assis Batista.

Os trabalhos dos alunos são supervisionados por cerca de 150 professores orientadores. “Nós começamos trabalhando na própria escola com os alunos criando as ideias, trabalhando metodologia cientifica, seu desenvolvimento. Um trabalho de preparação realizado desde as séries iniciais. Os alunos apresentaram suas ideias na feira de ciências na escola, foram selecionados para estar aqui e agora apresentam aquilo que desenvolveram para outros avaliadores”, contou Polly Freitas, professora da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva.

Estudantes da Escola Municipal Evilásio Leão, localizada no Sítio Hipólito, zona rural de Mossoró, trouxeram para feira projeto que trata acerca de aspectos da depressão. “O nosso projeto busca trazer conhecimento a nossa comunidade, uma vez que na zona rural as informações se tornam mais difíceis de chegar. Então, é uma oportunidade de expandir nossos conhecimentos cada vez mais”, declarou Raniela Pereira, aluna do 8º ano.

Nesta edição, a FECIRME conta com um incentivo adicional para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência, a partir de projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentado pelo professor Alexandre Andrade. Além da disponibilização de recursos para realização da feira, o projeto também prevê a concessão de bolsa, durante seis meses, aos três alunos da equipe que alcançar o primeiro lugar no evento, bem como ao professor orientador do grupo vencedor.

“A feira é uma culminância de todo um processo desenvolvido nas escolas. Nós iniciamos o ano letivo realizando uma preparação nas unidades de ensino e cada escola realiza a sua feira. A partir dos projetos mais destacados com bons resultados são selecionados para participar da FECIRME. Aqui na verdade é uma grande culminância de toda uma mobilização realizada nas escolas da rede”, frisou Alexandre Andrade, coordenador da V FECIRME.

A programação da V FECIRME segue até sexta-feira (16), das 7h30 às 17h. “Um momento importantíssimo para apresentar o resultado das aprendizagens construídas por nossas crianças nas escolas. É bom destacar que isso é fruto da feira de ciências nas escolas, evento que antecedeu esse momento. Após a FECIRME, teremos a feira regional em parceira com as universidades”, finalizou Hubeônia Alencar.

*Fonte: Secom/PMM/Barreto

LOTAÇÃO DE APODI PARA O CANINDÉ-CE

Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro. 
Retorno no dia 25 passando pela praia de Tibau.
Valor da passagem: 140 reais.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.
Pode ligar: (84) 9 9135-3403.

CAICÓ-RN: VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTINUA INTERNADA

A jovem vítima de tentativa de homicídio ocorrida na manhã desta quinta feira(15) na zona norte de Caicó, conhecida como Ceguinha, continua internada e sem previsão de alta hospitalar.
A violência contra a mulher continua acontecendo no estado do Rio Grande do Norte.

LAGOA NOVA-RN: Idoso de 76 anos suspeito de matar mulher a facadas é preso em Currais Novos

Policiais civis da 92ª Delegacia de Polícia de Currais Novos prenderam nesta quinta-feira (15) o idoso de 76 anos suspeito de ter matado a mulher a facadas na última segunda-feira (12). O crime ocorreu na zona rural do município de Lagoa Nova, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Civil, durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva, o suspeito assumiu a autoria do feminicídio, mas teria negado a premeditação.

O idoso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O corpo da vítima, Lucileide de Sales da Silva, 41 anos, foi encontrado dentro de casa, no sítio Umarizeiro, e o suspeito do crime fugiu.

Segundo a Polícia Militar, a vítima, que é natural da cidade de Currais Novos, tinha marcas de facadas no corpo quando foi encontrada pela equipe dentro da residência em que morava com o companheiro.

Na oportunidade, a PM realizou buscas pelo suspeito dela pela cidade de Lagoa Nova, e por municípios vizinhos, como Currais Novos e Tenente Laurentino Cruz, mas não o encontrou.

CURRAIS NOVOS-RN: HOMEM É EXECUTADO A TIROS APÓS TER SUA CASA INVADIDA POR CRIMINOSOS

Um homem de 23 anos foi executado a tiros dentro de casa na noite desta quarta-feira (14), na cidade de Currais Novos. Segundo informações da Polícia Militar, três pessoas participaram do crime.

O caso aconteceu na Rua Turmalina, por volta das 22h. Segundo a PM, três homens teriam pulado o muro da casa e entrado pela janela. Eles foram até o quarto onde estava Judson Matheus da Silva Marcus, de 23 anos, e efetuaram vários disparos.

Ainda de acordo com a PM, os tiros atingiram a região da cabeça e pescoço da vítima. Ele morreu no local. Os suspeitos fugiram logo em seguida.

A Polícia Militar disse ainda que Judson é natural da cidade de Currais Novos, mas tinha chegado há poucos dias do estado de Goiás onde estava morando.

O corpo do homem removido pelo Itep. A Polícia Civil do município informou que já deu início as diligências na manhã desta quinta-feira (15). Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

NATAL-RN: CRIANÇA DE 3 ANOS É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CARRO APÓS SER ESQUECIDA PELO PAI NO BAIRRO ALECRIM

Um menino de três anos de idade foi encontrado morto dentro de um carro, no fim da tarde de quarta-feira (14), em Natal. O caso aconteceu no bairro Alecrim, na Zona Leste da capital potiguar, e foi confirmado pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado de plantão na Central de Flagrantes da Polícia Civil, Marcelo Aranha, a suspeita inicial é de que a criança tenha sido esquecida pelo pai dentro do carro da família.

"O que foi apurado até o momento, através de relato de familiares e testemunhas, é que o pai da criança tem o hábito de deixar a criança na escola e depois seguir para o trabalho. Porém, acabou acontecendo uma fatalidade e ele esqueceu a criança dentro do carro. A mãe, ao fim do dia, sempre pegava o carro do pai, porque eles trabalham próximos, e ia pegar o filho na escola. Mas quando ela chegou, constatou o fato. O filho já estava provavelmente em óbito", disse o delegado.

Ainda de acordo com a polícia, após perceberem a situação, a mãe levou a criança para um hospital particular no bairro do Alecrim, mas a equipe médica constatou o óbito.

A Polícia Militar foi acionada e levou os pais à delegacia.

Segundo o delegado de plantão, o caso será repassada para uma delegacia do Alecrim, que deverá dar continuidade à investigação, com levantamento da mais depoimentos e junção de laudos.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) informou que ainda não foram produzidos os laudos sobre causa da morte da criança.

*Do G1 RN

LOTAÇÃO DE APODI PARA O CANINDÉ-CE

Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro. Retorno no dia 25 passando pela praia de Tibau.
Valor da passagem: 140 reais.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.
Pode ligar: (84) 9 9135-3403.

CARAÚBAS-RN: MOSSOROENSE É MORTO A TIROS DURANTE A MADRUGADA NO BAIRRO LEANDRO BEZERRA

A cidade de Caraúbas, na região oeste do Rio Grande do Norte, registrou mais um homicídio por dispsros de arma de fogo. O crime acorreu na madrugada desta quinta feira 15 de setembro de 2022, no Bairro Leandro Bezerra naquela cidade.

A vítima foi o mossoroense Claudio Ricardo Terto da Silva, de 32 anos de idade. Segun do a polícia, ele estava em sua casa, com a família, quando foi surpreendido pelos criminosos, que chegaram arrombaram a porta, invadiram o imóvel e executaram a vítima, que ainda tentou correr, mas foi perseguido e morreu no quinta da casa.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime e a polícia desconhece até o momento a identidade dos atiradores. O que a polícia sabe é a que a vítima já tinha sido presa acusada de roubo (artigo 157). O corpo de Cláudio Ricardo foi recolhido após a perícia e encaminhado ao ITEP de Mossoró para ser examinado. A Polícia Civil investiga o crime.

*Fim da Linha

INSS abre concurso para mil vagas com salário inicial de R$ 5.900

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta quinta-feira (15) o edital do concurso público para 1.000 vagas de técnico do seguro social, um dos mais esperados do ano pelos concurseiros.

O cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 5.905,79.

Veja o edital publicado no Diário Oficial da União

Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (90) e 20% a pessoas negras (202).

As inscrições começam nesta sexta-feira (16) e podem ser feitas até 3 de outubro pelo site https://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22. A taxa é de R$ 85.

Poderão pedir isenção total do valor da taxa de inscrição os candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

As condições e os procedimentos de inscrição nesses casos estão especificadas no edital, no tópico 6.4.8. O prazo de inscrição para esse grupo é o mesmo de quem tem condições de pagar a taxa.

Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.

*Blog do Heriberto Rocha

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SEJA atencioso e compreensivo.
Quantas vezes a pessoa que vem falar com você traz problemas recônditos, escondidos no âmago da alma!
Mantenha-se sereno, você que já vislumbrou a luz do entendimento fraterno.
Conserve equilíbrio, quando alguém se apresenta perturbado.
Seja atencioso e compreensivo: o mundo está repleto de enfermos, e você tem saúde moral.