Pesquisar este blog

16 setembro 2022

VEM AI MAIS DUAS PESQUISAS ELEITORAIS, REFERENTES ÀS CIDADES DE PAU DOS FERROS E MOSSORÓ

Mais duas pesquisas serão publicadas nos próximos dias em parceria com os Institutos Data Plus e Seta com números do quadro político e eleitoral em duas cidades-chave no processo sucessório no Rio Grande do Norte: Pau dos Ferros e Mossoró.
A primeira pesquisa já sairá no domingo. Será Data Plus com dados de Pau dos Ferros. Foram 678 eleitores entrevistados entre os dias 12 e 13 de setembro.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-00962/2022.
A segunda será divulgada no dia 21 e será a vez da pesquisa Seta, que está ouvindo 600 eleitores em Mossoró. A pesquisa está registrada com o protocolo RN-08637/2022.

*Informação: Blog do Barreto

Grupo faz ato em defesa dos beneficiários da Reforma Agrária do RN

Os beneficiários da Reforma Agrária destacam insatisfação e sofrimento com a ausência de políticas públicas, crédito, assistência técnica e ações estruturantes, que possam viabilizar o básico, como educação, saúde e segurança. Além disso, denunciam que alguns assentamentos de reforma agrária ainda carecem de água para o consumo.

De acordo com o presidente da Fetarn, Erivam do Carmo Silva, entre as reivindicações, destaque para a desburocratização dos créditos. "Não adianta anunciar os valores, afirmar que as famílias rurais terão acesso e, ao chegar às instituições financeiras, se deparar com a falta dos recursos financeiros, e, ainda, ser solicitado um número absurdo de documentos. Precisamos de transparência e otimização nos trâmites para agilizar, de fato, as liberações", enfatizou.

Os assentados também querem crédito para assistência técnica e que o Incra emita a DAP - Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (a ser substituído pelo CAF – Cadastro da Agricultura Familiar). A pauta também consta a ampliação do Fomento Mulher, uma linha de crédito criada para as mulheres assentadas da reforma agrária, entre outros pontos.

Dados
Segundo a Fetarn, o RN tem cerca 287 Assentamentos de Reforma Agrária, concentrando cerca de 20 mil famílias assentadas que zelam e cultivam mais de 512 mil hectares, onde criam animais e produzem alimentos (feijão, milho, arroz, tubérculos e frutas) com diversidade e qualidade, em harmonia com o meio ambiente.

*Tribuna do Norte

LOTAÇÃO DE APODI PARA O CANINDÉ-CE

Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro.
Retorno no dia 25 passando pela praia de Tibau.
Valor da passagem: 140 reais.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.
Pode ligar: (84) 9 9135-3403.

Sistema prisional do RN tem um caso confirmado e três suspeitos de varíola dos macacos

O sistema prisional do Rio Grande do Norte tem um caso confirmado de varíola dos macacos. A monkeypox foi registrada em um detento no Presídio Estadual de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

Além dessa ocorrência, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) monitora três casos suspeitos em apenados do Presídio Estadual do Seridó, mais conhecido como Pereirão, em Caicó. De acordo com a secretaria, os presos estão em isolamento e sendo acompanhados pelas equipes de saúde das unidades prisionais.

“A Sesap também acompanha de perto, junto às equipes de saúde prisional, os casos suspeitos e confirmado em estabelecimentos prisionais do RN, especificamente em Parnamirim e Caicó, orientando o isolamento e tratamento dos internos”, informou em nota.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (16), a secretaria apontou 60 casos confirmados no estado. Ao todo, 11 municípios já registraram a doença. Natal e Parnamirim são os que têm mais ocorrências.

*Portal da Tropical

Corte no Farmácia Popular: Mesmo alertado de riscos, governo Bolsonaro privilegiou orçamento secreto.

O Planalto foi alertado por técnicos do Ministério da Saúde sobre riscos para a garantia de programas populares, como o Farmácia Popular, que distribui remédios para população carente em razão do corte nos recursos do Programa Farmácia Popular. O presidente Jair Bolsonaro (PL), entretanto, decidiu privilegiar a sua base política e não mexer no orçamento secreto.

Agora, diante da repercussão negativa e temendo efeito eleitoral, Bolsonaro pediu para a Economia e Saúde reverterem a decisão e reprogramar o orçamento.

O corte reduz a verba do programa dos R$ 2,04 bilhões em 2022 para R$ 804 milhões na proposta de orçamento de 2023 que o governo Bolsonaro enviou ao Congresso. O texto ainda não foi votado pelos parlamentares.

Ordem para não mexer no orçamento secreto
Técnicos da área econômica justificam o corte no Farmácia Popular por uma decisão política. Segundo fontes ouvidas pelo blog, há uma ordem para não mexer, no ano eleitoral, na previsão de verbas para o pagamento de emendas do orçamento secreto.

Emendas são parcelas do orçamento do governo federal que deputados e senadores destinam para projetos em estados em suas bases eleitorais. As emendas do orçamento secreto – chamadas de RP9 – têm critérios de distribuição menos definidos e execução menos transparentes que as demais.

Na prática, o mecanismo dá maior controle do orçamento do governo federal ao Congresso. Em troca de apoio político do Centrão – que comanda a ala política de seu governo –, Bolsonaro garantiu que esse mecanismo continue a funcionar em 2023.

"A orientação política é: em ano de eleição não se mexe na RP9. Foi uma ordem", diz uma fonte da área econômica.

O presidente só reagiu após a revelação do corte no Farmácia Popular pelo jornal "O Estado de São Paulo", por medo de perder votos e, então, acionou o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tentar reverter a decisão tomada pelo próprio governo.

O problema, agora, é encontrar uma saída que reverta o prejuízo com os eleitores e, ao mesmo tempo, não indisponha o governo com a base a menos de 20 dias da eleição.

Por esse motivo, a previsão é que o governo deixe para depois das eleições o envio de uma mensagem ao Congresso para mudar o projeto de orçamento de 2023 e retirar os cortes no Farmácia Popular.

Perguntado sobre isso, Queiroga diz que cabe a Casa Civil e Economia definirem quando será enviada a reprogramação. 

*Do G1

APODI-RN: IGREJA PRESBITERIANA VAI COMPLETAR 24 ANOS NO MUNICÍPIO

Neste dia 17 de setembro, a Igreja Presbiteriana do Brasil vai celebrar os 24 anos de trabalho presbiteriano no município de Apodi. O culto de Ação de Graças acontecerá no CNSC, às 19 horas. A IPB de Apodi convida a população apodiense para participarem desse momento de celebração.

Investigado em inquérito policial por roubo em Apodi é preso pela PM em Governador Dix Sept Rosado na região Oeste Potiguar

Na tarde desta quinta-feira a 15 de setembro de 2022, policiais do destacamento militar de Governador Dix Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte, abordaram a pessoa de William Matheus Vieira da Silva, 19 anos e na consulta a sua documentação, foi constatada a existência de uma pendência judicial.

O jovem estava com mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Thiago Lins Coelho Fonteles da 2ª Vara Criminal da Comarca de Apodi/RN, por cometimento de crime de roubo majorado (artigo 157 § 2º Inciso II). Além do William, também foi expedido mandado de prisão contra seu comparsa Antônio Edivânio Pereira de Morais, que ainda não foi preso.

Após constatado a existência do mandado de prisão, os policiais conduziram William Matheus à presença do delegado Rafael Arraes na delegacia da Polícia Civil da cidade, onde foram feitos os procedimentos de praxe. O jovem foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Apodi, onde ficará a disposição da justiça.

*Fim da Linha

AMANHÃ TEM BREGÃO DA 87 EM LUIZ DO ESPETINHO!!!!

Votar em um candidato ruim só para não eleger um pior não é voto útil. É voto inútil. Campanhas de Carlos Eduardo e Rogério Marinho seguem esse modelo na reta final

Na reta final de uma campanha, principalmente quando tem um acirramento, como é o caso da disputa pela vaga do Senado no Rio Grande do Norte, eis que os candidatos começam a apelar pelo voto útil.

O que é o voto útil?

Vota em Carlos Eduardo para derrotar Rogério Marinho ou vota em Rogério Marinho para derrotar Carlos Eduardo. O pior é que o eleitor cai na besteira e termina e termina dando, não o voto útil, mas o voto inútil.

Muita gente que está na onda do "nem Carlos nem Rogério" tem se definido pelo nome do candidato Rafael Motta (PSB), que também disputa a vaga única do Senado.

E o nome de Rafael termina chegando leve onde as pessoas não conseguem entender que mesmo tendo sido prefeito por 16 anos, Carlos Eduardo não tenha conseguido melhorar um dos piores sistemas de transportes públicos do país, que atende sofridamente à população de Natal; que um prefeito durante 16 anos não tenha conseguido solucionar problemas de famílias que perderam casas e dignidade em Mãe Luiza, onde a gestão se preocupou em construir uma escadaria bonita para agradar turistas e moradores dos prédios de luxo da beira-mar. Basta dar uma entradinha em Mãe Luíza para entender o descaso.

O nome de Rafael chega leve onde as pessoas não admitem votar num candidato que mexeu na dignidade do trabalhador, com a reforma trabalhista, assinada pelo ex-ministro Rogério Marinho. Que mexeu na perspectiva de futuro de quem pensava um dia se aposentar, e mesmo com uma aposentadoria abaixo do que merecia, botar o corpo na cama mais cedo todos os dias, sabendo que no dia seguinte tem comida na mesa.
O voto útil pode até não ser em Rafael.

Tem mais candidatos: Dario Barbosa, Freitas Júnior, Geraldo Pinho, Marcelo Guerreiro, Marcos do MLB, Pastor Silvestre e Veterinária Shirley.

O voto útil - votar em um ruim só para não eleger um outro ruim - não é voto útil.

É voto inútil.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Abertas as inscrições para a 10ª Corrida do Servidor Público Estadual

Completando uma década em 2022, a tradicional Corrida do Servidor Público do Rio Grande do Norte – Nota Potiguar já levou milhares de pessoas às ruas de Natal. O objetivo é incentivar o intercâmbio desportivo entre funcionários públicos e proporcionar mais qualidade de vida e melhoria da saúde física e mental dos participantes. As inscrições para a 10ª edição estão abertas no link aqui.

Neste ano, a Corrida do Servidor será realizada no dia 15 de outubro, no Campus Universitário da UFRN, em Natal. A prática esportiva é destinada para servidores públicos do RN efetivos em atividade, aposentados, ocupantes de cargo comissionado e outros contratados em regimes diferenciados, além da comunidade.

As inscrições são limitadas. Ou seja, se encerrarão tão logo forem preenchidas. No total, estão sendo disponibilizadas 800 vagas, sendo 500 para a categoria Servidor Público e 300 para a categoria Comunidade Geral. Além do custo social das inscrições, será solicitada a entrega de uma lata de leite em pó (por participante) no ato da retirada dos kits no dia 14/10, as quais serão posteriormente doadas a instituições de caridade.

De acordo com Ricardo Amaral, idealizador do evento e presidente da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), a Corrida do Servidor tem contribuído ao longo dos anos não só para fomentar a prática do esporte e promoção da saúde dos participantes, mas também formar uma filosofia esportiva baseada na sua importância social, educacional, cultural e econômica. “Não à toa, chegamos a 10ª edição com o evento consolidado no calendário esportivo do Estado. As pessoas anseiam pela Corrida do Servidor, desde os mais preparados que correm pelo menor tempo até quem opta por participar de uma forma menos competitiva”, afirmou.

A prova será realizada no sábado (16/10), com largada às 16 horas, na Praça do Campus Universitário da UFRN, e terá duração de até 2 (duas) horas. O percurso será de 5 km, com trajeto saindo do estacionamento próximo à capela da UFRN, seguindo pela avenida do entorno da Universidade até a altura da parada de ônibus do Setor II e retornando pela mesma avenida até o local da largada. Serão premiadas com troféu os três primeiros colocados de cada categoria, além dos primeiros colocados por faixa etária da categoria Servidor.

A 10ª Corrida do Servidor Público – Nota Potiguar é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST). Tem os apoios das secretarias de Estado da Administração (Sead), da Tributação (SET) e da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC); Ceasa/RN e Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA).

*Difusora de Mossoró

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO procure evidência pessoal.
Reflita que, quanto mais exposto à visão alheia, mais se tornará alvo de crimes e inveja.
As vibrações negativas, mesmo que não façam mal, positivamente, poderão cansá-lo, no trabalho de defender-se.
Procure agir discretamente, embora com firmeza, deixando que os vaidosos e vazios se exponham numa evidência de que você, certamente, não necessita para brilhar.
O vidro comum brilha muito no sol, mas o brilho do ouro está escondido no cofre: nem por isso valerá menos que o vidro...